19 de setembro de 2021

Vai estudar fora? Veja como se organizar para a mudança

Passou no vestibular e agora precisa se mudar? Não se preocupe: é possível estudar fora com tranquilidade se a mudança for feita com planejamento e com organização

A aprovação no vestibular é uma das maiores conquistas acadêmicas da vida de um estudante. Isso porque o sistema educacional brasileiro, desde o ensino básico, tem o objetivo de preparar o aluno para o ingresso no ensino superior. Contudo, com a aprovação, alguns desafios podem surgir, como a necessidade de estudar fora.

Nesses casos, os estudantes precisam estar preparados para algumas adversidades. No entanto, como sempre há um lado positivo, é preciso conhecer as vantagens de estudar fora e de conhecer uma nova rotina em uma nova cidade.

Quais são as vantagens de estudar fora?

A mudança para uma nova cidade pode, em um primeiro momento, parecer algo assustador. Isso porque, na maioria dos casos, os estudantes são jovens e ainda não conhecem uma rotina que não esteja atrelada à casa dos pais.

Entretanto, mudar de cidade – ou até mesmo de estado – pode trazer muitos benefícios não somente para a vida acadêmica do estudante, mas também para sua vida pessoal, profissional e social.

Para que você não tenha medo de arriscar, o Blog da Arbo separou algumas das principais vantagens de fazer as malas e de se mudar para uma nova cidade para estudar fora. Confira:

Melhores oportunidades

Estudar fora, especialmente em cidades consideradas grandes centros urbanos, pode trazer mais e melhores oportunidades profissionais para o estudante – especialmente se o aluno sair de um município localizado no interior.

E as oportunidades de emprego mais abundantes não são as únicas que devem ser consideradas. Especialmente em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, é comum encontrar uma vasta diversidade cultural, o que contribui para a formação de uma nova visão de mundo.

Crescimento pessoal

A mudança para uma nova cidade é o primeiro passo de um jovem rumo ao crescimento pessoal. Isso porque estar em um novo local, diante de uma nova rotina e com novas pessoas ao redor motiva o estudante a ser corajoso e a enfrentar o desconhecido.

Nesse sentido, estudar fora é uma excelente experiência para quem deseja superar seus limites, passar por novos desafios e, é claro, tirar aprendizados de todas as situações. 

Esse é o momento em que o estudante começa a desenhar seu futuro, já que pode fazer suas próprias escolhas e tem de lidar com suas consequências – que podem ser tanto positivas quanto negativas.

Networking

O networking é um aspecto muito importante para o futuro pessoal e profissional de um estudante. Isso porque uma boa rede de contatos pode garantir boas oportunidades de emprego e de relacionamentos para o aluno. 

Essa oportunidade se torna ainda mais visível para estudantes que saem de pequenas cidades interioranas, nas quais tem contato com poucas pessoas todos os dias – e sempre as mesmas. 

É claro que esses casos são vantajosos para a vida social, já que garantem uma boa convivência, mas apresentam alguns déficits, como a falta de aprendizado. Por serem situações recorrentes, não atraem novos conhecimentos e nem trazem novos desafios.

Contudo, a rede de contatos profissionais não é a única favorecida pela mudança de cidade. As novas amizades são, também, importantes para a vida pessoal, uma vez que estudantes precisam de apoio e de auxílio em diversas situações e, para isso, podem contar com seus amigos e com seus colegas. 

Mais independência

É fato que a maioria dos jovens deseja ser independente dos pais e/ou dos responsáveis. E, para que querem alcançar essa independência, mudar de cidade para estudar fora pode ser o começo de uma nova vida.

Isso ocorre porque, em um novo local, em que se está distante da família, o estudante adquire mais responsabilidades e precisa tomar muitas decisões por si próprio. Apesar de muitos ainda contarem com certo auxílio financeiro da família, é necessário estar preparado para resolver problemas cotidianos sozinho.

Sem os pais ou os responsáveis em casa, o jovem deverá assumir todas as responsabilidades do imóvel e de sua vida pessoal, como a gestão financeira, as questões relativas à saúde e até mesmo referentes à organização da casa ou do apartamento.

Adquirir tantas responsabilidades de uma só vez por assustar os estudantes, mas é necessário considerar que esse cenário é o ideal para que um estudante se torne mais independente e, portanto, livre para construir seu próprio futuro pessoal e profissional.

Novas experiências

A possibilidade de viver novas experiências é uma das principais vantagens para os jovens, especialmente para aqueles com sede de desafios e de superações. 

No caso de estudantes provindos do interior, é possível que a infância e a adolescência tenham sido limitadas quanto às experiências, uma vez que a rede de contatos e as possibilidades não eram variáveis. Assim, as novidades podem ter sido algo pouco recorrente.

Contudo, ao se mudar para uma nova cidade para estudar fora, o aluno deve estar preparado para inúmeras novas experiências. Morar sozinho ou até mesmo com um colega já é uma novidade e irá trazer aprendizados necessários para o crescimento pessoal.

Além disso, a experiência de gestão do próprio dinheiro dará ao jovem mais responsabilidade. De fato, uma mudança de cidade representa uma verdadeira mudança de vida.

estudar-fora

Como organizar a mudança para a nova cidade

Apesar de trazer muitas vantagens para os estudantes, a mudança para uma nova cidade para estudar fora precisa ser feita com planejamento e com organização, para que erros sejam evitados.

Faça uma boa pesquisa sobre a cidade

Após receber a tão esperada aprovação no vestibular, é chegado o momento de pesquisar sobre a cidade para a qual planeja se mudar. Esse é o momento de verificar cada detalhe a respeito da vida no novo município.

Nesse aspecto, é importante que o jovem verifique a rotina da cidade, bem como as questões referentes à mobilidade urbana – especialmente relacionadas ao transporte público -, ao custo de vida, ao mercado de trabalho para a área pretendida e, também, ao mercado imobiliário.

Uma boa dica para verificar o dia a dia da cidade – ou até mesmo do bairro – em que se pretende morar é acompanhar as notícias diárias sobre o município em portais locais. Além disso, é interessante conversar com outros estudantes que se mudaram para a cidade para estudar fora.

Escolha o imóvel

Após verificar as questões relativas à cidade e decidir que essa é, de fato, uma boa escolha, chegou o momento de definir o imóvel em que se irá morar durante essa nova etapa. Esse é um dos passos mais importantes, uma vez que escolher uma boa casa ou um bom apartamento determina o nível de qualidade de vida que o estudante terá no novo município.

Nesse momento, você precisa decidir se prefere morar sozinho, com outra pessoa ou em uma república. Todas as opções apresentam vantagens e desvantagens, que precisam ser consideradas de acordo com a sua personalidade e com o seu modo de vida.

Em todos os casos, entretanto, é essencial que se opte por um imóvel bem localizado, de preferência próximo ao campus da universidade. Para isso, é preciso considerar fatores como: mobilidade urbana, infraestrutura do bairro, segurança, entre outros.

estudar-fora

Organize a mudança

Após escolher o imóvel, já é possível começar a organizar a mudança. Esse processo pode ser muito desgastante e, quanto mais planejamento você tiver, menos terá problemas com imprevistos.

Além de se preparar física e emocionalmente para a mudança – já que deixar a casa dos pais e dos responsáveis pode ser um momento difícil -, o estudante deve pensar em quais itens serão necessários em seu novo imóvel.

Caso a casa ou o apartamento não esteja mobiliado, é preciso avaliar quais móveis são necessários e como eles serão transportados até lá. Em casos de mudanças de longas distâncias, a dica é comprar móveis, especialmente os maiores, como guarda-roupas e sofás, na cidade de destino.

Outro ponto que deve ser considerado são as políticas de mudança do novo imóvel. No caso de apartamentos, as regras do condomínio, geralmente, determinam dias e horários específicos para a chegada de novos moradores. Fique atento!

Para que você saiba quais passos seguir nesse tópico, que tal conferir um vídeo? No material Como organizar a mudança: antes, durante e depois, publicado no canal Organize sem Frescuras, a designer de interiores Rafaela Oliveira dá dicas de como tornar esse processo mais simples.

Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um aspecto importante em todos os períodos da mudança. Antes de se mudar para estudar fora, verifique se é possível, por exemplo, montar uma reserva de dinheiro.

Durante o período de moradia, aprenda a economizar e a utilizar os recursos financeiros com sabedoria. Aprender a lidar com o dinheiro desde o início é, portanto, uma boa alternativa para que problemas futuros sejam evitados.

Você está pronto para estudar fora?

Agora que você já conhece as vantagens de mudar de cidade para estudar fora e algumas dicas para que a mudança seja menos complexa, se sente pronto para seguir rumo ao novo? Deixe sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo. Em caso de dúvidas, não hesite em nos perguntar.

O Blog da Arbo traz diversos conteúdos sobre as principais cidades do Brasil. Por isso, caso planeje se mudar, veja alguns artigos, como: o que você precisa saber antes de se mudar para São Paulo, o que saber antes de se mudar para Curitiba e o que saber antes de se mudar para Campinas.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas, a solicitação de ligação de água e de energia elétrica, entre outros.

E, para encontrar o imóvel ideal em sua nova cidade, visite o Portal da Arbo. O site reúne casas e apartamentos em centenas de cidades brasileiras e pode te auxiliar nesse importante momento de escolha. Acesse!

Postagens relacionadas

revestimentos de pedras naturais

Revestimentos de pedras naturais: quais são?

Confira em detalhes os principais benefícios dos revestimentos de pedras naturais, além das opções mais procuradas para revestir imóveis – casas, apartamentos e escritórios Se você chegou a este artigo, muito provavelmente está escolhendo materiais para uma reforma ou uma construção, certo? Um dos itens que tem ganhado cada vez mais espaço em projetos com […]

cozinha-colorida

Cozinha colorida: saiba como inserir a tendência

A cozinha colorida é uma das principais tendências decorativas da atualidade. Para garantir um ambiente harmônico e confortável, é preciso estar atento aos tons e aos itens que vão compor o cômodo Com a ideia de recebermos amigos ou mesmo aproveitar nossa casa de uma forma mais aconchegante, a cozinha foi elevada ao status de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *