29 de novembro de 2021

Saiba por que investir em uma casa com escritório

casa-com-escritório

 Sabia que ter uma casa com escritório pode ser o caminho para você otimizar a sua rotina de trabalho e produtividade? Sim, isso mesmo!

Com o distanciamento social imposto pelo novo coronavírus, ficou claro a importância de ter um espaço em casa reservado para as atividades profissionais, concorda? É cada vez mais comum encontrar profissões e empregos nas quais o home office é uma prática normal, principalmente pós- pandemia.

O aumento do home office

Uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que a intenção dos brasileiros de permanecerem trabalhando em casa só cresce.

De acordo com o levantamento, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho de casa. E esse número cresce para 78% quando se considera a intenção de manter a mesma rotina após a pandemia.

Por isso, não importa se você é da turma que trabalha remoto o tempo todo ou se faz parte das pessoas que de vez em quando levam uma tarefa ou outra pra casa depois do expediente, a regra é uma só: para se concentrar bem e acelerar a produtividade é importante projetar uma casa com escritório.

Se fazer essa mudança ainda é um desafio para você, não se preocupe: neste post vamos te mostrar porquê investir nesse conceito, com dicas de como montar um espaço profissional aí no seu imóvel, de forma prática e eficaz! Vamos lá?

casa-com-escritorio
O home office pode ser uma ótima experiência se seu espaço estiver adequado para o trabalho

Por que vale a pena ter uma casa com escritório?

Produtividade

Basta cumprir os horários de trabalho e não procrastinar que a produtividade, naturalmente, aumenta. Ajuda muito se o escritório ficar em um cômodo exclusivo, isolado dos demais, para evitar interrupções e distrações. Assim como em um escritório tradicional, momentos de silêncio são indispensáveis para uma rotina produtiva. 

Organização

Em home office, os moradores precisam ser mais organizados. Afinal, imagina ser chamado para uma reunião on-line e o ambiente estar bagunçado? Ninguém quer passar por esse tipo de vergonha, concorda?

Ao mesmo tempo, você e a sua família podem aproveitar para guardar documentos, papeladas e materiais de estudo no escritório. Além de evitar perder papéis importantes, isso ajuda a deixar os outros cômodos também organizados.

Otimizar o tempo

Para quem tem uma uma casa com escritório, o tempo perdido no trânsito finalmente acaba. Assim, se você aderir à prática, pode gastar essas horas livres que vão sobrar como achar melhor. Que tal relaxar,  estudar, ou se exercitar?

Outro ponto positivo é conciliar a vida pessoal com a profissional. O trabalho remoto possibilita algumas possibilidades como levar os filhos ao médico, comparecer às reuniões de condomínio, entre outras tarefas que, antes, não cabiam na agenda. Se combinado certinho com a empresa ou com a rotina de atividades, esse é um benefício e tanto, concorda?

Valorização do imóvel

Um escritório planejado vai valorizar seu imóvel. Isso porque tudo indica que essa é uma tendência,  devido à necessidade das empresas de reduzir os custos para manter seus funcionários.

Agora que você já conhece os benefícios de ter um escritório em casa, vamos executar a ideia? Preparado (a)?

Como montar uma uma casa com escritório?

1- Defina um espaço adequado para o home office

Com um bom projeto, é possível adaptar o escritório em imóveis pequenos, como um apartamento tipo studio. Definido o espaço, agora é hora de investir em móveis ergonômicos e multifuncionais, uma iluminação de qualidade e uma boa rede de internet.

Em residências com um cômodo extra, vale a pena transformá-lo em escritório. Um quarto de visitas, um ambiente sem uso embaixo de uma escada, um móvel na lateral da cama ou até mesmo um lado da varanda.

Para escolher o local ideal para o seu escritório, uma dica é observar se há espaços pouco aproveitados na sua casa ou apartamento. Depois, basta uma pequena transformação e o ambiente estará pronto para a nova função.

Já quem não tem essa opção, a saída é adaptar o escritório em algum cômodo. Muitas pessoas preferem montar o espaço na sala, no quarto ou, até mesmo, na varanda. Se esse for seu caso, se possível, instale divisórias para deixar as distrações fora do seu trabalho.

casa-com-escritorio
Luz natural e plantas são ótimos fatores para proporcionar qualidade de vida em seu home office

2- Aposte em uma boa iluminação e cores estimulantes 

A iluminação é um fator muito importante em uma casa com escritório. Ela é essencial para que o escritório em casa fique bem iluminado, seja naquele cantinho perto da janela, com boa luz natural, ou com uma luminária ou abajur que destaque a mesa de trabalho. 

Outro diferencial são as cores escolhidas: escolher cores que despertam a criatividade e, ao mesmo tempo, te deem a sensação de conforto, mas sem dar sono, ok? A luz e a pintura podem ajudar a separar o escritório do resto da decoração do seu apartamento ou da sua casa. 

3 – Decoração

A estética também traz diferença nos resultados. Tome cuidado para não colocar no ambiente peças que vão te distrair. Menos é mais: seu escritório precisa ser mais prático e funcional do que um exemplo de modernidade e beleza, né?

Uma mesa e cadeira confortáveis, uma estante com seus livros e agendas, canetas, papéis e espaços com suas ferramentas do dia a dia já são suficientes. É claro que você pode adicionar itens do seu gosto, mas evite deixar o ambiente cheio demais e acabar te atrapalhando  na hora de focar na produção! 

A decoração de home office deve seguir a mesma lógica de um escritório tradicional, pois é um ambiente que você vai passar muitas horas. Por isso, tenha cuidado ao escolher mesas e cadeiras com alturas adequadas, garantindo pés apoiados no chão e olhos alinhados à tela do computador.

As plantas ou hortas funcionam como decoração para uma casa com escritório. Elas  vão trazer ar puro e beleza para o seu lar. Além disso, elas não costumam chamar atenção a ponto de prejudicar seu rendimento. Algumas espécies ainda possuem outro ponto a favor, já que só precisam de água a cada dois dias. Assim, você pode tirar folga do seu home office aos fins de semana.

Veja algumas plantas para ter em uma casa com escritório:

Cactos e suculentas: Charmosas e de várias espécies, elas têm o poder de estimular a criatividade. Extremamente fáceis de cuidar, essas plantinhas não dão nenhum trabalho e são perfeitas para quem está começando com as plantas ou não tem muitas habilidades com flores.

Espada-de-são-jorge: Uma planta versátil e que combina com qualquer ambiente Ela é famosa por ser uma grande filtradora do ar, já que retira substâncias tóxicas que podem irritar  olhos, boca, garganta ou gerar dores de cabeça. E ela é indicada para pessoas que não têm muito tempo para cuidar das plantinhas.

Alecrim: Muito usado na gastronomia, o alecrim é uma ótima opção para ter em ambientes de trabalho. Isso porque o aroma do óleo dessa planta ajuda em funções cognitivas, como a memória. 

Samambaia: Essa já é bastante conhecida e vista em muitos lares brasileiros. Uma das mais bonitas plantas para uma casa com escritório, já que ganham longas e finas folhas que podem dar vida ao cômodo. Coloque-a pendurada sobre a mesa do escritório ou em um cantinho. Ela precisa de bastante sol e que seja regada dia sim, dia não.

plantas-no-homeoffice
Além de ser uma ótima planta para decorar sua casa, a samambaia pode te ajudar a ter mais contato com a natureza

Violeta: Quer alegrar o ambiente com delicadeza e cor? Essa florzinha pode fazer toda a diferença no seu home office. Além de não precisar da incidência de luz direta ou que seja regada diariamente, elas também sobrevivem por longas datas e estações, quando bem cuidadas.

Curtiu o conteúdo? No Blog da Arbo, além de saber como montar uma uma casa com escritório, você sempre encontra muitas dicas sobre decoração e outros temas envolvendo o mercado imobiliário! 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

ambientes-integrados

Ambientes integrados: saiba como delimitar os espaços

Se você quer criar ambientes integrados em sua casa, deve saber como delimitar os espaços da forma correta. Fique com a gente para conferir as melhores dicas! Um conceito aberto com ambientes integrados pode ser muito requisitado nas casas pela sensação de amplitude de espaço que pode causar. Entretanto, pode ser difícil delimitar os ambientes […]

Ilha Gourmet

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade. A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *