13 de maio de 2022

Financiamento imobiliário com SFI: 7 perguntas e respostas

como funciona o financiamento imobiliario com sfi

Está pensando em financiar uma casa ou um apartamento? Saiba o que é, como funciona e muito mais sobre o financiamento imobiliário com SFI!

Quem quer comprar um imóvel costuma ficar bem confuso com tantas siglas, regras, tipos de financiamento e outros detalhes. O Blog da Arbo vem publicando uma série de artigos explicando os principais conceitos relacionados ao mercado imobiliário para ajudar nessa jornada.

Já temos, por exemplo, este texto com 8 perguntas e respostas sobre o financiamento pelo SFH. Neste artigo, é a vez de reunirmos 7 perguntas comuns sobre o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). Veja o que você vai aprender:

  1. O que é SFI?
  2. Qual a diferença entre SFI e SFH?
  3. Qual é o limite de valor para financiamento no SFI?
  4. Existe limite de renda e juros no SFI?
  5. Existe um prazo máximo no financiamento imobiliário pelo SFI?
  6. Quem pode obter financiamento pelo SFI?
  7. Posso usar o FGTS no financiamento pelo SFI?

1. O que é SFI?

O SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) foi criado em 1997, por meio da Lei nº 9.514, para atender o público que não se enquadra nos requisitos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Assim, a ideia era fazer com que o financiamento imobiliário se tornasse um método mais flexível para a compra de imóveis.

2. Qual a diferença entre SFI e SFH?

Ao contrário do SFH, que tem a poupança como principal fonte de recursos, o dinheiro que banca o SFI são captados de fundos de pensão, securitizadoras e bancos de investimento, entre outros investidores institucionais. 

Além disso, o SFI é um modelo de financiamento que utiliza a alienação fiduciária, enquanto o SFH trabalha com hipotecas. Dessa forma, o SFI dá às instituições financeiras mais facilidade para retomar o imóvel em caso de inadimplência. Como a propriedade continua sendo do banco até a quitação do financiamento, o processo de retomada é finalizado em até 90 dias.

Para o consumidor, na prática, isso se reflete em maior flexibilidade para negociar prazos de pagamento e taxas de juros. Os limites existentes no SFH em relação a esses aspectos não existem no SFI.

3. Qual é o limite de valor para financiamento no SFI?

Não há limite de valor do imóvel para financiamento pelo SFI. O limite existe apenas no SFH, que permite financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão.

4. Existe limite de renda e juros no SFI?

Não, o comprador não precisa se preocupar com o limite de renda comprometida pelo SFI – ao contrário do SFH, em que ele é de 30%. Também não há limite na taxa de juros do financiamento, que pode ser negociada de forma diferente para cada cliente. Com isso, o comprador tem flexibilidade para pagar menos parcelas com valores mais altos.

5. Existe um prazo máximo no financiamento imobiliário pelo SFI?

Sim. O prazo máximo para financiamento pelo SFI é de 35 anos (420 meses). Contudo, na hora de negociar com o banco, isso também depende da idade do comprador. 

6. Quem pode obter financiamento pelo SFI?

O SFI permite financiamentos para Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ). 

7. Posso usar o FGTS no financiamento pelo SFI?

O uso do FGTS no financiamento pelo SFI passou a ser permitido em agosto de 2021. Agora, os compradores podem utilizar esse recurso para abater prestações na compra de seu primeiro imóvel. Para isso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • tem que ser moradia urbana;
  • pode ser usado ou novo;
  • não pode ter pendências relacionadas à dívidas do vendedor;
  • pode custar até R$ 1,5 milhão;
  • o dono atual não pode ter dívidas ou ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa);
  • o imóvel não pode ter sido comprado com uso do FGTS nos últimos 3 anos.

Antes, o FGTS só poderia ser utilizado em financiamentos no SFH, mas muitos consumidores entravam na justiça para garantir o direito a esse recurso no SFI. O Blog da Arbo já tem um post específico com 18 perguntas e respostas sobre o uso do FGTS em financiamentos imobiliários.

Quer aprender mais sobre o mercado imobiliário? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba nossos novos conteúdos toda semana. Você vai ver tudo que precisa para fazer a melhor escolha na hora de comprar imóveis. É só preencher o formulário abaixo.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

credito-imobiliário

Crédito imobiliário: quais taxas considerar?

Quer adquirir um imóvel em 2021 e quer saber quais são as taxas padrões do crédito imobiliário? Saiba tudo sobre o assunto no texto a seguir.  O crédito imobiliário é uma das principais formas de conquistar um imóvel no Brasil. Com esse dinheiro disponibilizado por instituições financeiras, muitas pessoas conseguem conquistar o sonho da casa […]

Decoração-de-quarto-infantil

Decoração de quarto infantil: veja 5 dicas

Você tem dificuldade na hora de definir qual será a decoração do quarto do seu filho(a)? Neste texto temos 5 dicas para te ajudar nesta tarefa A decoração do quarto dos pequenos é sempre uma missão complicada para os pais. Afinal, já passou o tempo em que era necessário apenas definir as cores azul para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *