23 de maio de 2022

Decoração escandinava: saiba tudo

Está pensando em renovar os cômodos de sua casa e quer conhecer a decoração escandinava? Veja detalhes do estilo e se inspire com algumas imagens

Renovar a atmosfera de ambientes é uma ótima alternativa para quem está em busca de uma mudança em casa – ou no apartamento, é claro. No entanto, antes de comprar objetos e trocar móveis de lugar, é necessário escolher um estilo decorativo, que irá nortear todos os passos seguintes. Nesse texto você vai saber conhecer a decoração escandinava.

A decoração de um cômodo, ou até mesmo de todo um imóvel, depende da criatividade e do gosto pessoal do morador. Nesse processo, é possível trabalhar de forma autônoma ou, ainda, contratar um profissional, como um designer de interiores.

Mesmo assim, é importante pontuar que, atualmente, decorar a casa ou o apartamento não é uma tarefa complexa, especialmente devido às referências e aos tutoriais que podem ser facilmente encontrados na internet.

Diante disso, o morador pode considerar diversas possibilidades. Os estilos decorativos são inúmeros e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades e com a personalidade de cada um. 

E, para que essa decisão seja direcionada, é importante conhecer as principais tendências, como: a decoração industrial, a decoração minimalista e, é claro, a decoração escandinava.

O que é decoração escandinava?

A decoração escandinava tem como características marcantes a sobriedade e o aconchego do ambiente. Ao seguir uma tendência minimalista, o estilo é marcado por paredes de cores claras, como o branco, o gelo e o bege, e por móveis e objetos em cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Um ambiente decorado de acordo com a tendência escandinava deve, ainda, apresentar uma excelente iluminação natural, já que esse fator é fundamental para que haja harmonia entre os itens do cômodo. 

Na maioria dos casos, os móveis são feitos de madeira, o que confere uma atmosfera mais natural e confortável ao espaço. Quem deseja investir em uma decoração escandinava não pode se esquecer de que a natureza e a simplicidade devem estar sempre presentes.

Nessa tendência, os pequenos detalhes assumem um papel muito importante, já que esses serão os principais pontos de destaque da decoração. Por isso, é comum que os ambientes com decoração escandinava possuam tapetes e mantas, todos com cores naturais.

Outro ponto importante nessa tendência é a presença de plantas. Além de contribuírem com a estética dos cômodos, as espécies podem ser grandes aliadas da qualidade do ar e, também, da qualidade do sono. Desse modo, é possível posicionar plantas em todos os ambientes da casa, especialmente nas salas e nos quartos.

De maneira geral, a decoração escandinava relaciona itens clássicos e itens modernos. A combinação deve ser realizada com cuidado e com moderação, para que o ambiente não fique carregado de itens desnecessários.

Como o estilo escandinavo surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam, a decoração escandinava não é uma tendência recente. Na verdade, o surgimento do estilo remonta ao século XIX e está ligado à história dos artistas Carl Larsson e Karin Bergoo.

Larsson descobriu sua inclinação para as artes logo na infância e conseguiu ingressar na academia para aprofundar seus conhecimentos, mesmo sendo de origem humilde. Apesar de seus esforços, não teve sucesso em sua carreira artística.

No entanto, o cenário sofreu uma reviravolta quando, em 1882, Larsson conheceu Bergoo, que, mais tarde, viria a ser sua esposa. A artista foi a inspiração para que Larsson alterasse seu estilo de pintura, o que determinou seu sucesso futuro.

Juntos, transformam sua casa em um verdadeiro ateliê de artes. Enquanto Larsson se dedicava à pintura aquarela, Bergoo trabalhava em projetos de design e de decoração de interiores. 

A decoração da casa dos artistas, bem como seus estilos de pintura e de design, deu início a um novo estilo decorativo, muito contemporâneo. A tendência viria a ser chamada, então, de decoração escandinava – uma vez que o casal morou na Suécia.

Como aplicar a decoração escandinava no seu imóvel?

Se você deseja aplicar a decoração escandinava – também conhecida como decoração nórdica – na sua casa ou no seu apartamento, pode seguir algumas dicas simples. O estilo, conforme apontado acima, é minimalista e não precisa de um alto investimento financeiro. 

Veja abaixo algumas dicas para inserir o estilo em seu imóvel:

A essência da decoração escandinava

O estilo escandinavo tem como essência a unidade e a simplicidade. Por isso, a indicação é utilizar materiais sóbrios e simples, que irão proporcionar elegância e harmonia aos ambientes do imóvel.

As cores

As cores são pontos estratégicos da decoração escandinava. Para adequar seu imóvel ao estilo, invista em tons claros e neutros, como o branco, o gelo e o bege, especialmente nas paredes.

Já móveis e objetos podem contar com cores mais fortes e chamativas, mas sempre ligadas à natureza. O verde e o marrom são os tons mais utilizados, especialmente em mesas e em sofás. Contudo, a combinação das paredes brancas com itens pretos é aceita pelo estilo escandinavo.

Nessa situação, a dica é tomar cuidado para que a decoração não fique muito rebuscada. O ideal é adicionar conforto e aconchego ao ambiente sempre que possível.

Os tecidos

Assim como as cores das paredes, os tecidos de estofados e cadeiras, por exemplo, devem ser neutros e naturais. Para isso, os materiais mais utilizados nesse estilo decorativo são o linho e o algodão.

Os tecidos podem aparecer, também, em mantas e em tapetes, que são utilizados para dar um toque especial aos cômodos. Apesar de serem pontos de destaque, não devem fugir do padrão de cores apresentado no tópico acima.

Nunca se esqueça do minimalismo

A sobriedade e a simplicidade são pressupostos básicos da decoração escandinava. Por isso, ao optar pelo estilo, você não pode se esquecer do minimalismo. O excesso de móveis e de objetos decorativos pode comprometer não somente a aparência do imóvel, mas também a funcionalidade dos cômodos.

Desse modo, o ideal é que você tenha moderação ao escolher a quantidade e as cores dos mobiliários e dos itens de decoração. A principal indicação é buscar referências para não errar na seleção.

As plantas são muito bem-vindas

A decoração escandinava está intimamente relacionada com a natureza. Por isso, nada melhor do que plantas para incrementar o ambiente de uma forma sóbria e simples. A boa notícia é que as espécies são variadas e podem estar tanto em vasos quanto suspensas.

De acordo com as tendências do estilo, a indicação é optar por plantas – que podem ser naturais ou permanentes – sem flores. Isso porque a cor forte de algumas espécies pode não estar em consonância com a tendência escandinava.

Para que você acerte na escolha das plantas que irão compor a decoração, veja a lista de espécies abaixo:

  • Espada-de-são-jorge;
  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Costela-de-adão;
  • Bambu-da-sorte.

Objetos decorativos

Os objetos decorativos são ótimas indicações para inserir cores naturais no ambiente. Para isso, você pode investir em estatuetas, que podem retratar, principalmente, animais. Além disso, é possível contar com a decoração de tapetes, cobertores e mantas, que são comumente posicionados nos sofás.

Apesar de serem importantes para o estilo, não exagere na quantidade de objetos. Lembre-se da sobriedade do estilo e sempre pense que, para a decoração escandinava, o pressuposto de que menos é mais é muito válido.

Qual é o piso correto?

A verdade é que não existe um tipo de piso correto para os cômodos que seguem a tendência escandinava. Isso porque a escolha depende dos demais itens do ambiente, como as cores das paredes e dos objetos decorativos.

Contudo, um imóvel que deseja seguir a decoração escandinava de forma fiel deve contar com pisos feitos de madeira, especialmente em tons claros. Para que a funcionalidade seja preservada, prefira pisos do tipo laminado, que são mais fáceis de limpar e de manter.

Para que você saiba exatamente como decorar sua casa ou apartamento de acordo com o estilo, a indicação é o vídeo Veja como decorar utilizando o estilo escandinavo, publicado no canal Obra Café, no YouTube. Vamos assistir?!

Inspirações para sua casa ou apartamento

Se você gostou da decoração escandinava e deseja aplicá-la em seu imóvel, que tal conferir algumas inspirações?!

decoração-escandinava

Nesse projeto, o estilo escandinavo aliou a perfeita combinação entre o preto e o branco. Observe que os tapetes e as almofadas possuem a mesma estampa, com o objetivo de não adicionar muita informação visual ao ambiente.

decoração-escandinava

A decoração escandinava é, também, uma excelente opção para os quartos. Na imagem acima é possível perceber a predominância de itens na cor branca, mas existem, também, detalhes que combinam o tom com o preto.

decoração-escandinava

Quem disse que o estilo escandinavo pode ser aplicado somente em salas e nos quartos? Essa cozinha decorada de acordo com a tendência é a verdadeira prova de que as características do estilo podem ser adicionadas a qualquer cômodo.

decoração-escandinava

Que tal encerrar a decoração de seu imóvel com uma bela sala de jantar em estilo escandinavo? Na referência acima, além da combinação entre o preto e o branco, é possível observar a presença do piso de madeira e de plantas, características marcantes da tendência. Veja 5 dicas para a decoração em quarto de casal!

O que você achou do estilo escandinavo?

Como você pôde perceber, a decoração escandinava está relacionada a um estilo que preza pelo minimalismo, pelo conforto e, é claro, pela funcionalidade. Por isso, o Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre essa tendência? Você gostaria de aplicar as dicas na decoração de seu imóvel? 

Você pode deixar todas as suas impressões na caixa de comentários abaixo. Não se esqueça de nos contar suas sugestões, elogios, críticas e até mesmo dúvidas. E, para conferir mais conteúdos como esse, continue a navegar pelo Blog da Arbo

Aqui você encontra dicas para organizar seu imóvel após a mudança e informações importantes sobre o financiamento imobiliário. Para saber tudo sobre decoração, basta clicar aqui para ter acesso ao artigo completo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que reúne conteúdos que podem responder diversas dúvidas do seu dia a dia, como o passo a passo para a emissão de faturas. 

Para encontrar o imóvel ideal, a indicação é acessar o Portal da Arbo, que conta com milhares de imóveis de centenas cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

plastico-bolha

Saiba como usar plástico bolha em sua mudança

Está em fase de mudança e ainda não sabe como vai embalar os seus itens pessoais? Confira então as vantagens do plástico bolha.  Quem vai fazer mudança está preocupado com diversos detalhes, não é?! São muitos processos e questões para resolver em um curto espaço de tempo. E é justamente por isso que muitas pessoas […]

o que é saldo devedor

Saldo devedor: o que é, como calcular e como quitar

Se você está pensando em financiar um imóvel ou pagando um financiamento, esse post é para você. Tire suas dúvidas sobre o saldo devedor.  Entender como funciona um financiamento imobiliário é um tanto complicado para quem não é da área. São muitos números, percentuais e uma sopa de letrinhas que confunde muita gente. Algumas das […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *