25 de setembro de 2021

Decoração romântica: saiba tudo!

decoração romântica

Elegância e delicadeza até nos mínimos detalhes são características marcantes do estilo romântico. Veja como aplicá-lo na decoração da sua casa.

Mais do que deixar um ambiente mais bonito, a decoração tem o papel de estabelecer o clima de cada cômodo. No caso da decoração romântica, tudo é pensado nos mínimos detalhes para criar sensações de conforto, sofisticação e elegância. As cores, a iluminação e o design de móveis e acessórios atuam em conjunto para compor um visual que nos coloca em cenários dignos de filmes e novelas de época.

Neste artigo, vamos explorar todos esses aspectos mais a fundo. Além de conhecer as origens desse estilo e suas premissas elementares, você ainda verá algumas dicas para utilizar a decoração romântica em cada cômodo do seu lar. Confira!  

O que é o estilo romântico

A premissa fundamental do estilo romântico na decoração é elaborar ambientes acolhedores e confortáveis. E ao contrário do que o senso comum pode nos levar a pensar, isso não tem nada a ver com algo que agrade mais às mulheres do que aos homens. Com pequenas alterações, é possível montar ambientes que agradam a qualquer gosto.

A inspiração vem do estilo que os camponeses do sul da França utilizavam para decorar suas casas. O objetivo deles era repetir, em espaços menores e muito mais simples, algo próximo daquilo que era visto nas luxuosas residências da nobreza entre os séculos XVI e XVIII. O resultado é um estilo que mistura elementos rústicos e requintados na medida certa.

Na arquitetura, o design romântico é marcante por rejeitar elementos indispensáveis do estilo neoclássico, como a preocupação com elementos simétricos e proporções equilibradas. Ele vai pelo caminho inverso, explorando formas mais orgânicas para criar o senso de volume.

A decoração romântica ainda se divide em dois subgrupos. O primeiro deles é o clássico, que dá mais espaço a elementos que remetem à antiguidade. Ele puxa características dos estilos provençal, vitoriano e georgiano na escolha dos móveis e de acessórios como lustres, luminárias e candelabros.

O segundo subgrupo é o contemporâneo, que dá maior liberdade aos designers e arquitetos para buscar referências de outros estilos atuais e adicionar acessórios mais variados. Assim, há alguma abertura para aplicar cores mais fortes e designs baseados em linhas retas.

Como você pode ver, mesmo trabalhando muito com aspectos clássicos, a decoração romântica continua aberta a novidades. E essa mescla entre passado e presente, quando bem planejada, pode funcionar como um diferencial importantíssimo.

Elementos básicos da decoração romântica

Exemplo de decoração romântica

Para decorar sua casa de acordo com os pilares que caracterizam o estilo romântico, é necessário entender como elas se aplicam a diferentes elementos. Neste tópico, vamos nos aprofundar no papel que cada um deles desempenha.

Móveis

Os móveis do estilo romântico costumam ser cheios de detalhes, com formas muito elaboradas e uma pegada vintage.ou provençal. Por isso, sempre haverá elementos com muitas curvas e desenhos de traços arredondados, repletos de ornamentos.

Geralmente, as peças são construídas em madeira e ferro, especialmente no caso das poltronas, das camas e dos sofás. Cadeiras com modelagens antigas também são muito bem vindas. E o visual é complementado por estampas florais, que devem ser combinadas com as cores das cortinas e almofadas.

Cores

A paleta de cores de uma decoração romântica é composta por tons pastéis e delicados, como cor-de-rosa, creme e branco. Os contrastes não costumam ser muito explorados e a ideia é estabelecer ambientes bem uniformes e harmoniosos. Cores mais fortes aparecerão de forma discreta apenas em estampas, sempre evitando exageros.

Materiais

Além da madeira e do ferro, muito presentes em móveis e ornamentos, você sempre verá elementos de vidro, cristal, prata e bronze. As paredes podem ser inteiramente cobertas com papéis de parede de formas e cores delicadas. 

Nos revestimentos de tecido, seda, cetim e veludo são indispensáveis, bem como os detalhes em renda, tricô, crochê e laços. Além das estampas florais, os padrões listrado, xadrez e adamascado também trazem belas combinações.  

Iluminação

O projeto de iluminação para um ambiente romântico usa e abusa de abajures com decorações delicadas em suas cúpulas e bases elaboradas em madeira ou ferro. Grandes lustres de cristais ganham destaque à noite, sempre com luzes de tom amarelado para trazer a sensação de aconchego e acompanhados por velas ou candelabros espalhados pelo cômodo. 

A luz natural também é muito valorizada, então os espaços sempre terão janelas amplas. Utilize cortinas feitas de tecidos mais leves e transparentes para obter uma iluminação suave. Posicione espelhos de forma estratégica para refletir essa luz. Isso aumentará a sensação de claridade, algo que deixará a casa ainda mais bonita.

Objetos decorativos

Para complementar um ambiente com decoração romântica, as flores são elementos praticamente obrigatórios. Elas estarão por toda parte, para acompanhar as estampas utilizadas nos móveis, cortinas e papéis de parede. 

Vale destacar que há plantas mais adequadas para cada época do ano. No verão, prefira magnólias, rosas e orquídeas. No frio, é interessante investir em angélicas e petúnias. Além da beleza, as flores agregam um charme muito especial e um perfume diferenciado. 

Quadros e espelhos também são muito utilizados, sempre com molduras muito elaboradas e clássicas. Vasos de porcelana e cerâmica são presença garantida, sempre remetendo aos visuais das décadas de 1920, 1930 e 1940. Vitrolas antigas se encaixam muito bem em ambientes assim.

Como usar a decoração romântica

Agora, vamos dar algumas dicas para implementar a decoração romântica em cada cômodo da sua casa. É importante destacar novamente que, para todos os casos, a paleta de cores e a iluminação são diferenciais indispensáveis para compor o clima que esse estilo pretende transmitir. 

No quarto

Quarto com decoração romântica

A decoração romântica para o quarto deve priorizar a construção de um ambiente confortável. Para isso, utilize colchas estampadas com elementos florais, listrados ou xadrez, sempre feitos com tecidos leves e repletos de detalhes delicados. Em relação aos móveis, prefira penteadeiras, roupeiros e camas com visual vintage, cheios de curvas e com espelhos amplos.

Para complementar o visual, aposte em papéis de parede com desenhos floridos e cortinas muito elaboradas. Adicione espelhos com molduras chamativas e bem ornamentadas. O mesmo vale para os abajures e lustres, que devem passar a impressão de algo clássico e sofisticado..

Na sala de estar

Sala decorada no estilo romântico

A sala de estar é o local em que passamos os momentos de lazer e recebemos visitas, por isso, a ideia é sempre criar a noção de um ambiente espaçoso e acolhedor. A área central do cômodo deve ser livre para circulação e os móveis podem ficar nos cantos ou encostados nas paredes. Adicione uma mesa de centro com tampo de vidro, desde que não ocupe tanto espaço.

Como a ideia é utilizar móveis com aparência vintage, não há necessidade de procurar opções multifuncionais ou designs incomuns. O importante é ter peças com formas arredondadas e ricamente detalhadas. Os sofás devem ser muito macios, com revestimentos florais e com muitas almofadas. Complemente o ambiente com poltronas confortáveis e cadeiras elegantes.

Na cozinha

Cozinha decorada no estilo romântico

A cozinha também pode ter uma decoração romântica caprichada, mas sem esquecer da funcionalidade. Para isso, procure por móveis e eletrodomésticos que tenham um visual retrô e que, mesmo assim, não abram mão das características essenciais dos equipamentos contemporâneos.

Os toques do estilo romântico aparecerão, principalmente, na escolha das cores e nos detalhes dos objetos. Invista em armários com cores claras e design clássico. Canecas, pratos, bandejas e outros utensílios com aquele jeitinho de coisa antiga são bem fáceis de encontrar. A mesa deve ficar bem no centro da cozinha e com um belo lustre logo acima. 

No banheiro

Banheiro no estilo romântico

Sim, o estilo romântico também pode ser aplicado na decoração dos banheiros. Assim como acontece na cozinha, sua atenção deve se voltar aos detalhes. Procure por peças com aparência de antiguidade, mas que preservem as funções dos elementos mais atuais. 

Essa combinação vale, especialmente, para a pia, a banheira e as molduras dos espelhos. Se o espaço é grande, complemente-o com quadros, vasos e outros elementos decorativos que remetem ao passado.

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e já tenha muitas ideias para aplicar os diferenciais do estilo romântico na sua casa. A valorização do legado das tradições clássicas se une às técnicas arquitetônicas e decorativas da atualidade para desenvolver cenários que nunca saem de moda.

E se você quer aprender ainda mais sobre decoração e outros temas relacionados a imóveis, continue conosco no Blog da Arbo. Aproveite para conferir nosso material especial com tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Conheça também a Central de Ajuda da Arbo, o lugar que reúne conteúdos que ajudam a resolver aqueles probleminhas básicos que aparecem no dia a dia. Você pode ver, por exemplo, as situações que podem causar uma restrição no CPF.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, acesse o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil.

Postagens relacionadas

diferença-entre-emprestimo-e-financiamento

Descubra a diferença entre empréstimo e financiamento

Saiba quais são as diferenças entre empréstimo e financiamento e qual das duas modalidades é a melhor para as suas necessidades.  Quem está em busca de algum tipo de ajuda financeira, seja para pagar dívidas ou para realizar um investimento, têm algumas opções no mercado para escolher. Neste momento, sempre surgem muitas dúvidas sobre a […]

decoração coastal

Decoração coastal: saiba tudo sobre esse estilo

Essa é para quem quer deixar o lar com aquele clima de casa de praia. Veja o que é e como aplicar a decoração coastal em seu lar. Quem gosta de viajar para a praia e sentir a leveza daquele cenário adoraria levar essa sensação para todos os lugares. A decoração coastal tenta colocar um […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *