24 de maio de 2022

Espelhos decorativos: saiba como usar na sua casa

Quer renovar os ares de seu imóvel? Os espelhos decorativos podem te auxiliar nessa tarefa de forma prática, fácil e barata. Veja dicas para usá-los em sua decoração

Decorar ou redecorar os cômodos de um imóvel pode conferir uma nova atmosfera aos cômodos. Isso mostra que, desde que realizadas da forma correta, as mudanças são benéficas para o ambiente. Entre tantos itens, os espelhos decorativos merecem destaque, uma vez que podem contribuir com os espaços sem que os moradores precisem gastar muito dinheiro.

Os espelhos decorativos trazem muitos benefícios para os cômodos – como a sensação de amplitude, especialmente em ambientes pequenos –, mas precisam ser inseridos com cuidado para que não haja exagero. Dessa forma, é importante que você saiba como posicioná-los da forma correta.

Pensando nisso, o Blog da Arbo preparou esse guia. Nesse texto você irá conferir os principais tipos de espelhos decorativos, bem como dicas de como inseri-los nos mais diversos cômodos de sua casa ou de seu apartamento. Continue conosco!

Principais tipos de espelhos decorativos

Se você deseja inserir os espelhos decorativos em seu imóvel, é importante conhecer os principais modelos. A escolha depende não somente do estilo decorativo dos cômodos, mas também de suas necessidades e de seus objetivos.

Espelhos retangulares

Os espelhos de formato retangular são os mais comuns quando o assunto é decoração. Esse modelo pode ser inserido em todos os cômodos da casa, como nas salas e nos banheiros. 

A boa notícia sobre os espelhos decorativos retangulares são suas infinitas possibilidades de molduras, que garantem estilos variados que se adaptam à decoração de seu imóvel com facilidade.

É possível posicionar o espelho retangular tanto na horizontal quanto na vertical. No caso de posições horizontais, a principal indicação é instalar o espelho em cima de um móvel, como um rack ou um aparador. Essa é uma boa dica para as salas de jantar e para as salas de estar.

Já no caso de posições verticais, o espelho pode ocupar apenas uma parte da parede ou toda sua extensão – do chão até o teto. Essa possibilidade está presente, principalmente, em quartos.

Espelhos decorativos bisotados

O termo bisotado se refere aos trabalhos realizados na borda dos espelhos. Nesse caso, não há moldura, uma vez que a composição é feita com o próprio material da peça. 

Na técnica bisotê, a moldura possui um efeito chanfrado, que confere elegância e sofisticação ao espelho. O espelho bisotado também pode ser chamado de facetado.

Espelhos lapidados

Os espelhos lapidados também são um tipo de peça que não possui moldura. Nesse caso, o espelho é cortado e passa por um processo de lapidação, como o próprio nome sugere.

A técnica garante que as bordas fiquem regulares e, com isso, evita acidentes com possíveis cortes.

Espelhos decorativos venezianos

Como o próprio nome sugere, os espelhos decorativos venezianos surgiram em Veneza. De acordo com dados históricos, esse modelo estava acessível apenas aos nobres e às elites da época, já que eram produzidos exclusivamente por artistas da cidade de forma artesanal e individual.

A técnica veneziana era um segredo, até que um rei decidiu chantagear os artistas para que eles compartilhassem seus conhecimentos. A jogada foi um sucesso e, posteriormente, o segredo foi revelado.

Atualmente, os espelhos venezianos estão presentes em imóveis e em cômodos que prezam pela sofisticação e pela elegância. A principal característica das peças é a riqueza de detalhes na moldura, que é elaborada a partir do mesmo material do espelho.

Mesmo que os espelhos decorativos venezianos remetam à decoração clássica, é possível inseri-los em ambientes de outros estilos, como o rústico. Contudo, seu uso não é utilizado em ambientes minimalistas, que prezam pela escassez de detalhes e pela ideia de que “menos é mais”.

espelhos-decorativos

Espelhos bronze

Os espelhos do tipo bronze são a principal indicação para quem deseja fugir do convencional. Isso porque as peças, na maioria dos casos, são pratas.

Os espelhos desse modelo são realmente da cor bronze – e não apenas suas molduras. Mais do que conferir novidade à decoração, o estilo é capaz de proporcionar uma sensação de conforto e de aconchego mais marcante aos ambientes.

Por essas características, os espelhos bronze costumam ser instalados em cômodos mais intimistas, como os quartos e os escritórios.

Espelhos decorativos vitorianos

Os espelhos vitorianos, também conhecidos como barrocos, têm como principal característica a riqueza de detalhes em suas molduras. Marcadas pelo requinte, as peças são utilizadas em cômodos que prezam pela elegância e pela sofisticação.

Os espelhos vitorianos e/ou barrocos podem ser considerados “pesados” para a decoração e, por isso, os demais itens do ambiente devem ser leves e simples. Tente não misturar muitas cores e texturas para que a decoração não fique carregada de informações desnecessárias.

Espelhos ovais

Os espelhos decorativos ovais – que também podem ser redondos – são considerados modelos tradicionais. Apesar dessa característica, são modernos e, por isso, indicados para ambientes que seguem tendências contemporâneas, como o minimalismo.

Um dos principais cuidados que os moradores devem ter com relação aos espelhos ovais é referente ao tamanho. A peça, na maioria dos casos, parece maior do que realmente é e, por isso, pode comprometer os espaços do cômodo, especialmente se este possuir uma área modesta.

Os espelhos ovais ou redondos podem ser utilizados em diversos cômodos, como nas salas, no hall de entrada e no banheiro.

Dicas para utilizar os espelhos na decoração

Você já conhece os principais modelos de espelhos decorativos e, por isso, agora precisa conferir dicas para inserir as peças em cada cômodo de sua casa ou de seu apartamento.

Espelhos decorativos nas salas

Os espelhos decorativos são, na maioria dos casos, os protagonistas da decoração de salas de TV e de salas de jantar. Isso porque, além de seu apelo estético, conferem sofisticação, elegância e conforto aos ambientes.

A principal indicação para esses cômodos é apostar nos modelos retangulares, especialmente na posição horizontal. Na maioria dos projetos decorativos, as peças ficam posicionadas em cima de móveis, como aparadores e racks. 

Não se esqueça de que os espelhos retangulares também podem ser utilizados na posição vertical. Nesse caso, contudo, você deve avaliar se deve instalar a peça em toda a extensão da parede ou se o resultado ficará exagerado.

Ainda sobre as salas, caso você deseje conferir uma atmosfera mais moderna aos cômodos, aposte em modelos ovais ou redondos. Aqui, entretanto, é necessário ficar atento ao tamanho da peça. 

Espelhos no banheiro

Os espelhos são itens obrigatórios nos banheiros. Isso porque os moradores dependem da peça para realizar algumas atividades diárias, como passar maquiagem, escovar os dentes, entre outras. 

Apesar de ser bastante funcional nos banheiros, o espelho pode conter um apelo estético, ou seja, contribuir diretamente com a decoração do ambiente. Se você deseja investir em uma peça única, a principal indicação são os modelos ovais ou redondos.

Entretanto, esse cômodo permite a instalação de espelhos com armários embutidos, o que confere ainda mais funcionalidade às peças. Outra possibilidade são os espelhos com prateleiras embutidas.

Não se esqueça de avaliar a localização do espelho no banheiro, já que a peça precisa de iluminação para ser funcional. Caso o local escolhido não seja favorecido pela luz natural, aposte em luzes embutidas nas peças.

espelhos-decorativos

Espelhos decorativos nos quartos

Os quartos são cômodos caracterizados pelo conforto e pela intimidade. Desse modo, os espelhos devem ser escolhidos de acordo com esses objetivos. Assim, é imprescindível que os moradores escolham os modelos e os locais de instalação com muito cuidado.

Para quartos pequenos, a principal indicação é investir em espelhos decorativos retangulares, que conferem a sensação de amplitude ao ambiente. Contudo, se o espaço for maior, é possível investir em alternativas ovais ou redondas.

Os espelhos, no caso do quarto, não precisam, necessariamente, estar posicionados nas paredes. Isso porque existem peças que podem ser instaladas em cômodas ou até mesmo no interior de guarda-roupas. Nesse caso, o principal propósito do espelho não é decorativo, mas sim funcional, já que serve para os moradores se maquiarem, colocarem lentes de contato, entre outros.

Quer saber mais sobre os espelhos decorativos? O vídeo 10 dicas de espelhos na decoração, publicado no canal Arquiteta Dâmmaris Lourrany, no YouTube, pode te ajudar. Veja:

O que você achou desse artigo?

Agora que você já sabe quais são os principais modelos de espelhos decorativos e como utilizá-los em sua casa ou em seu apartamento, o que acha de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo? As dicas te ajudaram? Qual modelo de espelho mais te chamou a atenção? Deixe suas considerações na caixa de comentários abaixo.

Se você quer conferir artigos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Aqui você encontra dicas sobre mudança, como orientações para organizar sua casa após o processo, sobre financiamento imobiliário e, também, sobre imóveis inteligentes

Para saber tudo sobre decoração, acesse o artigo completo e veja como renovar todos os cômodos de sua casa ou de seu apartamento.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você tira suas dúvidas sobre a venda e a locação de imóveis, bem como encontra o passo a passo para emitir a segunda via das faturas de energia elétrica, de água e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Não se esqueça de visitar o Portal da Arbo para encontrar seu próximo lar. Utilize nossos mecanismos de busca e veja as principais indicações de casas e de apartamentos, selecionados para suas necessidades e para seus objetivos. Acesse!

Postagens relacionadas

decoração de hall de entrada passo a passo

Saiba como montar a decoração de hall de entrada

A decoração de hall de entrada é essencial para garantir o conforto e o aconchego dos moradores e dos visitantes de um imóvel. Neste texto você vai conferir dicas para estruturar um ambiente bonito e funcional A entrada de uma moradia, sem dúvidas, é o principal cartão de visitas de uma residência, pois é o […]

decoração com plantas ornamentais em uma sala

Plantas ornamentais: como inserir na decoração

Uma decoração com plantas ornamentais pode transformar os cômodos de sua casa ou apartamento. Confira dicas para inseri-las em seu imóvel para deixar os ambientes bonitos e aconchegantes A decoração com plantas ornamentais surgiu recentemente no Brasil e é uma tendência que veio para ficar. Muitas pessoas perceberam que tê-las em casa é mais fácil […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *