25 de setembro de 2021

Decoração industrial: saiba tudo sobre esse estilo

Decoração-industrial

Se você está em busca de um novo estilo para decorar o seu imóvel, a decoração industrial é uma ótima opção. Confira nesse post tudo sobre esse assunto!

Quando se fala em decoração, um novo conceito tem ganhado espaço entre muitas casas. A decoração industrial é uma tendência que está sendo muito utilizada devido à sua característica minimalista e à capacidade de formar espaços aconchegantes, com personalidade e com recordações afetivas.

Como foi o início da decoração industrial?

Decoração-industrial

O estilo industrial foi iniciado como uma forma de reaproveitar as áreas utilizadas por antigas fábricas que haviam sido desocupadas depois de anos de utilização. 

Aos poucos, a decoração industrial foi difundida e chegou até as residências de várias pessoas, em especial de jovens adultos que estão atentos aos novos estilos de decoração.

Entre 1950 a 1970, a decoração industrial virou tendência em razão da mudança de galpões e de estúdios em residências familiares. Esse estilo apresenta características como o conceito de espaços amplos e integrados.

A decoração industrial reúne aspectos do vintage e do rústico, em virtude de suas propriedades. A conjunção entre as características dos designers, na maior parte das vezes, diversifica bastante conforme a preferência pessoal do morador. 

Depois da decoração industrial ficar muito conhecida em Nova York, a tendência se espalhou por vários países e vem sustentando seu bom resultado até o momento.

Se você está pensando em adaptar a sua casa ou o seu apartamento para esse estilo, o Blog da Arbo separou dicas importantes para você estabelecer todos os aspectos da decoração industrial de forma natural.

Como funciona o estilo?

A decoração industrial atua em ambientes com tijolos e com tubulações expostas, fora a madeira, o metal e muito concreto. Esses itens são referências para a elaboração do imóvel contemporâneo, que não precisa de paredes a favor de espaços integrados.

O estilo que traz aspectos da indústria é uma tendência sofisticada, simples e repleta de personalidade. O design apresenta espaços mais vastos e bem rudimentares, com alvenaria e estrutura evidenciada, que gera uma contraposição com o mobiliário e com artigos decorativos mais requintados.

A decoração apresenta muitas características do morador e, por isso, arriscar em um estilo industrial é uma alternativa que manifesta muitas informações sobre a pessoa. Isso sem falar que, também, apresenta o quanto o morador está atento às tendências e permite que a casa seja encantadora, porém sem perder a simplicidade.

Quais são as principais características do estilo?

A decoração industrial possui como principal característica a estrutura voltada para a indústria. Já a arquitetura é vista como despojada, uma vez que a ausência de revestimentos nos componentes e os elementos estruturais expostos possibilitam mais abrangência e refinamento ao ambiente.

Ambiente vasto

Na decoração industrial, em geral, o maior destaque é a extensão do espaço. A carência de paredes abre áreas destinadas aos cômodos integrados e multifuncionais. 

A cozinha, por sua vez, se associa com o hall de entrada, com a sala de jantar e com a sala de televisão. Desse modo, esse espaço promove um maior convívio entre as pessoas e, também, o acesso livre para se deslocar dentro do imóvel.

Parede sem finalização

Para a decoração industrial, a utilização de tijolos ao natural é uma das características mais marcantes. Sendo assim, as paredes que não estão com acabamentos são muito relevantes nessa classe de decoração. 

Aliás, não se preocupe em relação à perfeição do design, já que o inacabado é um componente do estilo industrial. E se você não gosta da ideia de utilizar os tijolos reais, seja pelo motivo da sua residência estar com alvenaria revestida ou outra razão, há papéis de parede que lembram a textura do tijolo e que são capazes de apresentar o visual da decoração.

O segredo da elegância da decoração industrial está na paginação que você vai decidir no momento de instalar. As maneiras que mais fazem sucesso são espinha de peixe e de amarração. Fora isso, como exemplo, você pode investir em pinturas de branco ou de preto.

Elementos expostos

O ideal da decoração industrial é conservar toda a estrutura descoberta, como as vigas, os pilares e a laje, visto que não necessitam estar com revestimento do mesmo modo que as paredes. Se a casa ou o apartamento forem construídos em estruturas de metal, as vigas de ferro possibilitam muita rusticidade para o espaço, devido à aparência do metal. 

Móveis rústicos

Depois de abordar muito sobre o interior do imóvel, outro aspecto que possui bastante relevância em uma decoração são os móveis. Para adentrar no estilo industrial, é preciso que o mobiliário seja rústico, da mesma forma que toda a estrutura da casa ou do apartamento.

Esteja em busca de lojas que realizam vendas de móveis produzidos com madeira de demolição, pois além de trazer o estilo mais rudimentar ao item, harmoniza exatamente com a decoração industrial. Em geral, os paletes de madeira usufruídos em obras também são uma ótima opção para serem usados novamente nos móveis.

E não se esqueça que o metal também deve estar presente. Opte por móveis de ferro modelados com ferrugem ou com chapas metálicas. Isso significa que você estará acompanhando muito bem o designer proposto pela decoração industrial.

Tubulação amostras

É importante evidenciar que a exibição dos tubos, como as instalações elétricas e as instalações hidrossanitárias, são um recurso barato e fácil, já que proporcionam mais encanto para a sua decoração.

Além disso, use os canos de PVC (Polyvinyl Chloride, que em português significa policloreto de vinila) ou aço galvanizado, nos ambientes da cozinha ou do banheiro. Desse modo, você consegue harmonizar todos os cômodos da casa ou do apartamento. Esse método provoca um estilo de ambiente mais despojado e ligado aos assuntos sobre decoração industrial.

As tubulações podem ser combinadas com os outros elementos decorativos e, também, participar da funcionalidade de outros cômodos. Um exemplo é que, se for aplicado no quarto ou na sala, os tubos exibidos podem ser utilizados como suporte para cortinas, prateleiras de livros, partes dos lustres, corrimões das escadas e muitas opções. 

Paleta de cores

Decoração-industrial

Na maioria das residências, o cinza é a cor que predomina na decoração industrial. Essa tinta pode ser encontrada no mercado, além de azulejos que remontam as paredes de estações de metrô e tintas que remendam a consistência do concreto.

Como os tons neutros são predominantes em muitas casas familiares, a cartela de cor abrange o branco e o preto. Os toques de cor dispõe de objetos decorativos e móveis. Preste mais atenção nos tons dourados e bronzeados para integrar o ambiente.

Luz

Uma boa iluminação garante que está dentro dos parâmetros da decoração industrial. As janelas grandes, por exemplo, na maioria das vezes, são de vidro com esquadrias de metal e possibilitam que a luz natural se relacione com todo o design da casa ou do apartamento.

Contudo, a luminosidade artificial é tida em lâmpadas à vista, nos fios exibidos, em abajures mais rudimentares e em luminárias penduradas. Todos os elementos citados anteriormente estão em conformidade com a aparência que era aplicada nas indústrias.

Calhas e conduítes

As calhas e conduítes são um aspecto marcante para a decoração industrial, principalmente para quem não é capaz de se adaptar aos fios aparentes. As calhas são uma maneira prática de ocultar os fios e de estabelecer novos pontos de luz.

Fora isso, o desenho dele nas paredes e nos tetos assume uma expectativa extra. Em especial, os conduítes são produzidos de aço galvanizado e, na composição final do espaço, exibe a sua beleza e a sua modernidade.

O que achou da decoração industrial?

Agora que você já aprendeu tudo sobre a decoração industrial, como as suas características, o que ela significa e como nasceu essa tendência, chegou o momento de apostar nessa categoria de estilo decorativo e aproveitar o charme e a elegância que o design de indústria traz para as casas e para os apartamentos.

Não se esqueça de deixar na caixa de comentários abaixo a dica dessa decoração que mais chamou a sua atenção e que você, com certeza, irá aplicar em seu imóvel. Ficou interessado em acessar mais sobre esses assuntos? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais e continue a nos acompanhar.

Para visitar outros conteúdos parecidos, acesse o Blog da Arbo. Aqui você aprende 7 ideias simples para decorar o quarto masculino, bem como organizar a casa após a mudança e dicas para renovar a decoração do jardim. E, se você quer saber todas as informações sobre o design de casas e de apartamentos, acesse esse artigo.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que agrupa conteúdos que podem te auxiliar em várias questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, os melhores provedores de internet em várias cidades e a solicitação de troca de titularidade de contas. Quer saber mais? Então acesse o site agora mesmo.

E, para encontrar o imóvel perfeito, visite o Portal da Arbo. Em nosso site você pode encontrar casas e apartamentos em centenas de municípios no Brasil de maneira descomplicada, fácil e rápida.

Postagens relacionadas

alugar casa

Tudo o que você precisa saber antes de alugar casa

Alugar casa é uma das etapas mais importantes da vida de uma pessoa. Leia neste texto dicas para não errar na escolha.  A decisão de alugar casa é uma das mais importantes da vida de uma pessoa. Isso porque, para escolher o lar ideal, é preciso ter cuidado com algumas etapas anteriores. Afinal, uma casa […]

#DicaMestre6: Venda mais com atendimento rápido

Quem atende rápido, tem mais chances de fechar. Esse é o conselho do gestor da nossa imobiliária parceira Guepardo, Marlon Brito. Confira nossa dica de hoje sobre a importância do atendimento rápido. No cenário atual do mercado imobiliário um cliente faz tour virtual, conhece imóveis e compara diversas opções em minutos, pelo celular.  Isso permite […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *