24 de maio de 2022

Decoração vintage: saiba tudo sobre esse estilo

decoração-vintage

Está pensando em apostar na decoração vintage para criar ambientes mais charmosos? Confira nesse post tudo sobre esse assunto!

O que é vintage?

Se você acompanha o mundo da moda ou da decoração, certamente já se encantou com a estética vintage em alguma peça ou ambiente. Colocando a nostalgia a seu favor, esse estilo é capaz de criar visuais mais charmosos, românticos e cheios de personalidade. Na moda, o vintage é caracterizado pela utilização de peças de roupas antigas, que representam bem a época em que foram criadas. E foi justamente a vontade de apresentar mais personalidade que tornou o vintage tão popular em diferentes áreas.

Vintage x Retrô

Antes de mais nada, é preciso saber diferenciar a decoração vintage e a retrô. No estilo vintage, os móveis, acessórios ou peças do mobiliário utilizados são originais da época, podendo ser herdados ou comprados em antiquários. O significado original da palavra vintage, de origem inglesa, dá conta de algo que seja antigo, mas de boa qualidade, podendo ser incorporado à realidade atual.

Já o estilo retrô é caracterizado pela criação de novas peças que fazem apenas uma releitura das décadas anteriores. Ou seja, se o sofá escolhido para a sua sala de estar foi fabricado nos anos 1970, ele é um modelo vintage. Porém, se ele apenas reproduz o estilo dos sofás da época, mas foi fabricado mais recentemente, ele faz parte do estilo retrô. Portanto, se você busca por opções mais exclusivas e que tragam consigo história e significados, o retrô talvez não seja a melhor pedida.

decoração-vintage

Uma alternativa sustentável

Como dito anteriormente, móveis vintage podem ser passados pela família de geração em geração. Uma mesa de centro vinda da casa da avó e que agora está presente na sua sala de estar é um exemplo de peça pertencente à decoração vintage.

Sendo assim, adotar o estilo vintage é uma espécie de reciclagem: ele consiste em dar uma nova chance para peças que ainda têm utilidade e, consequentemente, diminuir o consumo desnecessário da matéria-prima que seria usada para a criação de novas peças.

Como aplicar a decoração vintage na sua casa?

Muito além da escolha dos móveis, a decoração vintage é também pautada nas cores. O ambiente, de forma geral, deve fazer o uso da paleta de tons pastéis, predominantes durante boa parte do século passado.

Fazendo um contraponto, os móveis devem trazer tons mais fortes para o cômodo, reforçando o espírito histórico da decoração vintage. Assim, é possível decorar o ambiente sem deixar o clima muito pesado e fazendo dos seus móveis os grandes protagonistas do cômodo.

Se você acredita que esse estilo tem tudo a ver com você e quer apostar nos móveis antigos para deixar sua casa com a sua cara, chegou a hora de conferir algumas dicas que podem te auxiliar em cada cômodo do seu lar.

Sala de estar

A sala de estar é, sem sombra de dúvidas, o ambiente interno com maior fluxo de pessoas em qualquer casa ou apartamento. Ela é quase o cartão de visitas da sua casa, logo, se você pretende apostar na decoração vintage para sua casa, é preciso dar uma atenção especial a ela.

Um sofá antigo tem tudo para ser a peça principal de uma sala vintage. Em lojas especializadas para o comércio de móveis antigos, você encontra diversas opções, como os sofás com botões ou de couro.

Além disso, você pode investir em objetos utilitários, como uma vitrola, um abajur e um aparelho antigo de telefone. É interessante se as peças ainda funcionarem, mas o importante mesmo é deixar a sua sala ainda mais bonita e semelhante às do século XX. Para as paredes, quadros com molduras antigas e um relógio cuco podem deixar o cômodo ainda mais completo.

Cozinha de decoração vintage

Aplicar a decoração vintage à cozinha é um pouco mais complicado, afinal, o grande destaque aqui são os eletrodomésticos, e é bem difícil encontrar opções antigas que ainda funcionem corretamente. É claro que você pode recorrer às opções retrô disponíveis, como geladeiras e fogões coloridos, mas é mais interessante e acessível investir em itens decorativos do passado, como quadros e vasos. Você também pode dar um toque especial à sua cozinha com mesas, cadeiras e armários antigos.

Banheiro de decoração vintage

No banheiro, o segredo para uma decoração vintage bem feita está nas paredes. Você pode optar por cimento queimado ou azulejos de metrô brancos e deixar tudo com mais personalidade ao incluir saboneteiras embutidas. 

Para os móveis, é possível pensar em um aparador, que serve tanto como armário quanto como suporte para os lavatórios. Finalize com um espelho com moldura antiga e seu banheiro ficará com estilo super vintage.

Quartos de decoração vintage

decoração-vintage

No quarto, um único móvel antigo, com tons neutros, já pode evidenciar a decoração vintage. Mas, se você prefere utilizar vários elementos para enriquecer o estilo do cômodo, pode dar forma, textura e cor ao chão do quarto com tapetes estampados e apostar no papel de parede para transformar o visual do ambiente.

Assim como na sala, um abajur ou uma luminária podem dar um toque especial para sua decoração, além de criar um clima mais confortável e íntimo. E não se esqueça dos acessórios! É importante valorizar a nostalgia e escolher elementos capazes de despertar lembranças. Por isso, almofadas, vasos e outros itens herdados da família podem fortalecer sua decoração vintage e deixar seu quarto muito mais aconchegante.

Como reutilizar móveis antigos?

Os móveis antigos são excelentes aliados na hora de conferir mais estilo e veracidade para sua decoração vintage, além de serem opções mais financeiramente acessíveis. Porém, antes de colocar uma dessas peças dentro da sua casa, é preciso tomar alguns cuidados para evitar futuras dores de cabeça.

Cuidado com os cupins

Móveis de madeira estão sujeitos ao ataque de cupins. Antes de comprar um móvel antigo ou de aceitar alguma peça da família, lembre-se de procurar por sinais de cupins, como buracos ou trilhas. Ao colocar um móvel infestado por cupins dentro de casa, você está colocando em risco os demais móveis e toda a estrutura que conta com madeira, como os batentes de portas e janelas, vigas e, se for o caso do seu lar, até mesmo o piso de madeira, já que algumas espécies desses bichinhos migram muito facilmente.

Existem alguns métodos para acabar com os cupins. Um deles consiste em aproveitar um dia bem ensolarado para expor o móvel à luz do sol e, durante o dia, girá-lo para fazer com que ele receba luz e calor em todas as partes. Essa técnica é muito utilizada porque os cupins têm pouca resistência ao calor, além de preferirem lugares escuros.

Se o seu móvel ou acessório for pequeno, você pode fazer o contrário e congelá-lo. A peça deve ser colocada em sacos plásticos e passar aproximadamente duas semanas dentro de um freezer ou congelador. Ao retirá-la, é importante deixá-la vedada dentro do saco por mais dois dias, a fim de evitar que ela desenvolva umidade.

A técnica mais popular entre os adeptos da decoração vintage para acabar com pequenas infestações de cupins é a do óleo de laranja. As cascas de laranja contam com D-Limoneno, um inseticida natural de baixa toxicidade para mamíferos, como nós ou nossos animais de estimação. Se você quer apenas prevenir sua mobília contra o ataque de cupins, passar um pano com óleo de laranja nos móveis é mais do que suficiente. Agora, se seu móvel já está infestado, você pode comprar o óleo em spray, para atingir partes específicas da peça. É importante certificar-se de que o produto realmente tenha uma concentração de D-Limoneno, responsável por eliminar as pragas.

Atenção à qualidade do móvel

Não adianta inserir um lindo sofá vintage à sua sala de estar se ele estiver com problemas estruturais. Por isso, na hora de criar a decoração vintage da sua casa, além de levar em consideração o aspecto estético das peças, é fundamental buscar opções que ainda estejam em boa qualidade.

Além de dar mais personalidade ao seu ambiente, os móveis vintage são conhecidos por serem duráveis e de excelente qualidade. Basta saber garimpar as peças corretas. Se você acha que a decoração vintage é a sua cara e adora esse tom nostálgico, pode colocar nossas dicas em ação e transformar todo o visual da sua casa sem perder em nada para a qualidade das peças contemporâneas.

decoração-vintage

O que você achou das nossas dicas de decoração vintage?

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração vintage, viu como aplicá-lo em sua casa e até mesmo como proteger seus móveis contra o ataque de cupins, chegou a hora de compartilhar com a gente sua opinião sobre as dicas nos comentários abaixo.

No Blog da Arbo, você encontra muitos outros conteúdos sobre decoração e até mesmo artigos sobre as principais cidades do Brasil. A propósito, se você pensa em se mudar para Higienópolis, em São Paulo, vale a pena conferir esse texto para conhecer o bairro e conferir boas imobiliárias disponíveis.

Aqui, além da decoração vintage, você encontra outros textos com dicas de estilos decorativos para sua casa, como Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo decorativo.

E não deixe de visitar também o Portal da Arbo, com diversas opções de casas e apartamentos incríveis por todo o país. Acesse agora mesmo e confira!

Postagens relacionadas

embaixo-da-escada

Veja como decorar o espaço embaixo da escada

Está em dúvida sobre como utilizar aquele espaço embaixo da escada? Não se preocupe, pois trouxemos as melhores dicas de decoração para você! Muitas pessoas têm dúvida sobre como utilizar o espaço embaixo da escada, seja por ser um espaço pequeno ou, ainda, por não ter ligação com o resto da casa. Entretanto, esse espaço […]

papel-de-parede-para-quarto-de-casal

Como escolher o papel de parede para quarto de casal

Quer mudar o visual do seu lar? O papel de parede para quarto de casal pode ser uma boa opção. Confira dicas sobre o assunto nesse texto.  O quarto de casal, muitas vezes, é o primeiro cômodo que recebe um toque especial de decoração, não é mesmo?! Isso ocorre porque, nesse ambiente, é fundamental que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *