24 de abril de 2024

Veja como decorar o espaço embaixo da escada

embaixo-da-escada

Está em dúvida sobre como utilizar aquele espaço embaixo da escada? Não se preocupe, pois trouxemos as melhores dicas de decoração para você!

Muitas pessoas têm dúvida sobre como utilizar o espaço embaixo da escada, seja por ser um espaço pequeno ou, ainda, por não ter ligação com o resto da casa. Entretanto, esse espaço pode muito bem ser trabalhado, trazendo harmonia e um toque de estilo para sua casa. 

Como cada vez mais temos menos área útil, seja em casas ou em apartamentos, o espaço embaixo da escada deve ser aproveitado ao máximo. Por isso, trouxemos dicas para transformar o estilo dessa parte do imóvel e, consequentemente, para criar um ambiente com funcionalidade para você. Confira!

Qual o tipo de sua escada?

Existem diversos tipos de escadas que fazem a ligação entre os andares de uma casa. Elas podem ser de madeira, de ferro, de concreto ou até mesmo de vidro. Além disso, existem aquelas que estão em uma linha reta e aquelas que tem um formato de caracol. 

Cada tipo de escada pede um estilo específico de decoração ou de funcionalidade para o espaço embaixo dela. Um jardim combina muito mais com escadas de ferro ou de vidro e uma espaço para home office conversa melhor com escadas de madeira e alvenaria . Entretanto, não há regras pré-definidas.

Existem inúmeras possibilidades, assim como há vários tipos de escadas. Elas ainda podem ser vazadas entre os degraus ou podem ser sólidas. Cada estilo nos apresenta uma forma de aproveitar o espaço de forma diferente e, por isso, vamos falar de espaços funcionais que você pode criar embaixo de sua escada. 

Em seguida, daremos algumas dicas de decorações como jardins e painéis para aproveitar esse espaço dentro de sua casa.

O que você pode fazer com o espaço embaixo da escada?

Como dito anteriormente, existe uma infinidade de alternativas para você transformar aquele espaço embaixo da escada que você não utiliza. As possibilidades incluem desde  painéis de televisão até quartos pequenos para visitas. 

Espaço de trabalho

trabalho-embaixo-da-escada

Suponhamos que você foi uma das pessoas que, durante a pandemia, teve que levar o escritório até sua casa. Se esse for o caso, essa dica será valiosa para você. Transformar o espaço embaixo da escada em um escritório de trabalho ou de estudo é muito mais fácil do que você imagina e pode trazer um toque de estilo para seu imóvel.

Antes de tudo, escolha o estilo de decoração que dialoga melhor com a decoração de sua casa. Se os móveis e as cores do local conversam melhor com o estilo de decoração rústica, por exemplo, siga essa linha para o ambiente ficar mais harmonioso. 

Você pode apenas acrescentar uma mesa entre a parede que faz oposição à escada até a parte debaixo dos degraus. Depois, coloque seu computador, materiais de papelaria e decore com itens na parede. Você ainda pode colocar gavetas com rodinhas embaixo da mesa para ter mais espaço para documentos e papéis. 

Armários

Algo que muita gente faz é colocar armários embaixo da escada para guardar objetos pessoais e outros tipos de itens. Essa opção é muito funcional, pois cria armários extras em sua casa para você armazenar objetos que antes ficavam espalhados pela casa ou que não tinham um lugar certo para serem guardados. 

Você pode até colocar gaveteiros que teriam a mesma função dos armários, só que com outro formato e estilo. Gaveteiros são opções estilosas e diferentes para guardar seus itens em um espaço sem uso embaixo da escada. Você pode optar por diversas cores e tamanhos diferentes para as gavetas. 

Veja esse vídeo do canal da Janna Almeida, disponível no YouTube que ensina como fazer um armário embaixo da escada:

Banheiro

Se você tem um espaço embaixo da escada com um tamanho considerável, pode transformá-lo em banheiro ou em um lavabo. Essa é uma ótima opção se sua escada for perto da sala de jantar, já que seus convidados poderiam lavar as mãos nesse ambiente para voltarem à mesa. 

Independentemente do ambiente em que esse espaço fica, essa é uma ótima opção para visitas utilizarem em qualquer momento. Por isso, pense na ideia funcional. Você pode, inclusive, fazer um banheiro alinhado ao estilo de decoração de sua casa para criar uma harmonia entre os ambientes. 

Painel para televisão

Uma ótima alternativa para aproveitar aquele espaço vazio embaixo de sua escada é com a presença de uma televisão. Para não ficar apenas o aparelho em uma parede você pode utilizar um painel de televisão, sempre combinando com o estilo da sala. 

Existem várias opções de painéis disponíveis no mercado, por isso, você deve investir naquele que mais satisfaz suas necessidades.

Por exemplo, pense em painéis com gavetas para armazenar coisas ou, ainda, com superfícies para colocar itens de decoração e outros objetos. Ao invés de optar por um painel, você pode investir em um aparador, que conta com armários e uma superfície para colocar a televisão ou, ainda, em um outro móvel de sua escolha. Lembre-se: quanto melhor você aproveitar o espaço, mais sentido irá fazer para você.

Ambiente para as crianças brincarem

Uma opção para aquelas pessoas que têm filhos é utilizar o espaço embaixo da escada para criar um ambiente para as crianças brincarem. Você pode investir em brinquedos e fazer uma espécie de casinha na qual as crianças possam se aventurar e criar histórias.

Ainda, pense em uma decoração externa que faça sentido para a casa, criando harmonia entre os ambientes. Por mais que os espaços dedicados às crianças peçam muitas cores e diversão, não se esqueça da beleza de sua casa. 

Casinha para o cachorro

Se você tem um cão de médio ou de grande porte, pense em transformar o espaço embaixo da escada em um ambiente para ele dormir e brincar. Os cães são verdadeiros amigos para nós e para a família, portanto, merecem um espaço digno e aconchegante.

Sem contar que a demanda para os pets vem crescendo em todos os tipos de mercados. Não é difícil encontrar objetos de decoração que têm a função de divertir, por exemplo, um gato. Assim, esse ambiente pode ser uma ótima oportunidade para criar um lugar especial para seu bichinho. 

Estante de livros

Se você é uma daquelas pessoas que acumula tantos livros que não sabe mais onde colocá-los, essa pode ser uma boa oportunidade. O ambiente embaixo da escada é perfeito para servir de estante, ainda mais de livros, que são ótimos itens de decoração.

livros-embaixo-da-escada

De quebra você pode, também, fazer um cantinho de leitura adicionando uma poltrona e uma luminária adequada. Assim, você poderá ter um cômodo aconchegante e especial para ler seus livros, sem contar que pode incitar nas visitas o gosto pela leitura e a troca de livros. 

Você também pode adicionar um pequeno gabinete para guardar itens de papelaria, como marca textos, canetas e até mesmo óculos especiais para leitura.

Quarto para visitas

Não são apenas personagens da cultura pop que dormem em quartos embaixo da escada. Você também pode ter a oportunidade de criar um pequeno quarto para visitas caso o espaço permita a inserção de uma cama, é claro.

Esse ambiente pode ser extremamente útil se você tem o costume de receber familiares e amigos que moram em longas distâncias. Lembre-se de decorar o ambiente de acordo com o resto da casa e, caso crie esse cômodo, não esqueça de colocar uma porta para separá-lo do restante do imóvel. 

Bar

Por fim, a existência de bares em casa é uma ótima oportunidade de dar estilo e elegância para seu imóvel. Assim, você pode investir na criação de um bar com espaço para adega e com uma ilha para servir suas visitas.

Adicione dois bancos e um armário para copos e outras garrafas de bebidas e você terá o ambiente perfeito para a criação de um bar dentro de casa. 

Jardim

Falando agora em opções não funcionais, ou seja, que não oferecem uma função prática que possa facilitar sua vida, mas que realmente ficam muito bonitas, o jardim pode ser a escolha perfeita. 

Pense em opções de jardins elegantes dentro de sua casa com plantas ornamentais ou até mesmo tropicais. Você pode criar um jardim vertical ou, também, um jardim de pedras, o que pode dificultar a existência de terra dentro de sua casa. 

Parede decorativa

Por fim, você pode transformar o espaço embaixo da escada em uma parede decorativa. Pense em painéis, itens de decoração, fotografias e quadros. Existem diversas opções para você transformar essa parte da casa em um ambiente atrativo e que faça com que suas visitas se impressionem.

parede-decorativa-embaixo-da-escada

O que achou dessas ideias para aproveitar o espaço embaixo da escada

Deixe um comentário sobre o que você achou deste conteúdo! Você pode acessar o Blog da Arbo e ficar por dentro de diversos conteúdos de decoração como Tudo o que você precisa saber para decorar sua casa e também conteúdos sobre vasos decorativos

Acesse a Central de Ajuda da Arbo para saber mais sobre questões relacionadas ao cotidiano do mercado imobiliário.

E entre no Site da Arbo se você estiver procurando o imóvel dos seus sonhos! A plataforma dispõe de ferramentas especializadas para você encontrar a casa ou apartamento que mais atende suas necessidades. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

imobiliarias-em-Londrina-PR

3 Imobiliarias em Londrina PR para universitários

É estudante e está procurando por ótimas imobiliarias em Londrina PR? Então veja as principais opções para você Muitos universitários aguardam a chegada de um novo ano, já que os primeiros meses são destinados ao ingresso no ensino superior. Com base nessa circunstância, uma das primeiras preocupações do estudante que mora longe da instituição é […]

rodapé-embutido

Rodapé embutido: o que é e como fazer na sua casa?

Os projetos arquitetônicos trazem cada vez mais  propostas modernas e funcionais. Um exemplo é o rodapé embutido. Leia mais sobre o assunto este artigo! Há quem opte por não usar o rodapé na construção ou reforma da casa. Para quem gosta, esse item oferece suavidade no acabamento final de uma instalação do piso com a parede.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *