13 de maio de 2022

5 erros de organização da casa que você deve evitar

o que evitar erros de organização da casa

Existem alguns erros de organização da casa que podem comprometer a aparência do imóvel e a qualidade de vida dos moradores. Nesse texto você descobre quais são os principais erros e, com isso, como evitá-los

Nada como uma casa bem arrumada, limpa e organizada para aumentar a sensação de bem-estar, não é mesmo?! Entretanto, às vezes, mesmo com toda a dedicação na limpeza, nem sempre o resultado sai como o esperado. E, para colocar tudo em ordem de forma prática, é importante evitar erros de organização da casa que geram ainda mais bagunça e dor de cabeça no dia a dia.

No geral, com a correria que faz parte da vida, é difícil manter uma casa ou um apartamento sempre muito bem organizado. Afinal, cuidar de muitas obrigações e ainda da casa é uma tarefa e tanto.

Entretanto, você não precisa se preocupar. Nesse post o Blog da Arbo vai apresentar a você os cinco erros de organização da casa mais comuns de acontecer e, ainda, dicas para arrumar a casa como nunca.

Veja abaixo as dicas que você vai conferir para deixar sua casa ou seu apartamento sempre organizado:

1. Confundir organizar com arrumar

Você acha que arrumar e organizar a casa são as mesmas tarefas? Apesar de estarem ligadas e de uma depender da outra, esse é o primeiro entre os grandes erros de organização da casa que as pessoas cometem ao tentar colocar os espaços do lar em ordem. 

A arrumação está relacionada a cuidar da estética e da beleza dos ambientes. Por outro lado, organizar significa direcionar a atenção para tudo no interior do imóvel. Isso inclui, por exemplo, verificar quais itens não são mais necessários e criar soluções práticas para colocar tudo em seu devido lugar.

De maneira geral, organizar significa encontrar o lugar ideal para tudo o que você tem na casa ou no apartamento, com o objetivo de evitar bagunça e de tornar a arrumação mais fácil.

Ah, e uma outra questão importante é: evite uma força tarefa para organizar um cômodo todo de uma vez só. O problema de querer colocar tudo no lugar em um cômodo inteiro de uma única vez é que você pode se cansar na metade do trabalho e, por isso, pode precisar fazer o resto do trabalho de uma maneira menos paciente. 

Separe essa tarefa para fazer aos poucos: cuide primeiro de uma gaveta com bagunça, depois da escrivaninha e, aos poucos, cumpra uma tarefa por dia. 

Pode levar mais tempo, mas, ao menos, você não vai correr o risco de se frustrar por ter diversas tarefas para fazer e acabar por desistir no meio do caminho.

evitar erros de organização da casa
Os erros de organização da casa comprometem a qualidade de vida dos moradores

2. Não ter um planejamento: um dos erros de organização da casa

Assim como tudo na vida, planejamento é fundamental até para cuidar da casa. A falta de planejamento é um entre os muitos erros de organização da casa. 

Uma boa orientação é, antes de começar os trabalhos, organizar os materiais de limpeza por cômodos. 

Por exemplo: coloque em um cesto tudo o que você vai precisar para limpar o banheiro. Em outro recipiente, você separa os produtos que vai usar para limpar os quartos e assim em diante. 

Essa organização vai, com certeza, otimizar seu tempo. Outra dica importante é começar a limpeza do fundo da casa para a frente. Assim, a sujeira não é levada de um canto para outro. 

Produtos organizadores: não compre sem planejamento

Além da  programação que você precisa criar no momento de colocar a “mão na massa”, é sempre importante manter o mesmo planejamento na hora de comprar produtos de limpeza. Isso porque é comum chegar em casa e não encontrar uma utilidade para tudo que foi comprado.

É importante que você saiba que comprar itens e produtos organizadores não é o primeiro passo quando se vai organizar uma casa ou um apartamento. 

Antes disso, é importante ficar atento às medidas necessárias para as caixas, pois você pode acabar comprometendo a abertura e o fechamento de gavetas, por exemplo, ou, então simplesmente comprar acessórios que não servem no espaço.

Subestimar o tempo necessário para a organização

Ainda no planejamento, é importante analisar de forma realista a dificuldade para organizar o espaço em questão. 

Um dos erros de organização da casa mais clássicos é subestimar o tempo de arrumação. Você decidiu mexer no seu guarda-roupas e achou que dava pra encaixar isso em duas horas, só que já se passou esse tempo e você não ainda não concluiu a tarefa. E agora?

Se você tiver um compromisso na agenda, isso certamente vai  fazer com que você fique desmotivado ou desista de terminar o serviço, então se atente e seja realista no planejamento do trabalho a ser realizado.

separação de itens erros de organização da casa
Não separar todos os itens de um imóvel é um dos principais erros de organização da casa

3. Não praticar a lei do desapego

Você vai organizar a casa, encontra alguns cadernos antigos e percebe que eles não têm mais nenhuma utilidade. Entretanto, eles ficaram guardados (e ocupando um espaço que poderia ser  útil) durante anos. 

É normal esquecer alguns itens que normalmente não são usados. Por isso, para resolver esse problema, avalie  sempre a utilidade de cada item dos seus ambientes.

Também é muito comum tirar tudo do guarda-roupa, dobrar e guardar novamente na hora de  reorganizar. Contudo, você não acha que seria melhor aproveitar esse momento para desapegar de roupas e acessórios que só estão fazendo volume? 

Em um armário comum, as pessoas usam apenas 20% do que têm e isso atrapalha – e muito – o dia a dia. Objetos inúteis fazem perder espaço e tornam a organização diária muito mais difícil. 

Dessa forma, é importante que você se desfaça do que não usa há tempos para visualizar tudo melhor no dia a dia.

Praticando a lei do desapego você também pode separar algumas coisas para doação. Essa atitude é muito importante e, ainda, ajuda na organização e na otimização de espaço em seu imóvel.

Ah, mas atenção: já que falamos de desapego, há outro detalhe que muitas pessoas se esquecem. De nada adianta você se encher de atitude, encher caixas e caixas de coisas se não planejou pra onde vai levar. 

Sabe o que pode acontecer? Você vai criar bagunça em outro lugar e cometer também outro dos principais erros de organização da casa. Então, para que isso não aconteça, verifique tudo que será descartado e pesquise para onde você vai levar os desapegos.

como evitar erros de organização da casa
Conhecer os erros de organização da casa é importante para que você saiba como evitá-los

4. Esquecer de atualizar a família sobre a organização feita

Você está empenhado no seu projeto de organização, mas esquece que as outras pessoas que vivem com você podem não ter participado das tarefas. Dessa forma, elas podem não saber onde é o novo espaço de alguns itens ou o que tem dentro das caixas e gavetas. 

Por isso, não se esqueça de identificar todos os produtos organizadores com o que tem dentro e, também, as prateleiras e gavetas. 

E, depois de conversar com todos da casa, é importante guardar os itens sempre no mesmo lugar, seja ao chegar em casa ou ao terminar de usar. 

Essa dica vale para tudo: casacos, sapatos, bolsas, chaves, alimentos e utensílios de cozinha. Essa atitude vai deixar tudo mais limpo e organizado, o que vai favorecer a qualidade de vida da família.

organização de roupas
Um dos principais erros de organização da casa é não comunicar os outros moradores da casa sobre as mudanças

5. Não focar na praticidade também é um dos erros de organização da casa

Pode parecer óbvio, mas a organização só faz sentido se ela tem funcionalidade para você e para o seu dia a dia. 

Em uma casa, é importante pensar nas atividades de toda a família. Em uma cozinha, por exemplo, os copos de água que são os mais utilizados por todos podem ficar perto do filtro ou em um lugar fácil de alcançar. Se você é a pessoa da casa que mais cozinha, é preciso, também, planejar como vai guardar aqueles utensílios que mais usa. 

Tudo o que é muito usado no dia a dia deve ficar em um local de fácil acesso e sempre à mão e o que se usa menos em lugares superiores ou mais ao fundo, seja qual for o ambiente.

Quer saber mais sobre o tema? O vídeo 9 erros de organização que bagunçam sua casa e sua vida, publicado no canal Organização Pessoal, no YouTube, pode te ajudar:

O que você achou desse conteúdo sobre os erros de organização da casa? Agora que você já sabe como evitá-los, continue a navegar pelo Blog da Arbo e confira outros artigos que podem te ajudar na organização e na decoração do imóvel.

Você pode, ainda, preencher o formulário abaixo para receber nossa newsletter gratuita. Todas as semanas, enviamos os melhores conteúdos do Blog diretamente em seu e-mail.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Decoração de home office: saiba tudo!

A pandemia de covid-19 transformou o lar em um verdadeiro refúgio. Por isso, a decoração de home office é importante para garantir a qualidade de vida A pandemia de covid-19 trouxe inúmeras mudanças de rotina para todo o mundo. Se antes as pessoas passavam boa parte do dia no trabalho e/ou em atividades externas, atualmente […]

entrega-das-chaves

O que verificar antes da entrega das chaves imóvel?

Antes de realizar a entrega das chaves de um imóvel, é necessário verificar alguns pontos importantes. Confira quais são eles neste texto.  Entregar um imovél é quase tão complicado quanto entrar nele. São muitas etapas e processos que você deve prestar atenção na hora da entrega de chaves. É muito comum, por esse acúmulo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *