8 de novembro de 2021

Estatuetas decorativas: veja como usá-las

Objetos de decoração são ótimas alternativas para renovar o imóvel. Nesse artigo você confere dicas e inspirações de como inserir as estatuetas decorativas nos cômodos

A decoração de um imóvel é um aspecto extremamente importante. Isso porque, além de conferir uma boa estética aos ambientes, é capaz de proporcionar funcionalidade aos moradores da casa ou do apartamento. Um bom modo de renovar os cômodos, portanto, é inserir estatuetas decorativas no espaço.

Apesar de as estatuetas serem objetos versáteis, decorar um cômodo com esses itens pode não ser uma tarefa simples. Isso porque as possibilidades são infinitas e, caso o morador não tenha cautela, pode exagerar e deixar os cômodos sem harmonia decorativa

Para que você saiba como decorar seus cômodos com esses itens tão diversos, o Blog da Arbo preparou esse guia completo. Nesse texto você irá aprender o que são estatuetas decorativas, os principais modelos desses objetos, bem como dicas para inseri-los no seu imóvel e, é claro, boas inspirações.

O que são estatuetas decorativas?

As estatuetas decorativas são itens essenciais para a decoração de ambientes internos. Disponíveis no mercado em diversas formas, cores e tamanhos, são peças que se encaixam em todos os estilos, devido às infinitas possibilidades de inserção nos cômodos.

Além disso, as estatuetas podem conferir mais personalidade aos ambientes do que, por exemplo, vasos e velas decorativas, já que podem expressar a subjetividade do morador. 

As peças podem ser tanto compradas com o objetivo de decorar um cômodo quanto uma recordação ou um presente que a pessoa deseja deixar à mostra em seu imóvel.

Para que você direcione sua compra às estatuetas decorativas ideais para a sua casa ou apartamento, é importante conhecer os principais modelos disponíveis. Veja no tópico abaixo e faça sua escolha.

Quais são os principais modelos de estatuetas? 

Conforme mencionado acima, as estatuetas decorativas são extremamente diversas e, por isso, podem ser inseridas em diversos estilos de decoração. No entanto, para que você escolha as peças corretas, é importante conhecer os principais modelos.

Além da forma e das cores, você deve selecionar o melhor material. Esses itens podem ser confeccionados de diferentes maneiras, mas os materiais mais comuns são: cerâmica, mármore, silicone, bronze, gesso, cera, vidro, PVC, fibras naturais e pedra-sabão.

Estatuetas étnicas

As estatuetas decorativas do tipo étnicas são aquelas que representam uma determinada cultura. Assim, retratam aspectos específicos de um povo, de uma religião e até mesmo de um país.

As peças mais comuns trazem a representação de indivíduos pertencentes à cultura, que expressam, em seus corpos e em seus adereços, detalhes importantes para a compreensão de um contexto.

No Brasil, as estatuetas étnicas mais comuns são aquelas que representam a cultura oriental, a cultura hindu, a cultura indígena e, é claro, a cultura africana (ou afrobrasileira).

Estátuas

As estátuas são consideradas estatuetas, mas, ao contrário dos outros tipos, podem assumir tamanhos maiores. As peças podem, inclusive, ser tão grandes e robustas que precisam ser posicionadas no chão do cômodo a ser decorado.

Os itens são indicados para ambientes mais amplos, como salas de estar e salas de jantar. Além disso, são boas opções para quem deseja renovar a decoração de ambientes externos, como jardins e sacadas.

Caso deseje inserir uma estátua em cômodos interiores, é necessário prestar atenção no espaço disponível. Nesses casos, é válido avaliar se o ambiente não será comprometido pelo excesso de objetos decorativos.

Estatuetas temáticas

Como o próprio nome sugere, as estatuetas decorativas temáticas são baseadas em um determinado tema. Isso significa que elas podem representar personagens de uma série, referências de uma história em quadrinhos e até mesmo uma determinada profissão, por exemplo.

Essas peças são bastante comuns, também, em ambientes profissionais, como escritórios, consultórios e estúdios artísticos. Na maioria dos casos, os itens fazem referência ao contexto do ambiente. Por isso, caso deseje escolher uma estatueta temática, avalie se a peça ficará em consonância com o restante do cômodo.

Estatuetas em miniatura 

Ao contrário das estátuas, as estatuetas em miniatura são caracterizadas por seu tamanho reduzido. As peças também recebem esse nome porque costumam representar itens do dia a dia, como carros, motos e até mesmo aviões.

Outros itens bastante conhecidos da categoria são os bonecos de action figure. Nessas peças estão representados heróis de filmes, séries e histórias em quadrinhos.

Estatuetas de animais

As estatuetas decorativas de animais são bastante comuns e, como o próprio nome diz, representa a fauna de um determinado local. Esse tipo de estatueta é bastante indicado para ambientes que seguem um estilo minimalista, como a decoração escandinava.

Figuras de cervos, ursos, camelos e elefantes são bastante comuns. Em todos os casos, é necessário avaliar as cores e os materiais que as compõem, para que a escolha seja correta e não traga desarmonia estética ao cômodo.

Estatuetas abstratas

As estatuetas abstratas são conhecidas por seu design totalmente artístico. Essas peças não representam algo ou alguém, necessariamente, já que tem como pressuposto formas que visam à decoração.

Itens dessa categoria são bastante recomendados para ambientes que seguem uma tendência decorativa moderna e/ou contemporânea.

Além dos modelos existentes, você pode criar suas próprias estatuetas. O vídeo DIY – Aprenda a fazer escultura é um dos tutoriais disponíveis no YouTube. O material foi publicado no canal Pense & Decore e pode ser conferido na íntegra abaixo:

Dicas para inserir as estatuetas decorativas nos cômodos

Agora que você já conhece os principais tipos de estatuetas decorativas, é necessário saber como inseri-las na decoração dos cômodos do seu imóvel. Para isso, veja algumas dicas:

Faça uma boa pesquisa na internet

O primeiro passo para escolher excelentes estatuetas decorativas é pesquisar inspirações e referências na internet. Com isso, é possível verificar se as peças irão contribuir de maneira positiva para a decoração do cômodo como um todo.

Esse tópico é importante, também, para que você tenha novas ideias, uma vez que as referências podem despertar a sua criatividade. Não tenha medo de ousar e de proporcionar uma nova atmosfera ao seu imóvel. 

Analise se a estatueta está adequada à decoração

Depois de verificar quais modelos de estatuetas você gosta e deseja adicionar à decoração do cômodo, é preciso analisar se as peças estão em consonância com o estilo decorativo do ambiente.

Estatuetas de animais, por exemplo, especialmente as que são feitas de materiais modernos, como o vidro e a cerâmica, são indicadas para tendências decorativas relacionadas à natureza e à contemporaneidade. Já as estatuetas de madeira são mais indicadas para cômodos que seguem uma decoração clássica ou até mesmo rústica.

Verifique o espaço disponível

Os ambientes internos de um imóvel possuem um determinado espaço disponível. Esse ponto deve ser levado em consideração antes que as estatuetas decorativas sejam compradas, uma vez que os objetos não devem comprometer o ambiente.

Para que não haja erros ou problemas referentes à essa questão, verifique as medidas de cada uma das peças. Depois, veja se o cômodo possui espaço suficiente para recebê-la. Lembre-se de que a circulação de pessoas não deve ser comprometida pelos objetos de decoração.

Uma boa dica para quem possui crianças em casa é fixar as estatuetas na superfície ou na parede, para que acidentes sejam evitados.

Posicione a peça no melhor local

As estatuetas, por existirem em diversas formas e tamanhos, podem ser posicionadas na superfície de móveis, em prateleiras, no chão e até mesmo nas paredes. Em todos os casos, o ideal é posicionar a peça e verificar se o resultado final foi satisfatório.

Caso a peça não tenha ficado conforme sua expectativa, basta retirá-la e posicioná-la em um novo local. Não tenha receio de realizar os testes antes de finalizar a decoração.

Que tal algumas inspirações?

As estatuetas decorativas são ótimas opções de decoração e, agora que você já sabe como inseri-las em seu imóvel, o que acha de se inspirar em alguns projetos?!

estatuetas-decorativas

Na imagem acima, estatuetas modernas foram utilizadas para causar um contraste com a prateleira de madeira. As peças representam formas humanas e conferem harmonia ao ambiente, já que estão bem distribuídas no mobiliário.

estatuetas-decorativas

Essa referência é indicada para pessoas que querem apostar em uma decoração voltada ao natural. A estatueta da imagem pode ser inserida em ambientes modernos e contemporâneos, nos quais o minimalismo predomina.

estatuetas-decorativas

A terceira inspiração é a prova de que é possível inserir humor e funcionalidade nas estatuetas decorativas. Isso porque, no exemplo, é possível observar que, além de conferir uma boa estética ao espaço, a peça é útil, já que abriga uma lâmpada.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como inserir as estatuetas decorativas nos cômodos de seu imóvel, deixe sua opinião sobre o conteúdo apresentado na caixa de comentários abaixo. Você pode, também, escrever suas sugestões, críticas, elogios e até mesmo dúvidas.

Para conferir conteúdos semelhantes, continue a explorar os artigos do Blog da Arbo. Aqui você encontra assuntos diversos, como dicas para não errar na mudança e tudo que você precisa saber antes de contratar um financiamento imobiliário. E, caso deseje saber tudo sobre decoração, acesse esse artigo.

Visite, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas.

Por fim, se o seu objetivo é encontrar um imóvel, acesse o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de cidades brasileiras. Lá você tem acesso a filtros exclusivos, que te ajudam a encontrar a casa ou o apartamento ideal.

Postagens relacionadas

manutencao-de-geladeira

Descubra como realizar a manutenção de geladeira

Saiba o que você deve fazer para realizar a manutenção de geladeira em sua casa  A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma residência. Já que é nela que armazenamos todos os alimentos e bebidas da casa. Mas, para que o aparelho cumpra essa função corretamente, é necessário que a sua manutenção de […]

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *