28 de março de 2024

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Se você deseja renovar o seu imóvel, pode começar pela decoração de sala, que é um dos cômodos mais ocupados pelos moradores e por visitantes

Um novo imóvel é sinônimo de uma nova oportunidade para mudanças na decoração. Contudo, também é possível renovar sua casa e seu apartamento com atitudes simples e baratas. Portanto, se você deseja conferir uma nova atmosfera ao seu lar, pode começar pela decoração de sala.

As salas, especialmente as de estar, são uns dos principais cômodos de um imóvel. Isso porque são ambientes em que os moradores da casa ou do apartamento convivem e passam boa parte do tempo. Desse modo, é importante que a sala seja um espaço confortável e aconchegante.

decoração-de-sala

Para isso, o morador pode investir em uma boa decoração de sala, que, além da estética, deve prezar pela funcionalidade e pelo bem-estar dos moradores do imóvel. Se você deseja renovar o cômodo e não sabe por onde começar, não se preocupe, pois o Blog da Arbo vai te ajudar.

Nesse texto você irá aprender a transformar a sala de estar em um ambiente que reflete a sua personalidade e, também, que transborda conforto para os moradores e para os visitantes. No entanto, antes disso, que tal conferir algumas dicas de como renovar a decoração do imóvel de forma simples e barata?

Dicas para decorar seu imóvel de forma simples e barata

É comum que os moradores de casas e de apartamentos queiram decorar – ou redecorar – seus imóveis, mas encontrem dificuldades para arranjar tempo e recursos financeiros para tal. Se essa é a sua situação, fique calmo, pois é possível conferir uma nova atmosfera aos ambientes gastando pouco. 

Abaixo você confere algumas dicas práticas para decorar sua casa ou seu apartamento. Confira:

Fique atento ao tamanho dos cômodos

Antes de focar na decoração dos ambientes, é necessário ficar atento ao tamanho dos cômodos. Isso porque as medidas vão mostrar as possibilidades de móveis e de objetos que podem ser inseridos no local. 

Meça cada parte do cômodo antes de comprar os itens do ambiente e anote em uma caderneta ou até mesmo no celular. É importante levar as medidas consigo durante a compra dos móveis, para que não haja imprevistos quanto ao tamanho.

Uma boa dica para essa etapa é, antes de ir até a loja física, pesquisar alguns móveis e alguns objetos na internet. Verifique quais são as medidas de cada item e faça uma marcação no chão com fitas adesivas. 

Essa ação irá te ajudar a visualizar quanto espaço será ocupado pelos móveis e pelos objetos, bem como quanto espaço ficará disponível para a circulação de pessoas.

Escolha um estilo de decoração

Depois de medir os cômodos que deseja decorar, é preciso escolher um estilo decorativo. Isso significa que você deve pensar em um modelo de decoração que irá abranger um ou mais cômodos. Nesse sentido, é possível optar por estilos rústicos, modernos, minimalistas, entre outros.

Para que sua escolha seja acertada, conheça alguns dos principais estilos de decoração:

decoração-de-sala

Minimalista

Como o próprio nome sugere, o estilo de decoração minimalista segue a premissa de que menos é mais. Nesse modelo, a principal ideia é decorar os cômodos com apenas o necessário, para que o ambiente pareça amplo e seja funcional.

No caso de decoração de sala, o estilo minimalista propõe móveis baixos, simples e de cores neutras. Para esse modelo, os móveis planejados são boas indicações, já que, desse modo, é possível prever como o local ficará.

Vintage

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estilo de decoração vintage não é sinônimo de retrô. Isso porque, enquanto o retrô se inspira em peças antigas para criar novos artigos, a tendência vintage foca em móveis e objetos tradicionalmente antigos.

Se você deseja investir nesse estilo, pode apostar em móveis baixos, com tons de cores arrojadas. Já para os objetos, a dica é fazer uma busca em lojas de antiguidades.

Boho

O estilo de decoração Boho é, antes de tudo, inovador e ousado. Por isso, é necessário avaliar se os móveis e os objetos dessa tendência irão combinar com seu imóvel e com sua personalidade.

O Boho sofre influências de diversas culturas e estilos, como o hippie chic, a cultura cigana e até mesmo a cultura oriental. Desse modo, é uma tendência muito abrangente, que permite que os moradores combinem diversos elementos de forma harmoniosa.

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Escandinavo

O estilo de decoração escandinavo tem como premissa básica a simplicidade do estilo de vida nos países nórdicos, como Dinamarca, Finlândia e Islândia. Nessa tendência, cores neutras e claras, como o branco, compõem a maioria dos espaços.

Já tons relacionados à natureza, como o verde e o marrom, dão vida para os ambientes. Nessa tendência, é importante deixar a criatividade fluir, já que o posicionamento dos móveis e dos objetos devem ser feitos de forma espontânea.

Faça você mesmo

Você já deve ter ouvido o termo DIY, não é mesmo?! A palavra significa Do It Yourself, que, em tradução literal, significa Faça você mesmo. A tendência já é uma realidade na internet e, por isso, é possível encontrar tutoriais escritos e em formato de vídeo para criar praticamente qualquer coisa em casa.

Com a decoração de sala não é diferente, já que você mesmo pode produzir as peças que irão enfeitar o cômodo. Desse modo, após escolher o estilo decorativo do ambiente, você pode pesquisar pelo passo a passo de diversos itens.

Peças em macramê, por exemplo, são uma verdadeira tendência e combinam com diversos estilos decorativos, como o escandinavo. A boa notícia é que a internet está repleta de conteúdos que ensinam a técnica para iniciantes, que consiste em elaborar nós para criar franjas e bordados.

No YouTube, o canal Osana Macramê traz diversos vídeos que ensinam a produzir peças diversas com a técnica manual. No material abaixo, por exemplo, a artesã explica o passo a passo da produção de um suporte para plantas. Assista na íntegra:

Reforme seus móveis

Seja na decoração de sala ou na de outros cômodos, é importante lembrar que nem sempre comprar novos móveis é uma boa escolha. Isso porque os antigos podem ser reformados e totalmente repaginados, o que confere uma nova atmosfera ao cômodo.

E a boa notícia é que você não precisa investir muito dinheiro na reforma, já que é possível realizar mudanças em casa com materiais simples. Nesse caso, você também estará seguindo a tendência DIY e poderá conferir a sua personalidade aos móveis.

Para a reforma, você pode investir tanto em uma nova pintura quanto na aplicação de tecidos e/ou de papel contact nos mobiliários. Nesse passo, mais uma vez, é importante ser criativo e buscar inspirações.

No vídeo abaixo, publicado no canal Jackeline Lohany, você pode aprender como encapar seus móveis antigos com papel contact, fazendo com que eles pareçam novos em folha. Vamos assistir?!

Dicas de decoração de sala

Agora que você já conhece algumas dicas para renovar a atmosfera do imóvel, chegou o momento de conferir algumas ideias e algumas inspirações para inovar na decoração de sala. Veja abaixo:

Móveis de pallet

Os móveis de pallet são uma excelente opção para quem deseja inovar na decoração de sala gastando pouco. Essa opção está em consonância com diversos estilos decorativos e pode ser feita por pessoas que nunca tiveram contato com design.

Assim como nos casos do macramê e da reforma de móveis antigos, a internet está recheada de tutoriais que ensinam o passo a passo para a montagem de móveis de pallet. Você pode encontrar o material em lojas de itens de construção, em depósitos e até mesmo em feirões.

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Blocos de concreto

Os blocos de concreto também podem ser uma solução bastante criativa para a decoração de sala. Isso porque podem ser utilizados tanto na confecção de móveis quanto de objetos, como bancos, sofás e prateleiras.

E se você está preocupado com a sujeira que os blocos podem causar na sua sala, não se preocupe: uma ou duas aplicações de um selador para tijolos já é suficiente para evitar a bagunça no cômodo.

Caixotes de feira

Os caixotes de feira também são boas opções de materiais para quem deseja renovar a decoração de sala com móveis autorais. A boa notícia sobre os caixotes de madeira é que eles podem ser utilizados tanto para a montagem de móveis que se encaixam em estilos mais modernos quanto naqueles que se adequam mais aos estilos rústicos.

Desse modo, as possibilidades são infinitas e você só precisa ser criativo. Não se esqueça de buscar referências e inspirações em sites na internet, bem como de assistir aos tutoriais disponíveis.

O que você achou das dicas de decoração de sala?

Agora que você já sabe como renovar a decoração de sala, o Blog da Arbo quer saber: qual dica mais te chamou atenção? E qual delas você pretende utilizar na renovação de seu imóvel? Conte-nos suas impressões na caixa de comentários abaixo. Você pode, também, deixar sugestões, elogios e dúvidas.

Para conferir mais conteúdos como esse, não deixe de conferir os demais artigos do Blog da Arbo. Aqui você aprende, também, como decorar sua sala de jantar, bem como seu quarto e até mesmo a cozinha.

Para dicas e soluções práticas para o dia a dia, a indicação é visitar a Central de Ajuda da Arbo, que reúne artigos que te auxiliam em questões como a emissão da segunda via de faturas e a solicitação de troca de titularidade de contas.

Entretanto, se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal, acesse o Portal da Arbo. Lá é possível realizar uma busca detalhada e totalmente personalizada para que os resultados atendam às suas necessidades.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

smart home

Smart home: 6 itens básicos para sua casa inteligente

Quer deixar sua casa mais confortável e prática? Veja alguns gadgets para começar a transformação do seu lar em uma smart home! As tecnologias de automação residencial evoluíram muito na última década e estão cada vez mais acessíveis. Se antes a ideia de ter uma smart home parecia muito distante, algo possível apenas na ficção, […]

estilo-boho

Estilo boho: conheça os detalhes dessa tendência

Está pensando em decorar sua casa de uma forma ousada e inusitada? Talvez o estilo boho seja a melhor opção para você. Confira nossas dicas de decoração e de estilo. Se você está pensando em se mudar para um novo imóvel e quer dar uma repaginada nos cômodos ou até mesmo mudar  a cara da […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *