16 de maio de 2022

Decoração para o natal: Saiba como aplicar

decoração-de-natal

Já é dezembro, e não tem como começar esse mês sem pensar em uma coisa: decoração para natal!

E vamos combinar que não há nada melhor do que preparar os ambientes para celebrar essa data em família e curtir as festas natalinas de um jeito especial.

Decorar o lar para essa data é tradição nacional, e o legal é que tem várias opções simples e até em conta para deixar o seu espaço no clima natalino, seja com enfeites mais modernos como almofadas, mais tradicionais com as árvores, ou até mais econômicos, onde você mesmo pode criar e usar da mesma forma de um décor comprado. 

O Natal brasileiro inunda a casa da gente de verde e vermelho, né? As cores presentes em enfeites da árvore de Natal, na guirlanda e nos objetos, trazem aquela sensação de que mais um ano está chegando ao fim, e ao mesmo tempo, que um novo está por começar! 

Se você está animado (a) para o esse Natal e que arrasar nesses enfeites,  fique ligado (a) em algumas dicas que preparamos neste post! Se ainda está com dúvidas em relação a como decorar, vem com a Arbo que a gente te mostra tudo!

Ideias clássicas de decoração para natal 

De árvores a guirlandas e luzes, o Natal é uma data que permite brincar demais com a parte de decoração, né? Mas se você é do tipo mais clássico, e gosta mesmo de tradição natalina, vamos te dar algumas dicas das opções mais habituais, para você aplicar aí na sua casa. Vamos lá!

Árvore de natal 

Verde, de tamanho médio e com bastante espaço para colocar luzes e bolinhas! As árvores clássicas são sempre as mais vendidas e ótimas escolhas para quem ainda está com dúvidas do que colocar dentro de casa para dar um ar de festa de fim de ano e fazer a sua decoração para natal. Na hora da indecisão já sabe, vá sempre dessa decoração clássica, que não tem erro!

Guirlandas

Nas portas, nas paredes, no teto, penduradas, presas, enfim… As guirlandas são um dos maiores símbolos do Natal e têm uma energia tão boa que mudam completamente o ambiente ao redor apenas com a sua presença. Além disso, ela é vendida em diversos preços, e tamanhos e podem ser encontradas facilmente em qualquer loja na parte de decoração de Natal clássica.

Aplique a cor vermelha

Para entrar de vez no clima mais clássico, adicionar vermelho à decoração é quase um mandamento. É impossível desvencilhar a cor da época. Por isso, se você é do tipo que ama um clima natalino em sua forma original, vale usar e abusar desse tom, que se vier acompanhado do verde e do dourado se torna ainda mais característico!

Além da paleta de cores, estampas também podem fazer a diferença, como o xadrez, que traz aquela carinha de decoração para natal americana que tanto vemos nos filmes.

Ideias modernas de decoração para natal 

Há muitas maneiras de deixar a casa no clima de Natal, e algumas delas não precisam necessariamente passar pelas árvores tradicionais ou pelas guirlandas.

Se você não é do tipo que mergulha na decoração natalina ou não tem muito espaço em casa, um cantinho minimalista e discreto pode ser o ideal para deixar o seu cantinho no clima de fim de ano. Olha só o que separamos para você nesse quesito mais “moderninho”. 

Bolas decorativas

Alguns galhos acomodados em um vaso transparente e bolas decorativas já deixam a sala no clima do Natal. Que tal uma das bolas em tom rosé? Que pode fazer par com algum outro elemento em um tom parecido para dar um contraste? O jogo de proporções das bolas decorativas também reforça a atmosfera contemporânea dos enfeites natalinos.

Tons terrosos

Se na decoração para natal mais clássica o vermelho reina, do outro lado, uma roupagem nova com tons diferentes é uma ótima pedida! Vasos em vidro transparente em tons terrosos podem ser usados o ano todo. Nesta época de festas, os galhos recebem bolas decorativas no mesmo tom de marrom e um outro modelo transparente. Adicionar poucos enfeites é uma boa maneira de transformar a decoração do dia a dia.

Enfeites geométricos

Poucas propostas são tão ousadas quanto esta. A moldura triangular com um gancho em uma das pontas simula uma linda árvore em cima da mesa. Cinco bolas decorativas nos tons de branco, cinza e vermelho revelam a decoração moderna da proposta. Aposte em outra moldura de triângulo e algumas velas no fundo, que completam o décor de Natal.

Velas enfeitadas

As velas não podem faltar em uma decoração para natal. E para deixá-la com um ar mais moderno, envolva ela em folhagens e uma fita branca. Sim… simples assim! Você ainda pode usar outros elementos, como canela em pau, por exemplo, que dão um charme todo especial!

Faça você mesmo o seu enfeite de Natal! 

Agora, se você quer mesclar o moderno com o barato, que tal fazer você mesmo alguns enfeites? Veja abaixo algumas ideias bem legais!

Laranjas decorativas

Já pensou em usar frutas na sua decoração para natal? Parece meio estranho né? Mas é possível! Utilize as laranjas cortadas e coloque elas em um forno até secar. Em seguida, junte ela com alguns galhos para decorar. O décor fresco pode ser finalizado com esculturas de cerâmica em formato de árvore de Natal. Uma proposta muito bacana, não acha?

Árvores de origami

Se você gosta de fazer origamis, que tal criar árvores de dobradura? Com um design simples e de linhas retas, essas pequenas peças podem render uma decoração para natal de estilo contemporâneo e muito barato! E você ainda pode pensar em uma paleta de cores que combine com o estilo da sua casa. Siga um passo a passo para criar suas pequenas árvores de papel para facilitar o processo.

Luminária natalina

Se você quer deixar sua mesa de Natal ainda mais bonita, combinando a decoração com a toalha colorida, pode produzir uma linda luminária. Tudo o que irá precisar é de uma garrafa de vinho vazia e de luzes pisca-pisca, que podem ser brancas ou coloridas. Depois de ter os dois itens em mãos, você simplesmente vai inserir as luzes dentro da garrafa, para poder iluminar e enfeitar onde quiser utilizando a sua decoração para natal. 

Árvore de Natal de livros e de fotos

Uma dica pra quem tem muitos livros em casa é montar uma árvore com eles. Depois é só colocar alguns enfeites, pisca-pisca e está pronto! Agora, sabe aquelas fotos que você mandou revelar? Que tal usá-las para montar uma árvore de Natal? 

Você vai precisar apenas das fotos e fita dupla face. Depois você pode decorar como preferir: vale colocar uma estrela no topo, colocar alguns enfeites e colocar um pisca-pisca. Ela é ideal para quem tem pouco espaço e um coração enorme, já que ela ocupa só uma parede e tem uma proporção emocional enorme!

Guirlanda de natal com rolhas

Já falamos aqui sobre a simbologia das guirlandas que são colocadas na porta de entrada da casa e não podem faltar na decoração para natal. E que tal inovar sem muito gasto,e fazer uma guirlanda diferente, usando rolhas?

Para fazer a guirlanda de rolhas, você vai precisar de: rolhas de vinho, arco de madeira ou guirlanda simples, cola quente, um laço vermelho ou um sino. Utilize a cola quente para colar as rolhas no arco, uma ao lado da outra até cobrir tudo e não sobrar espaço entre elas. 

Espere secar por alguns minutos e faça uma segunda camada, fixando as rolhas de maneira aleatória. Decore com o laço ou o sino, da maneira que preferir!

Aposto que depois de todas essas ideias de decoração para natal o seu fim de ano será muito mais iluminado com a magia dessa data tão incrível. Envie esse post para seus amigos e deixe a sua sugestão de enfeite aqui nos comentários! 

Veja mais conteúdos de outras datas comemorativas no Blog da Arbo, como por exemplo nosso especial de Halloween em que mostramos as casas mais assombradas ao redor do mundo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

morar perto de praças

Por que morar perto de praças?

Você sabia que morar perto de praças deixa as pessoas mais felizes e reduz o risco de várias doenças? Pois é! Saiba mais nesse artigo Muitas pessoas procuram opções de moradia que tenham proximidade com alguma área de lazer e, porque elas permitem maior contato com a natureza, ou seja, muito ar puro e muita […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *