29 de novembro de 2021

Decoração Glam: descubra tudo!

Decoração Glam

Você conhece o estilo de decoração Glam? Saiba como você pode implantá-lo no seu lar neste artigo. 

Por algum tempo, a decoração Glam foi ligada apenas às altas classes sociais da nossa sociedade. Mas, nos últimos tempos, o estilo tem ganhado força e virou uma das grandes tendências. Passando por um intenso processo de valorização e popularização. 

Isso porque a decoração Glam, nos dias de hoje, nada mais é do que a mescla de elementos que estão em alta no mundo da moda, trazendo um sincretismo que pode ser muito interessante para os ambientes.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Justamente por essa característica, o estilo se mostra versátil, podendo agradar a muitas preferências diferentes. Para você conhecer mais sobre a decoração Glam, confira esse texto do Blog da Arbo. Aqui, vamos definir melhor o que caracteriza a decoração Glam, além de mostrar alguns exemplos para você se inspirar. Confira. 

Decoração Glam: o que é? 

Decoração Glam

Sofisticação e muito brilho são duas características que podem resumir bem o que é a decoração Glam. O estilo tem a sua origem no mundo da moda, trazendo todo o requinte que normalmente se vê nas passarelas do mundo inteiro. 

No geral, o estilo utiliza elementos com cores vivas, brilhantes ou modernas para a compor um ambiente harmonioso e que chama a atenção justamente pela riqueza de detalhes. 

São muitos os objetos que podem fazer parte desse estilo decorativo. Mas, os principais são espelhos, lustres, peças decorativas feitas com cristais e móveis grandes e de cores fortes. 

Em relação às cores, as que estão sempre presentes são o cobre e o dourado, trazendo referências que podem ir desde o estilo clássico até o mais moderno. Mas sempre com muito brilho e elegância. 

Claro que não necessariamente todos esses elementos precisam estar juntos. É justamente a mescla de elementos que faz com que esse estilo esteja tão em alta nos últimos anos. Você não precisa, para ter uma ambiente Glam, encher o seu lar inteiro de brilho e cores. Alguns elementos já são o suficiente para trazer o efeito esperado no estilo. 

Para você se aprofundar um pouco mais nos princípios da decoração Glam, confira esse vídeo abaixo postado no canal da AVanguardia (Você pode ativar a legenda em português caso não entenda muito bem o espanhol). 

Dicas de decoração Glam

Agora vamos falar um pouco de prática. Confira abaixo algumas dicas para quem deseja adotar o estilo glam em seu lar. Lembrando que você pode perfeitamente pegar apenas alguns elementos e verificar se faz sentido em alguns cantos do seu ambiente. lam 

Objetos clássicos são bem-vindos 

Decoração Glam

Na decoração Glam, os objetos clássicos têm um papel de protagonismo. Eles são os grandes responsáveis, junto com os móveis, de transmitir o ar de elegância e sofisticação dos ambientes. 

Aposte em estampas que lembram os séculos passados, adotando uma estética vintage ao ambiente. Confira abaixo uma lista com alguns objetos para você colocar na sua lista de desejos. 

  • espelhos;
  • molduras;
  • arranjos;
  • cristais;
  • lustres;
  • abajures;
  • entre outros.

Esses, com certeza, são os queridinhos das pessoas que querem adotar a decoração clássica em seus lares. 

Mármore pode ser uma grande protagonista 

É possível verificar isso em qualquer fotografia com ambientes decorados no estilo Glam: mármores são essenciais. 

O mármore é um material que aparece com muito protagonismo em cômodos como cozinhas e banheiros. Nas pias, vasos, louças, box, entre outros. Claro que existe um alto custo que envolve o mármore, mas existem no mercado alguns substitutos que possibilitam um efeito parecido, como por exemplo: granito, pastilhas de vidro, porcelanato, entre muitos outros. 

Fique atento à Iluminação 

Especialistas sempre confirmam que uma boa iluminação é o grande segredo do sucesso da decoração de um cômodo. Por isso, na maioria dos projetos dos profissionais, esse item está muito presente. 

Existem diversas opções no mercado para escolher entre luminárias, lustres e abajures que mais se adequam ao estilo de decoração glam. 

Mas, a grande dica mesmo é se atentar à sobriedade que ela precisa dar ao ambiente. A luz precisa ser suave, de tom amarelado, como era muito mais comum nos tempos passados. 

Os móveis são essenciais 

Talvez os móveis sejam os elementos que mais afastam a decoração glam das correntes mais modernas. Isso porque, antigamente, era muito comum os móveis serem de uma dimensão muito grande nos ambientes. 

Aqui, os móveis são imponentes e se destacam sempre pelo excesso. Seja de tamanho, cor ou detalhes em sua fabricação. Camas, guarda-roupas, cadeiras, poltronas, sofás, mesas e boticários são sempre muito sofisticados, repletos de linhas, colunas ou tonalidades que chamam a atenção logo de cara para quem entra no ambiente. 

Os tecidos mais comuns na decoração glam 

Se os móveis são os itens que mais afastam a decoração glam das mais modernas, talvez os tecidos e estampas sejam os que mais aproximam. 

Ultimamente, os sofás e poltronas com tons de cinza e lisos estão em alta. Mas, se você limitar o seu ambiente a essa tonalidade, ele pode perder vida e autenticidade. Por isso, as almofadas decorativas podem te ajudar muito a fazer uma combinação coringa de mix de estampas para acompanhar a paleta da cor principal, que é a do sofá. 

Você pode apostar em almofadas com elementos geométricos, figuras, listras, cores vivas e deixar a sua imaginação rolar solta neste quesito. Por serem pequenas, elas são ótimas para trazer esse tom mais vibrante para a sua sala. 

Um item legal para você prestar atenção e que não é muito caro são as almofadas. 

Seja qual for o seu estilo, o mercado oferece uma opção de almofadas que vai combinar com a sua casa. São diversas cores, formatos, tecidos, texturas, padrões e detalhes distintos que fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis de todos. 

Esse jogo de contrastes irá ajudar a deixar sua sala em tom mais descontraído e divertido, nem sempre tão no estilo glam, que pode carregar visualmente os seus cômodos. 

Decoração Glam

Alguns cuidados para você ter ao adotar o estilo glam 

Depois de ler todas essas dicas você com certeza já sabe, mas é sempre bom lembrar: o estilo Glam não é dos mais fáceis. 

Então, se você pretende adotá-lo em seu lar, é preciso ter cuidado principalmente com os excessos. Esse talvez seja o erro mais comum. Já que a corrente clássica tende a primar pelo maximalismo. 

Então, antes de começar de fato, pense bastante em quanto espaço tem para trabalhar com essa corrente da decoração. É necessário ter bastante espaço e, de preferência, uma casa com um bom número de cômodos para que tudo se harmonize da melhor forma. 

Como usar a decoração glam 

Agora, vamos dar algumas dicas para implementar a decoração glam em cada cômodo da sua casa. É importante destacar novamente que, para todos os casos, a paleta de cores e a iluminação são diferenciais indispensáveis para compor o clima que esse estilo pretende transmitir. 

No quarto

A decoração glam para o quarto deve priorizar a construção de um ambiente confortável, mas sem perder a elegância. Para isso, você pode usar cores vivas, mas com elementos brilhantes e que tragam um tom mais clássico ao ambiente.  Em relação aos móveis, prefira penteadeiras, roupeiros e camas com visual vintage, cheios de curvas e com espelhos amplos.

Na sala de estar

A sala de estar é o local em que passamos os momentos de lazer e recebemos muitas visitas, por isso, a ideia é sempre criar a noção de um ambiente espaçoso e acolhedor. A área central do cômodo deve ser livre para circulação e os móveis podem ficar nos cantos ou encostados nas paredes. Tome cuidado com esse ponto. Esse é um ambiente que, por suas características usuais, deve ser diferente dos outros. 

Como a ideia é utilizar móveis com aparência vintage, não há necessidade de procurar opções multifuncionais ou designs incomuns. O importante é ter peças com formas arredondadas e ricamente detalhadas.

Na cozinha

A cozinha também segue mais ou menos as mesmas características da sala de estar.  Procure por móveis e eletrodomésticos que tenham um visual retrô e que, mesmo assim, não abram mão das características essenciais dos equipamentos contemporâneos.

Os toques do estilo glam aparecerão, principalmente, na escolha das cores e nos detalhes dos objetos. A mesa deve ficar bem no centro da cozinha e um lustre pode fazer toda a diferença.

No banheiro

Assim como acontece na cozinha, sua atenção deve se voltar aos detalhes. O banheiro é um ótimo lugar para usar e abusar do brilho. Procure por peças com aparência clássica, que tragam muita luminosidade ao ambiente. 

Essa dica vale, especialmente, para a pia, a banheira e as molduras dos espelhos. Se o espaço é grande, complemente-o com quadros, vasos e outros elementos decorativos que remetem ao passado mais clássico de nossa história. 

O que você achou deste conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e já tenha muitas ideias para aplicar os diferenciais do estilo glam na sua casa. A valorização do legado das tradições clássicas se une às técnicas arquitetônicas e decorativas da atualidade para desenvolver cenários que nunca saem de moda.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, acesse o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil.

Postagens relacionadas

guarda-moveis

Guarda móveis: o que é e quando contratar o serviço?

Se você está pensando em reformar a casa ou se mudar e não sabe o que fazer com seus itens e pertences, talvez um guarda móveis seja a melhor opção. Confira! Cada vez mais, casas e apartamentos surgem com tamanhos mais compactos e cômodos pequenos. Pode ser que, em uma mudança ou reforma, nossos objetos […]

sala decorada com sofá preto fosco

Preto fosco: aplique a tendência em seu imóvel

Uma das principais tendências de decoração de 2021 é o preto fosco. A cor pode ser inserida em vários cômodos e itens de seu imóvel e, nesse texto, você irá conferir dicas para não errar na aplicação Atemporal, chique e fino. Esse é o preto, um dos tons mais clássicos da decoração. Nada básico, ele […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *