18 de outubro de 2021

Decoração de quarto pequeno: como usar o espaço?

decoração-quarto.pequeno

A decoração de quarto pequeno pode ser um desafio, mas com um pouco de criatividade e disposição é sim impossível. Confira neste texto algumas dicas para te ajudar neste momento. 

Nos últimos anos, com o aumento do número de moradores em  apartamentos, é muito comum as pessoas terem quartos pequenos para decorar. Neste momento, surge um grande desafio. Isso porque, em ambientes menores, é normal surgirem algumas restrições em relação à decoração. 

Mas, como já mostramos em alguns outros textos do Blog da Arbo, decorar um cômodo que seja menor não é uma tarefa impossível. Pelo contrário. Com criatividade e disposição é possível deixar o quarto com a sua cara e alinhado com as tendências do mundo da decoração. 

São dicas, principalmente, para quem busca aliar economia e beleza. Já que, principalmente em períodos nos quais as finanças estão limitadas, cada centavo economizado nas despesas mensais contam. 

Pensando nisso, o Blog da Arbo reuniu as melhores dicas para realizar decoração de quarto pequeno sem gastar muito. 

Mas, antes disso, vamos pensar de forma mais geral e te dar algumas ideias para decorar apartamentos pequenos. Confira! 

decoração-quarto-pequeno

Apartamento pequeno: como decorar? 

Planeje tudo com calma

Todo bom projeto de decoração começa com planejamento. Por isso, antes de colocar a mão na massa, é importante você se organizar em relação ao ambiente. 

Essa etapa envolve algumas atividades como mensurar e registrar a dimensão de cada cômodo, estudos e referências, pensar em quanto você pode gastar com a decoração do seu apartamento. 

Dessa forma, é possível elaborar um plano de espaço que cada móvel irá ocupar. Procure sua fita métrica e perceba como a metragem pode auxiliar o seu cantinho a ganhar uma cara nova.

Organizar os espaços antes de realizar a decoração de apartamento pequeno significa ocasionar o rendimento do espaço. O objetivo é deixar seu cômodo gracioso, agradável e prático, para que você se sinta confortável dentro de casa.

Já conhece o minimalismo?

Para realizar uma decoração de apartamento pequeno, é preciso pensar que menos é mais. Ao contrário do que muitas pessoas deduzem, essa expressão vai muito além do que decorar com poucos objetos. 

A frase possui o significado de você prestar atenção aos detalhes e idealizar alternativas com cautela. Procure priorizar o bem-estar no ambiente e montar uma decoração com um perfil de desapego. Caso você não precise, se desfaça dos diversos objetos sem utilidade em sua casa.

Você sabe o que é minimalismo? Quando falamos sobre decoração de casa, o movimento é baseado na sobriedade, elementos puramente decorativos são quase ausentes nesse tipo de decoração. 

Esse movimento preza pela elegância por meio da simplicidade. E, mesmo que você não precise seguir o minimalismo em si, pode ser uma ótima inspiração para você começar a pensar na decoração da sua sala pequena. 

É o famoso menos é mais que pode fazer todo o sentido para o seu ambiente. Já que o minimalismo preza pelo predomínio de linhas retas e traçados geométricos ao invés de muitos elementos. Esse estilo pode trazer sobriedade e aproveitar bem os espaços do seu apartamento. 

decoração-quarto-pequeno

No Blog da Arbo, você pode conferir um texto inteiro sobre o assunto. Confira aqui. 

Adote o faça você mesmo (ou, do it yourself, em inglês)

Essa dica aqui é especial para quem deseja economizar na hora da decoração. O faça você mesmo é movimento que propaga os benefícios da prática de botar a mão na massa. Nele, é possível modificar objetos que antes se encontravam abandonados pela casa em belíssimos enfeites decorativos.

Uma ideia interessante que pode te interessar é repaginar itens como recipiente para flores com tecidos estampados da sua preferência ou vasos com pinturas coloridas que combinam com os seus gostos. As opções deste tipo de decoração são imensas. E, com certeza, o resultado é satisfatório a quem se propõe a esse desafio.

Decoração de quarto pequeno: conheça as 5 principais dicas

Se você está cansado do visual de seu quarto, mas acha que tem pouco espaço para fazer uma decoração de qualidade, confira essas 5 dicas que temos abaixo para você. 

1 – As cores podem fazer toda a diferença 

As cores estão presentes em todos os tipos de decoração. Isso porque elas realmente tem o poder de mudar todo o cenário do ambiente, trazendo novas sensações, percepção de tamanhos e um estilo único para os cômodos.

Quando falamos sobre decoração de quarto pequeno, as cores das paredes não podem incomodar o morador. É claro que essa mudança envolve determinado trabalho, especialmente se você se dispor a mexer com as tintas sem o auxílio de um profissional, mas saiba que é possível.

Abaixo, confira um pequeno passo a passo para caso você pense em mudar a cor da parede do seu quarto sozinho: 

– Organize o espaço e os itens que serão utilizados. E lembre-se: para não manchar móveis e objetos, proteja-os com papéis impermeáveis.

– Para evitar acidentes com as latas de tinta, reduza a quantidade de tintas. É possível aplicar menos tinta nas paredes se, antes do processo, você passar um primer ou um selador na superfície. Esses produtos fazem com que a tinta, quando aplicada, seja absorvida uniformemente, o que evita manchas e desperdício de material.

– Inicie a pintura de uma ou de mais paredes pelos cantos. Contudo, preste atenção: nas partes próximas ao teto e ao chão, não se esqueça de proteger as áreas que não devem ser pintadas – você pode, por exemplo, usar fita crepe.

2 – A iluminação vai mudar complemente a decoração do seu quarto pequeno

Muitos especialistas do design confirmam que uma boa iluminação é o grande segredo do sucesso da decoração de um cômodo. Por isso, na maioria dos projetos dos profissionais, esse item está muito presente. 

Uma dica importante é que, durante o dia, você aproveite a luz natural para realçar a decoração. Para isso, além de abrir as janelas, prefira cortinas de cores claras e de tecidos leves.

Existem diversas opções no mercado para escolher entre luminárias, lustres e abajures que mais se adequam ao estilo de decoração que você escolheu para o imóvel. Mas, lembrando que a grande dica mesmo quando o assunto é iluminação é tentar valorizar ao máximo a natural. Pois, nenhuma outra tem o mesmo poder para mudar o tom de um ambiente e deixá-lo simplesmente lindo. 

3 – Aposte em móveis funcionais 

Para qualquer cômodo, é muito importante seguir o padrão dos móveis. Por exemplo, se você optar por mesas arredondadas, por exemplo, a cadeira deve ir por essa mesma linha. 

Ao mesmo tempo que se a madeira da sua cama, por exemplo, for do estilo rústica, a mesa lateral do seu quarto também deve acompanhar essa tendência. 

Quando falamos de quartos pequenos, além dessa padronização, é essencial você pensar na funcionalidade dos móveis. Os móveis funcionais são excelentes opções para quem deseja transformar o quarto em um ambiente mais minimalista. 

Nesse caso, a melhor aposta são os móveis planejados, que podem ser feitos de acordo com as suas necessidades e com as dimensões do cômodo. 

4 – Já pensou em plantas na decoração do seu quarto pequeno?

Para fazer uma decoração de quarto pequeno acolhedora e moderna, a dica é utilizar as plantas. Além de serem um item acessível, elas enchem o ambiente de vida e cor. 

Entre os motivos mais importantes para ter plantas em casa está a forma em que elas proporcionam leveza e tranquilidade para o seu imóvel. Ter uma diversidade de espécies eleva o bem-estar e a receptividade dos moradores. 

Mas, claro que você precisa pensar em alguns cuidados: Para quem é de ficar muito tempo fora de casa, é legal pensar em espécies de plantas que sejam mais resistentes e possam se manter por períodos longos sem atenção. 

Então, sempre considere a sua rotina como um fator decisivo, ou seja, se você irá conseguir proporcionar tempo para o cuidado das plantas, visto que a saúde delas deriva dessa informação.

5 – Considere espelhos em seu quarto 

Os espelhos nunca saem de moda. Mais do que um simples acessório, são verdadeiros curingas capazes de repaginar um ambiente de modo quase instantâneo. 

Simples e versáteis, aparecem como uma opção incrível e mais acessível para dar mais personalidade na decoração, já que existem disponíveis no mercado modelos de diversos tipos, tamanhos e formas. 

Nos quartos femininos, são muito utilizados nas portas de correr dos guarda-roupas. Essa técnica, além de ser funcional para o dia a dia, também ajuda a ampliar a sensação de luminosidade e tamanho do ambiente. 

decoração-de-quarto-pequeno

O que achou das dicas de decoração de quarto pequeno?

Comente na caixa abaixo sua opinião sobre as dicas de decoração de quarto feminino selecionadas pelo Blog da Arbo

Para conferir outros artigos como esse, não se esqueça de navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você aprende a organizar sua casa após a mudança, bem como a decorar sua cozinha e muito mais.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que te auxilia em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solicitação de troca de titularidade de contas, os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil e outros conteúdos.

E se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal para você e para sua família, não deixe de visitar o site da Arbo, que reúne casas e apartamentos em centenas de municípios do País. Acesse!

Postagens relacionadas

troca de apartamento

Troca de apartamento: quais são os cuidados?

Se você deseja realizar a troca de apartamento, precisa se certificar de que o novo imóvel é uma boa opção. Nesse texto você vai verificar tudo que precisa ser analisado antes da negociação e da mudança É possível que você já esteja cansado de morar no mesmo imóvel após muitos e muitos anos. Por isso, […]

como-funciona-o-consórcio-imobiliário

Descubra como funciona o consórcio imobiliário

Se você deseja comprar uma casa ou um apartamento, precisa saber como funciona o consórcio imobiliário. Nesse texto você confere todas as informações sobre o assunto A compra de um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, o pagamento à vista não é uma realidade para a maioria da população. Nesse caso, muitos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *