23 de maio de 2022

Decoração tropical: saiba tudo sobre o estilo

Você já pensou em deixar seu imóvel com um clima de verão? Se sim, precisa conhecer a decoração tropical. Nesse texto você confere todas as informações sobre o estilo

O verão é a estação favorita de muitas pessoas. Especialmente no Brasil, país no qual os habitantes convivem com o calor durante boa parte do ano, muitos têm investido na decoração tropical em seus imóveis, que traz alegria, vivacidade e aconchego ao ambiente.

Se você é amante da estação mais quente do ano e deseja apostar na decoração tropical em sua casa ou apartamento, encontrou o texto certo. Nesse artigo você vai conferir:

O que é decoração tropical?

A decoração tropical é um estilo que reflete, verdadeiramente, a essência do Brasil. O nome é autoexplicativo, uma vez que faz referência ao clima próximo dos trópicos, que é marcado por sol forte, ventos refrescantes e, é claro, belas praias paradisíacas.

O principal objetivo da decoração tropical é estabelecer uma relação íntima entre o interior do imóvel e a natureza. Dessa forma, a tendência é marcada por móveis e por objetos que trazem aspectos da fauna e da flora para mais perto dos moradores.

O estilo tropical de decoração é marcado por cores fortes, características do verão, como amarelo e vermelho. Além disso, por estar relacionado à natureza, pede plantas nos mais diversos cômodos do imóvel.

Quais são as principais características da decoração tropical?

Se você deseja aplicar a decoração tropical em sua casa ou apartamento, precisa conhecer as principais características do estilo. Para isso, confira a lista abaixo:

1. As cores

Conforme apontado acima, a decoração tropical está intimamente ligada à natureza. Dessa forma, é marcada por cores que fazem referência à fauna e à flora brasileira. Nesse sentido, os principais tons do estilo são: amarelo, laranja, vermelho, azul, lilás, rosa e branco.

A boa notícia é que as cores estão em consonância entre si e, por isso, as possibilidades de combinações são infinitas. Outro aspecto importante é investir em diferentes tons de uma mesma cor para criar a sensação de decoração em degradê.

Não se esqueça de que o cômodo – e o imóvel como um todo – precisa contar com uma decoração harmoniosa. Por isso, dê asas à criatividade, mas não exagere na mistura de cores e tons.

decoração-tropical

2. As estampas

É claro que a decoração tropical é marcada por estampas. Com o objetivo de transmitir vivacidade e alegria, o estilo conta desenhos que mostram aspectos da natureza, ou seja, animais, plantas e paisagens.

Papéis de parede, almofadas, tecidos de sofá: não há limites para a imaginação de quem deseja investir na decoração tropical. Mais uma vez, a dica é não exagerar, uma vez que o ambiente precisa ser harmonioso para garantir o conforto e a comodidade dos moradores.

Se você está em dúvida sobre quais estampas escolher para a sua decoração tropical, aqui vai uma lista com as opções mais utilizadas:

  • Samambaias;
  • Araras;
  • Abacaxis;
  • Palmeiras;
  • Pássaros;
  • Borboletas;
  • Frutas;
  • Flamingos.

As estampas estão disponíveis em diversos modelos e tamanhos e a escolha depende do seu estilo e do seu objetivo. Entretanto, aqui vai uma dica: se o cômodo já possui muitas cores, o ideal é investir em objetos – e até mesmo em um papel de parede – com estampas pequenas.

3. Invista em plantas

É impossível falar sobre decoração tropical sem pensar nas plantas. Grandes aliadas da estética dos cômodos, as espécies também são conhecidas por proporcionar mais conforto e mais qualidade de vida aos moradores de um imóvel.

A boa notícia sobre as plantas é que elas podem ser encontradas nos mais diversos tamanhos. Se você prefere espécies menores, pode investir em violetas e em suculentas. Entretanto, é válido ressaltar que a decoração tropical prefere plantas de porte médio e grande.

Se você possui espaço disponível, pode investir em espécies maiores, como palmeiras, bromélias e samambaias. Uma boa dica para quem não tem um ambiente muito amplo é investir em espécies suspensas, que podem ser colocadas tanto no interior quanto no exterior da casa ou do apartamento.

Contudo, antes de escolher e comprar as espécies que vão integrar sua decoração tropical, você deve conhecer os cuidados e as especificidades de cada uma. Nunca se esqueça que plantas são seres vivos e precisam de uma atenção especial.

4. A arte é muito bem-vinda

A decoração tropical está relacionada, também, à arte. Desse modo, é importante que você invista em diferentes obras para decorar sua casa ou apartamento.

Quadros coloridos e que mostram paisagens, por exemplo, são muito bem-vindos nesse estilo decorativo e você pode inseri-los em diversos cômodos.

É válido ressaltar que a arte é encontrada em outras obras além de quadros, como esculturas. A principal dica para quem deseja investir em peças para a decoração tropical é buscar artesãs e artesãos locais.

decoração-tropical

5. Os materiais

Por fim, você irá conhecer os principais materiais que caracterizam a decoração tropical. Por estar relacionada à natureza, a preferência é por tecidos e materiais naturais, como a madeira. Esse é o momento de desapegar de vez dos itens sintéticos.

Dessa forma, é importante que você prefira materiais ecologicamente corretos, como o bambu e a palha. As possibilidades de decoração tropical com esses materiais são infinitas e só dependem da sua criatividade.

Se você precisa de ajuda para se inspirar, uma boa dica é buscar referências em sites na internet. Faça uma pesquisa e veja o que outras pessoas estão fazendo. Assim, você pode ter ideias e adaptar a inspiração para o seu gosto pessoal.

Como inserir a decoração do verão em seu imóvel?

Agora que você já conhece as principais características da decoração tropical, chegou o momento de colocar a mão na massa. Nesse tópico você irá conferir dicas para inserir o estilo decorativo nos cômodos de seu imóvel.

Cozinha

Muitos pensam que a cozinha deve ser dedicada somente ao preparo dos alimentos e, por isso, não precisa de uma boa decoração. 

Se você está incluso nesse grupo, precisa saber que a estética do ambiente influencia na qualidade de vida dos moradores. Dessa forma, a cozinha deve estar, além de limpa e organizada, bem decorada.

Para inserir a decoração tropical na sua cozinha, a principal dica é investir em tintas ou papéis de parede em tons fortes. Cozinhas com paredes vermelhas, por exemplo, são agradáveis à visão e podem trazer um aspecto único para o cômodo.

Nesse caso, você precisa ter apenas um cuidado: não exagerar. Para deixar o ambiente harmônico e confortável, insira uma cor forte em apenas uma ou duas paredes.

Salas

De fato, as salas são os principais cômodos quando o assunto é decoração. Nesse sentido, você deve saber que os ambientes permitem inúmeras combinações tropicais que podem transformar o local.

Na sala de TV, por exemplo, a principal indicação é investir em móveis de madeira. Racks e estantes feitos do material são marcantes e podem possuir vários tons diferentes. Se desejar, pode optar, ainda, por acabamentos mais rústicos.

Além disso, é necessário pensar na estrela da decoração da sala: o sofá. Nesse caso, é essencial que você escolha um bom tecido para o estofado. Prefira tons claros e agradáveis, como o azul e o branco.

Lembre-se de que a decoração tropical – assim como os demais estilos – demanda harmonia e, por isso, você não deve exagerar na intensidade e na mistura dos tons. O branco e o bege são excelentes cores para equilibrar a estética do ambiente.

Se você investir em um sofá de cor clara, pode optar por decorar o cômodo com um papel de parede estampado. Verifique quais são suas preferências e escolha o desenho que melhor se adequa à estética do cômodo.

Quartos

Os quartos são cômodos muito íntimos e, por isso, você pode ousar mais. Entretanto, isso não significa que o ambiente deve ser desarmônico. Muito pelo contrário: por ser dedicado ao descanso e ao relaxamento dos moradores, deve ser confortável e muito aconchegante.

A decoração tropical é uma excelente alternativa para quem busca aliar comodidade e boa estética. Nesse sentido, a principal indicação é investir em tecidos finos e leves, especialmente no que se refere à roupa de cama.

Além disso, não se esqueça das plantas. Muitas espécies, além de auxiliarem na purificação do ar, contribuem para a melhora da qualidade do sono. Por isso, verifique o espaço disponível e escolha as plantas que melhor se adaptam ao cômodo.

Banheiros

Por fim, mas não menos importante, você irá aprender a inserir a decoração tropical nos banheiros de seu imóvel. Nesse cômodo, a principal indicação é investir em plantas. Existem espécies que podem ser colocadas em ambientes fechados e sem luz, como é o caso dos banheiros.

Além disso, você pode optar por móveis e por objetos decorativos de madeira. Uma boa dica é investir em nichos e prateleiras, que, além de darem um toque especial à decoração, auxiliam na organização do cômodo.

Quer saber mais sobre o assunto? O vídeo Dicas de decoração tropical: materiais, cores e estampas, publicado no canal Diycore com Karla Amadori, no Facebook, pode te inspirar. Assista:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração tropical, deixe sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo. Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos perguntar.

O Blog da Arbo é o lugar ideal para encontrar conteúdos relacionados à decoração e à compra ou à locação de imóveis. Veja tudo que você precisa saber antes de comprar seu primeiro apartamento.

E, para encontrar o imóvel ideal, conheça o Portal da Arbo. Lá você busca sua próxima casa ou apartamento com facilidade e rapidez. Acesse!

Postagens relacionadas

contrato-de-aluguel

Contrato de aluguel: saiba o que é obrigatório conter

Uma das etapas mais difíceis para quem deseja alugar uma casa é acertar os detalhes do contrato. Confira neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.  Os detalhes de um contrato de aluguel é uma das etapas mais complicadas tanto para inquilinos quanto para proprietários. Isso porque, no geral, é necessário ter […]

infiltração-na-parede

Infiltração na parede e imprevistos: como lidar?

Imprevistos são comuns em reformas de casas e de apartamentos. A infiltração na parede é somente um dos problemas que podem aparecer. Nesse texto você vai aprender a lidar com essas situações Quando o assunto é obra ou reforma, sabemos que planejar os custos da construção é um dos pontos fundamentais. Afinal, entender qual o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *