20 de maio de 2022

Decoração moderna: saiba tudo sobre esse estilo

Decoração moderna

Funcionalidade e simplicidade são alguns dos pilares da decoração moderna. Saiba tudo sobre esse estilo e faça na sua casa.

Uma boa decoração é aquela que reflete nossa personalidade e deixa o ambiente mais agradável. Com tanta gente buscando renovar a casa com uma estética mais simples, a decoração moderna se transformou em uma das principais tendências do momento. É um estilo que agrega elegância e praticidade.

O objetivo deste artigo é mostrar tudo que você precisa saber para implementar o estilo moderno ao seu lar. Você verá quais são as inspirações desse tipo de decoração e seus princípios fundamentais. Depois, aprenderá várias dicas para aplicar essa estética a cada cômodo. Confira!

O que é decoração moderna

O Modernismo surgiu no início do século XX como um movimento artístico e filosófico que influenciou muitas áreas do conhecimento, incluindo a decoração. Do ponto de vista estético, o modernismo contraria a estética da era iluminista. Em vez de um visual mais carregado e cheio de detalhes, o design moderno preza pela simplicidade e funcionalidade.

Nesse aspecto, o modernismo é um pai dos estilos de decoração minimalista e contemporâneo, que viriam depois. Móveis elaborados são substituídos por elementos com design baseado em formas geométricas e linhas retas. A madeira escura é trocada por materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro. 

A ornamentação simplificada dá à decoração moderna um tom futurista e elegante. Elementos em seda, couro e mármore resultam em uma mescla de texturas sem abandonar a noção de um design limpo. Gesso e concreto também estão em alta.

Princípios da decoração moderna

Decoração moderna

Para entregar ambientes focados em simplicidade e funcionalidade, mas sem perder a sofisticação, a decoração moderna segue alguns fundamentos. Vamos aprender um pouco sobre eles:

Cores neutras

A sobriedade é indispensável para quem quer decorar um ambiente no estilo moderno. A paleta de cores é baseada, principalmente, na cor branca. Outras cores podem ser trabalhadas para adicionar contraste, especialmente os tons de cinza e o preto. 

O mesmo vale para tons terrosos, como bege e marrom, que tornam o local aconchegante por remeterem à natureza. O uso dessas cores nos móveis de uma cozinha com azulejos brancos faz com que o visual não fique carregado.

Isso não proíbe por completo o uso de cores mais vibrantes. Entretanto, o recomendável é que elas sejam aplicadas a objetos menores. Objetos como vasos decorativos e almofadas adicionam o colorido em pontos específicos sem tirar a impressão de neutralidade. Nesse caso, vale apostar nas cores primárias – amarelo, vermelho e azul.

Quadros e tapetes com desenhos abstratos e formas geométricas ajudam a compor o ambiente e podem ser utilizados para dar esse toque de cor. A combinação desses elementos com o design dos móveis ajudam a dar o ar de modernidade.

Ambientes integrados

Outra marca registrada da arquitetura moderna é a construção de ambientes integrados. Sala de estar e cozinha podem compor o mesmo espaço, sendo divididas apenas por móveis. Eliminar portas e paredes é uma característica marcante herdada pelos estilos minimalista e contemporâneo.

Essa integração é essencial para criar a sensação de amplitude. Além disso, a elaboração de ambientes inteligentes facilita a circulação dos moradores e traz um impacto positivo na rotina. Como é difícil encontrar esse padrão em imóveis antigos, pode ser necessário derrubar algumas paredes. Para isso, consulte profissionais qualificados. 

E se você não quer mexer na estrutura dos cômodos, as portas de correr são uma alternativa charmosa. Além de conservar a sensação de continuidade entre um ambiente e outro, elas ocupam menos espaço. 

Móveis funcionais

Os móveis funcionais servem ao mesmo propósito dos ambientes integrados, tornando os cômodos mais amplos e facilitando a circulação de pessoas entre os ambientes. Cada móvel é projetado para cumprir mais de uma função. 

Assim, a mobília do quarto pode ser formada por um único item que integra a cama e a escrivaninha, por exemplo. O mesmo conceito se aplica ao sofá-cama ou aos racks com vários compartimentos. A ordem é economizar espaço. 

Design com linhas retas

O design moderno sempre prioriza as linhas retas, seja na arquitetura, na escolha dos móveis ou nos objetos de decoração. Você pode adicionar um ou outro elemento com padrões mais arrojados para agregar um toque sutil da decoração contemporânea. 

Materiais naturais 

Como mencionamos anteriormente, a decoração moderna aposta muito em materiais como vidro e aço, mas dá para incluir elementos em madeira. Em relação aos tecidos, a seda e o linho dão aquele toque de sofisticação. O segredo é usar esses elementos de maneira equilibrada, tendo sempre em mente que a funcionalidade está acima da questão estética.

Iluminação discreta e espelhos

A decoração moderna opta por projetos que aproveitem muito bem a luz natural. Por isso, você verá bastante o uso de janelas amplas e portas de vidro que conectam o interior e o exterior. Outro recurso frequente é o uso de luminárias e lustres, desde que tenham um visual discreto. 

A aplicação criativa de espelhos é mais um traço marcante. Eles atuam como coringas que aumentam a sensação de espaço ao mesmo tempo em que contribuem com a iluminação. O espelho reflete qualquer fonte de luz direcionada a ele e é uma alternativa de decoração barata e inteligente para distribuir a iluminação de maneira uniforme.  

Dicas para esse estilo

Agora que você já sabe quais são os pilares da decoração moderna, é hora de ver como ele se aplica a diferentes contextos. Veja algumas dicas para dar um toque de modernidade em vários ambientes de casa.

Fachada moderna

Decoração moderna
Foto: Adriana Mello Arquitetura

A fachada é responsável pela primeira impressão que sua casa transmite. Para um visual moderno, aposte em tons neutros e formas geométricas. Você pode trabalhar o contraste entre uma cor clara e outra escura ou revestir uma parte da parede com madeira para destacá-la do restante e dar um toque rústico à construção.

Os muros podem ser ornamentados com texturas 3D ou deixar pedras e tijolos aparentes. Nesse ponto, dá para utilizar o portão como ponto de contraste. Fazer um jardim e aproveitar o verde das plantas agrega a sensação de tranquilidade. 

Sala moderna

Sala de estar moderna

Os elementos essenciais de uma sala com decoração moderna são os móveis com linhas retas. Acompanhados de quadros abstratos e uns poucos acessórios coloridos, você terá um belo lugar para receber as visitas. 

Se você gosta de cortinas, procure modelos feitos em tecidos leves para permitir que a luz natural esteja sempre presente. Quanto à cor, experimente combiná-la com algum móvel e explore o contraste com objetos como abajures.

O sofá é o principal atrativo desse espaço e merece uma atenção especial na hora de escolher. Para salas pequenas, os que têm formato em L são ideais, pois podem aproveitar os cantos das paredes. Um sofá retrátil, que pode ser esticado para receber mais pessoas, adiciona a versatilidade esperada de um ambiente moderno.

Quartos modernos

Quarto moderno

O principal espaço para relaxar precisa ser aconchegante, portanto, o mais comum é investir nas cores neutras, tanto nas paredes quanto nos móveis. Porém, não é obrigatório deixar tudo sempre combinando. É possível dar o seu toque pessoal sem perder a estética moderna.

Para quem também usa o quarto como ambiente de trabalho, algo que se tornou normal com a adesão ao home office, a funcionalidade deve ser prioridade. A cama e a mesa de trabalho podem estar combinadas no mesmo móvel, algo muito útil para cômodos pequenos. Quem tem crianças pode investir em beliches para economizar espaço. 

Cozinha moderna

Cozinha moderna

Praticidade é a palavra-chave para quem quer um visual moderno na cozinha. Para espaços mais restritos, os móveis planejados são a melhor opção para aproveitar cada metro sem bloquear a circulação. Ganchos e nichos vão ajudar a manter tudo organizado em um ambiente compacto e limpo.

Para quem tem um ambiente mais amplo, bancadas e ilhas compõem um visual muito elegante. Use armários com linhas retas e puxadores discretos para garantir um toque sofisticado. 

Quanto aos materiais, aço, vidro e acrílico ficam muito bem com alguns detalhes em madeira. Em relação às cores, paredes claras contrastando com móveis e eletrodomésticos escuros trazem um visual elegante.

Banheiro moderno

Banheiro moderno

Em um banheiro com design moderno, é fundamental pensar nos revestimentos. Azulejos coloridos deixam o espaço mais vibrante, enquanto o acabamento em madeira compõem um visual relaxante. Evite vidros escuros ou com texturas no box. Para os espelhos, quanto maior, melhor. Afinal, são eles os responsáveis por dar a sensação de amplitude.  

Gostou do conteúdo?

Agora que você já sabe como é a decoração moderna e como aplicá-la na sua casa, que tal aprender ainda mais sobre o tema? Veja outros conteúdos como esse no Blog da Arbo. Preparamos um material para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Na Central de Ajuda da Arbo, você vai encontrar todo tipo de informação para resolver aquelas pendências que aparecem de vez em quando sem perder tempo. Lá, você pode aprender a forma correta de fazer um contrato de compra e venda de imóveis.

E se você está em busca de imóveis para alugar ou comprar, visite o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca deixa tudo mais fácil e mostra para você as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

open-house

Veja dicas para organizar seu open house com os amigos

O open house está na moda, sabia? É muito provável que você já tenha sido convidado para uma festa desse tipo nos últimos meses, mas se ainda não foi, é só esperar algum amigo próximo comprar um apartamento novo que você vai receber o convite! Mas afinal, o que é um Open House? Já ouviu […]

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Se você deseja renovar o seu imóvel, pode começar pela decoração de sala, que é um dos cômodos mais ocupados pelos moradores e por visitantes Um novo imóvel é sinônimo de uma nova oportunidade para mudanças na decoração. Contudo, também é possível renovar sua casa e seu apartamento com atitudes simples e baratas. Portanto, se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *