19 de setembro de 2021

Decoração geek: saiba como inserir o estilo

decoração-geek

Você já ouviu falar sobre a decoração Geek? Nesse artigo vamos te mostrar as melhores formas de aplicá-la nos cômodos de sua casa!

A cada ano que passa, o mundo Geek cresce cada vez mais e atinge diferentes nichos como jogos, filmes, histórias em quadrinhos, livros e séries. A decoração também tem sofrido uma forte influência desse meio, já que grande parte do público nerd adquire objetos de decoração que fazem referência a todas as plataformas citadas anteriormente. É muito comum você encontrar tapetes, objetos, canecas, pinturas, tecidos, todos voltados à decoração geek.

Mas, você sabe mesmo o que são considerados objetos geek? Será que você é um amante desse tipo de decoração, só que ainda não teve a oportunidade de experimentar esses tipos de objetos em sua casa? Fique com a gente porque vamos te mostrar um pouco mais da decoração geek e como ela pode ser aplicada nos cômodos de sua casa. Nesse artigo você irá ver:

Você já ouviu falar sobre a cultura Geek?

Há alguns anos atrás, a denominação “Nerd” era tida como pejorativa por parte da sociedade. Nerds eram todas aquelas pessoas que se interessavam por assuntos ligados à tecnologia, ficção científica, sci-fi e até mesmo o mundo dos heróis. O mundo nerd era bombardeado com filmes como Star Wars e revistas em quadrinhos de super heróis de várias editoras. 

Entretanto, no início dos anos 2000, com o surgimento de filmes de super heróis, jogos eletrônicos que contam com narrativas cada vez mais elaboradas e também spin offs de franquias renomadas, aconteceu a popularização do mundo Geek. Assim, os nerds ficaram cada vez mais “pops” entre as pessoas, se tornando até mesmo um estilo de vida. 

A febre da cultura Geek se tornou tão grande, que praticamente quase todas as mídias que fazem sucesso hoje em dia possuem uma temática de ficção científica, fantasia, super-heróis, futuros distópicos e até mesmo animes e mangás, que são histórias em quadrinhos e desenhos animados japoneses. 

É muito comum você encontrar pessoas fanáticas por personagens e histórias do mundo geek. Tanto que até existem feiras como a Comic Con Experience, um super evento realizado para a divulgação de trailer e projetos de filmes, séries e livros, além de jogos e lançamento de produtos.  

Nesse tipo de evento também é comum as pessoas irem fantasiadas de personagens da cultura pop, que são os chamados cosplayers. O evento funciona como um grande encontro de todas essas pessoas, e existem até mesmo concursos das melhores caracterizações de personagens. 

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre o mundo geek e as denominações mais utilizadas para alguns aspectos dessa cultura, veja como a temática chegou na decoração e começou a fazer parte das casas. 

Descubra mais sobre a decoração Geek

Junto com o mercado midiático envolvendo a cultura geek, também surgiram diversos objetos, brinquedos, livros decorativos, roupas de cama, roupas de banho e outros produtos. Na decoração não foi diferente, cada vez mais se criou uma demanda para itens decorativos que envolvessem as temáticas geek. 

Assim, é muito comum você encontrar action figures, que basicamente consistem em  miniaturas de esculturas de personagens, quadros, objetos de mesa e estantes, que são utilizados para decorar os cômodos de uma casa. Canecas também foram objetos que se tornaram febre entre os nerds, trazendo geralmente frases famosas, personagens e também símbolos da cultura pop. 

decoração-geek

Inclusive, muitos objetos funcionais, como cabideiros, estantes, nichos, porta copos, armários e uma infinidade de outros itens, já estão sendo produzidos com a temática geek. Assim, não é necessário customizar o que você já possui em casa, já que os objetos são fabricados diretamente como uma referência. 

Além disso, a cultura gamer, que também faz parte do universo geek, vem ganhando bastante força e alterando o ambiente das casas para ficarem com uma energia mais tecnológica, como você vai ver logo adiante.

Se você está lendo esse texto, provavelmente já pensou em utilizar a decoração geek em sua casa alguma vez na vida. Por isso, a seguir nós iremos trazer algumas dicas para você conseguir transformar sua casa em um verdadeiro paraíso nerd.

Utilizando a decoração nerd em cada cômodo

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre a cultura geek de uma forma geral e também sobre como a decoração geek foi tomando espaço nas casas e apartamentos, vamos falar um pouco sobre como aplicá-la nos vários cômodos de sua casa. 

Sala de estar

Antes de falar propriamente da decoração geek na sala de estar, lembre-se que a entrada da casa necessita de uma boa recepção e também pode ser decorada pela cultura geek. Tapetes de boas vindas tomaram espaço na entrada das casas, geralmente com uma frase “Bem-vindo”, entretanto, imagine um tapete com a mesma frase acompanhada de um personagem da cultura pop. 

Você também pode pensar em um tapete com frases de filmes e séries de seus personagens favoritos!

Já na sala de estar, você pode utilizar diversos elementos para fazer alusão a personagens, frases e símbolos da cultura geek. Outro ponto importante que você pode utilizar são luzes e cores que tragam uma atmosfera espacial no ambiente.

Como iremos falar a seguir, as luzes de LED coloridas estão cada vez mais sendo utilizadas ao redor de televisões e computadores, justamente por fazerem alusão à ficção científica e a um ambiente mais tecnológico. 

Assista ao vídeo Veja como é fácil fazer uma decoração geek para sua casa,  do canal da Janice Santos, disponível no YouTube. Ela vai te ensinar a fazer quadros decorativos geek por meio da lógica do DIY, ou Do It Yourself, que pode ser traduzido para “Faça você mesmo”. 

Quartos

Os quartos são um ambiente para descanso, mas também podem ser um ambiente onde fica o computador, que dependendo da casa pode ser utilizado para o trabalho ou para o lazer. Como dissemos no tópico anterior, as luzes de LED, geralmente nas cores azul e rosa, podem transformar o ambiente em um verdadeiro espaço sci-fi. 

Se você utiliza o computador gamer, outra tendência no mundo geek já que cada vez mais os jogos estão se tornando realistas e acabam tendo maior adesão do público, você pode colocá-lo em uma mesa ou escrivaninha, acompanhado de itens de decoração.

decoração-geek

Esses itens podem ser action figures, objetos, livros e até mesmo quadros. Inclusive, quadros serão um grande aliado em vários cômodos de sua casa. Eles podem ser referência a um personagem, a uma frase, a uma cena, ou até mesmo um poster de um filme ou série. 

Também é comum utilizar tapetes, roupas de cama e de banho de personagens de séries e filmes. Assim, todo o ambiente engloba e respira a cultura geek.

Você pode utilizar nas paredes do seu quarto, cores como o azul, amarelo e o vermelho, todas vibrantes. Além disso, pode encomendar uma pintura ou procurar papéis de parede que façam referência ao universo nerd. 

Cozinha

A cozinha é um ambiente em que você pode abusar da criatividade para fazer pratos e refeições no dia a dia. Assim, para contribuir com a criatividade na hora de preparar o almoço, que tal investir em móveis ou em uma decoração inovadora?

Por exemplo, imagine que o suporte da pia ou os armários imitassem peças de LEGO, ou ainda investir em copos, canecas, pratos e talheres que façam alguma referência à cultura geek. Se você quer investir nesse tipo de decoração para sua casa, você precisa de muita criatividade e paixão pelo mundo nerd. 

Banheiro

Até no banheiro você pode investir em uma decoração geek! Imagine que legal os azulejos do banheiro fazendo referência a heróis ou outros personagens. Além disso, pense nas roupas de banho decorativas e também claro, não esqueça de colocar action figures em cima da pia do banheiro para dar aquele toque mais nerd. 

Os armários do banheiro também podem conter referências ao mundo geek. Sejam elas através de cores, adesivos e até mesmo pelos puxadores dos armários. 

Você pode estar pensando que todos os itens citados para fazer parte da decoração geek, são difíceis de achar, entretanto, existem diversas lojas online que vendem produtos baseados em filmes, livros e séries, ou seja, você pode sim ter acesso a tudo isso!

O que achou deste conteúdo? 

Com certeza a decoração geek vai se popularizar cada vez mais, por isso, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre essa tendência!

Se você gostou das dicas que nós demos nesse post, deixe nos comentários, o que você aplicaria da decoração geek em sua casa? Você também pode deixar sugestões de conteúdos nos comentários!

Acesse o Blog da Arbo para conferir mais conteúdos sobre decoração. Aqui você encontra tudo o que você precisa saber antes de decorar sua casa, além de também descobrir diversos outros estilos de decoração!

Postagens relacionadas

Simulação de crédito: descubra tudo

Se você planeja comprar um imóvel com o auxílio de um financiamento, terá de passar pela simulação de crédito. Nesse texto você confere as condições necessárias para ser aprovado A conquista da casa própria ainda é, atualmente, o sonho de muitos brasileiros. Contudo, não é incomum que boa parte da população não disponha da quantidade […]

Casa-e-decoração

Casa e decoração: 7 dicas para mudar os cômodos

Quando o assunto é casa e decoração, é preciso ter um pouco de criatividade para mudar os ambientes. Como nem sempre essa é uma tarefa fácil, separamos 7 dicas simples para você neste texto  Mudar os cômodos da sua casa, nem sempre precisa ser algo caro e nem complicado. É possível aliar simplicidade e elegância […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *