Decoração para casa: tudo que você precisa saber

Está pensando em uma nova decoração para casa? Aqui você vai encontrar dicas, ideias e inspirações para renovar cada cômodo do seu imóvel

A mudança faz parte da vida das pessoas em diversos aspectos. Por isso, é comum que, vez ou outra, os moradores sintam a necessidade de dar uma nova atmosfera aos cômodos do imóvel. Assim, é chegado o momento de começar a pensar em decoração para casa, que, ao contrário do que muitos pensam, pode ser um processo simples e barato.

Esse texto foi feito para ser seu guia nessa tarefa de renovar os ambientes de seu imóvel – que pode ser tanto uma casa quanto um apartamento. Além disso, você também pode descobrir como ter uma decoração simplichique, ou seja, simples e elegante. Aqui você vai saber:

O que acha de começar pela cozinha?

A cozinha é um cômodo essencial e, por isso, está presente em todos os imóveis. Mesmo assim, é comum que a decoração desse ambiente seja deixada de lado por muitos moradores, que pensam o local apenas como um espaço para a produção de alimentos.

decoração-para-casa

No entanto, essa ideia precisa ser mudada, já que uma cozinha bem decorada é essencial para um imóvel harmonioso. A boa notícia é que você pode renovar o ambiente de forma prática, simples e barata. Veja abaixo algumas ideias para começar a decoração para casa:

Experimente usar adesivos nas superfícies

Se você deseja iniciar a decoração para casa pela cozinha, precisa saber que uma das tendências é o uso de adesivo nas superfícies. 

A aplicação desse item pode, entre outros fatores, permitir que você altere a paleta de cores do cômodo sem que haja a necessidade de lidar com a pintura das paredes.

Fique atento à iluminação

A iluminação é um dos pontos-chave da decoração de todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento, mesmo que, muitas vezes, seja subestimada pelos moradores. Além de ser necessária para o bom preparo dos alimentos, as luzes podem contribuir com a construção de uma nova atmosfera.

Uma boa dica para quem deseja inovar é apostar em lustres e luminárias pendentes, que podem, especialmente, estar localizados acima de bancadas e de ilhas.

As cores são muito importantes

Assim como em outros cômodos da casa, a paleta de cores da cozinha deve ser definida com muita cautela. A escolha, desse modo, depende de suas necessidades e dos objetivos que pretende atingir com a nova decoração para casa.

Cores mais claras, por exemplo, refletem melhor a luz e podem criar a impressão de que o cômodo é maior do que realmente é. Já cores mais escuras e quentes podem conferir ao ambiente uma atmosfera mais moderna.

Use o espaço ao seu favor

O comportamento e as necessidades dos moradores passaram por alterações ao longo dos anos. Por isso, muitos imóveis contam com uma cozinha de área pequena, que comporta apenas o necessário. Nesses casos, a dica é aproveitar todos os espaços da melhor forma possível.

Para a decoração da cozinha, você pode, por exemplo, utilizar tanto o teto quanto as paredes para inserir objetos e itens que irão agregar não somente à estética do cômodo, mas também à funcionalidade.

Que tal uma varanda gourmet?

Você já ouviu falar sobre a varanda gourmet? Indicada para moradores que costumam receber familiares e amigos para um jantar, ela pode ser uma solução para imóveis que não possuem muito espaço interno – já que, de fato, não são consideradas, exatamente, cozinhas.

As varandas gourmet estão localizadas no exterior dos imóveis e têm o privilégio de contar com a iluminação natural e com um ambiente mais arejado.

Para saber mais sobre essa opção, o Blog da Arbo indica o vídeo Dicas de como decorar varanda gourmet, publicado no canal Simplichique, no YouTube, no qual a arquiteta e designer de interiores Manuela Lopes fala sobre o tema. Assista:

Decoração para casa: sala de jantar

Agora que você já sabe como renovar a decoração para casa ao iniciar pela cozinha, chegou o momento de descobrir como dar uma nova atmosfera à sala de jantar. Apesar de não estar presente em todos os imóveis, especialmente em apartamentos com áreas mais modestas, o cômodo é importante e pode ser decisivo para quem deseja inovar na decoração do lar como um todo.

A sala de jantar, que é um dos melhores ambientes para que os moradores se reúnam durante as refeições, permite decorações tanto decorações rústicas quanto decorações modernas. Que tal descobrir o que mais combina com o seu estilo?!

Defina o estilo decorativo

Para que a decoração da sala de jantar seja harmoniosa e coerente, é necessário escolher um estilo decorativo para o ambiente. Conforme apontado acima, o cômodo abrange diversas opções, como tendências rústicas e até mesmo decorações minimalistas.

O estilo decorativo deve ser o ponto de partida para a decoração para casa da sala de jantar. Isso porque essa escolha é o que vai guiar o morador nos passos seguintes.

decoração-para-casa

Cortinas: sim ou não?

Essa questão costuma causar divergência entre os moradores que desejam renovar a decoração da sala de jantar: as cortinas são bem-vindas ou é melhor deixar as janelas livres? Na verdade, não existe uma resposta pronta, já que depende do estilo decorativo escolhido pelo morador.

Se você deseja aproveitar a iluminação natural durante o dia, a indicação é ou não usar cortinas na sala de jantar ou optar por tecidos mais leves e mais claros, que permitam a entrada da luz. Essa é uma boa alternativa, por exemplo, para moradores que optaram por um estilo de decoração mais moderno, composto por cores mais quentes.

Já para decorações mais elegantes e sofisticadas, a indicação é investir em cortinas mais robustas, com tecidos finos e com cores claras, que se adequem aos demais itens do ambiente.

Os tapetes podem ajudar

A decoração para casa pode incluir tapetes em diversos cômodos, especialmente na sala de jantar. Assim como no caso das cortinas, esses itens devem ser selecionados de acordo com o estilo decorativo escolhido. 

Nesse sentido, é possível usar um ou mais tapetes que conversem com os móveis e com os objetos do espaço. Os tons desses itens também devem ser pensados para convergir com a paleta de cores do cômodo. 

Que tal um espelho?

Os espelhos são objetos decorativos conhecidos por dar a impressão de amplitude aos ambientes. A boa notícia para quem possui uma sala de jantar pequena é que esses itens são muito bem-vindos e podem auxiliar tanto na sensação de ampliação quanto na decoração.

Os espelhos estão disponíveis em diversos tamanhos e em diversos modelos e, mais uma vez, o morador deve escolher os itens de acordo com o estilo decorativo do cômodo.

Ideias para os quartos das crianças

É claro que a decoração para casa precisa incluir o quarto dos pequenos. Apesar de ser um cômodo especial para os pais, não é incomum que existam dificuldades para iniciar ou até mesmo para renovar o estilo decorativo do cômodo.

Para que, além da estética, a funcionalidade e o desenvolvimento da criança estejam presentes no quarto das crianças, o Blog da Arbo selecionou algumas dicas importantes. Confira:

Encontre uma solução muito criativa para as paredes

O quarto das crianças deve ser um espaço alegre e, para isso, é necessário que os pais tenham bastante criatividade. As paredes devem ser um dos focos do cômodo, já que são decisivas para a criação de uma atmosfera lúdica no ambiente.

Uma boa opção é investir nos papéis de parede, que podem deixar o quarto muito atrativo para as crianças. As alternativas disponíveis no mercado são infinitas e a aplicação é simples, o que permite que você a faça seguindo alguns passos simples.

No vídeo abaixo, publicado no canal Dressa Carolinne, no YouTube, você confere um tutorial de como aplicar o papel de parede adesivo no quarto das crianças. Vamos assistir?

Contudo, se você prefere renovar o cômodo com novas cores, a indicação é apostar em tons que conversem com os itens decorativos. Além disso, é possível optar por pintar apenas uma parede com uma cor mais quente e as demais com tons pastéis.

Os móveis planejados são ótimas opções

Quando os pais pensam no quarto das crianças, precisam avaliar quesitos que vão além da estética. Nesse caso, é preciso considerar, também, o conforto e a segurança dos pequenos. Por isso, a indicação é investir em móveis planejados.

Essa opção garante um ambiente mais funcional e inteligente para que as crianças possam explorar, descansar, estudar e, é claro, brincar. Os móveis planejados são, também, indicados para quartos com áreas mais modestas. 

decoração-para-casa

Não se esqueça: criança tem que brincar

O quarto das crianças precisa englobar um espaço para a diversão. O momento é importante para o crescimento e para o desenvolvimento dos pequenos e, por isso, os pais precisam pensar em um cantinho da brincadeira.

Não há regras para a elaboração desse ambiente, mas é importante que englobe mesas, cadeiras, brinquedos e, também, prateleiras e caixas, que têm o objetivo de facilitar a organização.

E o quarto de casal?

É claro que uma boa decoração para casa precisa incluir o quarto do casal. Nesse cômodo, é possível inovar com dicas simples, que podem, além de estética, conferir mais conforto e mais funcionalidade aos moradores. Vamos às indicações?!

A cama é o foco principal

A cama é o foco principal de qualquer quarto, mas esse móvel é ainda mais importante para a decoração do cômodo dedicado aos casais. Apesar de estar diretamente relacionada ao conforto dos moradores, a cama precisa, também, estar bem decorada.

As possibilidades de decoração da cama são infinitas e o casal pode escolher em quais itens deseja investir. A cabeceira, por exemplo, é um ponto-chave, já que existem diversos em modelos, formas, tamanhos e materiais.

Caso não deseje decorar o ambiente com a cabeceira, não há problema. Nesse caso, a indicação é investir em itens decorativos, que podem ser posicionados em cima da cama, como almofadas.

Decoração, conforto e funcionalidade

Assim como no caso do quarto das crianças, o cômodo destinado ao casal precisa ir além da boa decoração, ao pensar nos conceitos de conforto e de funcionalidade. Isso porque o quarto costuma ser um dos espaços mais utilizados pelo casal e precisa garantir aconchego. 

Desse modo, é importante que, além de bonitos esteticamente, os objetos sejam úteis. Em todos os casos, a recomendação é aproveitar o espaço da melhor forma possível – especialmente em imóveis que apresentam áreas mais modestas.

Por isso, antes de comprar um objeto decorativo para o cômodo, se pergunte: qual o objetivo desse item para o meu quarto e como ele irá compor a decoração e contribuir para o conforto?

decoração-para-casa

Que tal investir em plantas na decoração para casa?

Você já deve saber que as plantas são uma verdadeira tendência quando o assunto é decoração para casa. O que você pode ainda não conhecer são as vantagens de manter a natureza bem próxima, especificamente no quarto do casal.

É isso mesmo: as plantas são excelentes opções para a decoração do cômodo. Além de contribuir com a estética do ambiente, são extremamente benéficas para a saúde, especialmente em questões relacionadas à qualidade do ar e à qualidade do sono.

No entanto, antes de comprar uma ou mais espécies para o cômodo, lembre-se: as plantas são seres vivos e demandam cuidados, que variam de acordo com o tipo escolhido.

Para não errar na escolha, que tal conferir o vídeo Dicas e inspirações para decorar quartos usando plantas, publicado no canal Maryane Nunes, no YouTube? Você pode conferir o conteúdo na íntegra abaixo:

Decoração para apartamentos pequenos

É claro que a decoração de casa também precisa incluir os apartamentos pequenos, que são uma verdadeira tendência nos dias atuais, especialmente devido ao estilo de vida e ao perfil de muitos moradores. 

Apesar de parecer um desafio à primeira vista, a decoração de ambientes pequenos pode ser simples, desde que os moradores sigam algumas dicas. 

Menos é mais

Em imóveis com áreas mais modestas, os moradores precisam se lembrar de que menos é mais. A frase pode parecer um paradoxo no início, mas diz muito sobre aproveitar bem o espaço de um apartamento pequeno. E, ao contrário do que muitos pensam, seu significado vai além do sentido de decorar com poucos objetos.

Na realidade, a decoração para casa que segue essa máxima deve estar voltada a uma atitude de desapego, na qual os moradores devem se desfazer de itens que não irão acrescentar beleza e funcionalidade aos cômodos.

Para não acumular objetos decorativos desnecessários – e até mesmo bagunças não planejadas – evite móveis e superfícies em excesso, como estantes e prateleiras.

Você tem alguma coleção?

Se você possui alguma coleção de objetos, pode aproveitar o espaço de seu apartamento pequeno para expô-los como uma verdadeira decoração para casa. Nesse tópico, o que vale é seu gosto pessoal, já que existem pessoas que colecionam discos, enquanto outras preferem canecas, por exemplo.

Apesar de ser uma boa opção para decorar ambientes pequenos, não se esqueça de nossa primeira dica: menos é mais. Por isso, a sugestão é dispor os objetos da coleção em um cômodo que possua uma parede vazia. 

Faça você mesmo

Você já deve ter ouvido falar no termo DIY, não é mesmo?! O conceito, que significa do it yourself (faça você mesmo, em tradução literal do inglês), está direcionado àquelas pessoas que gostam de colocar a mão na massa.

De acordo com o termo, os moradores podem tanto criar objetos novos a partir de materiais simples quanto modificar itens antigos, para que sejam utilizados como decoração para casa.

Uma tendência atual é o macramê – uma tecelagem manual que utiliza nós para produzir bordados e franjas em itens -, que pode ser aprendido com tutoriais disponíveis em vídeos na internet. A técnica permite que os moradores de apartamentos pequenos repaginem tanto objetos decorativos, como vasos de plantas e abajures, quanto as paredes dos imóveis.

Quer começar a aprender a técnica? O canal Osana Macramê, do YouTube, publica diversos vídeos na plataforma com dicas para quem deseja dar vida a algumas peças. No material abaixo você confere, por exemplo, o passo a passo para produzir wall hanging em macramê:

Objetos decorativos que podem te ajudar

Os objetos decorativos são a maneira mais fácil de renovar a decoração para casa. Isso porque, além de práticos, os itens costumam ser baratos e não demandam grandes esforços dos decoradores.

As opções de objetos de decoração são infinitas, mas, nesse texto, o Blog da Arbo selecionou algumas das principais. Vamos conhecer?!

Abajures

Os abajures são excelentes objetos de decoração para os moradores que, além de pensar na decoração, desejam conferir uma atmosfera mais elegante e mais aconchegante ao ambiente. 

A boa notícia é que, por estarem disponíveis no mercado em diversas formas, modelos, cores e tamanhos, podem ser utilizados em todos os cômodos da casa – mas não se esqueça da moderação.

Nas salas, por exemplo, a indicação é investir em modelos verticais, ou seja, em abajures que podem ser colocados diretamente no chão. Já nos quartos, os modelos de mesa – que, na maioria das vezes, são posicionados nas mesas de cabeceira – são as melhores sugestões.

Garrafas

Se você gostou de aprender um pouco sobre como produzir peças em macramê, pode se interessar pelas garrafas como objetos de decoração. Isso porque esses itens, que são utilizados para decorar tanto imóveis quanto eventos, podem ser produzidos pelos próprios moradores.

A ideia é indicada, também, para quem deseja aproveitar os materiais de forma sustentável, com o objetivo de contribuir com o meio ambiente.

Estatuetas

As estatuetas são verdadeiras tendências de decoração para casa e estão, cada vez mais, presentes nos imóveis brasileiros. Isso se deve, em grande parte, à infinidade de formas, cores e modelos disponíveis no mercado, que agradam moradores de diferentes gostos pessoais.

Esses itens são versáteis e podem ser posicionados tanto no chão quanto na superfície de móveis, como prateleiras e estantes, e até mesmo nas paredes.

Quadros

Os quadros decorativos são excelentes opções para todos os imóveis, especialmente para aqueles que dispõem de áreas mais modestas, uma vez que podem ser posicionados nas paredes, o que não compromete o espaço dos cômodos.

Além de conferirem uma boa estética aos ambientes, os quadros cumprem outra função: a de inserir a personalidade do morador nos cômodos de seu imóvel. Isso ocorre porque as peças podem ser totalmente personalizadas de acordo com o gosto pessoal dos moradores. 

Luzes pisca-pisca

A iluminação é um dos pontos-chave para uma boa decoração para casa. Contudo, muitos moradores subestimam essa questão. A verdade é que é importante saber qual tipo de lâmpada deve ser utilizada em cada ambiente do imóvel.

Nesse tópico, o foco está nas luzes pisca-pisca, que podem renovar a decoração de um ambiente de forma simples, prática e barata. O objeto, que também é chamado de cordão de luz, pode ser posicionado em diversos móveis, como espelhos e prateleiras.

Dicas e ideias simples para a decoração para casa

Mudar os cômodos de um imóvel não precisa ser uma tarefa complexa e cara. Isso porque é possível aliar simplicidade e elegância para fazer um excelente trabalho nos ambientes desejados.

Para te ajudar nessa tarefa, o Blog da Arbo selecionou algumas dicas e ideias simples, que podem ser utilizadas para renovar a decoração para casa.

Você já conhece as pinturas de meia parede?

Uma forma simples de transformar a decoração para casa é renovar a pintura das paredes. No entanto, para fugir do clássico, que tal utilizar as cores de uma forma diferente?

As pinturas de meia parede, também chamadas de paredes bicolor, são uma verdadeira tendência contemporânea. Como o próprio nome sugere, esse estilo de pintura combina duas cores e, além de proporcionar geometria aos ambientes, é uma boa solução para quebrar a monotonia dos ambientes.

Use a reciclagem ao seu favor

Você já pensou que pode utilizar objetos e materiais que já tem em casa para renovar a decoração dos cômodos? Muitas vezes, essa solução é melhor do que comprar itens novos – que podem ser caros e trazer problemas financeiros no final do mês.

As ideias sustentáveis são uma verdadeira tendência e, por isso, você pode reformar itens de decoração, conferindo-lhes seu estilo pessoal.

Combine almofadas

As almofadas são itens que não podem ficar de fora da decoração para casa. Esses objetos estão disponíveis em diversos modelos, cores e tamanhos no mercado e, por isso, sempre haverá um estilo que irá combinar perfeitamente com a decoração que você escolheu para seu imóvel.

Considerada um dos objetos decorativos mais versáteis, as almofadas podem conferir uma nova atmosfera a diferentes ambientes, como às salas e aos quartos. Elas podem, inclusive, deixar o ambiente mais vivo e com mais detalhes.

Que tal uma parede decorada?

Se você deseja mudar radicalmente a atmosfera de um cômodo, pode investir nas paredes decoradas. As opções são diversas e você pode escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil pessoal.

Papéis de parede

Se você não gosta de trabalhar com tintas, pode optar pelos papéis de parede. As opções disponíveis no mercado são infinitas e, com certeza, existem alternativas que se adequem ao estilo decorativo que você escolheu para seu imóvel.

Uma tendência atual são os papéis de parede na cor preta. O tom, além de conferir uma atmosfera mais moderna e inovadora aos cômodos, chama atenção e é bastante exótico, o que pode agradar os moradores que buscam fugir do comum.

E se o papel de parede não parece interessante, é possível aplicar adesivos nas paredes. Mais simples do que os papéis, os adesivos são, na maioria dos casos, feitos de vinil e podem renovar a decoração em minutos.

A aplicação é tão fácil e tão rápida que pode ser realizada pelo próprio morador e a durabilidade varia de acordo com a qualidade do material do adesivo. Que tal investir nessa ideia?!

Textura

As paredes decoradas com textura também são boas opções para renovar a atmosfera dos ambientes. Apesar de ser uma alternativa, muitos designers de interiores recomendam que a aplicação da textura seja feita com moderação, ou seja, em apenas uma das paredes de um cômodo.

Apesar de não ser uma técnica complexa, a aplicação da textura demanda atenção e conhecimento. Por isso, se você não tem familiaridade com o tema, a sugestão é contratar um profissional especializado.

E a estética não é o único benefício da textura. Por ser um modelo com secagem rápida e com boa resistência, garante maior durabilidade e proteção às superfícies em que foi aplicada.

Fitas adesivas e papel contact

As fitas adesivas, bem como o papel contact, são boas alternativas para quem deseja decorar as paredes de forma prática e rápida. Esses materiais podem ser utilizados de várias formas, como na composição de desenhos na própria superfície e até mesmo para emoldurar fotografias.

Essa dica é interessante, principalmente, para pessoas que moram em imóveis alugados. Por se tratar de uma locação, muitas vezes, os moradores não têm permissão para interferir na estrutura da casa ou do apartamento e, por isso, não podem pintar as paredes, por exemplo.

O que você achou desse guia sobre decoração para casa?

O Blog da Arbo quer saber: qual é a sua opinião sobre esse guia completo sobre decoração? Não se esqueça de nos contar suas impressões na caixa de comentários abaixo. Você pode, também, deixar sugestões, críticas, elogios e até mesmo dúvidas.

Caso tenha gostado do material, compartilhe o conteúdo com amigos e familiares que pretendem renovar a decoração para casa. Para mais artigos como esse, não deixe de navegar pelo Blog da Arbo.

Não se esqueça, também, de visitar a Central de Ajuda da Arbo, que pode auxiliar na resolução de problemas cotidianos, como a emissão da segunda via de faturas e o passo a passo para solicitar a troca de titularidade de contas.

E, para encontrar um novo imóvel, acesse o Portal da Arbo, que reúne milhares de casas e de apartamentos em diversas cidades do Brasil.

Postagens relacionadas

decoração de sala pequena

Confira dicas para decoração de sala pequena

Está pensando em renovar a sala da sua casa, mas não tem muito espaço? Confira algumas dicas de decoração para sala pequena neste texto.  Os moradores que moram em casas ou apartamentos com ambientes pequenos têm um grande desafio quando pensam em renovar a decoração de seus lares. Isso porque, quando temos ambientes pequenos, a […]

guarda-moveis

Guarda móveis: o que é e quando contratar o serviço?

Se você está pensando em reformar a casa ou se mudar e não sabe o que fazer com seus itens e pertences, talvez um guarda móveis seja a melhor opção. Confira! Cada vez mais, casas e apartamentos surgem com tamanhos mais compactos e cômodos pequenos. Pode ser que, em uma mudança ou reforma, nossos objetos […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *