24 de maio de 2022

Decoração de varanda: confira dicas para o espaço

Decoração-de-varanda

Está pensando em renovar a decoração de varanda? Confira tudo sobre o assunto neste Blog da Arbo. 

A varanda é um dos lugares mais aconchegantes de um lar, não é? Dependendo do tamanho, ela pode ser uma área de convivência, descanso e até de lazer. Por isso, é importante se preocupar com a decoração de varanda. A área pode assumir diversos estilos, mas, no geral, é recomendado que esteja de acordo com os cômodos próximos. 

Por exemplo, se você adotou um estilo mais clean para a sua sala de estar, a varanda deve seguir, mais ou menos, a mesma ideia. O mesmo para um estilo mais minimalista, rústico ou moderno. 

Para te ajudar a lidar com a decoração da sua varanda, preparamos dicas especiais neste texto do Blog da Arbo. Confira abaixo. 

Varanda ou sacada: qual a diferença? 

Decoração de varanda

Para começar, vamos falar sobre um assunto que, muitas vezes, gera dúvida entre as pessoas. Afinal, qual a diferença entre varanda e sacada? 

Na verdade, essa é uma pergunta bem simples de ser respondida. Podemos começar conceituando a varanda, que nada mais é do que um espaço extra coberto de um imóvel (pode ser casas ou apartamento). Qualquer espaço que tenha essa caraterística é considerado uma varanda.

Geralmente, uma varanda cumpre o papel de ser uma espécie de área de transição entre a área externa e interna do imóvel, sendo uma área livre que pode ser usada para diversas funções, mas geralmente é usada para ser uma área de convivência no imóvel. 

Já uma sacada costuma ser menor. Ela geralmente está ligada ao imóvel com  portas ou janelas. 

Também podem estar presentes em casas ou apartamentos, sendo mais comum nestas últimas. Em quase sua totalidade, cumpre uma função mais objetiva, justamente por ser um espaço menor. 

Quer se aprofundar mais nesse conceito? Confira abaixo o texto publicado no canal Roque Imóveis sobre o assunto. 

Decoração de varanda: quais são as vantagens de ter um imóvel com a área?

As sacadas são ambientes extremamente valorizados quando o assunto são imóveis. Isso porque podem ser explorados de diversas formas e trazem mais conforto e mais bem-estar aos moradores, no caso de imóveis residenciais.

Os benefícios oferecidos pelas sacadas são diversos e, para que você conheça alguns dos principais, confira a lista abaixo:

Contato com o ambiente externo

É comum que apartamentos sem sacada – ou sem varandas – pareçam sufocantes, uma vez que as janelas podem não ser suficientes para a entrada e para a saída de ar. Esse é um problema ainda maior para pessoas que estão acostumadas a viver em casas com quintais.

Caso você sinta que precisa de um contato com o ambiente externo em seu imóvel, investir na compra ou na locação de um apartamento com sacada é uma excelente alternativa.

Iluminação do imóvel

Outra vantagem que moradores de apartamentos com sacada desfrutam é a melhor iluminação dos ambientes.

As sacadas podem estar situadas tanto em salas quanto em quartos e, assim, os cômodos são iluminados pela luz do Sol durante o dia, o que traz conforto e bem-estar aos moradores, já que a iluminação natural é benéfica em diversos aspectos.

Decoração de varanda

Possibilidade de montar um jardim ou uma horta

Conforme mencionado no primeiro tópico dessa lista, as sacadas são um ambiente de contato com o exterior. Para que o espaço fique ainda mais confortável, é possível montar uma mini horta ou um jardim vertical.

As mini hortas são uma verdadeira tendência no Brasil atualmente, devido à sua facilidade de manutenção e, também, à possibilidade de ter temperos, ervas e outros produtos sempre que precisar sem sair de casa.

Decoração de varanda: como fazer? 

Menos é mais

Em sacadas, os moradores precisam se lembrar de que menos é mais. A frase pode parecer um paradoxo no início, mas diz muito sobre aproveitar bem o espaço de um apartamento pequeno. E, ao contrário do que muitos pensam, seu significado vai além do sentido de decorar com poucos objetos

Na realidade, a decoração para casa que segue essa máxima deve estar voltada a uma atitude de desapego, na qual os moradores devem se desfazer de itens que não irão acrescentar beleza e funcionalidade aos cômodos.

Faça você mesmo

Você já deve ter ouvido falar no termo DIY, não é mesmo? O conceito, que significa do it yourself (faça você mesmo, em tradução literal do inglês), está direcionado àquelas pessoas que gostam de colocar a mão na massa.

De acordo com o termo, os moradores podem tanto criar objetos novos a partir de materiais simples quanto modificar itens antigos, para que sejam utilizados como decoração para casa.

Uma tendência atual é o macramê – uma tecelagem manual que utiliza nós para produzir bordados e franjas em itens -, que pode ficar lindo em sua sacada. 

Decoração de varanda

Objetos decorativos que podem te ajudar

Os objetos decorativos são a maneira mais fácil de renovar a decoração para casa. Isso porque, além de práticos, os itens costumam ser baratos e não demandam grandes esforços dos decoradores.

Que tal uma parede decorada?

Se você deseja mudar radicalmente a atmosfera de um cômodo, pode investir nas paredes decoradas. As opções são diversas e você pode escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil pessoal.

Se você não gosta de trabalhar com tintas, pode optar pelos papéis de parede. As opções disponíveis no mercado são infinitas e, com certeza, existem alternativas que se adequem ao estilo decorativo que você escolheu para seu imóvel.

Uma tendência atual são os papéis de parede na cor preta. O tom, além de conferir uma atmosfera mais moderna e inovadora aos cômodos, chama atenção e é bastante exótico, o que pode agradar os moradores que buscam fugir do comum.

E se o papel de parede não parece interessante, é possível aplicar adesivos nas paredes. Mais simples do que os papéis, os adesivos são, na maioria dos casos, feitos de vinil e podem renovar a decoração em minutos.

A aplicação é tão fácil e tão rápida que pode ser realizada pelo próprio morador e a durabilidade varia de acordo com a qualidade do material do adesivo. Que tal investir nessa ideia?!

O verde é uma grande tendência na decoração de varanda

A decoração com plantas ganhou muita força nos últimos anos. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares a sua casa e decorar seus cômodos, ela é carregada de propósito.

Esse estilo está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental.

As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Decoração de varanda: como fazer uma varanda gourmet? 

Virou consenso entre os brasileiros que uma casa deve ter uma área gourmet para fazer eventos e para reunir amigos. Geralmente, as áreas gourmets são construídas no fundo do quintal das casas, com diversos tamanhos e estilos. Ainda, dependendo do orçamento de cada indivíduo, elas são acompanhadas de churrasqueiras, fornos a lenha ou até mesmo piscinas junto ao quintal.

Em relação aos apartamentos, o pensamento não é muito distante, já que todo mundo quer uma área gourmet. A grande diferença é que, nesses tipos de imóveis, o lugar escolhido é a sacada, que pode variar muito de tamanho dependendo do apartamento. Entretanto, não se desespere, uma vez que uma área gourmet pode ser feita em qualquer tamanho de sacada, com ou sem churrasqueira. Existem alternativas para todos os gostos e para todas as necessidades.

Para começar a pensar na área gourmet de seu lar, você deve considerar diversos fatores como tamanho, móveis, estilo e itens de decoração.  Cada um deles é fundamental para que seu espaço fique harmonioso e gere a sensação de conforto para você aproveitar os momentos com seus familiares e amigos.

O que achou deste artigo?

E ai, gostou do conteúdo sobre decoração de varanda? Caso sim, confira essa dica abaixo.

Postagens relacionadas

Confira como realizar uma mudança residencial

A mudança residencial deve ser organizada com calma e com planejamento. Para que sua experiência seja positiva, veja o passo a passo para que tudo ocorra bem no seu novo imóvel O processo de se mudar para um novo imóvel pode ser complexo e bastante turbulento. Isso porque imprevistos podem acontecer, assim como erros que […]

O que fazer antes da entrega de apartamento

Se você alugou um imóvel, irá precisar passar pela vistoria de saída antes de devolvê-lo ao proprietário. Dessa forma, é importante saber o que fazer antes da entrega de apartamento A saída de um imóvel alugado pode ser um processo complexo. Isso porque, nesse momento, é comum que apareçam inúmeros procedimentos burocráticos. Dessa forma, é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *