27 de janeiro de 2022

Estilo boho: conheça os detalhes dessa tendência

estilo-boho

Está pensando em decorar sua casa de uma forma ousada e inusitada? Talvez o estilo boho seja a melhor opção para você. Confira nossas dicas de decoração e de estilo.

Se você está pensando em se mudar para um novo imóvel e quer dar uma repaginada nos cômodos ou até mesmo mudar  a cara da casa ou do apartamento em que você mora, com certeza você pode fazer isso por meio da decoração de interiores. Existem vários estilos que permeiam a decoração, como o próprio estilo boho, e você deve, antes de tudo, analisar qual atende as suas necessidades.

Se você é uma pessoa eclética, que gosta de transitar entre estilos e tem gostos variados, talvez o estilo boho seja ideal para você. Por isso, nesse artigo você vai saber mais sobre essa tendência decorativa e vai conferir as principais dicas para criar o ambiente dos seus sonhos em casa. Continue a leitura!

O que é o estilo boho?

estilo-boho

Conhecido na Inglaterra como Bohemian Chic, esse estilo de decoração é muito peculiar e pode atrair pessoas com diversos gostos. Isso porque a palavra “boho” vem da expressão já citada bohemian chic e expressa a mistura de diversos estilos que vão do punk e do hippie ao  étnico e ao oriental, inclusive com toques  de elementos vintage. Esse estilo foge muito dos estilos tradicionais, sendo até considerado alternativo.  

O estilo boho surgiu no século passado, mas começou a ser utilizado com frequência em festivais de música no ano de 2003, inicialmente aplicado ao vestuário dos frequentadores desses eventos. 

Contudo, a tendência só se popularizou em 2009, quando algumas celebridades utilizaram esse estilo em suas roupas. Não demorou muito para que a decoração das casas se apropriasse dessa tendência, trazendo conforto e descontração para o imóvel. 

A principal característica do estilo boho para a decoração das casas é criar espaços ousados e criativos, fugindo muito do tradicional. Descontração é a palavra que pode definir essa tendência. 

Como utilizar o estilo boho em sua casa

Como já foi dito anteriormente, esse estilo tem a capacidade de ousar nos cômodos de sua casa e, para fazer isso, deve-se combinar estampas, texturas e cores de estilos diferentes que se traduzem no único e inusitado estilo boho. 

Além disso, você pode ousar na escolha de quadros e de outros elementos decorativos, já que esse estilo foge muito dos padrões e tem uma pegada mais hippie. Assim, utilize almofadas coloridas, velas, objetos artesanais, peças antigas e souvenirs. É claro que você deve sempre ficar atento para que os elementos desse estilo não conflitam entre si. Sempre preze pela harmonia do ambiente para que ele fique o mais aconchegante possível. 

Além disso, você pode utilizar plantas e cores que se destacam em meio à decoração. Folhagens podem realmente fazer a diferença nesse estilo, já que as plantas trazem leveza e harmonia para dentro de casa. Vamos falar sobre cada um dos elementos decorativos separadamente.

decoração-sala

Cores e texturas no estilo boho

Cores como o marrom, o verde-oliva, o preto, o bege e o laranja podem fazer parte desse estilo decorativo. Como você pode ter notado, essas cores não são nada comuns, entretanto, se combinadas do jeito certo, podem fazer a diferença em sua casa. 

Lembre-se de que, quando um estilo de decoração necessita de cores muito vibrantes ou diferentes, você deve utilizar as cores neutras como base da decoração. Assim, o conflito entre cores e estampas dá lugar à harmonia e ao conforto que só um ambiente bem decorado pode proporcionar. 

Em relação aos tecidos que você pode escolher para decorar sua casa, lembre-se de estampas coloridas ou étnicas. Você pode ter tapetes, cortinas e almofadas que se comunicam. Tecidos como o couro, o linho, o algodão e o veludo podem fazer parte dos móveis ou desses itens citados, até mesmo itens de crochê e de patchwork. Nunca se esqueça do equilíbrio!

Móveis 

O estilo boho utiliza muitos elementos vintage e retrô, por isso, os móveis de sua casa podem ser adquiridos diretamente de uma outra época para gerar uma estética única em seu imóvel. 

Entretanto, há diferenças nesses dois estilos: vintage são peças originais fabricadas no passado e utilizadas em decorações contemporâneas, enquanto retrô são peças produzidas especialmente para se parecer com as antigas, só que com um toque de estilo e de modernidade. 

Móveis de madeira dão um toque rústico ao estilo boho, principalmente se a madeira estiver menos refinada ou estilizada. Você também pode utilizar móveis de outros tipos de material, desde que tragam para sua casa essa sensação de rusticidade. Veja como utilizar esse estilo nas mesas de centro.

Itens decorativos

Por ter uma influência hippie, os acessórios decorativos são fundamentais no estilo de decoração boho, principalmente aqueles feitos à mão. Assim, os itens que mais têm relação com essa tendência são artesanatos, estatuetas decorativas e até mesmo souvenirs, aquelas “lembrancinhas” de outros lugares e culturas. 

Você também pode utilizar velas e itens vintage como telefones e bicicletas antigas. Ainda, os cristais trazem um ar mais místico e a cultura hippie para dentro de sua casa, então, se esse for seu estilo, vale a pena investir nessas dicas. 

Outra opção é você mesmo fazer sua decoração com as próprias mãos. Para isso, nós trouxemos o vídeo DIY itens de decoração Boho do canal da Gisele Souza, disponível no YouTube. 

Plantas

As plantas são obrigatórias em uma residência decorada com o estilo boho. Elas ilustram o contato com a natureza e trazem para sua casa muitos benefícios como leveza e tranquilidade. Sem contar que as plantas são ótimas para decorar um local, sobretudo as folhagens.

Assim, você tem a opção de colocá-las em vasos, suspensas no teto ou até mesmo em um jardim vertical em uma parede. 

Se você mora em apartamento, por exemplo, a sacada é um ótimo lugar para um jardim vertical. Só fique atento para colocar plantas que gostem de sol, já que esse ambiente é muito exposto à luz solar. 

Decoração boho

Agora que você já viu os principais elementos do estilo boho, vamos passar por todos os cômodos de uma casa apresentando dicas de como deixá-los mais estilosos a partir dessa tendência de decoração. 

Sala 

A sala é o ambiente que utilizamos para socializar e para descansar. Por isso, deve ser um ambiente acolhedor e muito aconchegante. Para a decoração de sala estilo boho, utilize sofás de madeira com tecidos confortáveis e não esqueça da paleta de cores neutras para quebrar a quantidade de informações que sua sala pode oferecer. 

Pense na decoração de paredes e de mesas, com objetos de artesanato e souvenirs. Lembre-se de que todos eles contam histórias, sejam de culturas diferentes ou de experiências vividas. Você também pode investir em livros, que você possa ler, é claro, e em fotografias que têm um conceito por trás. 

Utilize muitas mantas coloridas ou neutras, tapetes e cortinas. Muito tecido é essencial para o ambiente ficar aconchegante e fazer referência ao estilo boho. Não se esqueça das plantas para que seu ambiente fique mais completo e natural. 

Quarto 

O quarto deve ser o ambiente mais aconchegante da casa, por isso, não hesite em utilizar muitas almofadas e tecidos. Você pode colocar espelhos e decorar o ambiente com objetos artesanais. Pense em paletas de cores coloridas mescladas com tons neutros para gerar harmonia. E lembre-se das plantas: elas vão trazer a natureza e tranquilidade para dentro do seu quarto. 

estilo-boho

Utilize, também, móveis de madeira, como a cama, mesa ou estante para dar um toque rústico ao cômodo. Tapetes também são ótimos no quarto, desde que as cores complementem as de almofadas e de outros tecidos no ambiente. Não esqueça de puffs e de objetos vintage. 

Banheiro

Para o banheiro você pode utilizar velas e objetos artesanais nas paredes. Plantas também são fundamentais e conferem mais frescor ao cômodo. Invista em espelhos com tamanhos e formas variados, que se completem. 

Ainda, uma banheira vintage com pés pode ser essencial para que seu banheiro estilo boho fique elegante e confortável. Você pode utilizar uma iluminação diferenciada com lustres mais desconstruídos com formatos diversos. 

Cozinha

A cozinha é aquele cômodo em que podemos ser criativos, então tenha imaginação na hora em que for decorá-la. Pense em uma cozinha com cores vibrantes, móveis de madeira e uma geladeira antiga. Utilize tapetes coloridos e lembre-se das plantas. Você pode colocar plantas em cima da geladeira, de armários, de mesas ou até em cima da pia.

Ainda, você pode utilizar muito artesanato, já que esse tipo de item decorativo combina muito bem com a cozinha. Itens de barro, madeira ou outros materiais naturais conferem um toque de naturalidade a esse ambiente, especialmente se você quiser se aproximar de um estilo hippie. 

Lembre-se de que o estilo boho é muito carregado de informação, entretanto, você deve priorizar a harmonia e o aconchego combinando cores, materiais e texturas. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe nos comentários logo abaixo deste artigo o que você achou deste conteúdo, se você tem outras sugestões ou até mesmo críticas.

Se você quiser conferir mais conteúdos de decoração como esse, acesse o Blog da Arbo. Aqui você encontra artigos como Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel ou, ainda, dicas de decoração específicas para cada cômodo como, por exemplo, decoração para quarto pequeno.

Além disso, fique por dentro da Central de Ajuda da Arbo para tirar dúvidas referentes a questões cotidianas ou aos processos de venda e de locação. 

Você também pode acessar o Site da Arbo se você estiver procurando o imóvel dos seus sonhos. São inúmeras opções de apartamentos e de casas para comprar ou para alugar em todo o Brasil. Acesse!

Postagens relacionadas

decoração-country

Decoração country: descubra como aplicar

A decoração country é um estilo decorativo popular no Brasil. Nesse texto você confere dicas para inserir a tendência em cada um dos cômodos de sua casa ou apartamento A decoração de um ambiente deve ser aconchegante e, é claro, pensada exclusivamente de acordo com os gostos e com as preferências dos moradores. Nesse sentido, […]

decoração-vintage

Decoração vintage: saiba tudo sobre esse estilo

Está pensando em apostar na decoração vintage para criar ambientes mais charmosos? Confira nesse post tudo sobre esse assunto! O que é vintage? Se você acompanha o mundo da moda ou da decoração, certamente já se encantou com a estética vintage em alguma peça ou ambiente. Colocando a nostalgia a seu favor, esse estilo é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *