27 de setembro de 2021

Escritório na sala: descubra como montar o seu

escritório na sala home office

Com a chegada da pandemia de covid-19, o home office se tornou uma realidade. Por isso, as pessoas precisaram adaptar seus imóveis e, com isso, passaram a construir o escritório na sala e em outros cômodos. Nesse texto você vai descobrir como montar seu espaço de trabalho no ambiente da sala

O home office tem trazido muitas dúvidas em relação à decoração. Montar um escritório na sala virou a solução para muitas pessoas, especialmente para aquelas que vivem em imóveis menores, sem um cômodo extra para receber esse ambiente.

A boa notícia é que, com alguns truques decorativos e a escolha certa do mobiliário, é possível criar um home office na sala, que seja bonito e funcional. Não sabe como? A Madesa, uma das principais marcas de móveis do país, separou algumas dicas para lhe ajudar. Confira!

Os desafios de montar um escritório na sala

Montar um escritório na sala traz alguns desafios que precisam ser considerados no seu projeto decorativo. Sem dúvida, o principal é fazer com que um ambiente destinado ao lazer e à convivência seja compatível com a necessidade de concentração do dia a dia do trabalho.

Por isso, é importante escolher muito bem o ponto da sala onde você irá posicionar seu home office. Se possível, tente deixá-lo o mais distante do sofá e da TV possível, para garantir um pouco mais de privacidade.

Outro ponto importante é pensar no mobiliário para o escritório. Afinal, ele deve oferecer conforto e ergonomia, mas sem destoar muito do estilo do restante do ambiente, criando uma unidade entre a sala de estar e o home office.

E, claro, não se esqueça da organização. Deixar documentos, papéis e fios espalhados trarão um impacto visual negativo não apenas ao seu escritório, mas também à sua sala de estar. Assim, é fundamental pensar em soluções para organizar todos os itens e manter sua rotina mais prática.

Dicas de decoração para um escritório na sala bonito e funcional

escritório na sala projeto
Antes de montar seu escritório na sala, é essencial verificar as possibilidades

Ainda está difícil pensar em como montar um escritório na sala? Veja as principais dicas que separamos:

Escolha cuidadosamente o local onde ficará o escritório

A escolha do posicionamento do seu home office é muito importante, porque irá interferir totalmente na sua produtividade. Em geral, a indicação é optar por uma área próxima a uma janela, devido à iluminação natural.

Contudo, na sala de estar, nem sempre isso é possível. Analise a planta da sua sala para entender onde é possível posicionar o escritório de maneira orgânica e funcional. 

Em alguns casos você poderá, por exemplo, aproveitar um “cantinho” entre um móvel e outro ou até criar uma extensão do rack.

Se você conseguir, entretanto, deixar o escritório um pouco mais afastado de onde está a TV e o sofá, será melhor, principalmente caso tenha alguma chamada de vídeo ou reunião enquanto o restante da família usa a sala.

Uma solução para ambientes integrados e abertos é usar algum tipo de divisória entre o home office e o restante do espaço. Os cobogós são boas ideias, porque são elementos vazados, assim como as estantes. 

Ou seja, os cobogós não são fechados como uma parede tradicional e, por isso, mantêm a ideia de integração e continuidade e, ao mesmo tempo, trazem um pouco mais de intimidade que o home office exige.

No caso das estantes, você ainda poderá usar o móvel para organizar alguns itens de escritório e para decorar, com vasinhos de plantas, porta-retratos ou outros objetos.

escritório na sala escolha dos móveis
Os móveis para o escritório na sala devem ser escolhidos de acordo com a decoração do cômodo e com a ergonomia

Atente-se aos móveis do escritório na sala

Os móveis do home office devem ser escolhidos com muita atenção. Lembre-se que, além da beleza, eles devem ser funcionais e ergonômicos. Por isso, atente-se ao conforto.

As cadeiras giratórias e com regulagem de altura e para os braços são ideais, porque permitem que você as ajuste conforme suas necessidades. A escrivaninha deve ter uma largura suficiente para adicionar o computador e também para você conseguir digitar. E a altura deve ser precisa para que o monitor fique na altura dos olhos.

Podem parecer detalhes, mas eles farão toda a diferença no seu dia a dia, evitando dores e lesões.

Pensando em termos decorativos, os móveis multifuncionais são os mais indicados. Afinal, quando você não estiver trabalhando, poderá usar esses itens de outras maneiras, trazendo mais diversificação ao seu dia a dia.

As mesinhas que são retráteis e ficam “escondidas” em outros móveis ou até nas paredes são boas alternativas, pois permitem manter o ambiente mais “clean” quando a sala estiver sendo usada para o lazer.

Você também pode pensar em soluções que se encaixem no design já presente na sua sala de estar. Como os tampos de escrivaninha que são continuações do rack, que trazem unidade, ou móveis com cores e elementos semelhantes aos já usados no cômodo.

Para salas muito pequenas, uma dica é investir nos móveis translúcidos para seu escritório, que permitem a passagem da luz e não pesam visualmente. Por exemplo, é possível investir em uma escrivaninha com tampo de vidro ou uma cadeira transparente. Além de modernos, eles ajudam a trazer leveza, fazendo com que o espaço pareça maior.

Pense na organização

Como dissemos no tópico anterior, a organização é crucial para montar o escritório na sala. A bagunça poderá atrapalhar sua rotina de trabalho e deixar sua sala desconfortável.

Por isso, invista em itens e objetos que lhe ajudem a se organizar. As escrivaninhas com gaveta ou os gaveteiros com rodízio são boas soluções, assim como as estantes, as prateleiras e os nichos. A quantidade dependerá muito do seu trabalho e dos itens que precisam ser organizados no dia a dia, como livros, pastas de documentos, cadernos, entre outros.

Se houver muitos papéis soltos, organize-os em pastas e em caixas, sempre colocando etiquetas, facilitando encontrar o que precisa.

escritório na sala arrumação
A organização do escritório na sala é essencial para garantir o conforto e a funcionalidade do cômodo

Cuidado, também, com os fios. Deixá-los visíveis e todos “embolados” cria uma poluição visual muito grande. Se for possível, prefira móveis que permitem embutir a fiação, deixando tudo mais organizado e clean.

Para os itens pequenos, objetos tradicionais de escritório são indispensáveis, como os famosos “porta-trecos”. E, claro, crie o hábito de, em todo final de expediente, guardar o que não for mais usar e deixar sua bancada sempre bem organizada – o que contribuirá para a decoração de todo o ambiente.

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Atente-se à iluminação

A iluminação é muito importante para que você consiga trabalhar e ser produtivo. Geralmente, na sala de estar contamos com uma iluminação menos focada, com luz amarela, que favorece o aconchego.

Ela é ótima para relaxar e assistir TV, mas ruim para trabalhar, o que exige mais foco e concentração. Se possível, você pode instalar um dimmer para controlar o nível de luminosidade, mudando conforme os usos do ambiente.

Contudo, se essa não é uma solução real para você, outra ideia é investir nas luminárias de mesa. Elas ajudam a criar uma iluminação mais focada e não interferem no restante do ambiente. 

Tentar posicionar seu escritório na sala próximo às janelas também ajudará muito no seu foco e concentração.

Outra ideia é investir em spots direcionados apenas na parte de cima da sua escrivaninha, permitindo que você use uma luz branca e mais focada, enquanto o restante da sala continua aconchegante.

Inclua detalhes decorativos

Mesmo estando integrado, o escritório na sala precisa ser delimitado. Assim você cria um espaço diferenciado, focado, justamente, no trabalho. Essa demarcação pode ser feita de várias formas sutis, inclusive com detalhes decorativos diferenciados.

Um tapete debaixo da escrivaninha, com uma cor distinta, ajuda a delimitar onde começa o escritório e onde termina a sala de estar. Se o escritório estiver próximo a uma parede, você pode investir em quadros de aviso, aramados ou quadrinhos com frases motivacionais.

Não se esqueça de que a decoração impacta na produtividade do trabalhador que tem o escritório na sala

A escrivaninha também pode ter um toque decorativo, com um relógio de mesa, um calendário mais elaborado ou um porta-retrato. Na parede próxima, é possível fazer uma pintura de lousa, para que você possa anotar seus compromissos ou frases motivacionais.

Outra sugestão é pintar a parede próxima ao escritório de uma cor diferenciada, criando contraste, ou aplicar um papel de parede. Só tome cuidado para que as cores escolhidas tenham sintonia com o restante da sala e para que não seja chamativa demais, tirando o seu foco e concentração.

Um papel de parede com estampas geométricas ou florais, em tamanho menor, por exemplo, pode ser um charme extra, sem pesar visualmente.

Se quiser ser ainda mais sutil, poderá usar alguns vasinhos de plantas e detalhes em cores diferentes para o seu escritório na sala, como uma cadeira em um tom um pouco mais forte, caso a sua sala seja decorada em tonalidades mais neutras.

Pense em pequenos detalhes que ajudem a delimitar o espaço do seu escritório, mas que tenham cores ou materiais que estejam presentes no restante do seu decor, criando essa sintonia e dando uma sensação de unidade ao espaço.

Além dessas, algumas dicas básicas de decoração continuam sendo fundamentais no seu escritório na sala, como: escolher com cuidado as cores, pensando no equilíbrio e no aconchego do espaço, medir muito bem os móveis garantindo que eles realmente cabem e são compatíveis com o espaço e sempre tentar trazer um toque de personalidade, deixando seu escritório na sala mais “a sua cara”, o que ajuda a aumentar a produtividade.

Conheça a Madesa

Viu só como não é tão difícil montar um escritório na sala que seja bonito e funcional ao mesmo tempo? 

A Madesa conta com diferentes opções de móveis para otimizar seus ambientes e deixá-los ainda mais aconchegantes e práticos. Conheça nossas opções: visite a loja online da Madesa e comece a montar seu cantinho de trabalho hoje mesmo!

Postagens relacionadas

Conheça os principais erros da iluminação residencial

A iluminação residencial é um ponto importante para a estética e para a funcionalidade dos ambientes. Por isso, é importante estar atento aos detalhes A iluminação residencial necessita de um planejamento de sistemas de iluminação, que, quando não realizado, resulta em uma falta da elaboração de uma iluminação secundária ou complementar. Nesse artigo você vai […]

Decoração de sala: saiba como transformar o cômodo

Se você deseja renovar o seu imóvel, pode começar pela decoração de sala, que é um dos cômodos mais ocupados pelos moradores e por visitantes Um novo imóvel é sinônimo de uma nova oportunidade para mudanças na decoração. Contudo, também é possível renovar sua casa e seu apartamento com atitudes simples e baratas. Portanto, se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *