16 de maio de 2022

Saiba por que investir em uma fechadura inteligente

fechadura-inteligente

Também chamada de fechadura digital, a fechadura inteligente funciona com uso de alta tecnologia, e traz mais segurança, estilo e facilita o dia de quem mora em casas e apartamentos.

A fechadura inteligente também pode melhorar o funcionamento de portas dos mais diferentes tipos de ambientes, e evita transtornos com maçanetas quebradas ou emperradas.

Além disso, alguns modelos de fechaduras inteligentes têm um excelente benefício: você não precisa mais se preocupar em perder ou esquecer de levar as chaves, já que o sistema da portaria é eletrônico.

Afinal de contas, quem nunca perdeu uma chave ou esqueceu de colocar na bolsa, não é mesmo?  É uma situação bem chata que você não precisa mais viver.

Mas essa é apenas uma das muitas vantagens que as fechaduras inteligentes trazem! E não faltam motivos para você instalar esta tecnologia no seu local de trabalho ou na sua casa. Veja agora!

O que é e como funciona uma fechadura inteligente?

É um equipamento moderno feito para substituir as fechaduras mecânicas comuns. O seu principal diferencial é a tecnologia, que faz uso de recursos eletrônicos para controlar a entrada e a saída de pessoas, sem a necessidade de uma chave física.

Com as fechaduras inteligentes, as portas são liberadas por meio de senhas, chaveiros de aproximação, biometria ou até mesmo por aplicativos de smartphones. 

Fechadura inteligente é mais segura

Quando a conversa é sobre segurança, o controle e o monitoramento do acesso de pessoas é um dos principais recursos para colocar em prática. Para aumentar a segurança da sua casa ou empresa, é essencial instalar uma fechadura digital, que é bem mais segura, em comparação com as tradicionais, que fazem uso de chave.

Outro ponto importante é que muitas portas comuns podem também ser arrombadas ou quebradas com o uso de ferramentas ou de força física, por isso o ambiente fica mais seguro com esse tipo de fechadura. 

Além disso, as travas desse sistema são muito resistentes! E podem aguentar impactos de mais de 200 Kg.  

segurança-automatica

Não precisa ficar carregando chave

A segunda coisa boa de usar uma fechadura inteligente é que ela deixa a rotina mais fácil e simples, afinal, você não vai mais precisar levar um molho de chaves para todos os lugares. Além de seguro, é um equipamento bastante prático, concorda? 

Sem contar que você não vai precisar fazer cópias de uma ou mais chaves sempre que aparecer um novo morador ou uma visita em casa, ou até mesmo um novo funcionário na empresa. Também não vai mais precisar trocar a fechadura como forma de manter a sua segurança pessoal. Ou seja, você também vai economizar mais!

Isso porque a médio e longo prazos, as fechaduras inteligentes trazem mais economia para a sua empresa ou condomínio, já que alguns tipos de fechadura exigem chaves em formatos específicos, como as chaves tetra, que costumam ser caras.

Já pensou precisar fazer cópias novas para cada novo morador do prédio? Ou então disponibilizar chaves para um novo quadro de funcionários? Sem dúvidas, é um processo caro!

Sem contar o tempo gasto para procurar e realizar o serviço de chaveiro, que não está mais presente em todos os bairros.

Elegante e moderna

A maioria dos modelos de fechaduras digitais são bonitos, funcionais e com um design discreto e minimalista. Mas será que isso é uma vantagem? Sem dúvidas sim! Pode até parecer que não, mas imóveis com fechaduras inteligentes são mais valorizados e seguros no mercado imobiliário.

Sistemas de alarme

Outra vantagem de uma fechadura inteligente é que ela pode ser ligada a um sistema de alarme. Assim, a fechadura não só controla o acesso de pessoas, como pode disparar um alarme em caso de tentativa de entrada não permitida, arrombamentos ou erros seguidos de digitação de senha, por exemplo.

Este sistema também pode ser conectado a uma central de vigilância particular, garantindo uma proteção ainda maior. Ou seja, com uma fechadura digital, seu imóvel estará duas vezes mais seguro!

Outro recurso que contribui com a segurança do local são alarmes e sons que funcionam como lembretes para ninguém esquecer um portão aberto. Se a porta não for fechada, por exemplo, em 10 segundos, a fechadura inteligente dispara um alarme, que não para de tocar até que ela seja fechada corretamente.

Trava automática

Sabia que as portas e portões podem ser travados de forma automática com uma fechadura inteligente? Esta é mais uma função importante para garantir não só a segurança, como evitar esquecimentos.

Ela funciona da seguinte maneira: ao acionar a função, sempre que uma porta é deixada aberta, ela fecha depois de um tempo pré-definido. Mas atenção: se você precisa dessa função, verifique antes de comprar o sistema, ok?

Proteção contra incêndio

E não é que tem fechadura digital com sensor de incêndio? Sim, em lojas especializadas você já encontra fechaduras com esse dispositivo especial. Mas, como ele funciona na prática? Alguns aparelhos contam com um sensor que detecta fumaça e, caso seja acionado, a porta é aberta, liberando a passagem para os moradores. 

Já outros sistemas trabalham com um tipo de sensor de temperatura: se no ambiente interno for registrada uma temperatura de 65ºC, todas as portas são destravadas para ajudar as pessoas a saírem do local.

fechadura-inteligete

E quais os tipos de fechadura inteligente?

Agora que você já conhece o funcionamento e todos os benefícios de uma fechadura inteligente, que tal descobrir qual modelo melhor se encaixa nas suas necessidades? 

Fizemos uma lista com as melhores fechaduras e as mais usadas: fechadura com senha numérica, leitor de proximidade, leitura biométrica e por bluetooth. Vamos ver quais são as diferenças e características de cada uma?

A fechadura inteligente com senha numérica é o sistema que você mais vai encontrar em prédios e condomínios. Ele funciona com o cadastro de uma sequência numérica para abrir a portaria.

Para condomínios fechados, há modelos que permitem criar até 100 senhas, inclusive para visitantes, válida somente para o primeiro uso. Esse recurso é interessante para receber encomendas, visitas de pessoas interessadas em alugar o imóvel e até de familiares. Assim você não precisa pegar o elevador e descer só para abrir a porta. Legal, né?

O leitor de proximidade é um tipo de fechadura que funciona com uma tag ou com um cartão. Para permitir o acesso, você precisa aproximar a tag ao leitor do dispositivo, sabe? É bastante prático e serve para grandes empresas, prédios residenciais e também comerciais. Os modelos em geral vêm com até 100 tags para cadastro. 

No  dispositivo de leitor biométrico, o acesso acontece por meio do reconhecimento das digitais. Ou seja, é um modelo super seguro e moderno, não é mesmo? Na prática, funciona como um leitor de biometria parecido com os de agências de bancos: você precisa cadastrar a sua digital na fechadura e colocar o dedo no leitor quando chegar na portaria. Simples e rápido! 

Já pensou em abrir a porta da sua casa ou do seu apartamento usando um aplicativo? É esse o modo de funcionamento da fechadura por conexão bluetooth: ela se conecta ao aparelho celular e autoriza o acesso.

Com essa tecnologia você não vai precisar nem sair do conforto do sofá ou da sua cama para abrir a porta! Bom demais, concorda? Acesse mais conteúdos do blog da Arbo sobre equipamentos inteligentes!

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

dicas de como organizar o quarto

Como organizar o quarto de forma simples: veja dicas

Se você tem dificuldades em manter um cômodo arrumado, precisa conferir algumas orientações sobre como organizar o quarto, um dos ambientes mais íntimos de um imóvel A bagunça é algo que atrapalha a nossa rotina. Além de dificultar na hora de encontrar o que precisamos, ela também pode causar estresse e ansiedade – sentimentos que […]

closet-funcional

Dicas para montar um closet funcional

Um closet garante economia de tempo e praticidade no dia a dia, pois ele reúne roupas e acessórios em um só lugar. Mas você precisa concordar que de nada adianta ter um item tão importante assim na sua casa, se você não sabe usar ele de  forma correta, não é? Por isso, nesse post você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *