14 de junho de 2022

Decoração sustentável: como inserir em seu imóvel

decoração-sustentável

A decoração sustentável preza não somente pela estética dos cômodos de um imóvel, mas também pela preservação do meio ambiente. Se você deseja saber como inserir a tendência em sua casa ou apartamento, confira todas as informações sobre o tema

A preocupação com o meio ambiente é um aspecto que tem ganhado cada vez mais importância nos cenários nacional e mundial. Diante de inúmeros problemas ambientais, muitas pessoas se conscientizam para utilizar corretamente os recursos, bem como para descartá-los da melhor forma possível. E é exatamente por isso que o conceito de decoração sustentável foi criado.

Com o objetivo de preservar o meio ambiente, a decoração sustentável traz inúmeros benefícios aos moradores de uma casa ou de um apartamento. Além de uma excelente estética, o estilo é capaz de fornecer economia financeira às pessoas, que podem, inclusive, investir na criação de itens decorativos próprios.

Se você deseja aplicar a sustentabilidade em seu imóvel, mas não sabe por onde começar, continue a leitura. Nesse texto você vai conferir:

O que é decoração sustentável?

Assim como outros conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, como a arquitetura e o design sustentável, a decoração sustentável deve estar de acordo com a teoria dos três Rs (erres):

  1. Reduzir;
  2. Reutilizar;
  3. Reciclar.

Dessa forma, é possível determinar que a decoração sustentável precisa estar além da simples confecção de itens e adornos a partir de materiais recicláveis. Isso porque essa tendência está relacionada a um estilo de vida, que deve prezar pela preservação dos recursos naturais e, também, por sua utilização correta e consciente.

O principal objetivo da decoração sustentável é, além de conferir uma bela estética aos cômodos, proteger o planeta e garantir que as gerações futuras tenham a possibilidade de viver em um mundo no qual o meio ambiente é preservado e respeitado.

É importante ressaltar, portanto, que, além da reutilização e da reciclagem de materiais, a tendência de decoração sustentável está relacionada à conscientização. Esta, por sua vez, está diretamente ligada às compras, ao consumo, à utilização e ao descarte de recursos naturais e artificiais.

A boa notícia sobre a decoração sustentável é que, além de benéfica para o meio ambiente, a tendência é vantajosa para o seu bolso. No tópico abaixo você confere as principais vantagens de aplicar o estilo decorativo em seu imóvel.

decoração-sustentável

Quais são as vantagens do estilo decorativo?

Você já deve ter percebido que a decoração sustentável está relacionada a um estilo de vida consciente. E, para fazer parte da tendência, você só precisa ter vontade de mudar seus hábitos e suas ações.

Se você ainda está em dúvida sobre aplicar ou não o estilo em seu imóvel, confira abaixo algumas das principais vantagens da decoração sustentável:

Preservação de recursos naturais

A preservação de recursos naturais é um dos princípios básicos da decoração sustentável e, por isso, um de seus principais benefícios. Ao optar pela tendência, você garante que está fazendo sua parte para proteger o meio ambiente.

Dessa forma, é importante que você não se esqueça de colocar em prática as três ações que norteiam a sustentabilidade: redução, reutilização e reciclagem.

Saiba que, por meio desse estilo decorativo, você pode, por exemplo, reduzir a quantidade de lixo que produz, além de reutilizar materiais que antes seriam descartados e de reciclar itens que podem se transformar em novos.

Estética para os cômodos de seu imóvel

A decoração sustentável pode ser tanto minimalista quanto mais elaborada. Na verdade, o que importa é que seus adornos estejam de acordo com os preceitos da sustentabilidade.

Diante disso, é possível afirmar que o estilo decorativo lhe proporciona muita liberdade. E se você pensa que a decoração sustentável está relacionada somente às plantas, está muito enganado.

Por meio da tendência é possível decorar todos os cômodos do imóvel, que, com certeza, serão beneficiados com uma estética impecável. A boa notícia é que, além da beleza, o estilo pode contribuir para seu conforto, comodidade e qualidade de vida.

decoração-sustentável

Economia para o seu bolso

Por fim, você deve saber que a decoração sustentável é uma grande aliada da economia financeira. Por estar baseada na redução, na reutilização e na reciclagem, propõe um estilo de vida mais consciente, ou seja, que tem como foco o combate ao consumismo.

Optar por itens sustentáveis significa, também, produzi-los com suas próprias mãos. A tendência DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo, em tradução literal para o português) é, nesse caso, uma grande aliada.

Por meio da reutilização de materiais que você já tem em casa, é possível produzir itens novos. E se você acha que não tem criatividade ou habilidade suficiente para tal, não se preocupe: a internet está repleta de conteúdos que podem te inspirar e te ensinar o passo a passo.

No Blog da Arbo, por exemplo, você encontra um artigo completo sobre decoração DIY, que te ensina a produzir diversos itens para deixar sua casa ou seu apartamento mais bonito e sustentável.

Como inserir a decoração sustentável no imóvel?

A decoração sustentável é benéfica tanto para o imóvel quanto para os moradores. Por isso, se você deseja inseri-la em sua casa ou apartamento, fique atento às dicas abaixo:

Faça você mesmo

Você já foi apresentado à tendência DIY no tópico acima. Entretanto, pode não saber como dar início à produção de objetos decorativos sustentáveis para sua casa.

Antes de tudo, é importante que você saiba que a criatividade é uma das principais aliadas do estilo e, se você acha que não é criativo, não se preocupe. O fato é que a criatividade depende de prática e, para se tornar um artista, basta começar a colocar a mão na massa.

Além de garantir a sustentabilidade na decoração do imóvel, a criação de peças próprias faz com que sua casa ou apartamento seja único, já que sua forma de produzir é exclusiva.

Dessa forma, antes de jogar algo lixo, se questione sobre a possibilidade de usar o item para a produção de uma nova peça. Abaixo estão listadas algumas ideias para você dar início à criação:

  • Reutilize latas de alumínio para produzir porta-lápis ou porta-maquiagens;
  • Reutilize garrafas de vidro – como de refrigerante e de vinho – para produzir vasos e os decore com flores e plantas;
  • Reutilize caixas de madeira ou caixotes para a produção de nichos, prateleiras e caixas organizadoras;
  • Reutilize pallets ou outro tipo de madeira para produzir o suporte de camas, sofás e outros móveis.

Precisa de ideias para dar início à produção de objetivos decorativos sustentáveis? O vídeo DIY Decoração – Ideias de decoração simples, publicado no canal Dressa Carolinne, no YouTube, pode te ajudar:

Utilize materiais sustentáveis

Se você acha que não possui muitos itens que podem ser transformados em objetivos decorativos, pode investir em novos materiais, que devem, de preferência, ser sustentáveis.

Por isso, antes de comprar o material, se questione: esse recurso é renovável? Se sim, sua forma de produção respeitou o meio ambiente e sua preservação? Caso a resposta seja positiva, o item é sustentável e você pode comprá-lo para produzir as peças de sua decoração.

Um dos materiais mais conhecidos da decoração sustentável é o pallet, que pode ser utilizado de inúmeras maneiras. É possível, por exemplo, produzir móveis e prateleiras, bem como caixas organizadoras e painéis decorativos.

Outro item que pode ser utilizado é a madeira. Entretanto, mesmo que seja um recurso renovável, esta precisa ser produzida de forma correta. Assim, é importante que, antes de comprar, você pesquise sobre seu processo de fabricação e sobre a responsabilidade ambiental da empresa.

Seja consciente

É claro que aderir à decoração sustentável não significa que você deve, exclusivamente, produzir seus próprios objetos e peças. Muito pelo contrário: você pode comprá-los, desde que essa ação seja consciente.

Uma boa indicação para quem deseja comprar itens decorativos é aliar o estilo vintage à sustentabilidade. Para isso, visite brechós, bazares e antiquários, que costumam vender peças antigas, mas que ainda funcionam e que são capazes de fornecer uma excelente estética aos cômodos.

Nesses locais, é possível encontrar, por exemplo, estantes, camas, mesas e muito mais. Ao optar pela compra de itens que já foram utilizados, você coloca em prática as três ações da sustentabilidade.

É preciso considerar, ainda, que a compra de objetivos decorativos e móveis novos também pode ser sustentável. Para isso, é importante que você dê preferência a empresas que cumprem seu papel ambiental e para materiais renováveis e que não agridem a natureza.

Invista em tecnologia

A última indicação para ter uma decoração sustentável em seu imóvel é investir em tecnologia. As casas inteligentes já são uma realidade no Brasil e os itens estão cada vez mais acessíveis à população.

Lâmpadas, tomadas e eletrodomésticos inteligentes podem ser encontrados tanto em lojas físicas como em lojas on-line e, para que o projeto saía conforme o esperado, é importante que você conte com o auxílio de um profissional especializado.

Caso essa ação não seja possível, você pode começar a estudar e a transformar seu imóvel aos poucos. As lâmpadas inteligentes, por exemplo, são simples de instalar e funcionam por meio de conexão Wi-Fi ou Bluetooth. Essas peças podem ser controladas a distância e, com isso, são grandes aliadas na economia de energia.

E aí, o que você achou do artigo?

Agora que você já sabe o que é decoração sustentável e como inseri-la nos cômodos de seu imóvel, pode renovar sua casa e, ainda, ajudar na preservação do meio ambiente.

Não se esqueça de conferir outros artigos do Blog da Arbo, que podem te auxiliar em diversas situações do dia a dia.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

mudança-de-casa

O que saber antes de realizar a mudança de casa

Vai mudar de casa e não sabe por onde começar? Confira esse guia com todas as etapas que preparamos para você não se perder em nenhuma etapa do processo Um dos passos mais importante na vida de uma pessoa é decidir realizar mudança de casa. Isso porque, além das diversas questões práticas, há muitos processos […]

Descubra quando o financiamento imobiliário é uma boa escolha

Quer realizar o sonho da casa própria e precisa entender melhor sobre o financiamento imobiliário? Tire suas dúvidas nesse texto antes de tomar uma decisão O sonho da casa própria ainda faz parte da realidade de muitos brasileiros. Para isso, é comum que recorram a auxílios financeiros para adquirir um imóvel, como o financiamento imobiliário. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *