25 de junho de 2022

Apartamento studio: saiba o que é e se vale a pena!

apartamento-studio

Uma das tendências que surgiram no mercado imobiliário nos últimos tempos, sem dúvidas, é a procura por apartamento studio. Saiba mais aqui!

O apartamento studio é ideal para pessoas que querem morar em áreas privilegiadas, mas que não precisam de muito espaço como o que é oferecido por um apartamento padrão de 2 ou 3 quartos, por exemplo.

Mas, ainda que esteja entre as tendências, será que realmente vale a pena comprar ou alugar um apartamento studio para morar?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema, neste post vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens que esse tipo de moradia tem. Assim você tem a oportunidade de avaliar se esse estilo de residência combina com a sua realidade de vida, e se  é ideal para você  investir, comprar, ou alugar.

Preparado (a)? Confira todas as dicas que reunimos para você!

Saiba a diferença entre: apartamento, loft e apartamento studio

É normal que você confunda apartamento, loft e apartamento studio, pois esses tipos de imóveis têm algumas características em comum. Por isso, antes de começar a falar sobre  vantagens de viver em um apartamento studio, vamos explicar algumas de suas particularidades.

O apartamento studio é diferente dos apartamentos tradicionais por ter seus cômodos integrados. Ou seja, tem em um mesmo espaço a cozinha, a sala e o quarto. Em alguns casos, o dormitório, assim como o banheiro, é separado por paredes.

Apartamentos studio podem ser uma ótima alternativa para morar com praticidade!

Esse tipo de imóvel assim como o loft tem um espaço aberto, sem divisórias. Porém, é mais compacto: o studio tem cerca de 30m² , enquanto o loft pode chegar a mais de 50m². Entendeu?

Qual é o perfil do morador que busca por um apartamento studio?

Os moradores que decidem viver em um apartamento studio geralmente tem um perfil de vida acelerada, pois são aquelas pessoas que não precisam de muito espaço por não passar muito tempo dentro de casa, e querem ou precisam estar próximos aos grandes centros.

Existem, por exemplo, universitários que gostam de estar em regiões mais badaladas, ou perto do campus, e buscam um estilo de vida mais “cool”. Muitos escolhem viver em um apartamento studio ao invés de kitnets.

Outro tipo de público para esse imóvel são profissionais que não querem perder muitas horas no trânsito, ou pegar diversas conduções, e procuram uma casa perto do local de trabalho, aumentando a qualidade de vida ao ter mais tempo de descanso.

Também existem os trabalhadores que precisam sempre viajar para outras cidades, e preferem esse tipo de apartamento ao invés de hotéis ou casas por temporada.

Ah, e sabia que o apartamento studio também é indicado para idosos? Isso mesmo! Ele é um excelente local de moradia para pessoas com mais idade, que precisam de locais seguros e com um espaço menor para auxiliar na locomoção entre os cômodos.

Não podemos esquecer também dos jovens que estão em busca do primeiro imóvel, e casais recém-casados sem filhos, que querem curtir os primeiros anos de matrimônio a dois, em local pequeno, mas ao mesmo tempo, aconchegante. 

Até aqui, já deu para ter uma ideia do perfil dos moradores, certo?

Vantagens de viver em um apartamento studio

Investimento baixo

Quando se pensa em investir, é preciso considerar a realidade de cada pessoa e recursos específicos para essa finalidade, certo? Então, para as pessoas que começaram agora a descobrir as possibilidades de fazer o dinheiro render, investir em um apartamento studio pode ser uma excelente alternativa!

Um dos lados positivos de morar em um apartamento studio é justamente seus valores mais em conta

Comparado com o valor de um apartamento padrão, que também não deixa de ser um bom investimento , o apartamento studio tem preços mais acessíveis, o que se torna uma grande vantagem para os pequenos investidores. 

Ótimo custo-benefício

Não tem imóvel mais prático e com melhor custo-benefício que esse tipo de moradia. Também, é preciso considerar que, muitas vezes, estes apartamentos têm infraestruturas completas, que incluem academias e espaços de lazer, e sua construção prioriza o conforto, já que o espaço é limitado. Há vários tipos de conveniências que valorizam o imóvel e fazem valer cada centavo investido.

Localizações privilegiadas

No geral, esses pequenos apartamentos são construídos em importantes áreas urbanas, que facilitam a locomoção dos moradores e também o acesso a serviços como hospitais, supermercados, shopping centers, universidades e estações de metrô, por exemplo.

Não podemos esquecer que a boa localização é um dos principais fatores considerados para quem está em busca de imóveis para comprar ou alugar, ou seja, quem adquire um apartamento studio em uma boa área com a intenção de fazer dele uma fonte de renda, precisa levar em conta essa vantagem para que o investimento tenha uma taxa de retorno conforme o esperado. Anotou aí?

Baixo custo de manutenção

Um imóvel maior, sem sombra de dúvidas, demanda um custo muito maior para a manutenção, quando comparamos com as necessidades de um apartamento studio. E quando o assunto é limpeza, esse também é um benefício importante, pois manter um espaço menor sempre arrumado e limpo é bem mais fácil.

Atende a diferentes perfis

Você já conheceu um pouco dos perfis de quem busca por um apartamento studio, não é? Mas é perceptível que ele não atende somente a um perfil específico, mas sim, a uma grande gama de pessoas com diferentes estilos de vida. 

Conforto na medida

Você costuma relacionar conforto com  grandes espaços físicos? O conforto de uma moradia pode ser medido de outras formas, tudo depende de como esses ambientes são construídos, de como estão conectados e também aos móveis e decorações usados. 

Um apartamento studio pode oferecer o conforto que o morador precisa e, o melhor de tudo, sem exageros! 

Está curtindo até aqui? Legal! Mas ainda tem mais informações sobre esse tema para você. E que tal ver as  desvantagens desse tipo de imóvel para te prevenir de surpresas desagradáveis?

Desvantagens de morar em um apartamento studio 

Entre as desvantagens que envolvem um apartamento studio , sem dúvida, a maior  é por conta do pequeno espaço. Ainda que o mesmo pertença a moda minimalista, este pode ser um fator determinante para alguns.

Principalmente para pessoas que gostam de fazer confraternizações, encontros ou eventos sociais em sua própria casa. Dar uma festa em uma casa pequena, nem sempre é a melhor, ou mais confortável ideia, principalmente porque não comporta uma grande quantidade de pessoas.

O apartamento studio também pode não ser uma boa ideia para famílias com muitos membros, e principalmente, com uma criança ou mais. Isso porque, no geral, os pequenos gostam de ter espaço para brincar com liberdade para correr. Por isso, essa pode não ser a opção ideal para esse perfil de família. Ok? 

Outro ponto que também pode ser negativo como uma desvantagem  é a própria região. Estar perto de grandes centros pode ser o céu para alguns, mas pode ser um pesadelo para outros, devido ao barulho constante que pode causar muito incômodo e estresse da vida agitada. 

A maioria das regiões centrais de várias cidades tem atividades acontecendo até tarde da noite. Enquanto isso pode ser ótimo para aqueles que voltam da faculdade, ou que saem tarde do trabalho, por exemplo, pode ser algo muito desagradáve para quem prefere um ambiente com mais sossego e precisa de uma noite de sono e descanso. 

Bom, depois de conhecer todas as vantagens e desvantagens do apartamento studio, agora você pode ser mais assertivo se esse tipo de moradia é ideal para você, não é? Visite sempre nosso Blog da Arbo e fique muito bem informado sobre as principais tendências do mercado imobiliário! 

Postagens relacionadas

Cozinha minimalista: saiba como aplicar

Se você tem pouco espaço disponível e quer aproveitar ao máximo o ambiente, precisa conhecer a cozinha minimalista, que traz organização e estilo ao cômodo A decoração minimalista ganha, a cada dia, mais adeptos. Isso porque, além de simples e elegante, é perfeita para ambientes e imóveis com áreas modestas. Nesse sentido, o estilo pode […]

Manutenção-de-interfone

Manutenção de interfone: saiba tudo!

Presentes em quase todos os condomínios, esses equipamentos têm, no geral, uma boa durabilidade  e manutenção facilitada. Veja aqui algumas dicas para manter a manutenção do interfone em dia. O interfone é um item importante e cada vez mais usado em casas e condomínios para manter a segurança e comodidade dos moradores. Os aparelhos costumam […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *