25 de setembro de 2021

Estilos de decoração: conheça os mais populares

estilos-de-decoração

Se você está decorando sua casa, pode ser que tenha ficado confuso em quais estilos de decoração escolher. É por isso que nós trouxemos dicas das principais formas que você pode decorar sua casa.

Antes de pintar, comprar móveis ou tomar qualquer decisão decorativa para sua casa, é preciso que tudo esteja alinhado aos estilos de decoração que você escolheu. Mas se você ainda está na fase de projetar tudo e também em dúvida sobre como decorar sua casa, esse conteúdo é pra você. 

Existem estilos de decoração para todos os gostos, desde o estilo de decoração minimalista até o industrial. Cada um expressa uma forma de sentir sua casa e variam muito de pessoa para pessoa.  Por isso, antes de escolher qual estilo de decoração utilizar, veja qual combina com você!

Conheça os estilos de decoração mais populares

Separamos vários estilos de decoração para você ficar por dentro das tendências que envolvem a área. Confira!

1 – Decoração Rústica

estilo-rústico

A decoração rústica é tão comum nas cidades quanto nas casas de campo. Com as recentes tendências de design de interiores, o estilo se instalou de vez nos grandes centros urbanos.

O conforto e a elegância fazem parte deste tipo de decoração e, para expressar isso, são utilizados móveis e objetos que remetem à natureza e à funcionalidade. Quem escolhe este tipo de decoração consegue criar uma conexão com o estilo de vida simples e bucólico, encontrado apenas por  moradores do campo. 

Principais características

A decoração rústica, conforme dito anteriormente, é intimamente ligada aos elementos da natureza. Assim, é possível dizer que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada. São elementos que trazem originalidade e se aproximam mais do que é encontrado na natureza.

Dessa forma, a decoração rústica conta com algumas características específicas. Móveis de madeira, objetos feitos ou revestidos de cobre, objetos artesanais, revestimentos de tijolos ou madeira e plantas no interior da casa são algumas delas. A principal característica deste estilo é a falta ou pouco acabamento nos móveis. 

2- Decoração Escandinava

decoração-escandinava

A decoração escandinava tem como foco a sobriedade e o aconchego do ambiente. Seguindo uma tendência minimalista, o estilo é fortemente marcado por paredes de cores claras e neutras, como o branco, o gelo e o bege, e por móveis e objetos em cores relacionadas à natureza, como o verde e o marrom.

Um ambiente que segue a tendência escandinava também deve estar muito bem servido de luz natural. Esse fator é fundamental para que haja harmonia entre os cômodos e para que o estilo faça sentido em sua casa.

Principais características 

Na maior parte dos casos, os móveis são feitos de madeira, gerando a sensação de elementos naturais dentro do espaço. Quem quer utilizar esse estilo deve ter sempre em mente que a decoração preza pela naturalidade e simplicidade. 

Os principais pontos de destaque dessa tendência são os detalhes. Por isso, é comum que os ambientes com decoração escandinava possuam tapetes e tecidos, todos com cores naturais ou neutras.

Outro ponto importante nesse estilo de decoração é a presença de plantas. Além de contribuírem com a estética dos cômodos, este elemento confere um ar de naturalidade  e elegância à casa, casando muito com a proposta da decoração escandinava.

Analisando de uma forma geral, a decoração escandinava  relaciona itens clássicos e itens modernos. A combinação deve ser realizada com cuidado e muita cautela, para que o ambiente não fique carregado com objetos desnecessários e discrepantes.

3- Decoração Industrial

decoração-industrial

Criada a partir da necessidade das pessoas se instalarem em espaços de antigas fábricas, a decoração industrial trabalha com tijolos e com tubulações expostas, madeira, metal e muito concreto. Esses fatores são obrigatórios para a elaboração do imóvel contemporâneo, que dispõe de poucas paredes dividindo os cômodos. 

A tendência traz aspectos da indústria e é um estilo sofisticado, simples e repleto de personalidade. O design apresenta espaços mais vastos e bem rudimentares, com alvenaria e estrutura em evidência, o que gera um contraste entre a mobília e os artigos decorativos mais requintados.

Principais características desse estilo

A decoração industrial tem esse nome justamente por se inspirar em fábricas, portanto, é comum você encontrar um ambiente bem amplo e aberto, com o acabamento das paredes sem estar completo, com tijolos de concreto e tubulações à vista. Além disso, outros elementos podem estar expostos como vigas de ferro ou colunas de concreto. 

Os móveis que mais combinam com esta tendência são os rústicos, apresentando cores como o marrom, cinza e preto. Diferentes de outros estilos de decoração, estão presentes grandes janelas que permitem muita luz natural no ambiente.

4 – Decoração Minimalista

decoração-minimalista

A decoração minimalista preza fundamentalmente pela organização. Quem utiliza esse estilo está sempre buscando a maneira mais simples e funcional de lidar com as várias situações do cotidiano. O minimalismo pode ser definido como um estilo de vida que as pessoas aplicam na vida pessoal e profissional. 

Os minimalistas praticam o desapego das coisas materiais e possuem uma maneira de viver muito flexível, que não exige o cumprimento de regras. Ainda, a vida para eles é livre de excessos, vivendo apenas com o necessário. A praticidade é essencial para este estilo, que se utiliza muito da funcionalidade de objetos e ambientes. 

Principais características

A decoração minimalista está intimamente ligada com a facilidade de limpeza dos cômodos, bem como a economia de tempo e dinheiro. Por isso, os móveis, bem espaçados e reduzidos, assim como a luz natural, são fundamentais no ambiente minimalista. 

O estilo usa muito pouco quadros e objetos decorativos. As cores são quase sempre neutras e claras. Já os móveis são funcionais e confortáveis. A arquitetura desta tendência é moderna e valoriza a área externa e a área interna. 

5 – Decoração moderna

decoração-moderna

O modernismo é o pai dos estilos de decoração minimalista e contemporâneo. Móveis muito elaborados e complexos são substituídos por elementos com design baseado em formas geométricas e linhas retas. A madeira escura é trocada por materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro. 

Entre os estilos de decoração, a tendência modernista é a mais sofisticada. Com elementos decorativos futuristas e cores neutras, ela garante a integração entre o conforto e a elegância de uma forma única. 

Principais características

Fazem parte deste estilo decorativo, objetos em seda, couro e mármore, que resultam em uma mescla de texturas sem abandonar a noção de um design limpo. Gesso e concreto estão presentes nesta tendência. 

As linhas retas estão muito presentes na decoração moderna, sobretudo em áreas externas. No interior, é muito comum ver espelhos retos e extensos que geram a sensação de um espaço maior e mais iluminado. 

6- Decoração de casa de praia

estilo-casa-de-praia

Quem já foi para o litoral e ficou hospedado em um imóvel com decoração de praia sabe o quão energizante e relaxante a situação pode ser. Agora, imagine essa sensação de paz e de aconchego todos os dias do ano em cada cômodo da sua casa.  Saiba que é muito simples chegar a esse resultado em qualquer cidade. 

Por último e não menos importante, a decoração de casa de praia tem elementos que, principalmente, chamam a atenção, trazem um ar mais rústico e a sensação de calmaria. É por isso que você deve investir em cores fortes ou neutras, materiais como madeira e palha, estampas com temas da natureza e elementos decorativos locais. 

Principais características 

 Justamente por conta da sensação de calmaria que uma decoração de casa de praia pode proporcionar, o ambiente conta com elementos naturais que vão desde materiais usados em texturas, como madeira ou palha, até tecidos como o algodão e o barro e a cerâmica em objetos decorativos. As cores geralmente podem ser vibrantes para dar um destaque, como amarelo e azul, combinadas com cores neutras. 

Os móveis mais utilizados para este tipo de decoração são aqueles que utilizam acabamento de madeira e de palha. Objetos decorativos são obrigatórios e podem fazer referência a brasilidade e ao tropicalismo. Outro ponto super importante neste estilo decorativo é a presença de plantas, principalmente as tropicais, como coqueiros e palmeiras.

Se você quiser decorar seu jardim com plantas tropicais, assista o vídeo Quintal de casa com plantas tropicais | Carol Costa do Canal Casa GNT, disponível no YouTube.

E aí, gostou do conteúdo?

Existem muitos estilos de decoração e aqui nós citamos apenas alguns deles. O que você achou das dicas? Vai utilizar alguma dessas tendências em sua casa? Deixe a resposta na caixa de comentários logo abaixo e dê sugestões de conteúdo para nosso time de conteúdo!

Você também pode acessar outros posts sobre estilos de decoração no Blog da Arbo. Lá você encontra desde conteúdos voltados à decoração para banheiro até para a decoração de apartamentos pequenos.  Ainda, você pode encontrar tudo o que você precisa saber para a decoração da casa.

Na Central de Ajuda da Arbo você vai encontrar diversos conteúdos sobre questões do cotidiano. Acesse e tire suas dúvidas, como por exemplo: Após receber a vistoria, o que eu devo checar no imóvel? ou ainda Sou proprietário, como funciona a visita ao imóvel?

Outra opção para você acessar é a Plataforma da Arbo, que disponibiliza imóveis para compra ou aluguel em diversas cidades do Brasil. O site conta com filtros e mapas para você encontrar a melhor opção de localização do imóvel de seu interesse. Confira!

Postagens relacionadas

como-organizar-mudanca

Como organizar mudança: veja 5 dicas

Vai mudar e quer dicas sobre como organizar a mudança? Então, este texto é perfeito para você. Mudanças de casa quase sempre vem acompanhadas de imprevistos. Seja um móvel que não passou pela porta, as caixas que não foram suficientes para empacotar todos os itens ou o transporte que foi cancelado de última hora. São […]

mudança-de-estado

Vai realizar mudança de estado? Veja o passo a passo

Realizar a mudança de um estado para o outro é um grande desafio. Tanto pela distância e pela nova, quanto pelos processos que será necessário enfrentar. Confira neste texto algumas dicas preciosas para quem está nesta situação.  Muitos podem ser os motivos que fazem uma pessoa escolher fazer mudança de estado. Novo trabalho, constituir uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *