27 de setembro de 2021

Decoração minimalista: saiba tudo sobre esse estilo

Decoração minimalista

A decoração minimalista é ideal para quem quer ambientes mais espaçosos e funcionais. Saiba tudo sobre esse estilo e deixe sua casa confortável e moderna. 

Renovar o visual de casa é uma excelente maneira de quebrar a rotina. Às vezes, é só mudar um móvel de lugar e o cômodo parece bem maior que antes. A decoração minimalista conquistou muitos seguidores justamente pela proposta de melhorar os ambientes de forma simples e barata.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre essa tendência que vai muito além de um conceito de decoração. Explicamos o que é o minimalismo, quais os seus fundamentos e como eles se aplicam na hora de deixar seu lar mais bonito e confortável. Para terminar, ainda trouxemos algumas dicas de decoração para cada cômodo da sua casa. Confira!

O que é minimalismo

O minimalismo surgiu na década de 1960 como uma proposta artística e cultural que se concentra apenas no que é tido como essencial. A ideia se espalhou por muitas áreas e hoje é vista como um estilo de vida. A influência minimalista está cada vez mais presente na decoração e na arquitetura, proporcionando um visual mais sóbrio às construções.

Um dos objetivos do minimalismo é se contrapor ao estilo de vida consumista. Um minimalista tende a dar mais atenção ao que o dinheiro não pode comprar e estabelecer rotinas descomplicadas. Livre dos excessos, a mente minimalista pode se concentrar na busca pela felicidade e pela realização pessoal.

Fundamentos do minimalismo

minimalismo

O pilar fundamental do minimalismo é a organização. Os adeptos desse estilo estão sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com os diversos aspectos da vida. É como uma filosofia que se aplica a qualquer questão, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Os minimalistas costumam dizer que sua maneira de viver é bem flexível e que não exige o cumprimento de regras. De fato, cada pessoa terá seus próprios critérios sobre o que traz felicidade e o que pode ser descartado sem prejuízo. Entretanto, há alguns princípios que ajudam a pensar como um minimalista e servem para dar um direcionamento para suas reflexões.

Aplique a lei do desapego

Se a ideia é priorizar só o essencial, a regra é descartar tudo que não serve mais. Por isso, os minimalistas falam muito sobre o famoso destralhe. Trata-se daquele momento de identificar todos os itens que deixaram de fazer sentido em nossas vidas e dar um fim neles. 

O termo ganhou força com a popularização da série “Ordem na Casa com Marie Kondo”, da Netflix. A japonesa ficou conhecida como “guru da arrumação” ao propor um método denominado “KonMari”. Resumidamente, a ordem é analisar cada objeto da sua casa a partir da pergunta “Isso me faz feliz?” e manter só o que tiver resposta positiva.

No YouTube, é bem fácil encontrar canais que mostram o processo de destralhe e como lidar com os objetos que não queremos mais. Um deles é o da influenciadora Fernanda Peretti, que publicou um vídeo com dicas para quem está entrando na onda minimalista.

Evite excessos

O consumismo é o maior vilão do minimalismo. Pouco adianta se livrar das coisas velhas e continuar comprando coisas novas sem necessidade. Se você é daquelas pessoas que não resistem a uma liquidação e acaba levando algo só porque está mais barato, será necessário rever esse comportamento. 

Concentre-se em praticidade

Se só vale a pena manter aquilo que é útil, você não verá um minimalista com o armário cheio de bugigangas que foram usadas uma vez só. Uma aquisição precisa ter significado e funcionalidade. O melhor exemplo disso em termos de decoração é o uso de mobília pequena e versátil.  

Vantagens da decoração minimalista

Decoração minimalista

Com a tendência de vivermos em espaços cada vez menores, principalmente nas grandes cidades, a decoração minimalista ganhou relevância. Os principais benefícios desse estilo são:

Foco em economia

A casa minimalista é planejada pensando em flexibilidade. Cada cômodo é estruturado para aproveitar todos os espaços com inteligência. Tudo precisa ter como objetivo a economia. Um dos aspectos em que essa característica mais se sobressai é o aproveitamento da iluminação natural, que ajuda a gastar menos com a conta de luz.

Facilidade na limpeza

O estilo minimalista possibilita que cada cômodo tenha menos móveis e objetos decorativos mais discretos. A casa terá apenas aquilo que for útil e que contribua para a sensação de bem-estar. Qualquer elemento que fique visível, mas que não tenha função, deve ser descartado. Isso faz com que a limpeza do ambiente fique mais fácil e rápida. 

Sensação de liberdade

O desapego em relação aos excessos resulta em espaços bastante funcionais e com aparências leves. Eliminar a poluição visual e manter a organização traz o sentimento de liberdade e cria ambientes livres de distrações, ótimos para quem trabalha em casa e quer ser mais produtivo.

Princípios da decoração minimalista

Casa minimalista

Uma boa decoração minimalista valoriza a beleza do imóvel, aliando o visual moderno com a praticidade. Veja como esses princípios se aplicam a diferentes elementos da casa:

Fachada

Do lado de fora, a arquitetura faz sua parte para passar a impressão de sofisticação. A maior parte das paredes fica com cores neutras e um ponto específico pode ser pintado com uma cor mais forte ou revestido em madeira. Imóveis projetados a partir da mentalidade minimalista também apostam muito em paredes de vidro.

Móveis

O minimalista tem poucos móveis, mas investe em qualidade e versatilidade. Geralmente, o visual é baseado em linhas retas, um design limpo. Como cada item precisa ter uma razão para estar ali, aposte nos móveis multifuncionais, que aproveitam melhor os espaços e deixam uma grande área livre para circulação. 

Cores

Quando pensamos em design minimalista, a primeira coisa que vem à cabeça é uma paleta de cores neutra, baseada em branco, bege ou preto. Elas trazem a sensação de que o espaço é mais amplo e está bem organizado. Contudo, nada impede que você aplique outras cores em pontos específicos. É só não exagerar na dose.

Objetos decorativos

O minimalismo usa pouquíssimos itens decorativos. Quadros com estética minimalista – cores neutras e molduras simples – dão um toque de elegância. Vasos de plantas em pontos estratégicos agregam leveza ao ambiente. Espelhos ampliam a sensação de espaço e luminárias com design moderno complementam o visual.

Dicas de decoração minimalista

Ter menos móveis não significa abrir mão do conforto. Na verdade, o que deixa a casa minimalista mais agradável é justamente a eliminação de tudo que não tenha um propósito bem definido. Ao se concentrar apenas no que é útil, o lar se transforma em um refúgio em meio ao turbilhão de informações ao qual estamos submetidos no dia a dia.

E, ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário morar numa casa enorme para ter um ambiente minimalista. A mistura entre cores sóbrias, móveis multifuncionais, iluminação natural e decoração simples faz do minimalismo uma ótima opção para deixar ambientes pequenos mais aconchegantes. Veja algumas ideias para cada cômodo:

Sala de estar minimalista

Sala minimalista

Esse é o cômodo de maior circulação e, geralmente, o que tem mais objetos. Deixando só o essencial e colocando poucos itens de cores diferentes, sua sala será um ambiente agradável para receber as visitas. Sofás e poltronas podem ser esses pontos de destaque, já que são sua atração principal.

Quartos minimalistas

Quarto minimalista

O quarto é o lugar onde móveis multifuncionais fazem mais diferença. Há diversas opções de camas integradas com armários, nichos, gaveteiros ou escrivaninhas. São móveis ideais para aproveitar cada metro de um cômodo pequeno e manter o espaço organizado. 

Cozinha minimalista

Cozinha minimalista

Cores claras nas paredes e nos móveis são ótimas para melhorar o visual da cozinha. Colocando a maior parte dos utensílios nos armários, você pode até deixar um ou outro eletrodoméstico com visual moderno sobre as bancadas. Gavetas com divisórias facilitam a organização dos utensílios. 

Banheiro minimalista

Banheiro minimalista

O menor cômodo da casa é um dos que mais se beneficiam com a estética minimalista. Com poucos itens à mostra, a sensação de limpeza é permanente e o ambiente parece maior.

Escritório minimalista

Escritório minimalista

Com a popularização do home office, muita gente procura um cantinho em casa para trabalhar com tranquilidade. Armários aéreos ou prateleiras ajudam a ganhar espaço. Quadros na parede dão personalidade e você pode até colocar algumas plantas em destaque.  

Há uma infinidade de conteúdos na internet para usar como inspiração na hora de montar seu escritório no estilo minimalista. Um deles é o canal do youtuber Pinho, que está sempre buscando maneiras de melhorar seu escritório.

Gostou deste conteúdo?

Ao longo deste artigo, você viu como a decoração minimalista deixa sua casa elegante e prática. É a solução ideal para quem quer um lugar bonito, confortável e econômico.

Você pode conferir outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Produzimos um material especial para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Visite também a Central de Ajuda da Arbo. Lá você vai encontrar respostas para aquelas questões que surgem quando precisamos resolver algum problema. São informações diversas, os documentos necessários para comprovar renda ao financiar um imóvel.
E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, aproveite para conhecer o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

arquitetura brasil

Retrofit: conheça a mais nova tendência da arquitetura

A tendência retrofit é essencial para revitalizar edifícios históricos de forma sustentável e responsável. Saiba mais sobre o tema neste artigo do Blog da Arbo Você já ouviu falar em retrofit? Essa é a maior tendência de arquitetura dos últimos tempos, uma vez que consiste em um nicho que tem mostrado cada vez mais potencial. […]

organização de guarda-roupa

Organização de guarda-roupa: confira 5 segredos

Quer saber como realizar uma organização de guarda-roupa de uma forma rápida e fácil? Confira esses 5 segredos.  A desorganização pode ser um grande desafio para o dia a dia. Além de dificultar a execução de tarefas que, com organização, poderiam ser feitas com facilidade, também é um dos grandes causadores de estresses entre os […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *