25 de setembro de 2021

Descubra como ter um espaço home office no quarto

A pandemia trouxe inúmeras mudanças para a rotina das pessoas ao redor do mundo. Diante disso, é preciso se adaptar, então que tal aprender a montar um espaço home office no quarto de forma simples e prática?

No início de 2020, o mundo se deparou com a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que alterou a rotina de toda a população. O trabalho home office, por exemplo, deixou de ser uma tendência e se tornou a alternativa mais viável. Dessa forma, a casa ou o apartamento passou a ser o escritório e, para isso, muitas pessoas tiveram que montar um espaço home office no quarto, na sala ou em outros cômodos.

A transferência do ambiente de trabalho para o interior do imóvel precisa ser feita da forma correta, uma vez que os espaços precisam ser preparados para receber escrivaninhas, computadores, notebooks e outros móveis e equipamentos.

No Brasil, apartamentos com áreas pequenas são muito comuns e, por isso, muitas pessoas precisaram improvisar um cantinho para o home office. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Nesse texto, o Blog da Arbo irá te mostrar como montar um espaço home office no quarto de forma simples e prática.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e, ao final do texto, nos conte a sua opinião na caixa de comentários.

Home office no quarto: saiba como adequar o espaço

Para que você consiga trabalhar em casa da melhor forma possível, é necessário dedicar um espaço ao “escritório”. É provável que seu imóvel não possua um cômodo específico para esse fim e, por isso, você irá precisar improvisar um ambiente.

Muitas pessoas decidem montar um espaço de home office no quarto, já que o cômodo costuma ser um dos mais intimistas e confortáveis da casa ou do apartamento.

Se você deseja saber como começar a mudança em seu quarto, encontrou o texto certo. Nos tópicos a seguir o Blog da Arbo irá mostrar algumas dicas para criar um ambiente de home office no quarto. Vamos lá?!

Os primeiros passos

Para montar o espaço de home office no quarto, é importante, primeiramente, estar atento às condições do ambiente. Dessa forma, você precisa observar o espaço disponível e, também, a capacidade de inserção dos móveis e dos objetos que serão necessários.

É nesse momento que você deve, por exemplo, medir todo o cômodo. Veja se o espaço disponível comporta uma escrivaninha. Caso a resposta seja negativa, você irá precisar investir em um móvel alternativo, como a mesa de cabeceira que funciona como escrivaninha.

Após verificar a área do quarto, chegou o momento de analisar a disponibilidade de iluminação natural. A principal recomendação é posicionar a mesa ou a escrivaninha próxima à janela, já que a luz do Sol pode contribuir – e muito – para a sua produtividade.

Caso a entrada de iluminação seja excessiva, a indicação é investir em cortinas de tecidos finos. No caso do quarto, as persianas podem ser excelentes alternativas. 

Posteriormente, você deve analisar se o cômodo comporta, além de uma mesa ou de uma escrivaninha, uma cadeira. Veja o espaço disponível antes de comprar a peça para evitar problemas.

Deixe as superfícies o mais livre possível

Após conferir o espaço disponível para o home office no quarto, você deve comprar os móveis, especialmente a mesa (ou a escrivaninha) e a cadeira, que são essenciais no dia a dia.

Depois de instalar as peças no cômodo você irá precisar pensar na decoração do espaço. Nesse aspecto, é importante se lembrar que as superfícies dos móveis devem estar o mais livre possível, uma vez que o excesso de objetos pode comprometer não somente a estética do quarto, mas também a organização. 

Por isso, no momento de decorar sua mesa ou sua escrivaninha, posicione na superfície somente os equipamentos e os objetos que irão ser necessários para o seu cotidiano. 

Caso você precise de muitos itens, uma boa indicação é investir em caixas organizadoras, que podem ser utilizadas para guardar os objetos.

Aproveite os espaços disponíveis nas paredes

Se o seu quarto possui pouco espaço disponível, é necessário aproveitar as paredes para inserir móveis e objetos decorativos. Os nichos e as prateleiras são as peças mais indicadas, uma vez que se adaptam bem a todos os estilos de decoração.

Esses também são ótimas alternativas para deixar o cômodo mais organizado e funcional, já que podem abrigar objetos que não precisam ficar posicionados na superfície da mesa ou da escrivaninha.

As opções de decoração dos nichos e das prateleiras são infinitas, uma vez que você pode escolher entre diversos objetos, como vasos, garrafas, estatuetas e muito mais.

A organização é fundamental

Ao montar um espaço de home office no quarto, você deve se lembrar que este será dedicado ao trabalho e, por isso, precisa estar sempre arrumado e organizado.

Além de manter a superfície da mesa ou da escrivaninha o mais livre possível, é preciso manter o ambiente limpo. Por isso, não deixe lixo e papéis espalhados. Sempre jogue fora tudo que precisa ser descartado e guarde papéis que devem ser arquivados.

A organização do espaço de home office no quarto é essencial para a produtividade no trabalho, uma vez que um ambiente sujo e desorganizado compromete sua atuação.

home-office-no-quarto

Que tal uma lousa para se planejar melhor?

Por fim, mas não menos importante, a dica é investir em uma lousa. O objeto é uma ótima opção para quem deseja se organizar e planejar cada dia da semana. 

A boa notícia sobre as lousas é que elas podem ser posicionadas em qualquer cantinho – até mesmo na parede – e, por isso, não ocupam o espaço do cômodo.

Os modelos de lousa são variados e você pode escolher o que melhor se encaixa em suas preferências e em suas necessidades. Faça uma boa pesquisa e aposte na peça para melhorar sua organização e seu planejamento.

Extra: descubra como o ambiente pode aumentar sua produtividade

Como você pôde perceber, o sucesso do home office depende de um bom ambiente de trabalho, que deve ser limpo, organizado e bem arrumado. Isso ocorre porque espaços sujos e desorganizados comprometem a produtividade do funcionário, que se sente incomodado com a situação e até mesmo desmotivado.

Se você se preocupa com sua produtividade, que tal conferir algumas dicas – além de manter o espaço de home office no quarto organizado – que podem te auxiliar? Veja a lista abaixo:

1. Estabeleça horários para trabalhar

A gestão de tempo é essencial para obter bons resultados no home office. Por isso, ao trabalhar em casa, divida os horários entre as tarefas profissionais e as demandas domésticas. 

Verifique quais horários funcionam para você e, se precisar, faça um novo cronograma. Contudo, mais importante do que estabelecê-los, é necessário respeitá-los.

Dessa forma, caso planeje trabalhar das 8h às 18h, não faça hora extra todos os dias. Imprevistos podem acontecer e, nessas ocasiões, você pode desrespeitar o horário. Entretanto, não faça da exceção uma regra.

2. Faça pausas

A jornada de trabalho pode variar de acordo com o profissional, mas é possível afirmar que todos devem fazer pausas ao longo do dia, uma vez que o cérebro não consegue se manter concentrado por muitas horas.

As pausas devem ser curtas e você deve utilizar o tempo para relaxar e para respirar. Por isso, separe alguns minutos entre as tarefas e faça alongamentos, tome um café ou dê uma volta na área externa de sua casa.

home-office-no-quarto

3. Tenha móveis adequados

A ergonomia é importante não somente para a produtividade do funcionário, mas também para sua saúde. Dessa forma, é preciso investir em móveis adequados, como mesas e cadeiras confortáveis. 

4. Tenha um espaço adequado para o home office

É claro que o ambiente também precisa ser adequado ao home office. Para isso, você deve seguir as dicas acima e montar um local dedicado ao trabalho em algum dos cômodos de seu imóvel.

Contudo, caso deseje ter mais conforto, a opção ideal é investir em uma casa ou em um apartamento maior. O mercado imobiliário brasileiro passa por um período excelente e, por isso, o momento é propício para a compra e para a locação.

Para encontrar a opção ideal – e que cabe no seu bolso -, descubra como comprar e alugar de forma fácil, segura e sem burocracia.

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já sabe como montar um espaço de home office no quarto, não deixe de nos contar sua opinião sobre o conteúdo que acabou de ler. As informações apresentadas no texto te ajudaram de alguma forma? Use a caixa de comentários abaixo para escrever suas impressões.

Continue a navegar pelo Blog da Arbo para acessar conteúdos semelhantes. Aqui você confere artigos sobre diversos assuntos, como mudança, financiamento imobiliário e, é claro, decoração. Acesse o conteúdo completo para descobrir como decorar todos os cômodos de sua casa ou de seu apartamento.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te ajudar em diversas dúvidas do cotidiano. Lá você encontra, por exemplo, o passo a passo para emitir a segunda via de faturas de energia elétrica e de água.

E, para encontrar o imóvel ideal, acesse o Portal da Arbo, que reúne milhares de casas e de apartamentos. Utilize nossos filtros de busca para escolher a opção perfeita para suas preferências e necessidades.

Postagens relacionadas

manutenção-de-computador-1

Manutenção do computador: veja 5 dicas

É fundamental ter alguns cuidados básicos na manutenção do computador para que ele dure muito tempo. Aprenda a manter sua máquina sempre em perfeitas condições. Os computadores facilitam vários aspectos da nossa vida, em casa e no trabalho. Como são equipamentos bem caros, é indispensável saber cuidar bem deles para que durem muito tempo. A […]

taxa-de-mudança

Saiba tudo sobre a taxa de mudança

Se você está se mudando para um prédio, é essencial saber as principais questões para tudo sair conforme planejado. Por isso, fique atento com a taxa de mudança dos condomínios! Em alguma mudança para um condomínio, você já deve ter percebido a cobrança de uma taxa para fazer todo o processo da mudança. Essa taxa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *