29 de novembro de 2021

Guia de mudanças: o que saber antes de se mudar

Guia de mudanças

Mudar de casa é um processo trabalhoso, mas que pode ficar mais fácil com um planejamento bem feito. Saiba como se preparar.

Depois de comprar ou alugar um imóvel, chega o momento de pensar na mudança. A jornada de adaptação ao novo lar leva tempo e demanda organização. Por isso, organizamos um guia de mudanças para ajudar em cada etapa e tornar o processo menos trabalhoso.

Vamos começar explicando como explorar seu novo bairro antes de se mudar. Em seguida, você aprenderá a escolher bons profissionais para realizar o transporte. Por fim, mostraremos como se organizar para transferir tudo da casa antiga para a nova sem contratempos. Confira!

Conheça bem a região onde vai morar

Você deve fazer uma boa vistoria no imóvel antes de fechar negócio, mas também é importante conhecer o máximo possível sobre a região antes de se mudar. Isso vai facilitar bastante sua vida e tornar a experiência no novo lar muito mais agradável. A primeira parte deste guia de mudanças explica o que deve ser observado:

Mobilidade

Pesquise sobre o trânsito da região e verifique as vias de acesso ao bairro. Ao conhecer de antemão as ruas mais movimentadas e os trajetos alternativos, você pode até evitar os pontos de maior tráfego nos horários de pico. Se gosta de se deslocar de bicicleta, procure pelos caminhos mais fáceis e dê preferência aos que contam com ciclofaixas. 

Para quem usa o transporte público, é essencial procurar logo de cara pontos de ônibus e saber quais linhas passam pelo bairro. O mesmo vale para estações de metrô, aeroportos e demais alternativas de transporte que possam ser úteis. Perder menos tempo no trânsito é um aspecto importante para a qualidade de vida.

Opções de lazer

Como a vida não é feita só de trabalho, veja as opções de entretenimento disponíveis na região. Procure por bares, restaurantes, parques, praças e outros locais de seu interesse. Para quem gosta de cultura, vale a pena ver se há museus, cinemas, teatros e centros culturais próximos da nova moradia.

Comércio e serviços

Descubra onde ficam os estabelecimentos essenciais, como supermercados, hospitais, escolas, farmácias, padarias e bancos. Lojas de materiais de construção também serão muito úteis, especialmente nos primeiros dias, caso você precise comprar uma coisinha ou outra para a casa. 

Vizinhança

Fale com seus novos vizinhos para obter dicas sobre os itens mencionados anteriormente. Eles poderão indicar os melhores lugares para encontrar o que for necessário. Manter relações amigáveis com quem mora ao lado também é um fator importante para manter a qualidade de vida. 

Escolha uma boa transportadora

Guia de mudanças

Desmontar móveis, armazenar seus pertences em caixas e colocar tudo no caminhão – com aquele receio de quebrar algo no meio do caminho, que sempre acaba vindo. Depois, descarregar o caminhão, desocupar as caixas, montar tudo outra vez e deixar o novo lar com a sua cara. 

Todo esse processo de transportar sua vida da casa antiga para a nova é bem trabalhoso. Por isso, a próxima etapa do guia de mudanças mostra como contratar bons profissionais especializados em mudança e carreto

Buscar referências

Fale com amigos e conhecidos para pedir indicações de transportadora. Como é um mercado bastante amplo, certamente haverá diversas opções na região. Ao pesquisar na internet, procure as avaliações e reclamações de outros consumidores. O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da sua cidade também pode ser consultado para que você conheça bem a reputação da empresa.

Confira se as opções disponíveis são devidamente legalizadas e têm estrutura para prestar o serviço. Caminhões em bom estado e adequados para o trabalho são indispensáveis. Motoristas, carregadores e montadores capacitados e experientes farão o serviço sem grandes transtornos.

Comparar orçamentos e serviços

Entre em contato com as empresas que mais se destacaram e peça orçamentos. Cada uma delas vai oferecer um conjunto de serviços e cabe a você avaliar o que é mais interessante. Geralmente, os profissionais fazem uma visita para saber todos os detalhes do que precisa ser feito.

Esse é o momento de ver os móveis que precisam ser desmontados e se haverá necessidade de içar objetos grandes. Os especialistas vão avaliar as condições do local – se há escadas ou elevadores, o melhor lugar para estacionar o caminhão, etc. Algumas empresas de transporte fornecem até as embalagens para a mudança.

Para mudanças interestaduais, existe até a possibilidade de usar transporte compartilhado – isso significa que seus itens dividirão espaço com os de outros clientes. Geralmente, essa modalidade está disponível em capitais e cidades de grande porte, onde a logística é mais fácil. Ela pode ter um custo menor, mas exige maior flexibilidade em relação às datas. 

Fazer um contrato

Exija um contrato que detalhe todas as tarefas a serem executadas e contenha uma lista dos objetos que compõem a mudança. O documento precisa ter dados como o CPF/CNPJ do prestador de serviço, as condições de pagamento e as datas e horários de retirada e entrega.

É fundamental que o procedimento para casos de danos ou extravios esteja claro. Algumas empresas incluem taxas adicionais por seguros contra roubos e acidentes. Outras tomam cuidados específicos, como evitar viagens à noite e rastrear o caminhão durante todo o trajeto. Leia o contrato com atenção antes de assinar e guarde uma cópia.

Guia de mudanças: se organize e coloque a mão na massa

Guia de mudanças

Quando a data combinada com a transportadora se aproxima, é importante acertar os últimos detalhes antes de deixar a casa antiga. Esse também é o momento de preparar o novo lar para receber a mudança e os novos moradores da melhor maneira possível. Essa parte do nosso guia de mudanças mostra os principais pontos de atenção:

Cancelar e ativar serviços

Muita gente se esquece disso e acaba tendo uma série de transtornos depois, mas é fundamental solicitar que os serviços básicos da antiga residência sejam desativados. Isso evita contas para pagar sem necessidade e contribui com o controle das finanças. Esses itens incluem:

  • água;
  • energia elétrica;
  • internet;
  • telefone fixo;
  • TV por assinatura;
  • internet. 

Outras instituições demandam que a mudança seja informada para atualização do endereço de correspondência:

  • bancos, operadoras de cartão de crédito e empresas de seguros;
  • serviços de assinatura e entregas;
  • instituições como o Detran e a prefeitura, que podem enviar documentos pelo correio;
  • escolas. 

Embalar e encaixotar

Chegou a hora de desmontar a casa antiga e guardar seus pertences. É bom fazer uma lista de tudo que vai levar para não se confundir depois. Se a transportadora não forneceu o material para embalar seus objetos, dá para ir atrás dele por conta própria. Temos um conteúdo com tudo que você precisa saber sobre caixas para mudança.

Use sacolas para armazenar itens que não tem risco de quebrar, como roupas ou objetos simples. Peças frágeis, como copos e xícaras, devem ser embrulhados em papel e colocados em caixas revestidas com plástico bolha. Identifique todas as caixas de acordo com o cômodo e descreva o que foi colocado nelas.

Móveis que não podem ser totalmente desmontados demandam atenção especial. Cobrir as quinas com papelão evitará danos por batidas nas paredes. As partes frágeis de equipamentos como geladeira e fogão devem ser cobertas com plástico bolha e papelão. O mesmo cuidado vale para objetos de vidro e espelhos.

Separe aqueles itens essenciais que precisam estar sempre disponíveis e leve-os com você no carro. Remédios, carregadores de celular, kits de higiene pessoal e toalhas são alguns exemplos. Quem tem crianças deve deixar os uniformes escolares prontos para uso. Dessa forma, você pode organizar tudo com calma depois da mudança. 

Montar sua nova casa

Com a mudança entregue no novo endereço e os móveis montados, ainda haverá bastante trabalho pela frente. Se você fez uma lista de todos os objetos e identificou as caixas, vai ficar muito mais fácil colocar tudo no lugar. Uma boa ideia é identificar os cômodos da casa para que os carregadores deixem cada caixa no local correto.

Prepare um cômodo de cada vez. Faz sentido começar organizando o banheiro e a cozinha, pois são os mais utilizados. Depois é a vez dos quartos, da sala e dos demais cômodos. 

Você deve ter pensado na disposição dos móveis logo que conheceu a casa, mas haverá muitos detalhes para ajustar nos primeiros dias. Você terá tempo para decorar a nova moradia do seu jeito.

Com todo o processo finalizado, será o momento de descartar resíduos como caixas e restos de plástico. Esse material deve ser direcionado para reciclagem, mas você também pode usar a criatividade e reaproveitá-lo para criar novos objetos de decoração.

Gostou do nosso guia de mudanças?

Esperamos que este guia de mudanças seja útil e facilite sua ida para a nova residência. Você pode conferir outros artigos como esse no Blog da Arbo. E temos um material completo para explicar tudo o que você precisa saber antes de mudar de casa ou de apartamento.

Visite a Central de Ajuda da Arbo para tirar as dúvidas que aparecem no dia a dia. Lá você encontrará informações diversas, como os documentos necessários para alugar um imóvel ou as taxas cobradas em um financiamento.

E se você está procurando imóveis para compra ou locação, conheça o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca ajuda você a encontrar as melhores opções em centenas de cidades.

Postagens relacionadas

portão basculante

Portão basculante: quais os principais tipos

Está pensando em instalar um portão basculante na sua casa? Veja aqui tudo que você precisa saber sobre esse tipo de portão e como escolher o modelo ideal! O portão basculante é um dos mais vendidos do mercado e está presente na maioria das casas que têm portão eletrônico. Você já ouviu falar desse tipo […]

simulador-de-financiamento-de-imoveis

Simulador de financiamento de imóveis: como calcular

O simulador de financiamento de imóveis é um dos passos mais importantes para quem deseja contratar esse serviço. Quer saber como o cálculo é feito? Confira no texto a seguir.  Comprar um imóvel é sempre um momento que exige muito planejamento. Ainda mais se a modalidade escolhida para adquirir o bem for o financiamento. Isso […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *