29 de novembro de 2021

Decoração de quintal: saiba tudo!

Decoração de quintal

Está pensando em renovar a decoração do seu quintal? Confira tudo sobre o assunto no Blog da Arbo. 

O quintal é um dos lugares da casa que mais podem ser modificados. Isso porque, por ser na área externa, a decoração de quintal pode ser muito versátil e não necessariamente precisa estar associada com o restante do lar. 

Esse fato abre diversas possibilidades para quem deseja ter um quintal decorado de qualidade.  

Para te ajudar a começar essa tarefa, preparamos dicas especiais neste texto do Blog da Arbo. Confira abaixo. 

Tendência na decoração de quintal 

Principalmente depois do que passamos no ano de 2020, virou consenso entre todos que uma casa com um bom espaço externo faz toda a diferença na qualidade de vida. E, geralmente, o espaço externo mais comum são os quintais. Eles podem ter diversos tamanhos e estilos. Mas, sempre é possível decorá-los de alguma forma. 

Caso você more em um apartamento, pode também adaptar a decoração para as sacadas. Já que, para esses espaços, o pensamento não é muito distante. 

No geral, a decoração de quintal, seja ele grande ou pequeno, deve ser confortável, aconchegante e funcional para ser um espaço de convivência entre os moradores. Manter a área sempre limpa e organizada também vai ajudar muito a manter a estética fiel ao desejado. 

Outra tendência que nunca sai de moda é a preocupação com as cores escolhidas. No quintal, você tem uma liberdade maior para brincar com os tons. Sabe aquela cor mais forte que não caiu bem em nenhum cômodo do seu lar, mas você acha linda? O quintal pode ser o espaço ideal para testá-la. 

Mas, não tem jeito, a tendência mesmo é agregar o espaço do quintal com a natureza. Quando pensamos em um belo quintal, é sempre um ambiente repleto de verde e integrado com a natureza que vem à nossa cabeça. 

E, você pode fazer isso de diversas maneiras, desde mantendo um gramado bem-cuidado até transformando o ambiente em um grande jardim, com vasos de diversos formatos, flores, hortas e espaços para descanso. 

Confira também esse vídeo postado no canal do youtube da Casa de Verdade com dicas especiais para quem deseja fazer sua própria decoração de quintal. 

O que eu devo levar em conta na hora de pensar na decoração de quintal? 

Decoração de quintal

Para começar a pensar no seu quintal, você deve considerar diversos fatores como tamanho, móveis, estilo e itens de decoração.  Cada um deles é fundamental para que seu espaço fique harmonioso e gere a sensação de conforto para você aproveitar os momentos com seus familiares e amigos.

Tamanho do seu quintal 

Como mencionado anteriormente, esse espaço pode ser elaborado em vários tamanhos, já que cada casa ou apartamento possui características únicas. Assim, quando você pensar em ter um quintal, analise a quantidade de espaço disponível que você possui para aproveitar ao máximo o potencial de seu imóvel. 

Se você estiver em uma casa, provavelmente você tem um espaço maior. Nesse caso, você teria a possibilidade de incluir churrasqueira, forno a lenha ou até mesmo um fogão para cozinhar. 

É comum que os quintais tenham pia e eletrodomésticos de uma cozinha, já que você talvez irá cozinhar para seus amigos e familiares. Assim, você pode precisar de uma geladeira e de um fogão, como já dissemos. Por se tratar de um espaço maior, você pode, inclusive, optar por uma mesa espaçosa e com muitos lugares. 

Agora, se você mora em apartamento, tem a opção de fazer sua área gourmet na sacada. Existem vários tipos de sacadas, dependendo do prédio em que você mora. Então, a dica é você aproveitar o espaço. Existem sacadas com churrasqueira, o que já pode facilitar sua vida na hora de fazer a área gourmet. 

A grande questão é você conseguir aproveitar o espaço com móveis funcionais e com a decoração. 

Móveis

Você vai precisar de alguns móveis específicos durante o processo de decoração do quintal. Uma boa dica é utilizar móveis que tenham pés que não estraguem quando em contato com a água. Isso porque esse espaço geralmente é lavado com água e sabão.

Lembre-se de que você terá que investir em móveis confortáveis para suas visitas sentarem. Então, estabeleça o estilo de decoração que você quer para seu espaço e procure móveis de acordo com ele. Conforto e elegância andam juntos, não se esqueça disso.

Você ainda pode investir em eletrodomésticos caso tenha espaço em seu imóvel. Assim, como já dissemos, pense em uma geladeira para armazenar comidas e bebidas específicas para a área gourmet. Você também pode investir em um fogão para cozinhar para seus convidados e não precisar utilizar o de sua cozinha. 

Caso você esteja com o orçamento favorável, também existe a opção de investir em um fogão industrial para cozinhar para várias pessoas e também em um frigobar, se seu espaço for menor e não couber uma geladeira. Assim, seus amigos e familiares podem armazenar bebidas para a ocasião. 

Itens de decoração

Assim como os móveis, esse fator vai depender do estilo de decoração que você irá escolher para seu quintal. Portanto, uma dica é a utilização de plantas. Elas são ótimas para qualquer estilo e trazem alegria para os ambientes.

Aproveite os espaços disponíveis nas paredes para pendurar itens decorativos, como quadros e outros objetos. 

Como frisamos anteriormente, o estilo de decoração de quintal irá influenciar a escolha dos móveis, dos objetos de decoração e até mesmo do revestimento e dos materiais utilizados na estrutura do espaço. Por isso, separamos alguns estilos de decoração para você se inspirar. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Conheça a Urban Jungle: o estilo de decoração de quintal mais famoso

Decoração de quintal

Como já falamos uma vez neste texto, quando pensamos em quintal a primeira imagem que temos em nossa mente é um ambiente integrado com a natureza. E, para quem deseja seguir esse estilo, é fundamental conhecer o estilo de decoração Urban Jungle. 

O termo “Urban Jungle” quer dizer, ao pé da letra, selva urbana. E é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares a sua casa e decorar seus cômodos, ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha, entre outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Qualquer planta pode ser utilizada na decoração Urban Jungle, desde que ela esteja no local mais adequado para seu desenvolvimento. Vamos falar das plantas que gostam de sol e daquelas que preferem uma luminosidade indireta.

Principais plantas para se ter no quintal ou fora de casa

Agora nós vamos pontuar as melhores plantas para você colocar na sacada ou do lado de fora de casa. 

  • Cactos
  • Barba de Moisés
  • Clúsia
  • Espada de São Jorge
  • Yucca
  • Crássula
  • Lança de São Jorge
  • Dassilírio

Se você quiser saber mais informações sobre o estilo de decoração Urban Jungle, leia o texto no Blog da Arbo sobre o assunto.

Postagens relacionadas

Como cuidar de plantas no interior de apartamentos

Se você deseja criar espécies em seu imóvel, precisa saber como cuidar de plantas. Nesse texto você encontra todas as informações para cuidar bem de cada uma das espécies Seja um apartamento pequeno ou grande sempre há a possibilidade de ter uma planta para alegrar o ambiente, desde suculentas e cactos até palmeiras e frutíferas […]

decoração-classica

Decoração clássica: saiba tudo sobre esse estilo

Se você está pensando em renovar o visual do seu lar, precisa conhecer o estilo de decoração clássica. Leia esse texto para conhecer os detalhes.  É quase unanimidade entre os profissionais da decoração que o primeiro passo para quem deseja renovar o visual do lar é pesquisar qual o estilo de decoração que mais combina […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *