27 de janeiro de 2022

Decoração retrô: saiba tudo sobre o estilo

decoração-retrô

Você já ouviu falar de decoração retrô? Se você está pensando em decorar sua casa nova, fique com a gente, nós trouxemos as principais dicas e tendências para esse estilo de decoração!

Em algum momento da sua vida, você já pensou na decoração de sua casa, seja antes de construí-la ou depois de muitos anos morando nela. A verdade é que uma repaginação de vez em quando é essencial para dar novos ares à casa e aumentar nosso amor pelo lar. Se você já pensou na decoração retrô, esse é para você.

Nós escolhemos a decoração que mais tem a ver com a gente, assim, personalizando nossa casa de acordo com nós mesmos. Se você tem um perfil nostálgico que gosta de uma decoração que faça referência ao passado, de uma forma que fique harmonioso, a decoração retrô é a melhor solução. Acompanhe as melhores dicas e inspirações para esse estilo de decoração. 

O que é a decoração retrô?

sala-retrô

Retrô tem tudo a ver com retrospectiva ao passado, principalmente dos anos 60,70 e 80. Anos que marcaram a vida de muita gente e trazem saudade, não é à toa que a decoração retrô busca a visitação dessas décadas. 

Assim, todo e qualquer objeto, cor, textura e estilo ligados à decoração retrô irão fazer referência à estética dos anos mencionados. Entretanto, não podemos confundir retrô com vintage. O primeiro está ligado a uma releitura do passado, não utilizando os itens que de fato foram feitos naquela época. Já o estilo vintage utiliza objetos revitalizados que realmente foram confeccionados há muito tempo. 

Para os nostálgicos, esse tipo de decoração é realmente essencial, pois pode trazer à tona memórias de momentos passados. Sem falar que, se você utilizar da maneira correta esse tipo de decoração, sua casa vai ficar realmente estilosa e moderna, não correndo o risco de apenas se tornar uma mera cópia de um lar da década de 60, por exemplo. 

Principais elementos da decoração retrô

O estilo de decoração retrô pode trazer muita simplicidade, aconchego e charme para seu lar, por isso, vamos falar dos principais elementos para essa tendência. 

Cores

As cores de sua casa devem ser escolhidas com sabedoria e atenção. Na decoração retrô é muito comum a utilização de cores fortes como o vermelho, amarelo, azul e laranja. O branco combinado com o preto, também é muito utilizado por adeptos desse estilo. 

Entretanto, você deve tomar cuidado em relação a onde utilizar essas cores. Aquelas mais vibrantes como o vermelho e o amarelo, tem muito mais afinidade com eletrodomésticos, móveis e itens de decoração. Já para paredes e pisos, é recomendado usar cores neutras, assim não fazendo com que sua casa fique muito colorida, mas tenha harmonia entre a estrutura e os móveis. 

É comum também a presença de papéis de parede em alguns cômodos e paredes específicas. Não utilize em todas as paredes da casa, apenas em algumas para dar um contraste e um toque de sofisticação. 

Texturas e materiais

Em relação às texturas presentes na decoração retrô, pense sempre em inspirações do passado. Uma boa sugestão é utilizar em móveis texturas como o veludo e em certos objetos decorativos o vinil. Esse último está diretamente relacionado à cultura dos discos, muito presente na década de 70 e 80. 

Já os materiais mais utilizados são a madeira e o plástico, que podem fazer parte de móveis, eletrodomésticos e itens decorativos. Geralmente, a decoração dessa época tinha ângulos retos e geométricos ou era totalmente abstrata. 

Para móveis como banquinhos, camas, sofás e armários, é importante a presença de pés de madeira em formato palito. 

Elementos decorativos 

Uma das primeiras ideias de decoração que vêm à cabeça quando pensamos no estilo retrô é a presença de um telefone de disco colorido, aqueles em que para discar, você tem que colocar o dedo na posição em que se encontra o número no disco e girar até o fim para ele ser registrado. 

Mas não para por aí. Muitas pessoas gostam de adicionar à decoração retrô aqueles quadros com celebridades hollywoodianas ou com figuras clássicas de propaganda das décadas de 60,70 e 80. Ainda, você pode utilizar até objetos como bicicletas e abajures que façam referência a decoração daquelas épocas. 

Como dito anteriormente, papéis de parede com estilos antigos podem dar a sua casa mais um toque retrô, então utilize essa opção. Plantas também são muito bem-vindas para dar um toque de naturalidade e frescor à sua casa. 

decoração-retrô

Decorando cada cômodo

Agora que já falamos das principais características da decoração retrô, nós iremos passear por cada cômodo da casa para sugerir dicas de como decorá-los. 

Cozinha

Vamos começar pela cozinha, ambiente em que cozinhamos nossa comida e abusamos da criatividade. Em primeiro lugar, você deve pensar se um papel de parede ficaria bem em sua cozinha, pois como já foi dito, eles são importantes para deixar sua casa com um ar retrô.

Se a mesa de jantar estiver em sua cozinha, lembre-se que ela deve, preferencialmente, de madeira ou de ferro, dependendo da época que você queira fazer referência. Assim como o piso, se casar bem com os elementos de sua cozinha, o piso pode ser aquele preto e branco quadriculado. 

Você também pode investir em cortinas e objetos como chaleiras, copos e pratos retrôs. Mas fique atento para o ambiente não ficar muito carregado de cores e elementos. O objetivo é sempre gerar um ambiente harmonioso e confortável

Em relação aos eletrodomésticos, eles irão ser o foco principal de sua cozinha. Assim, pense em comprar eletrodomésticos com cores fortes e vibrantes. Caso você goste muito de uma geladeira retrô e pense em utilizá-la em qualquer estilo de decoração, assista esse vídeo do canal Viva Decora – Casa, Decoração e DIY. Disponível no Youtube, o vídeo está intitulado como Geladeira retrô – Como usar em qualquer decoração.

Sala

A sala é um ambiente em que podemos carregar com mais decoração para trazer definitivamente a sensação de retrô. Por isso, em relação aos elementos decorativos, adicione vitrolas tocadoras de discos de vinil, máquinas de escrever, bicicleta antiga ou até mesmo o famoso telefone de disco. 

Em relação aos móveis, você pode escolher sofás que tenham um formato mais arredondado e tecidos de veludo, com cores vibrantes. As mesas de centro e o rack podem ser de madeiras e todos os móveis podem contar com os pés de madeira em formato palito. 

Você pode utilizar papéis de parede, quadros, cortinas e tapetes que façam referência às décadas passadas. Mais uma vez, tenha cuidado para não carregar o ambiente e dar a impressão de um ambiente muito carregado. 

Quartos

Os quartos devem ter como prioridade o conforto e aconchego. Você pode investir em papéis de parede, tapetes e uma cabeceira que façam referência ao estilo retrô.

Ainda, penteadeiras, estantes e armários são uma boa opção para transformar seu quarto. Em relação a itens decorativos você pode investir em quadros retrô, luminárias estilosas e grandes espelhos com moldura antiga. 

Os tecidos de travesseiros e lençóis podem ser com cores vibrantes ou até mesmo psicodélicas se você quiser referenciar a década de 70. 

Banheiro

O banheiro retrô vai seguir na mesma linha que sugerimos para os outros cômodos da casa. Você pode optar por papéis de parede e até uma cortina. Ainda, não esqueça que cores vibrantes devem ser combinadas com cores neutras, para dar um efeito harmonioso. 

O armário da pia pode ser de madeira e lembrando sempre dos pés de madeira em formato palito. Pense em ter grandes espelhos com molduras e luminárias com personalidade, para transformar o ambiente em um estilo retrô. 

Se couber no seu orçamento, nada é mais retrô que uma banheira. Então veja aquela que mais faz referência às décadas passadas e a instale em seu banheiro. Lembrando que uma banheira com pés pode ser mais adequada para esse tipo de decoração. 

Jardim 

Mais do que pensar nas plantas você deve pensar em móveis e itens decorativos para o seu jardim retrô. Mesa com cadeiras e bancos de ferro estilizados podem fazer parte da decoração de seu jardim. Ainda, outra opção que pode fazer referência ao estilo retrô é a madeira e cadeiras de praia com listras coloridas, alternando em branco e outra cor. 

Itens decorativos do jardim retrô podem ir desde luminárias até regadores de decoração e carriolas coloridas com plantas instaladas. Estatuetas também são um importante item de decoração para seu jardim ficar mais retrô. 

jardim-retrô

O que achou dessas ideias de decoração para sua casa?

Agora você sabe escolher a melhor decoração para sua casa retrô. Deixe nos comentários o que você achou deste artigo e se tem sugestões ou críticas. 

Se você quiser mais ideias de decoração para a sua casa, não deixe de conferir o Blog da Arbo, que conta com diversos conteúdos para você. Talvez, seja interessante você acessar Decoração para casa: tudo o que você precisa saber para transformar seu imóvel.

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo para tirar suas dúvidas sobre questões ligadas ao cotidiano. Ainda, acesse o site da Arbo para conferir as melhores opções de imóveis para você. 

Postagens relacionadas

decoração de sala pequena

Confira dicas para decoração de sala pequena

Está pensando em renovar a sala da sua casa, mas não tem muito espaço? Confira algumas dicas de decoração para sala pequena neste texto.  Os moradores que moram em casas ou apartamentos com ambientes pequenos têm um grande desafio quando pensam em renovar a decoração de seus lares. Isso porque, quando temos ambientes pequenos, a […]

Descubra como realizar a manutenção de sacadas

Os apartamentos costumam apresentar áreas menores quando em comparação com casas térreas. Mesmo assim, apresentam ambientes diversos, que precisam de cuidados. Nesse texto você irá conferir dicas para realizar uma boa manutenção de sacadas Os apartamentos são referência quando o assunto é praticidade e conforto. Isso porque são imóveis de fácil manutenção e que apresentam […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *