24 de maio de 2022

Design de interiores: confira dicas simples

design-de-interiores

O design de interiores é uma excelente forma de mudar todo o visual do seu lar. Quer saber mais sobre o assunto? Confira esse artigo. 

Todo mundo gosta de estar em um ambiente bonito, aconchegante e confortável, não é? Ainda mais quando esse ambiente é o nosso próprio lar. Mas, para que isso ocorra, é preciso cuidar de alguns detalhes e fazer um planejamento prévio em relação ao design de interiores dos ambientes do lar. 

Pode até parecer complicado, mas não é. Com apenas alguns passos e a orientação correta, já é possível transformar os cômodos do seu lar e agregar muito conforto para você e quem mais morar em sua residência. 

Quer saber como o design de interiores pode te ajudar? Continue com a gente. 

Design de interiores: o que é? 

design de interiores

O design de interiores é uma técnica visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, áreas de lazer).

Consiste em planejar e organizar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir. 

O profissional que trabalha na área tem a função de harmonizar, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. 

No design de interiores entra tudo. Desde planejar cores, materiais, acabamentos até iluminação e acessórios de decoração. 

Para saber mais sobre o que é design de interiores e o que um designer dessa área faz, confira esse vídeo do canal Carolina Bachiega. Ela é designer e relata no vídeo tudo sobre sua rotina na profissão. 

Quais são as principais tendências?

Assim como a decoração, o design de interiores também é repleto de tendências que vão se alterando conforme o tempo passa. Agora, vamos te passar algumas das dicas que mais estão de acordo com as tendências do segmento atualmente. Confira! 

Ambientes modernos e casas inteligentes

Uma casa inteligente é aquela que utiliza recursos de automação que se comunicam por meio de uma rede. Assim, os equipamentos compartilham informações entre si e tem um alto grau de interação com os moradores, que podem dar comandos de voz ou acionar dispositivos remotamente.

O objetivo de uma casa conectada é oferecer conforto e segurança aos ocupantes, que passam a ter muitas ferramentas para facilitar a gestão do imóvel. Além disso, o investimento em dispositivos inteligentes pode representar uma boa economia de dinheiro ao longo do tempo.

E a tendência não fica apenas nos aparelhos eletrônicos, já que, no aspecto visual, o estilo mais moderno e industrial está marcando 2021. O que está dominando os ambientes luxuosos é a presença de ferro, de alumínio, e de plástico reciclado. Tudo com um toque moderno e tecnológico. 

Madeira na decoração 

design de interiores

Um material que tem ganhado muita força nos últimos tempos é a madeira, especialmente devido à sua versatilidade em se adaptar a diversos estilos de decoração. A madeira pode estar em ambientes externos e internos e em muitos formatos. Seja em objetos de decoração, móveis ou até mesmo em vasos de plantas. 

A presença de madeira agrega ao ambiente um caráter mais rústico que, em alguns aspectos, pode trazer uma pegada mais sustentável e leve, sem perder a elegância. É, com certeza, um material para você olhar com mais atenção e pensar em integrar à sua decoração. 

Sustentabilidade é a palavra da moda 

design de interiores

Da mesma forma que a tecnologia, a natureza também ganha força com uma grande tendência da decoração para os próximos anos. E o motivo disso é a força que o discurso sustentável tem ganhado de uns tempos para cá. 

Ambientes com a presença de plantas, de árvores e de jardins estão na moda em quase todas as vertentes da decoração moderna. E, acredite, você só tem a ganhar caso integre o verde aos seus ambientes. 

Uma prova disso é o estilo Urban Jungle. O termo “Urban Jungle” quer dizer, ao pé da letra, selva urbana e é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. 

A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares à sua casa e decorar seus cômodos, já que ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Para incrementar ainda mais esse estilo de decoração com uma pegada mais natural, é recomendado que objetos e móveis também sejam de materiais naturais. Madeira, algodão, palha e outros são essenciais e podem contribuir muito para que esse estilo não dependa apenas das plantas e para a estética do imóvel.

Em relação às plantas, qualquer uma pode ser utilizada na decoração Urban Jungle, desde que esteja no local mais adequado para seu desenvolvimento. Vamos falar das plantas que gostam de sol e daquelas que preferem uma luminosidade indireta.

Contudo, existem milhares de plantas que podem ser utilizadas na decoração Urban Jungle, cada uma com sua especificidade. 

Além de diversificar, prefira aquelas que têm folhagem ao invés das que dão flores. Para a decoração Urban Jungle, a quantidade de verde é mais bem vinda, entretanto, sempre tenha algumas flores em seu ambiente.

Iluminação natural para dar vida aos ambientes 

A iluminação é um dos pontos-chave da decoração de todos os cômodos de uma casa ou de um apartamento, mesmo que, muitas vezes, seja subestimada pelos moradores. Além de ser necessária para a saúde, as luzes podem contribuir com a construção de uma nova atmosfera.

Uma boa dica para quem deseja inovar e não pode contar com uma iluminação natural é apostar em lustres e luminárias pendentes, que podem, especialmente, estar localizados acima de bancadas e de ilhas.

Minimalismo: conheça a grande tendência do design de interiores 

Não se sabe ao certo quando o minimalismo nasceu. Mas, foi mais ou menos na década de 1960 como uma proposta artística e cultural que se concentra apenas no que é tido como essencial. A ideia se espalhou por muitas áreas e hoje é vista como um estilo de vida. A influência minimalista está cada vez mais presente na decoração e na arquitetura, proporcionando um visual mais sóbrio às construções.

Um dos objetivos do minimalismo é se contrapor ao estilo de vida consumista. Um minimalista tende a dar mais atenção ao que o dinheiro não pode comprar e estabelecer rotinas descomplicadas. Livre dos excessos, a mente minimalista pode se concentrar na busca pela felicidade e pela realização pessoal.

O estilo minimalista possibilita que cada cômodo tenha menos móveis e objetos decorativos mais discretos. A casa terá apenas aquilo que for útil e que contribua para a sensação de bem-estar. Qualquer elemento que fique visível, mas que não tenha função, deve ser descartado. Isso faz com que a limpeza do ambiente fique mais fácil e rápida. 

O desapego em relação aos excessos resulta em espaços bastante funcionais e com aparências leves. Eliminar a poluição visual e manter a organização traz o sentimento de liberdade e cria ambientes livres de distrações, ótimos para quem trabalha em casa e quer ser mais produtivo.

No Blog da Arbo, você tem acesso a alguns textos que explicam mais sobre a decoração minimalista.

Abaixo, você tem um resumo deles e o link para acessá-los caso queira continuar com os seus estudos sobre esse estilo de vida que ganha cada vez mais adeptos no mundo. 

Sala de estar minimalista

Esse é o cômodo de maior circulação e, geralmente, o que tem mais objetos. Deixando só o essencial e colocando poucos itens de cores diferentes, sua sala será um ambiente agradável para receber as visitas. Sofás e poltronas podem ser esses pontos de destaque, já que são sua atração principal.

Acesse o texto completo sobre esse assunto.

Quartos minimalistas

O quarto é o lugar onde móveis multifuncionais fazem mais diferença. Há diversas opções de camas integradas com armários, nichos, gaveteiros ou escrivaninhas. São móveis ideais para aproveitar cada metro de um cômodo pequeno e manter o espaço organizado. 

Entenda mais sobre quartos minimalistas aqui.

Cozinha minimalista

Cores claras nas paredes e nos móveis são ótimas para melhorar o visual da cozinha. Colocando a maior parte dos utensílios nos armários, você pode até deixar um ou outro eletrodoméstico com visual moderno sobre as bancadas. Gavetas com divisórias facilitam a organização dos utensílios. 

Acesse o texto com a explicação completa sobre esse assunto.

Escritório minimalista

Com a popularização do home office, muita gente procura um cantinho em casa para trabalhar com tranquilidade. Armários aéreos ou prateleiras ajudam a ganhar espaço. Quadros na parede dão personalidade e você pode até colocar algumas plantas em destaque.  

Se você quer saber mais sobre escritórios minimalistas, clique aqui.

O que você achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários o que você mais gostou de ver neste artigo! Você também pode deixar sugestões de conteúdos que você quer ver aqui no Blog da Arbo!

Postagens relacionadas

troca de apartamento

Troca de apartamento: quais são os cuidados?

Se você deseja realizar a troca de apartamento, precisa se certificar de que o novo imóvel é uma boa opção. Nesse texto você vai verificar tudo que precisa ser analisado antes da negociação e da mudança É possível que você já esteja cansado de morar no mesmo imóvel após muitos e muitos anos. Por isso, […]

calculadora-de-financiamento-imobiliario

Saiba usar a calculadora de financiamento imobiliário

Se você quer conhecer mais sobre suas possibilidades financeiras, o valor de parcelas de um empréstimo ou prazos de pagamento, fique com a gente para aprender a usar uma calculadora de financiamento imobiliário.  Na hora de comprar um imóvel, muitas vezes nós precisamos contratar um financiamento imobiliário para dar conta do valor completo. Antes de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *