22 de janeiro de 2022

Espaço Pet: entenda a importância para seu novo lar

espaco-pet

Você sabe o que é o espaço pet? Ganhando cada vez mais espaço nos condomínios brasileiros, esses espaços foram projetados para dar qualidade para o seu melhor amigo. Saiba mais sobre o assunto neste texto.

Ter um pet em casa é uma grande responsabilidade, não é? Além de cuidar do bem-estar e da saúde deles, no dia a dia, é necessário manter uma boa rotina de higienização e atenção para que eles se sintam amados e integrantes da família. O problema é que, nem sempre, temos tempo para dar toda a atenção que eles merecem. E isso é normal. Apesar de muitos donos se sentirem culpados por não conseguir passar tanto tempo com eles, é natural que os afazeres da vida cotidiana acabam limitando o convívio entre dono e pet. Justamente por isso que é importante contar com alguns fatores que facilitem essa relação. É o caso do espaço pet nos condomínios. 

Cada vez mais comum nos condomínios brasileiros, esses locais são projetados para serem um verdadeiro “parque de diversões” do seu pet. Neste texto, vamos te explicar todos os detalhes e as facilidades que esses espaços trazem para a sua vida caso você seja dono de um pet ou esteja pensando em trazer um para a sua vida. Ficou curioso para saber mais sobre essa questão? Então, continue com a gente. 

espaco-pet

Como nasceu o espaço pet nos condomínios brasileiros? 

Não faz muito que o mercado imobiliário começou a se preocupar em inserir espaços de lazer também para os pets. Essa é uma novidade que vem ficando comum apenas nos últimos anos.

O Instituto Pet Brasil divulgou dados atualizados sobre a população de animais de estimação em todo o território nacional.

De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2019 a estimativa era que existiam cerca de 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. Para efeito de comparação, em 2013, a população pet no Brasil era de cerca de 132,4 milhões de animais.

Além disso, os pets são considerados membros da família por 61% dos donos de animais, diz pesquisa do Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Esse grande aumento criou uma demanda para as famílias que procuravam por novos lares: espaços que fossem dedicados exclusivamente para os pets, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar deles. 

A demanda foi tanta que, nos dias de hoje, quase todos os condomínios de médio padrão já contam com diferentes tipos de espaços pets para os moradores. 

O que é um espaço pet? 

espaco-pet

O espaço pet é basicamente um local projetado para o bem-estar dos pets. Eles podem conter diversas estruturas. As mais comuns são: brinquedos, obstáculos, grama, espaços para eles passearem e cuidar da higiene pessoal. Tudo isso sem sair de casa e com segurança. 

Além de espaço pet, esses locais recebem outros nomes: pet care, pet walk, pet play, space dog, pet garden, pet place e pet space. Todos, porém, possuem as mesmas características. 

Agora que você já sabe o que é um espaço pet e o motivo de seu crescimento no Brasil, vamos mostrar algumas vantagens de contar com esse local em seu condomínio. 

Por que ter um espaço pet no condomínio? 

espaco-pet

Praticidade para o seu dia a dia 

No topo da nossa lista de vantagens, está a praticidade. Como já relatamos neste texto, uma das maiores dificuldades que os donos de pets têm no dia a dia, é encontrar tempo para passear com eles. 

Um espaço pet no condomínio facilita muito essa tarefa. Afinal, é muito mais simples descer rapidamente e passar alguns minutos com eles no espaço. Ao invés de sair para a rua, ter que se preocupar com todas as medidas de segurança para passear com ele. 

Ótimo espaço para adestrar o seu pet

É muito comum os espaços pets dos condomínios estarem equipados com rampas, túneis e arcos para treinar gatos e cachorros de maneira dinâmica, simples e eficaz. 

Esse treinamento constante pode colaborar muito com o processo de adestramento do seu pet. É um excelente local para você tentar ensiná-lo alguns comandos básicos e melhorar o comportamento dele no dia a dia. Inclusive, com a convivência com outros pets no local. 

Mais segurança e conforto 

Os espaços pets são muito mais seguros para os animaizinhos. Principalmente, para quem tem em casa um filhote ou um pet muito agitado, passear pela rua pode acarretar alguns problemas, como a coleira soltar ou o pet se assustar com algo e tentar fugir. 

Estes locais, caso sejam equipados corretamente, oferecem toda a segurança para você deixar o seu pet solto explorando cada detalhe. 

Convívio entre pets (e moradores)

O espaço pet é um espaço de convivência. Para os pets e para os donos. É um ótimo lugar para conhecer os demais moradores do seu condomínio, apresentar o seu pet, conhecer outros e trocar experiências entre si. 

Ou seja, uma área de lazer ideal para fazer novas amizades e compartilhar dicas, experiências e cuidados sobre ter e cuidar de um pet. 

Espaço pet: espaço para promover o bem-estar deles 

Além disso tudo é importante lembrar que um apartamento, por maior que ele seja, é limitante para eles. Os pets, principalmente cachorros, precisam muito desse tempo no qual eles se sentem livres. Correm, brincam, pulam e gastam a energia que precisam para manter a saúde em dia. 

Lembre-se: deixar o seu pet o dia inteiro trancado em casa é muito prejudicial para ele. Podendo trazer diversos problemas de saúde. Entre eles: 

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Obesidade;
  • Má circulação;
  • Problemas renais;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Entre muitos outros. 

Redução de custos para toda a família

Caso você more em uma grande cidade, sabe o quanto é difícil encontrar um espaço que aceite o seu pet e que ofereça todos esses diferenciais. 

Os espaços amplos, com natureza e estrutura exclusivas para os pets geralmente exigem, no mínimo, que você se desloque do seu bairro. O que traz, além de desperdício de tempo, de dinheiro também. 

Já quando você tem esse espaço no próprio condomínio, pode reduzir esse custo de deslocamento e economizar com gasolina e com a entrada nesses locais, por exemplo. 

Por conta de todos esses motivos, é uma excelente ideia colocar os condomínios com espaço pet como os preferidos na sua lista de mudança. 

Quer encontrar as melhores oportunidades imobiliárias para a cidade? Então, clique aqui e confira o Portal da Arbo. 

Vai mudar com um pet? Saiba como adaptá-lo ao novo lar. 

Agora que você já viu com detalhes todas as informações sobre as vantagens de escolher um condomínio com espaço pet, que tal mais uma dica final sobre o que você pode fazer para adaptar o seu pet ao novo lar?

Tudo começa na primeira vez que você for levar ele para a casa. Faça desse primeiro trajeto uma viagem tranquila e com segurança para ele. 

Caso seja um trajeto muito longo, como mudanças de cidades, por exemplo, a caixa de transporte para cachorro é uma grande ideia. 

Nos primeiros minutos na nova casa, feche bem todas as portas e janelas, e deixe seu pet explorar o novo local do jeito dele. Tente não controlá-lo muito nesta hora. Lembre-se: essa é uma grande mudança para ele também. 

Depois desse primeiro contato, existem ainda alguns cuidados que você pode ter para deixar o seu pet ainda mais à vontade nos primeiros dias no novo lar. 

Um dos principais é manter os itens pessoais dele em um lugar semelhante na casa nova. Isso ajuda porque, da mesma maneira que nós, os pets também possuem memória afetiva e apego pelos seus objetos. Por isso, manter a mesma cama, brinquedos, pote de ração, roupinha, por exemplo, pode ajudar muito no processo de adaptação deles na nova casa. É um modo de mostrar para eles que está tudo bem. E que a mudança não mudará em nada o bem-estar deles. 

Essa dica é importante ressaltar porque é um erro que muitas pessoas cometem. Como estão em uma casa nova, querem comprar tudo novo. Incluindo os objetos dos pets, sem saber que, fazendo isso, tiram todo o referencial que eles tinham de rotina. 

O que você achou das informações sobre o espaço pet no condomínio?

Agora que você já sabe da importância desses locais, está pronto para fazer a escolha certa do seu novo lar.

Caso tenha gostado deste material, compartilhe com os seus conhecidos que também vão fazer uma mudança de casa em breve. 

E se você quiser saber mais informações sobre a Arbo Imóveis, visite nosso site e encontre os melhores empreendimentos. Lá você encontra informações sobre todos os serviços oferecidos pela Arbo.

Você pode também acessar outros artigos sobre a mudança de casa no blog da Arbo. Mudança de casa: conheça os 5 erros mais comuns. Vai mudar de casa com o pet? Confira essas dicas. Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Para dúvidas do cotidiano, a nossa Central de Ajuda pode te ajudar. Visite também o Portal da Arbo para encontrar o imóvel ideal para você e para a sua família

Postagens relacionadas

área-gourmet

Área gourmet: saiba como inseri-la no apartamento

Todo mundo já sonhou em ter um espaço para relaxar e chamar os amigos de vez em quando. Se você está pensando em decorar sua área gourmet para se tornar uma ambiente mais agradável, acompanhe essas dicas.  A área gourmet tem se tornado um espaço indispensável nas casas brasileiras, já que a necessidade de ter […]

direitos do inquilino

Quais são os direitos do inquilino na locação?

Os direitos do inquilino durante o aluguel de um imóvel são protegidos por lei. Saiba em detalhes como deve ser a relação com o proprietário. Quem procura por um imóvel para alugar ou pretende disponibilizar uma propriedade para locação precisa estar ligado nos direitos do inquilino. Todos os parâmetros da relação entre locador e locatário […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *