28 de março de 2024

Home office: saiba como preparar sua casa

home office

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo.

A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e permitem fazer tudo direto de casa sem dificuldades. Contudo, isso exige que o trabalhador monte um espaço adequado.

Neste artigo, vamos mostrar como elaborar seu ambiente de trabalho. Separamos uma série de dicas para escolher o melhor lugar da casa e os móveis necessários para um dia produtivo e sem contratempos. Mas antes, vamos entender melhor como o home office se popularizou e os motivos para que o trabalho remoto ganhe cada vez mais adeptos.

Tendência que veio para ficar

Mesmo antes de 2020, o home office já era visto como uma tendência em crescimento. As startups e os e-commerces também já apontavam o trabalho em casa como algo cada vez mais comum. Porém, a chegada da pandemia de Covid-19 acelerou o processo de adaptação de muitas empresas do estilo tradicional a essa nova forma de trabalhar. 

O avanço da tecnologia fez com que essa transferência do escritório para a casa fosse mais fácil do que se esperava. E, de fato, muita gente acabou gostando da ideia. Pouco antes da pandemia, no fim de 2019, uma pesquisa realizada pela plataforma Buffer revelou que 98% dos profissionais gostariam de poder trabalhar em casa.

Maior flexibilidade de horário, possibilidade de uma rotina aberta a atividades secundárias e vontade de passar mais tempo com a família estão entre as motivações mais comuns. Essas características podem justificar um dado obtido em estudo realizado pela Owl Labs em 2019 – 71% dos entrevistados se sentiam mais felizes em home office.

Dados do home office no Brasil

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018. já apontava que 3,8 milhões de brasileiros já executavam suas tarefas remotamente. Essa modalidade era particularmente comum entre os trabalhadores freelancers.

Em julho de 2020, poucos meses após o início da pandemia, a Fundação Instituto de Administração (FIA) constatou que 46% das empresas do país adotaram o trabalho remoto. Algumas delas fizeram isso de forma parcial, ou seja, o funcionário ia para o escritório em alguns dias da semana e ficava em casa em outros. 

Para 50% dos negócios que apostaram no home office, os resultados ficaram acima da expectativa. Por isso, boa parte delas deseja manter essa modalidade após o fim da pandemia, mesmo que em um formato híbrido.

Cuidados no home office

decoração do home office

Levar o trabalho para o ambiente doméstico requer uma série de adaptações por parte dos trabalhadores. É necessário compor um ambiente capaz de oferecer conforto e que proporcione bons índices de produtividade. Confira algumas dicas para melhorar sua experiência no home office. 

Escolha o lugar ideal

É recomendável ter um lugarzinho especialmente preparado para o trabalho, com tudo que você precisa sempre por perto. O ideal é que esse cantinho seja próximo a uma janela, que trará uma boa ventilação e deixará o espaço bem iluminado. Mas fique atento às mudanças de luz de acordo com o horário.

Se não houver um ambiente desse tipo à disposição, invista em um bom conjunto de iluminação. Para a maior parte dos casos, uma luminária de mesa já resolve o problema. Há modelos de todos os preços e tamanhos, basta encontrar o que atenda melhor às suas necessidades. 

Se há outras pessoas circulando pela casa durante o expediente e você precisa participar de chamadas de vídeo, considere isso na hora de posicionar a mesa. Afinal, você não vai querer que a câmera mostre mais do que deveria. 

Inclusive, você pode até fazer alguma decoração especial no cenário. Uma pintura diferente na parede, um quadro, uma estante com livros. Além de ficar bonito na câmera, a decoração fará sua mente assimilar que aquele é seu local de trabalho. Isso é bom para quem tem o espaço do home office no quarto, a poucos passos da cama. 

Planeje sua mesa de trabalho

Sua estação de trabalho pode usar móveis multifuncionais para guardar tudo que você precisa sem encher a escrivaninha de objetos. Mantenha visíveis apenas os objetos utilizados com maior frequência. 

A mesa deve ter tamanho suficiente para acomodar seu computador. É claro que você pode personalizar com fotos da família e outros itens que despertem seu interesse, mas cuidado para não exagerar. O excesso vai deixar o visual tão poluído que você pode ter dificuldades para se concentrar.

Para armazenar documentos, dá pra colocar um armário suspenso ou simplesmente instalar algumas prateleiras. Para quem trabalha no quarto, a ideia é separar um espaço do guarda-roupa para essa finalidade. 

Seja organizado e disciplinado

Cuidado com as distrações. Quem está em home office tem várias coisas chamativas por perto. Talvez seja bom não ficar muito próximo da TV, do videogame ou da cama. Mas, se não tiver jeito, o negócio é aperfeiçoar o senso de disciplina para driblar as tentações. 

E tem mais um detalhe: evite comer na mesa de trabalho. Lembre-se que sua mente precisa ser condicionada a ver esse espaço como local de trabalho, não como local de relaxamento.

Lembre-se da ergonomia

A ergonomia se preocupa com a estruturação de ambientes de trabalho que não causem problemas de saúde. São orientações relacionadas à postura, para evitar dores nas costas e nos pés, e recomendações para preservar a visão de quem usa muito o computador.

As alturas da cadeira e da mesa de trabalho estão entre os pontos que exigem maior atenção. Seus pés precisam estar sempre apoiados no chão. Os braços devem estar paralelos ao chão na hora de digitar. O monitor precisa ser posicionado a uma distância que permita enxergá-lo por inteiro sem precisar de muita movimentação. 

Crie um espaço para descanso

Além do espaço de trabalho, é interessante definir um ambiente para dar aquelas pausas curtas durante o expediente. Ficar o tempo todo no mesmo lugar pode ser bem cansativo, então você precisa de um espaço para respirar. 

Esse cantinho pode até ficar no mesmo cômodo. Se sua mesa de trabalho fica na sala, por exemplo, dá para colocá-la no lado oposto ao de um sofá ou uma poltrona, que será seu lugar de descanso. Aí, bastam algumas almofadas e o espaço vai ficar bem mais confortável para tomar um cafézinho entre uma tarefa e outra.

Como montar seu home office

home office

O tópico acima abordou os princípios básicos de organização de um home office. Agora, vamos ser mais específicos quanto aos móveis e objetos decorativos do local de trabalho.

Mesa

Na hora de escolher sua mesa de trabalho, dê preferência aos modelos que permitem deixar a tela do computador a um braço de distância dos seus olhos. Além disso, mouse e teclado precisam estar sempre na mesma altura. 

Evite mesas muito altas ou muito baixas para manter a posição correta dos braços e das costas enquanto realiza suas tarefas. A borda superior do monitor precisa ficar na linha dos seus olhos para preservar o pescoço. 

Cadeira

Hoje você encontra no mercado uma grande variedade de modelos de cadeiras. Na hora de escolher, considere outros elementos além do visual. Observe o apoio dos braços, o estofamento, o formato do encosto e a altura. 

Quanto mais possibilidades de ajuste estiverem disponíveis, melhor. Dê preferência a modelos com um bom apoio para a lombar, pois esse recurso evita que você fique curvando as costas o tempo todo. Braços reguláveis vão ajudar a adaptar a cadeira à altura na mesa, mantendo os antebraços paralelos ao chão. Um encosto reclinável trará conforto adicional.

Armários e prateleiras

Se você optou por instalar um armário, saiba que ele não precisa ser muito grande. Mas você também pode ir para outras opções, como um gaveteiro separado ou uma mesa que já venha com essa peça embutida. 

Itens decorativos

Como os detalhes fazem diferença, procure móveis adequados ao estilo decorativo que reflete sua personalidade. Ao aplicar as cores certas e incluir objetos decorativos sem exageros, o lugar ficará muito agradável. Vale a pena até colocar umas plantinhas decorativas para dar um toque de leveza. 

E aí, gostou deste artigo?

Ao longo deste artigo, você viu como montar um espaço de trabalho confortável e funcional na sua casa. Seguindo nossas dicas, você terá condições de realizar suas tarefas com mais calma, ter uma rotina mais leve e até superar a produtividade que teria em um escritório tradicional.

Se você ficou empolgado e deu aquela vontade de melhorar a decoração da casa toda, você pode conferir muitos conteúdos como esse no Blog da Arbo. Produzimos um material especial para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Visite também a Central de Ajuda da Arbo. Lá você vai encontrar respostas para aquelas questões que surgem quando precisamos resolver algum problema. São informações diversas, como as regras de financiamento de um terreno ou a lista de documentos para comprovação de renda.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, aproveite para conhecer o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades.

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

área-gourmet

Área gourmet: saiba como inseri-la no apartamento

Todo mundo já sonhou em ter um espaço para relaxar e chamar os amigos de vez em quando. Se você está pensando em decorar sua área gourmet para se tornar uma ambiente mais agradável, acompanhe essas dicas.  A área gourmet tem se tornado um espaço indispensável nas casas brasileiras, já que a necessidade de ter […]

fazer-mudanca

Quando fazer mudança é uma boa escolha?

Está pensando em fazer mudança mais não sabe se é a hora certa? Esse texto pode te ajudar a decidir. Escolher a hora certa para fazer mudança não é uma tarefa fácil. Isso porque sempre temos muitos fatores para pensar e levar em consideração. Além disso, também há vários motivos diferentes que podem levar uma […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *