Está pensando em financiar uma casa ou um apartamento? Saiba o que é, como funciona e muito mais sobre o financiamento imobiliário com SFI!
Quem quer comprar um imóvel costuma ficar bem confuso com tantas siglas, regras, tipos de financiamento e outros detalhes. O Blog da Arbo vem publicando uma série de artigos explicando os principais conceitos relacionados ao mercado imobiliário para ajudar nessa jornada.
Já temos, por exemplo, este texto com 8 perguntas e respostas sobre o financiamento pelo SFH. Neste artigo, é a vez de reunirmos 7 perguntas comuns sobre o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). Veja o que você vai aprender:
- O que é SFI?
- Qual a diferença entre SFI e SFH?
- Qual é o limite de valor para financiamento no SFI?
- Existe limite de renda e juros no SFI?
- Existe um prazo máximo no financiamento imobiliário pelo SFI?
- Quem pode obter financiamento pelo SFI?
- Posso usar o FGTS no financiamento pelo SFI?
1. O que é SFI?
O SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) foi criado em 1997, por meio da Lei nº 9.514, para atender o público que não se enquadra nos requisitos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Assim, a ideia era fazer com que o financiamento imobiliário se tornasse um método mais flexível para a compra de imóveis.
2. Qual a diferença entre SFI e SFH?
Ao contrário do SFH, que tem a poupança como principal fonte de recursos, o dinheiro que banca o SFI são captados de fundos de pensão, securitizadoras e bancos de investimento, entre outros investidores institucionais.
Além disso, o SFI é um modelo de financiamento que utiliza a alienação fiduciária, enquanto o SFH trabalha com hipotecas. Dessa forma, o SFI dá às instituições financeiras mais facilidade para retomar o imóvel em caso de inadimplência. Como a propriedade continua sendo do banco até a quitação do financiamento, o processo de retomada é finalizado em até 90 dias.
Para o consumidor, na prática, isso se reflete em maior flexibilidade para negociar prazos de pagamento e taxas de juros. Os limites existentes no SFH em relação a esses aspectos não existem no SFI.
3. Qual é o limite de valor para financiamento no SFI?
Não há limite de valor do imóvel para financiamento pelo SFI. O limite existe apenas no SFH, que permite financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão.
4. Existe limite de renda e juros no SFI?
Não, o comprador não precisa se preocupar com o limite de renda comprometida pelo SFI – ao contrário do SFH, em que ele é de 30%. Também não há limite na taxa de juros do financiamento, que pode ser negociada de forma diferente para cada cliente. Com isso, o comprador tem flexibilidade para pagar menos parcelas com valores mais altos.
5. Existe um prazo máximo no financiamento imobiliário pelo SFI?
Sim. O prazo máximo para financiamento pelo SFI é de 35 anos (420 meses). Contudo, na hora de negociar com o banco, isso também depende da idade do comprador.
6. Quem pode obter financiamento pelo SFI?
O SFI permite financiamentos para Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ).
7. Posso usar o FGTS no financiamento pelo SFI?
O uso do FGTS no financiamento pelo SFI passou a ser permitido em agosto de 2021. Agora, os compradores podem utilizar esse recurso para abater prestações na compra de seu primeiro imóvel. Para isso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- tem que ser moradia urbana;
- pode ser usado ou novo;
- não pode ter pendências relacionadas à dívidas do vendedor;
- pode custar até R$ 1,5 milhão;
- o dono atual não pode ter dívidas ou ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa);
- o imóvel não pode ter sido comprado com uso do FGTS nos últimos 3 anos.
Antes, o FGTS só poderia ser utilizado em financiamentos no SFH, mas muitos consumidores entravam na justiça para garantir o direito a esse recurso no SFI. O Blog da Arbo já tem um post específico com 18 perguntas e respostas sobre o uso do FGTS em financiamentos imobiliários.
Quer aprender mais sobre o mercado imobiliário? Cadastre-se na newsletter gratuita do Blog da Arbo e receba nossos novos conteúdos toda semana. Você vai ver tudo que precisa para fazer a melhor escolha na hora de comprar imóveis. É só preencher o formulário abaixo.
Receba nossos novos conteúdos por e-mail!
Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!