1 de julho de 2022

O que saber para fazer decoração para quarto infantil

Se você quer criar uma decoração para quarto infantil que ajude no desenvolvimento e criatividade do seu filho(a), então esse post é para você! Veja essas dicas

O quarto de uma criança serve tanto para brincar, quanto para criar, estudar e relaxar. É um espaço do tipo “faz tudo” para os membros mais jovens da casa, ou seja, nada mais justo que esses espaços exijam uma boa contribuição criativa quando se trata de decoração. Assim, é importante pensar em uma boa decoração para quarto infantil.

Dito isso, decorar o quarto do seu filho ou filha pode ser um processo tanto quanto intimidador. Você provavelmente vai querer que esse espaço tenha uma ótima aparência, seja funcional e que capture toda a imaginação do seu filho.

Nesse último caso, como as crianças já têm algumas ideias próprias quando se trata de seus quartos – infelizmente nem todas com as quais você vai concordar –, existem algumas formas para não deixar o estilo e a funcionalidade serem comprometidos. 

Tenha em mente que não importa se estiver projetando um quarto compartilhado, trabalhando com um espaço pequeno ou apenas procurando um conceito autêntico para tornar o quarto do seu filho verdadeiramente único. Criar um espaço para o seu filho brincar e crescer pode e deve ser uma experiência divertida.

Pensando nisso, listei baixo algumas dicas e estilos para decoração de quarto infantil que estão super em alta e que talvez possam ajudá-lo a identificar os desejos atuais e as necessidades futuras do seu filho. De tal modo que seja possível encontrar aquele equilíbrio importante entre o prático, divertido e sofisticado. Certamente essas ideias o inspirarão, confira agora!

Como começar a decorar um quarto infantil?

É muito importante que o planejamento seja a primeira etapa de todo o processo de decoração para quarto infantil. Então, comece pensando primeiramente no valor que você pretende investir nas mudanças desse ambiente e não se esqueça de estabelecer um prazo limite até a finalização. Feito isso, você já pode seguir com as seguintes dicas:

Utilize móveis e objetos de madeira que sejam funcionais

Infelizmente aquelas crianças que crescem nas grandes metrópoles não conseguem encontrar a oportunidade de conviver com a natureza. Portanto, se esse for o caso do seu filho(a), você pode optar por usar móveis e alguns elementos de decoração de madeira, para levar a energia tranquila da natureza para dentro desse espaço. 

decoração-para-quarto-infantil

Aliás, para inclusive proteger a saúde do seu filho, você pode escolher produtos feitos de materiais de madeira naturais e sustentáveis, ​​que não contenham quaisquer produtos químicos prejudiciais.

E falando em funcionalidade, as dicas de quartos montessorianos não nos deixam esquecer que uma boa decoração para quarto infantil deve ser feita para gerar autonomia para a criança, sendo assim, adquira móveis que deem liberdade para eles observando bem a altura, largura e comprimento de cada um deles. 

Personalize de acordo com o gosto da criança

Com diferentes perspectivas e diferentes interesses, cada criança tem um mundo próprio e único. Ou seja, é muito importante que você analise a alma, os interesses e as curiosidades do seu filho(a) antes de se perder nas próprias ideias de decoração para quarto infantil.

Sendo assim, escolha um tema de decoração em que ele ou ela se identifique. Trazer um tema com elementos espaciais, da natureza ou de heróis fantásticos, não é apenas questão de estética, mas também vale para despertar a curiosidade e a imaginação das crianças.

Dê uma função prática às paredes

Assim como nas outras partes da casa, as paredes do quarto das crianças também precisam de um toque de design.

Dessa forma, se você tem um filho muito enérgico, não vai ter como fugir de trazer elementos de esporte ou jogos. Para isso, você poderia destinar uma área específica do quarto onde a criança possa gastar facilmente toda sua energia. Uma ideia seria instalar uma parede de escalada, por exemplo.  

Já por outro lado, se o pequeno gosta de arte, pintura e cores, pode ser uma escolha inteligente fazer uma decoração na parede, onde contenha elementos que permitam que ele desenhe. Uma outra forma de fazer isso é criar uma parede quadro-negro pintado sobre uma das paredes. 

Pendurar algumas molduras coloridas para criar uma galeria de exibição das artes de seu filho também é uma ideia criativa e divertida. Esses detalhes fazem a diferença e são extremamente úteis para o desenvolvimento da criança, além de estimularem a criatividade.

Crie um canto para estudos e leitura

É muito difícil para as crianças em idade escolar estudar e fazer lição de casa, por causa das distrações. No entanto, os pedagogos afirmam que esse problema pode ser superado criando um local de estudo confortável, motivado e que atenda às necessidades.

decoração-para-quarto-infantil

 Ao projetar um canto de estudo independente, você pode ajudar seu filho a estudar mais intensamente em um canto do quarto que você vai decorar. Na verdade, pendurar palavras motivacionais na parede atrás da mesa de trabalho ou fazer um quadro com as metas de seu filho pode mudar totalmente a visão negativa do trabalho do curso.

O pequeno leitor, morador do quarto, tem espaço e aconchego para viajar pelas páginas de suas histórias favoritas. É ideal para coleção de livros armazenada em um local específico. 

decoração-para-quarto-infantil

Gostou das dicas? Não deixe de comentar e compartilhar nas redes sociais.

Projetos Criativos

Somos um blog que busca entregar inspirações de decoração, arquitetura e organização. Acreditamos que você merece sim ter a casa que você deseja, do jeito que você sonha!

Postagens relacionadas

locação de imóvel mudança

Locação: como se mudar de um imóvel para outro

A locação de um imóvel envolve processos de mudança. Antes de ir para o novo lar, entretanto, é importante estar atento a alguns pontos para que tudo saia conforme o esperado Sair de um imóvel alugado pode realmente ser algo bem simples, basta estar preparado. Por isso, para te ajudar durante o processo de locação, […]

inquilino-inadimplente

Inquilino inadimplente: saiba como resolver conflitos

Se você tem imóveis alugados, é fundamental saber como agir em casos de inquilino inadimplente. Veja como lidar com esse problema! Lidar com o inquilino inadimplente é um grande entrave para quem aluga imóveis. Contudo, a legislação prevê alguns mecanismos para auxiliar na resolução de conflitos. Cabe ao proprietário agir com cautela para não deixar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *