21 de maio de 2022

Empresa de mudança: vale a pena contratar o serviço?

empresa-de-mudança

Empresa de mudança presta um serviço essencial para te auxiliar nesta hora com tantos processos envolvidos. Mas, será que essa é mesmo uma contratação essencial? Confira mais detalhes no texto. 

Todo o processo que envolve mudar de casa ou apartamento pode ser complexo e turbulento se você não tiver planejamento. Isso porque, é muito comum, no meio de tantas mudanças, alguns imprevistos, gastos a mais e até esquecimentos acontecerem. Entre as diversas tarefas que envolvem essa fase, a decisão se você vai ou não contratar uma empresa de mudança para te ajudar é uma das principais. Essa é uma questão que realmente deve ser analisada com calma. Já que, tomar a decisão equivocada pode significar muitos problemas futuros para você resolver. 

Por isso, para te ajudar, neste texto do Blog da Arbo, vamos conversar sobre essa questão da contratação de empresas de mudanças e mais alguns outros fatores para você ficar de olho nesta hora. Vamos lá?!  

empresa de mudanca

Mudança de casa: por onde começar? 

Para começar, vamos conversar um pouco sobre quais são os primeiros passos que você deve levar em consideração na hora da mudança. E, o primeiro, claro, é saber exatamente o motivo dela.

Às vezes, pode até ser que a sua vida profissional e familiar estejam estáveis, mas o seu lar ainda não esteja oferecendo tudo o que você precisa para ter qualidade de vida e comodidade. 

Isso é muito comum. Infelizmente, no Brasil, não são todos os bairros que oferecem segurança, opções de lazer e estrutura para os seus moradores. Por isso, muitas pessoas buscam essas características em um novo lugar.

Outro fator que pode motivar uma mudança é o crescimento familiar. Quando um casal decide morar junto ou com a chegada de um filho, principalmente. 

Esse realmente é um excelente momento para procurar um imóvel maior, com mais dormitórios e uma estrutura mais robusta. É nestes momentos também que o casal busca comprar o seu primeiro imóvel. O que, sem dúvida, é um grande passo na vida de qualquer pessoa. 

Agora, muitas pessoas também decidem mudar de cidade ou de bairro por conta de oportunidades profissionais. Esse é um dos melhores motivos para decidir fazer uma mudança. 

Já que, realmente, algumas cidades e bairros oferecem mais oportunidades profissionais do que outros. E, quanto mais perto das oportunidades você estiver, mais fácil será aproveitá-las. 

Saber exatamente o motivo da sua mudança é muito importante porque altera qual o tipo de residência que é ideal para você. 

E, por falar nisso: está procurando imóveis e não sabe por onde começar? Conheça o Portal da Arbo. As melhores oportunidades imobiliárias da internet. 

Quais são os principais fatores para você levar em consideração na hora da mudança?

empresa de mudanca

Agora que você já tem em mente o porquê da sua mudança, pode escolher quais são os imóveis que possuem a melhor característica para você. 

Abaixo, vamos listar alguns fatores gerais para prestar a atenção nesta hora: 

Em qual fase da vida você está? 

Voltamos a essa questão da fase da vida. Por exemplo, um casal, recém-casado, procura um imóvel que fique perto do trabalho deles, mas acabam alugando um apartamento muito grande, com vários dormitórios e espaços de lazer, mas longe do trabalho. Esse casal rapidamente irá se arrepender de mudar para este local. Pois não era esse o objetivo principal deles.

Localização de qualidade é essencial 

Tenha certeza disso: uma boa localização vai ser essencial no seu dia a dia. Seja por estar em uma região com mais acessos a outras áreas da cidade, perto do trabalho ou das escolas dos filhos. É sempre importante entender qual é o momento da sua vida antes de escolher qual será o seu próximo bairro.

Escolha uma região com potencial de valorização

E, por fim, assim como os imóveis, as diferentes regiões da cidade também passam por processos de valorização e desvalorização. Isso ocorre por conta da mudança da própria dinâmica de vida das cidades. 

Essa valorização impacta diretamente no preço dos imóveis e dos aluguéis nestas regiões. O ideal é você procurar por bairros que vão valorizar no futuro. Dessa forma, você não gasta tanto dinheiro e pode ver o seu patrimônio valorizar muito no futuro. 

Empresa de mudança: por que contratar uma? 

Uma das partes mais trabalhosas da mudança é realizar todo o processo de empacotamento, montar e desmontar mobílias, organizar e carregar as caixas em seu novo lar. 

Justamente por conta disso, uma empresa de mudança aparece como uma boa opção para facilitar a sua vida nesta hora. Já que é a empresa que se encarrega de todos esses processos por você. 

E, com certeza, um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na hora da mudança, é achar que pode fazer tudo por conta própria. 

Acredite: muitas pessoas já se deram mal tentando economizar dinheiro com empresa de mudança. Isso ocorre porque, como são serviços especializados, executá-los sem ter o conhecimento necessário pode trazer grandes problemas para o seu orçamento no futuro. 

Imagine, por exemplo, você ter que desmontar, colocar em um veículo, transportar e montar de novo um guarda-roupa, por exemplo. A chance de, em algum momento, algo dar errado é bem grande.   

É claro que você pode contar com amigos e parentes para te ajudar. 

Contudo, além de se correr o risco de alguém sair lesionado, devido ao extremo peso de alguns pertences, o embalamento não é tão simples quanto parece. É preciso embalar cada item de forma correta e utilizar materiais específicos para garantir a integridade de todos os objetos durante o transporte. 

Por isso, quando falamos nesta questão, um ditado cai muito bem: o barato pode sair caro. 

Por isso, caso você não tenha certeza de como realizar um serviço de mudança, conte com a ajuda de profissionais e faça um investimento consciente e seguro. 

É muito fácil e você poderá se preocupar com outros fatores da sua mudança, que também vão precisar da sua atenção. 

Empresa de mudança: como funciona?

O modo de trabalho irá variar de empresa para empresa. Cada uma tem o seu método que deve ser combinado com o cliente no momento da negociação. 

Mas, no geral, os passos são os seguintes: 

1 – Primeiramente, a empresa de mudança vai te pedir a você alguns dados. Em geral, trata-se da metragem, quantidade de objetos a serem transportados e distância entre as duas residências. Com essas informações, o responsável conseguirá montar um orçamento inicial para você de quanto sairá o serviço de transporte. 

2 – Depois disso, caso você aceite o valor, pode solicitar que a empresa realize uma vistoria mais detalhada do seu imóvel e nos objetos da sua casa. 

3 – Em seguida, chegará a hora de marcar a desmontagem dos móveis e empacotamento dos objetos. Provavelmente, a depender do porte da empresa que você contratou, uma equipe irá até a sua casa organizar tudo. 

4 – Após essa etapa, a equipe voltará apenas no dia marcado para a mudança para realizar o carregamento e descarregamento dos itens. 

Esteja sempre atento: todos os serviços combinados devem estar previstos em contrato. Nunca pule essa etapa. É a sua garantia de que tudo sairá conforme o combinado. Antes de contratar a empresa também faça uma busca rápida na internet sobre o seu histórico. Saiba se os consumidores estão falando bem ou não do serviço e se há alguma reclamação que se repete. 

Não se esqueça também de uma etapa fundamental para qualquer mudança: o inventário dos seus objetos. 

Elaborar o inventário da mudança é, com certeza, um passo complexo e demorado. No entanto, é essencial para que você saiba o que será transportado até o novo imóvel. Por isso, o ideal é elaborar uma lista com todos os itens que devem ser levados.

Desse modo, você pode controlar os bens que saíram de sua antiga casa ou apartamento e garantir que tudo irá chegar no novo imóvel como o esperado.

Como o processo de elaboração de mudança residencial não é algo simples, pode ser realizado pelo morador de forma autônoma, mas também por uma empresa especializada no transporte.

E aí, o que achou do nosso guia com dicas sobre empresa de mudança?

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no Blog da Arbo. Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns, Quais são as diferenças entre carreto e mudança? ou Tudo o que você precisa saber antes de realizar a mudança de casa ou de apartamento.

Para dúvidas do dia a dia, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar nesse momento. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família.

Postagens relacionadas

mudar de cidade

Passou no vestibular e vai mudar de cidade? Veja dicas

Passou em uma universidade e vai precisar mudar de cidade? Então, é a hora de anotar algumas dicas preciosas que vão te ajudar nesse processo.  Ingressar em uma universidade é uma etapa importante na vida de muitas pessoas. Esse é um momento de muita alegria, pois uma nova e importante  etapa se inicia. Entretanto, como […]

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo

Quer renovar seu imóvel e pensa em um estilo antigo? A decoração rústica pode ser a ideal. Por isso, que tal conhecer um pouco mais sobre a tendência? A decoração rústica não é mais uma realidade apenas de casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *