21 de maio de 2022

Como escolher um estilo de decoração?

estilo-de-decoraçao

Escolher o estilo de decoração é sempre um desafio para quem deseja renovar os ambientes do lar. Mas, seguindo algumas dicas, essa tarefa se tornará mais simples. 

Mudar a decoração dos cômodos da casa faz bem por diversos motivos. A principal, claro, é renovar as energias dos ambientes e tornar o seu lar mais agradável para se morar. Porém, ao tomar essa decisão, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual estilo de decoração adotar. 

É uma dúvida comum. Já que nem todo mundo é expert no assunto e sabe por onde começar. Mas, ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, essa tarefa não é tão complicada. Isso porque, caso você siga alguns passos iniciais de planejamento e pesquisa, o restante fica menos complexo para você cumprir. 

Neste texto do Blog da Arbo, vamos te passar quais são esses passos iniciais e também descrever alguns estilos de decoração que são mais comuns. 

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue com a gente. 

estilo-de-decoração

Por que renovar a decoração da sua casa?

Para começar a falarmos sobre o assunto, vamos pensar o porquê renovar a decoração da sua casa ou apartamento é uma grande ideia. Abaixo, listamos 4 motivos para você se animar a começar o processo. 

Harmonia para o seu lar  

Com a paleta de cores, objetos e elementos certos, os ambientes da sua casa ou apartamento, vão ficar com mais harmonia entre si. E, apesar de muita gente não se preocupar com isso, ambientes mais harmônicos ajudam a melhorar o humor, bem-estar e qualidade de vida das pessoas que convivem nele. 

Integração de diferentes ambientes

Essa talvez seja uma das maiores vantagens de ter uma casa com ambientes decorados. A capacidade de aproveitar o espaço disponível para integrar diferentes cômodos vai dar uma unidade incrível ao lar, tornando o ambiente como um todo funcional e muito mais bonito para se viver. 

Organização, beleza e praticidade

Planejar a decoração torna os espaços do seu lar muito mais aproveitáveis. Principalmente quando os ambientes são pequenos. Como, em um ambiente decorado, tudo é pensado para se encaixar da melhor maneira, o que ocorre é uma espécie de otimização de espaços.  

Sua casa ou apartamento com a sua identidade

A casa de uma pessoa é o seu maior refúgio. É um lugar onde devemos nos sentir bem e confortáveis o tempo inteiro. E, para esse processo ocorrer com naturalidade, é fundamental que os ambientes tenham a nossa identidade. 

Por exemplo, para uma pessoa que gosta de artes, é interessante deixar esse traço de sua personalidade marcada nos ambientes do seu lar. Dessa forma, a identificação com o lar será muito mais rápida e fácil. 

Agora que você já sabe alguns bons motivos para renovar o estilo de decoração da sua casa, vamos te indicar um passo a passo para você começar. 

estilo-de-decoração

Estilo de decoração: como escolher o ideal?

Passo 1 – Faça o seu moodboard

Você sabe o que é moodboard? É um método muito usado por profissionais da área de decoração para organizar ideias visuais. Basicamente, o que você vai fazer é reunir todas as referências visuais que te agradam em uma pasta. Pode ser de tudo: fotos, imagens, ilustrações, tecido, colagens, texturas, papéis coloridos, pequenos objetos, cores, elementos da natureza. Enfim, qualquer coisa que faça sentido para você quando o assunto for decoração. 

A pergunta principal que você deve se fazer quando for criar o moodboard para definir o estilo de decoração da sua casa é: esse item estaria na minha casa? Caso a resposta seja sim, adicione-o em sua pasta. 

Ao fim desse processo, você vai perceber que terá uma gama grande de estilos e referências diferentes. E aí vamos para o segundo passo…

Passo 2 – Relacione os itens do seu moodboard a palavras 

Agora que você já escolheu, sem julgamento, tudo o que te interessa quando o assunto é estilo de decoração, você vai voltar a cada item e resumi-los a uma palavra. 

Não precisa necessariamente usar as palavras certas que correspondam aos estilos de decoração. Tente fazer um exercício de escolher livremente as palavras na sua cabeça.

Por exemplo, em uma foto de um quarto com móveis de madeiras antigas escreva “decoração rústica”. Já em uma foto de um eletrodoméstico prata, escreva “moderno”. E assim por diante. 

Alguns dos termos que mais são usados em moodboard são:  antigo, pop, alegre, sério, dramático, pop, ousado, relaxado, confortável, etc. 

No final, você terá uma boa gama de palavras para definir qual estilo de decoração você pode seguir em seu lar. Caso você queira chegar a um resultado ainda mais preciso, pense em agrupar esses termos. Deixando apenas três grupos no final. 

A dica, caso você pense em seguir por essa linha mais precisa, é pensar quais são os elementos que aparecem mais vezes ou com sinônimos em seu moodboard. Quanto mais aparecer, mais chance de essa realmente ser a linha principal para o seu gosto. 

Passo 3 – Estude os principais estilos de decoração 

O terceiro e último passo para você definir qual o estilo de decoração é o ideal para a sua casa é estudar quais são os estilos que já existem no mercado. 

Sabendo os detalhes e referências de cada um desses estilos, será muito difícil você errar na hora de colocar a mão na massa. Aqui no Blog da Arbo temos textos sobre vários estilos diferentes para você estudar melhor. Caso queira saber mais sobre isso, basta clicar aqui. 

Mas, mesmo assim, abaixo vamos listar alguns para te ajudar a já começar a pensar qual deles é o seu preferido. Vamos lá?

estilo-de-decoração

Estilos de decoração: quais são os principais?

Decoração Vintage

Se você acompanha o mundo da moda ou da decoração, certamente já se encantou com a estética vintage em alguma peça ou ambiente. Colocando a nostalgia a seu favor, esse estilo é capaz de criar visuais mais charmosos, românticos e cheios de personalidade. Na moda, o vintage é caracterizado pela utilização de peças de roupas antigas, que representam bem a época em que foram criadas. E foi justamente a vontade de apresentar mais personalidade que tornou o vintage tão popular em diferentes áreas.

Clique aqui para ler o texto sobre Decoração Vintage no Blog da Arbo

Decoração moderna 

O Modernismo surgiu no início do século XX como um movimento artístico e filosófico que influenciou muitas áreas do conhecimento, incluindo a decoração. Do ponto de vista estético, o modernismo contraria a estética da era iluminista. Em vez de um visual mais carregado e cheio de detalhes, o design moderno preza pela simplicidade e funcionalidade.

Clique aqui para ler o texto sobre Decoração Moderna no Blog da Arbo

Decoração minimalista 

O pilar fundamental do minimalismo é a organização. Os adeptos desse estilo estão sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com os diversos aspectos da vida. É como uma filosofia que se aplica a qualquer questão, seja no âmbito pessoal ou no profissional. 

Os minimalistas costumam dizer que sua maneira de viver é bem flexível e que não exige o cumprimento de regras. De fato, cada pessoa terá seus próprios critérios sobre o que traz felicidade e o que pode ser descartado sem prejuízo. Entretanto, há alguns princípios que ajudam a pensar como um minimalista e servem para dar um direcionamento para suas reflexões.

Clique aqui para ler o texto sobre Decoração Minimalista no Blog da Arbo. 

Decoração rústica 

O estilo rústico está intimamente ligado ao contato com a natureza e, por isso, tem como principais características a simplicidade de um estilo de vida leve e sem complicações, próprio das zonas rurais.

Entretanto, a decoração rústica não está presente apenas em casas do interior e de áreas rurais. Com móveis e objetos que podem ser inseridos em cômodos que remetem tanto ao antigo quanto ao moderno, o estilo rústico está presente em casas e apartamentos de grandes centros urbanos. 

Clique aqui para ler o texto sobre Decoração Rústica no Blog da Arbo

Decoração Escandinava 

A decoração escandinava tem como características marcantes a sobriedade e o aconchego do ambiente. Ao seguir uma tendência minimalista, o estilo é marcado por paredes de cores claras, como o branco, o gelo e o bege, e por móveis e objetos em cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Um ambiente decorado de acordo com a tendência escandinava deve, ainda, apresentar uma excelente iluminação natural, já que esse fator é fundamental para que haja harmonia entre os itens do cômodo. 

Clique aqui para ler o texto sobre Decoração Escandinava no Blog da Arbo

O que você achou do nosso texto sobre estilos de decoração?

Nesse artigo você pôde conhecer todas as informações sobre como escolher os estilos de decoração do seu lar. Agora, o Blog da Arbo quer saber: o que você achou deste conteúdo? Não se esqueça de deixar suas impressões na caixa de comentários abaixo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que traz conteúdos que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas.

E, para encontrar imóveis, acesse o Portal da Arbo. Lá você pode utilizar filtros de busca exclusivos e pesquisar a casa ou o apartamento perfeito.

Postagens relacionadas

Reformar a casa

Reformar a casa: por onde começar?

Está pensando em reformar a casa, mas não sabe por onde começar? Confira neste artigo todos os detalhes. Reformar a casa é uma das tarefas mais difíceis que passamos em relação a um lar. Isso porque são muitos detalhes para se preocupar e, sem planejamento, algum processo pode dar errado e causar prejuízos.  Para evitar […]

Vistoria-de-imóveis

Vistoria de imóveis: as melhores dicas para não errar

Existem vários fatores que devem ser levados em conta antes de adquirir uma residência. A vistoria de imóveis, por exemplo, pode evitar problemas futuros e garantir que você faça um bom negócio Só quem já teve contratempos depois de uma vistoria mal executada sabe o quão estressante essa situação pode ser. O ideal é que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *