25 de abril de 2024

Embalagem para mudança: como escolher

Embalagem para mudança: como escolher

Se você vai se mudar para um novo imóvel, deve estar preocupado com inúmeras questões, como a embalagem para mudança. Nesse texto você confere todas as informações necessárias para fazer as melhores escolhas

Mudar-se para um novo imóvel é, frequentemente, um processo complexo, que envolve inúmeras etapas. A embalagem para mudança é uma das principais e, por isso, costuma causar muitas dúvidas nos moradores: quais são os melhores materiais? Como devo embalar objetos pesados? E itens de vidro?

As questões são inúmeras e, para que você possa ter mais tranquilidade durante a mudança, o Blog da Arbo preparou esse texto. Aqui você vai entender por que escolher os materiais corretos da embalagem para mudança pode fazer toda a diferença no transporte dos itens. Além disso, vai aprender como fazer essa escolha. 

Por fim, mas não menos importante, vai conferir dicas importantes para embalar sua própria mudança e, também, como descartar as embalagens após o processo. Veja algumas dicas para organizar a mudança!

Embalagem para mudança: conheça os tipos

Quando se fala em mudança, muitos pensam somente em caixas de papelão. No entanto, o processo envolve diferentes tipos de embalagem para mudança. É importante que, antes de transportar seus itens para o novo imóvel, você conheça cada um deles e entenda para quais objetos são direcionados.

Caixas

De fato, as caixas são os materiais mais utilizados para transportar objetos pessoais em uma mudança de casa ou de apartamento. Contudo, é necessário considerar que elas podem ser feitas de diferentes materiais, que possuem especificidades e, portanto, recomendações diferentes.

Caixas de papelão

Conforme apontado acima, as caixas de papelão são as mais conhecidas quando o assunto é embalagem para mudança. Isso porque são versáteis e possuem diversos modelos, como as que contém divisórias, ideais para o carregamento de objetos que não podem se chocar.

Disponíveis em diversos tamanhos, são utilizadas para transportar objetos pouco frágeis, como roupas, objetos decorativos, sapatos e até mesmo eletrodomésticos pequenos, como cafeteiras e microondas. 

Embalagem para mudança: como escolher

A principal recomendação quanto às caixas é comprar peças de diversos tamanhos, para que os objetos possam ser divididos. Na maioria dos casos, os moradores preferem utilizar caixas de tamanho mediano, já que são capazes de transportar uma boa quantidade de itens, ao mesmo tempo em que não comprometem o carregamento por conta do excesso de peso.

Outro ponto importante é verificar se as caixas de papelão são resistentes, uma vez que, se rompidas durante a mudança, podem danificar seus objetos, além de causar uma bagunça que irá comprometer o carregamento ou o descarregamento.

Caixas de madeira

As caixas de madeira são outra opção de embalagem para mudança. Mais resistentes do que as de papelão, são indicadas para o transporte de materiais mais frágeis e perecíveis, como objetos de vidro.

Como a madeira é um material mais pesado do que o papelão e do que o plástico, é preciso estar atento ao peso final das caixas. Isso porque uma embalagem muito pesada pode dificultar o carregamento, o que pode causar acidentes.

Desse modo, se você precisa carregar vinhos, quadros, vasos e outros itens frágeis, prefira as caixas de madeira.

Caixas de plástico

Por fim, as caixas de plástico são uma opção de embalagem para mudança. Além de ser ecologicamente correto – já que pode ser reutilizado -, o material é resistente e pode ser utilizado para carregar todos os tipos de objetos.

Itens pesados e objetos frágeis, por exemplo, podem ser alocados em caixas de plástico. Uma boa indicação para quem deseja utilizar esse material é procurar por empresas que disponibilizam a locação das peças.

Desse modo, você economiza – uma vez que o aluguel de caixas de plástico é mais barato do que a compra – e não precisa se preocupar em arrumar um espaço para posicioná-las em seu novo imóvel.

Plástico bolha

O plástico bolha, juntamente com as caixas, é um dos materiais mais utilizados em embalagem para mudança. Isso porque é um importante aliado da redução de impactos nos objetos que estão sendo transportados.

Quando aplicado da maneira correta, pode evitar quebras e arranhões em objetos considerados frágeis, como espelhos e vasos de cerâmica. Além disso, o plástico bolha é comumente usado para embalar móveis e eletrodomésticos, como sofás, geladeiras e mesas de centro.

embalagem-para-mudança

Existem inúmeros tipos de plástico bolha disponíveis no mercado, mas o mais recomendado é que o morador opte pelas opções que apresentam bolhas grandes. Isso indica que o material é mais resistente quando comparado com as alternativas de bolhas menores.

Você pode testar a resistência do material ao tentar rasgá-lo, por exemplo. Se você não precisar usar muita força física para romper o plástico bolha, fique atento, pois o material não será capaz de oferecer a proteção necessária aos seus objetos. 

De maneira geral, plásticos bolha resistentes costumam ser rompidos apenas com o emprego de uma tesoura ou de um estilete.

Redutores de impacto

Os materiais redutores de impacto também são um importante tipo de embalagem para mudança. Feitos de papelão ou de cartolina, são capazes de proteger vidros, eletrodomésticos e quinas de espelhos.

Os redutores de impacto são facilmente encontrados em empresas especializadas na venda de embalagem para mudança. No entanto, se você optar por contratar um transporte especializado, é possível que o serviço inclua a disponibilização dos materiais. 

Fita adesiva

A fita adesiva não é, propriamente dita, um tipo de embalagem para mudança. Entretanto, é um item fundamental para o sucesso do transporte dos itens de um imóvel para outro. O material é utilizado, por exemplo, para lacrar as caixas e, assim, garantir que os objetos não sejam danificados.

Além disso, é possível que você precise de outros itens, como canetas, que irão servir para indicar o que há em cada embalagem. Esse passo é fundamental para garantir, posteriormente, a organização dos objetos no novo imóvel.

Como saber a quantidade necessária de embalagem?

A verdade é que não existe uma resposta exata para a questão de qual é a quantidade necessária de embalagem para mudança. Isso porque esse ponto varia de acordo com o número de móveis e de objetos que serão transportados. 

Além disso, é necessário considerar que cada morador possui um jeito de embalar seus pertences. Enquanto um prefere deixar as caixas bem cheias, por exemplo, outro pode considerar que é melhor posicionar menos objetos no interior das embalagens.

embalagem-para-mudança

De maneira geral, é possível afirmar que, quanto mais objetos você tiver, mais caixas terá de comprar (ou alugar, no caso das embalagens feitas de plástico). No caso dos móveis, por outro lado, quanto maior a quantidade, mais plástico bolha será necessário. 

Dicas para embalar a mudança de forma correta

Preparar a embalagem para mudança, como você pôde perceber, não é um processo simples. Desse modo, a recomendação é que, quando há muitos móveis e muitos objetos, o morador prefira contratar uma empresa especializada.

Contudo, caso você queira embalar seus pertences sem ajuda profissional, é possível garantir a segurança de seus móveis e de seus objetos com algumas dicas simples:

  • Embale objetos de vidro, como pratos e copos, separadamente. Isso significa que cada peça deve estar envolta em plástico bolha;
  • Para o transporte de líquidos, como perfumes, retire a tampa e insira um papel filme. Isso irá prevenir que o conteúdo do frasco vaze durante o transporte;
  • Separe uma ou mais caixas e insira objetos que serão necessários para a primeira noite no imóvel. Isso irá poupar tempo, já que, no imóvel novo, haverá muitas embalagens e você pode não encontrar o que deseja;
  • Não sobrecarregue as caixas da embalagem para mudança. Sempre verifique se o fundo está firme;
  • Equilibre o peso dos pertences. Uma boa indicação é inserir poucos (ou apenas um) itens pesados em uma caixa pequena e inserir vários itens leves em caixas maiores.

Como descartar a embalagem para mudança

Depois de chegar e de se instalar no novo imóvel, é necessário descarregar os pertences e organizar a casa ou o apartamento. Contudo, ainda há um passo para finalizar o processo: o de descarte da embalagem para mudança.

Para que o imóvel não fique desorganizado e repleto de resíduos, é importante descartar o material utilizado no transporte. No entanto, fique atento: o descarte deve ser feito da maneira correta, pois o meio ambiente pode ser prejudicado pelo excesso de papelão e de plástico, principalmente.

Desse modo, a principal indicação é que você reúna todo o material da embalagem para mudança e direcione para cooperativas de reciclagem. Caso sua cidade não conte com uma, outra alternativa é doar os resíduos para catadores.

Se você deseja conferir mais dicas sobre a embalagem para mudança, assista ao vídeo 7 dicas infalíveis para facilitar a sua mudança, publicado no canal Kauany Santos, no YouTube. Veja:

O que achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe quais são os materiais utilizados para a embalagem para mudança, pode escolher entre realizar o processo de forma autônoma ou contratar uma empresa especializada. De qualquer forma, não se esqueça de nos contar sua opinião sobre o conteúdo do texto. Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Para conferir conteúdos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você descobre se contratar uma empresa de mudanças realmente vale a pena, além de conferir o passo a passo para uma mudança residencial sem imprevistos. E se você quiser saber tudo sobre o tema, basta acessar esse artigo.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como o passo a passo para emitir a segunda via de faturas.

E se você deseja encontrar o imóvel ideal para se mudar, acesse o Portal da Arbo. Utilize nossos filtros para pesquisar pela casa ou pelo apartamento que melhor atende às suas necessidades.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

 As imobiliárias digitais X imobiliárias tradicionais: o mito da tecnologia no setor imobiliário

 As imobiliárias digitais X imobiliárias tradicionais: o mito da tecnologia no setor imobiliário

Não tem como negar que vivemos em uma era de profunda transformação tecnológica no setor imobiliário tradicional. Mesmo que a tecnologia para imobiliárias seja a ferramenta perfeita de auxílio para os corretores, ajudando a encontrar o cliente ideal para seus imóveis, ainda há muito o que destacar dessa inovação. Nesse processo existem métodos que são […]

Decoração barata

Decoração barata: como renovar o imóvel gastando pouco

Quem disse que é necessário gastar muito para deixar sua casa mais bonita? Saiba como fazer uma decoração barata e estilosa. Melhorar o visual de casa é uma boa maneira de renovar as energias e aumentar a sensação de bem-estar. E fica ainda melhor quando não precisamos fazer grandes investimentos para isso. Pensando nisso, fizemos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *