27 de setembro de 2021

Horta com garrafa pet: saiba como utilizá-la

horta com garrafa pet

Ter uma horta com garrafa pet é uma ótima opção para quem preza pela sustentabilidade e quer cultivar bons hábitos de vida. Confira várias dicas para criar a sua.  

Procurando uma saída para o grande aumento de quantidade de plástico que é descartada na natureza, algumas pessoas começaram a pensar em formas criativas para reaproveitar esse material que, se descartado no meio ambiente, faz tão mal ao planeta. E uma das alternativas que mais fizeram sucesso é a horta com garrafa pet para as casas e apartamentos. 

Isso porque, além de ser simples e barato de se produzir, as hortas com garrafas pets também trazem bons frutos para a residência, podendo gerar alguns tipos de temperos para serem usados posteriormente pela família.

Por conta disso, seja pela sua vontade de colaborar com o meio ambiente, por querer mais qualidade de vida ou por economia a partir da produção do seu próprio alimento, não faltam motivos para você arregaçar as mangas e começar a produção da sua horta própria. 

No texto do Blog da Arbo de hoje, vamos mostrar um passo a passo sobre como você pode fazer sua horta de garrafa pet sem maiores preocupações. Quer saber como? Leia abaixo. 

Horta de garrafa pet: o que pode ser cultivado? 

Nos dias de hoje, casas e apartamentos estão com espaços cada vez mais limitados. Por conta disso, a vontade que muitas pessoas têm de cultivar a sua própria horta acabam não se concretizando. Mas, graças à criatividade de algumas pessoas, a opção da horta de garrafa pet surge como uma ótima alternativa para as pessoas que não possuem espaço físico para uma horta convencional. 

Esse tipo de horte é simples, porém barata de se produzir e muito eficiente para alguns tipos de plantas.  Por ter um tamanho portátil, funciona bem em diversos cômodos da casa, precisando apenas de um espaço para tomar sol, sombra e alguns cuidados especiais. 

No geral, na horta em garrafa pet você pode plantar alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã, espinafre, rabanete, pepino, morango, tomate-cereja, alho, pimentas, entre algumas outras espécies que tenham características parecidas com essas citadas. 

Sobre esse assunto, você pode assistir a esse vídeo no canal Pomar e Horta em Vasos. Nele, você vai ter o exemplo de 13 plantas para cultivar em hortas de garrafas pet. A partir desse vídeo, vai ser mais fácil você pensar em quais são as espécies que podem ser cultivadas neste tipo de horta. Isso porque basta pesquisar por espécies que tenham necessidades e características parecidas às citadas no vídeo.

Como cultivar a horta? 

Você pode montar a sua horta com garrafa pet de algumas formas diferentes. O formato ideal vai depender do seu espaço e gosto pessoal para decoração. Dentre todos os estilos, neste texto, vamos te passar os detalhes de três deles: horta suspensa; a horta vertical e a horta no chão.

Vamos para as explicações sobre como você pode fazer cada uma delas. 

Horta suspensa com garrafa pet

Esse é, talvez, o estilo mais usado nas casas brasileiras. Isso porque, além de ser muito eficiente para ambientes pequenos, a horta suspensa também é muito bonita e deixa qualquer ambiente com um charme especial. 

As horas com garrafas pets suspensas são usadas, principalmente, em áreas externas. Tais como: varanda, sacada e mini terraços. Abaixo, confira o passo a passo para montar a sua horta suspensa. 

  • Pegue uma garrafa pet e faça 4 furos espaçados em sua superfície próxima a área da tampa e um furo no fundo da garrafa;
  • Depois, com uma tesoura, faça dois recortes na garrafa pet, uma em cada lateral; 
  • Acrescente um pouco de pedrisco e, após isso, o substrato. Com cautela, faça uma abertura na terra e plante a espécie escolhida; 
  • Em seguida, passe o barbante por entre os 4 furos próximos da tampa e junte tudo com um nó firme; 
  • Para finalizar, acomode o fio do barbante no gancho escolhido. 

Horta vertical com garrafa pet

A horta vertical é uma alternativa bem criativa e que tem sido usada por imóveis que buscam uma sofisticação em sua decoração. Já que, por tomarem uma parte inteira da parede, elas têm uma forte presença nos ambientes. Vamos dar um passo a passo para você aprender a montar a sua horta de garrafa pet vertical. 

  • Para esse estilo de horta, é necessário separar pelo menos 5 garrafas pet; 
  • Em uma das garrafas, corte um pedaço da parte superior
  • Em seguida, realize quatros furos principais (dois na parte superior e dois na parte inferior);
  • Após essa operação, faça microfuros na parte inferior da garrafa pet, por conta do acúmulo de água;
  • Repita o procedimento em todas as garrafas que você separou;
  • Passe os fios de barbante entre os 4 buraquinhos das garrafas e faça nós bem firmes. 

Horta no chão com garrafa pet

Essa última opção que vamos ensinar é mais para quem possui um espaço um pouco maior em sua residência. Nesse estilo, as hortas ficam bem parecidas com as tradicionais. E, claro, devem ser feitas apenas em ambientes externos, como quintais, por exemplo. Confira abaixo o passo a passo para esse estilo. 

  • Separe uma garrafa pet e faça um corte na parte da sua lateral; 
  • Em seguida, realize microfuros na parte inferior da garrafa pet; 
  • Coloque na sequência: pedrisco, o substrato e depois plante a muda da espécie desejada. 

Pode ser que você tenha ficado com algumas dúvidas em relação aos processos para fazer horta de garrafa pet. Então, que tal assistir a vídeo sobre o assunto? Abaixo, linkamos o vídeo do canal Edson Colatino. Nele, você poderá conferir o passo a passo do processo. Assim ,você terá mais facilidade para entender e colocar suas ideias em prática.. 

Mais vantagens de ter uma horta de garrafa pet dentro de casa

Além de tudo que já citamos, uma horta com garrafas pets pode ter ainda mais benefícios para o seu lar. 

Nas grandes cidades, é comum encontrar casas e apartamentos sem qualquer resquício de área verde. Para aqueles que não abrem mão de um cantinho mais natural, construir uma casa com uma horta pode ser uma ótima opção. Depois de pronto, esse ambiente pode ser usado para o descanso ou para a simples contemplação de sua beleza.

Uma horta harmoniosa pode ser o grande destaque na decoração e no paisagismo da residência. Para atingir esse objetivo, o proprietário deve investir em materiais de qualidade e pensar com cuidado nas espécies que vai plantar nela. 

Além disso, quanto mais verde você tiver em sua residência, mais ar puro e qualidade de vida você e sua família terão. 

Uma casa bem ventilada e bem iluminada contribui para a sensação de bem-estar de seus moradores. Como se já não garantisse esse benefício pelo modo como se estrutura, o jardim de inverno ainda traz as belezas e as propriedades terapêuticas das plantas. Ao fazer a escolha das espécies certas, você pode se surpreender com os resultados.

Além disso, a sua casa ainda estará próxima da moda Urban Jungle. Você conhece esse estilo de decoração? 

A palavra “Urban Jungle” quer dizer ao pé da letra selva urbana e é exatamente isso que o estilo faz, transformando sua casa em uma floresta de plantas. A demanda por esse estilo surgiu justamente de pessoas que moravam em cidades e queriam um contato mais próximo com a natureza.

É ainda caracterizado como um movimento sustentável, já que preza pela manutenção de espaços verdes dentro dos centros urbanos. Assim, essa tendência não serve apenas para dar novos ares a sua casa e decorar seus cômodos, ela é carregada de propósito.

O Urban Jungle também está intimamente ligado à saúde mental dos moradores de um imóvel. Com a acelerada vida na cidade, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde mental. As plantas podem deixar a casa com um ar mais tranquilo e auxiliar na redução do estresse oriundo da vida urbana.

Se você se interessa por hortas de garrafas pets, também pode se interessar mais sobre esse estilo. No Blog da Arbo, temos um conteúdo completo sobre esse assunto. Confira aqui. 

 horta com garrafa pet

O que você achou do nosso conteúdo? 

A horta com garrafa pet pode ser um um espaço surpreendente, que enche de vida e alegria a sua residência. Pensando em todas estas vantagens e valorização, fica difícil não considerar construir um agora mesmo, não é? 

Não se esqueça de conferir outros conteúdos no Blog da Arbo. Aqui você confere conteúdos exclusivos sobre mudanças de imóveis, bem como as informações necessárias para realizar um financiamento. E, para saber tudo sobre decoração, basta clicar aqui para conferir o artigo.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas e informações sobre os melhores provedores de internet nas principais cidades do Brasil.

Contudo, se o seu objetivo é encontrar o imóvel ideal, visite o Portal da Arbo. Lá você pode realizar buscas com filtros específicos, que vão te direcionar à casa ou ao apartamento que você procura.

Postagens relacionadas

manutenção de portão eletrônico

Manutenção do portão eletrônico: saiba como realizá-la

Práticos e seguros, esses equipamentos facilitam demais a vida dos moradores. Veja aqui algumas dicas para manter a manutenção do portão eletrônico em dia. O portão eletrônico é um item cada vez mais desejado por quem quer segurança e comodidade. O investimento para instalar um equipamento desses em casa certamente vale a pena, mas é […]

taxas-de-juros-de-financiamento-imobiliário

Calcular taxas de juros de financiamento imobiliário?

Você está pensando em financiar um imóvel? Então, saber tudo sobre as taxas de juros é um passo fundamental. Confira neste texto tudo sobre o assunto.  Quando falamos sobre taxas de juros de financiamento imobiliário, é comum surgirem algumas dúvidas. Isso ocorre porque, no geral, essas taxas são flutuantes e variam de acordo com o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *