28 de março de 2024

Morar em cidade grande: vantagens e desvantagens

morar em cidade grande

Será que vale a pena morar em uma cidade grande? Veja alguns pontos positivos e negativos para quem vive nos principais centros urbanos!

Morar em cidade grande já foi o sonho de muita gente que enxergava a possibilidade de ter uma vida melhor. Essa expectativa mudou bastante ao longo das últimas décadas e as novas gerações já pensam de uma forma diferente sobre esse assunto. 

O surgimento de novas tecnologias tem tornado as cidades do interior muito mais atrativas. Por outro lado, viver nos grandes centros urbanos ainda oferece uma série de experiências que um município pequeno dificilmente consegue igualar. 

Neste post do Blog da Arbo, reunimos alguns argumentos favoráveis e contrários que você deve considerar antes de decidir entre se mudar para uma cidade grande ou não. Confira! 

Vantagens de morar em cidade grande

Fácil acesso a tudo que você precisar

Talvez o maior benefício de morar em cidade grande seja ter facilidade para encontrar todo tipo de produto ou serviço com muito mais facilidade que no interior. Ao contrário do que acontece em municípios menores, sempre tem algum estabelecimento aberto, mesmo de madrugada. 

Se você precisar de um remédio tarde da noite, com certeza vai encontrar farmácias abertas. Bateu aquela fome? Sempre há como pedir algo por delivery ou encontrar bares, restaurantes e até padarias e supermercados funcionando, não importa o horário. 

Muitas opções de lazer

As grandes cidades podem até ter seus problemas, mas você dificilmente vai ficar sem boas opções de lazer. Para quem gosta de sair à noite, sempre tem casas noturnas com música boa e muita gente. 

Eventos esportivos também acontecem aos montes e há muitos espaços para passear com a família e praticar exercícios. Além disso, os grandes shoppings sempre tem aquele cineminha para curtir com a galera. 

Educação é ponto forte

Quem tem filhos sempre procura por localidades com boas escolas por perto. Quem vai morar em cidade grande tem muito mais facilidade nesse aspecto. Ao contrário do que acontece na maior parte das cidades menores, as escolas públicas não são as únicas opções e há excelentes instituições particulares para os pequenos.

Para quem pensa em fazer faculdade, as cidades grandes também acabam tendo muito mais opções. Inclusive, há municípios em que o público universitário é um dos grandes fatores de movimentação econômica. 

Mobilidade facilitada

A é mais um ponto forte nas cidades grandes. Os maiores municípios contam com redes de transporte público que, apesar dos problemas, permitem o deslocamento entre regiões distantes. As principais metrópoles do país contam também com linhas de trem e metrô. 

Os terminais rodoviários tem opções para vários destinos, assim como os aeroportos. Para quem precisa de agilidade, temos os tradicionais táxis e, é claro, aplicativos como o Uber. Com tantas alternativas, há quem nem sinta necessidade de ter um carro ou uma moto própria.

Gastronomia variada

Até os paladares mais exigentes são muito bem atendidos em cidades grandes. O que não faltam são opções de restaurantes com comida de qualidade para representar a culinária do mundo todo. Não importa se você quer pizza, sushi, kafta, burrito ou qualquer outra delícia mais exótica, sempre há alguma alternativa.

Desvantagens de morar em cidade grande

Morar em cidade grande: vantagens e desvantagens
O trânsito pode ser uma dificuldade de adaptação para quem vai morar em cidade grande.

Trânsito complicado

Essa é uma das grandes reclamações de quem vive nas maiores cidades do país. Às vezes, ter um carro nem faz tanto sentido porque os congestionamentos tiram todo o prazer de dirigir. Além disso, embora o transporte público seja de grande ajuda, há horários em que depender de ônibus é complicado e uma viagem que poderia ser rápida acaba demorando demais.

Em São Paulo, por exemplo, é comum encontrar pessoas que levam mais de duas horas para ir de casa ao trabalho e outras duas para retornar. O fato é que a maior parte das grandes cidades brasileiras não foi projetada previamente para lidar com tráfego intenso. 

Custo de vida

Geralmente, morar em cidade grande representa ter mais gastos do que morar no interior. No caso dos imóveis, por exemplo, o preço por metro quadrado aumenta de acordo com a infraestrutura do bairro. Além disso, o IPTU costuma pesar mais no bolso do que em municípios menores.

Ter que percorrer longas distâncias de carro ou com transporte público também representa despesas consideráveis, seja com combustível ou com passagens. No fim, é tudo uma questão de analisar seu estilo de vida e sua renda. Para alguns casos, morar em cidade grande vai valer menos a pena do que para outros.

Segurança

Eis um item dos mais preocupantes nas grandes cidades. Inclusive, boa parte das despesas em uma cidade grande pode vir da falta de segurança. Contratar um seguro para o carro e ter um sistema de segurança em casa ou no condomínio pode consumir boa parte da sua renda, algo que nem sempre é necessário no interior.

Além disso, por mais que se tenha todo um aparato tecnológico de vigilância, as incertezas também têm um custo psicológico. É claro que coisas ruins podem acontecer em qualquer lugar, mas é fato que o risco nas cidades maiores é mais elevado.

Poluição

Outra reclamação recorrente de quem vive em metrópoles. Com tantos carros circulando, o ar fica notavelmente diferente do que respiramos no interior e pode resultar em doenças respiratórias. Isso sem contar o aumento de temperatura que isso implica. Outro fator que deixa o clima mais quente é a concentração de edifícios. Estima-se que a diferença média de temperatura entre áreas rurais e urbanas seja de 2 ºC a 4 ºC. 

E a poluição do ar não é a única preocupação. A poluição sonora é um fator que afeta a qualidade de vida, especialmente em bairros das áreas centrais. Há também a preocupação com o acúmulo de lixo, que faz cidades como São Paulo sofrerem de forma recorrente com enchentes.

Como você pode perceber, viver em uma cidade grande tem uma série de benefícios, mas também nos obriga a pensar em uma série de problemas um tanto complexos, difíceis de resolver no curto prazo. No fim das contas, cada indivíduo deve avaliar suas prioridades e condições antes de tomar uma decisão sobre o melhor lugar.

A única coisa que não muda é que, independente de escolher morar em cidade grande ou no interior, você encontra os melhores imóveis no Portal Arbo! São casas, apartamentos e terrenos em mais de 300 cidades brasileiras e você pode fazer todo o processo de compra ou locação muito mais rápido, com todas as facilidades que a tecnologia oferece. 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Decoração tropical: saiba tudo sobre o estilo

Decoração tropical: saiba tudo sobre o estilo

Você já pensou em deixar seu imóvel com um clima de verão? Se sim, precisa conhecer a decoração tropical. Nesse texto você confere todas as informações sobre o estilo O verão é a estação favorita de muitas pessoas. Especialmente no Brasil, país no qual os habitantes convivem com o calor durante boa parte do ano, […]

direitos do inquilino

Quais são os direitos do inquilino na locação?

Os direitos do inquilino durante o aluguel de um imóvel são protegidos por lei. Saiba em detalhes como deve ser a relação com o proprietário. Quem procura por um imóvel para alugar ou pretende disponibilizar uma propriedade para locação precisa estar ligado nos direitos do inquilino. Todos os parâmetros da relação entre locador e locatário […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *