21 de maio de 2022

Hygge: saiba tudo sobre esse estilo decorativo

Você já ouviu falar do hygge e sobre como ele é aplicado na decoração das casas? Trouxemos um conteúdo especial para você ficar por dentro dessa tendência

Se você quer decorar sua casa e está pensando em um estilo que preza pelo conforto e pela comodidade, a tendência de decoração hygge é para você. Esse estilo tem como foco principal proporcionar aconchego e bem-estar para todos os moradores da casa, por meio de móveis, de itens decorativos, de cores e de outros fatores.

Por se tratar de um estilo de decoração dos países nórdicos, talvez você faça uma relação com a decoração escandinava. As tendências têm alguns elementos em comum, como as cores e a sobriedade do ambiente. Entretanto, o estilo hygge está muito mais ligado ao conforto do ambiente familiar e menos a estilos minimalistas, como ocorre com a decoração escandinava.

Caso você nunca tenha ouvido falar do estilo de decoração hygge e queira saber mais, continue a ler esse artigo. Aqui você vai descobrir mais sobre a tendência, além de diversas dicas de decoração para todos os cômodos. Acompanhe!

O que é o hygge e como ele surgiu?

hygge

O termo dinamarquês “hygge” é pronunciado como “hu-ga” e, na verdade, é um estilo de vida entre os dinamarqueses. Basicamente, ele quer dizer aconchegante ou acolhedor e é exatamente disso que se trata o estilo de decoração hygge: transformar o ambiente no mais confortável possível. 

A tendência hygge surgiu entre os povos nórdicos, ou seja, entre aqueles que vivem bem ao norte da Europa. Esse estilo tem muito a ver com a necessidade de transformar os lares em casas aconchegantes para passar invernos longos e rigorosos. 

Por meio de detalhes, os moradores transformaram suas casas em ambientes realmente confortáveis. Não é à toa que a Dinamarca, país de origem do termo, é um dos mais felizes do mundo.

O estilo foi transportado para todas as partes do mundo, afinal, todos nós buscamos a felicidade de um modo ou de outro. Assim, alguns países tiveram que se adaptar, já que o estilo hygge é essencialmente para o inverno rigoroso. Assim, iremos mostrar como você pode adaptar esse estilo para sua casa. 

Principais características desse estilo de decoração

O hygge utiliza muita luz natural para a composição do ambiente, assim como itens que transformam os cômodos em espaços aconchegantes, como velas, mantas bem grossas e almofadas em todos cantos. Iremos falar sobre cada aspecto desse estilo

Cores

As cores mais utilizadas pelo estilo hygge são as cores neutras e claras, como o bege, o branco e o cinza, já que são essas as cores que nos trazem mais conforto e aconchego em meio à decoração. 

Você pode, por exemplo, utilizar cores sóbrias nas paredes e cores como o bege, o azul e o cinza em móveis e tecidos como tapetes, cortinas e mantas. As almofadas também podem contar com cores neutras e sóbrias, sempre harmonizando com o ambiente. 

Assim, abuse da utilização das cores mencionadas e de tons pastéis, pois elas têm o poder de, quando combinadas com a iluminação correta, gerar a sensação de conforto e de aconchego. Para quebrar um pouco as cores neutras e claras, utilize o marrom e o preto em alguns detalhes. Eles irão fazer total diferença.

Móveis

A decoração hygge pede móveis confortáveis e com materiais naturais, já que a natureza tem o poder de gerar tranquilidade e de garantir o conforto dos moradores. Assim, utilize móveis de madeira. Esse material combina com o estilo de decoração hygge pelo fato de a madeira ser natural e estar intimamente ligada à sensação de calor e de aconchego.

Assim, utilize a madeira em diversos objetos, como itens de decoração, vasos e, se você estiver mais ao sul do Brasil, lareiras. As cores dos móveis podem ser em tons neutros e pastéis como mencionado anteriormente. Pense, também, em utilizar móveis com pés de palito, para dar um ar mais vintage à sua decoração.

Você também pode colocar pufes confortáveis em sua sala de estar para que se complementem aos sofás. Jogue uma manta felpuda por cima dos pufes e tenha um ambiente digno da decoração hygge.

Texturas

Você já cansou de ler que o estilo hygge pede uma decoração voltada ao aconchego, portanto, em relação às texturas, pense em tecidos almofadados e grossos. Mantas peludas e bem confortáveis podem estar presentes em cima de camas e do sofá, assim como as almofadas.

Almofadas são itens essenciais nesse tipo de decoração. Você pode investir em peças de diversos tamanhos e tecidos, sempre priorizando aqueles mais confortáveis, como pelúcia, veludo ou até mesmo de seda. Insira esses itens em quartos e nas salas de estar e de televisão.

Falando neste item de decoração, dê preferência aos tapetes felpudos com cores neutras e tons pastéis. Você pode combinar as cores do tapete com as almofadas. É essencial a existência de um tapete aconchegante para transformar o ambiente em um lugar convidativo. Insira tapetes na sala, nos corredores e nos quartos. 

Em relação às mantas, também utilize aquelas feitas de tecidos mais grossos e confortáveis, como lã, algodão e linho. Você pode colocá-las sobre as camas e sobre os sofás. Inclusive, pode deixar mais de uma manta sobre esses móveis, de preferência com cores complementares. 

As cortinas não precisam ser necessariamente grossas ou felpudas, muito pelo contrário. Você pode investir em cortinas de tecidos mais finos, nos quais a luminosidade consegue adentrar nos cômodos, ou, ainda, em persianas. Assim, sua casa terá um toque de sofisticação e contará com muita luz natural invadindo o ambiente. Preze por cores claras nas cortinas para não interferir na iluminação.

Itens decorativos

Quando se fala em objetos de decoração para o estilo hygge, sempre priorize as velas e as almofadas. Como já falamos bastantes de almofadas, vamos focar na questão das velas, item essencial para transmitir a sensação de aconchego. Você também pode escolher quadros temáticos, veja aqui algumas inspirações de quadros para sua sala de estar.

Além de uma opção de iluminação propositalmente mais fraca, que garante ao ambiente uma sensação de conforto e bem-estar, as velas podem muito bem ser itens decorativos quando estão apagadas ou de dia. Principalmente aquelas velas que estão em candelabros ou em certos suportes que conseguem dialogar com esse estilo de decoração.

Você também pode aprender a fazer velas decorativas para sua casa, uma vez que o processo é muito fácil e prático. Assim, nunca se esqueça desse item se você optar por decorar sua casa com o estilo hygge. 

velas

Ainda, as plantas podem ser essenciais na decoração de sua casa. Isso porque elas têm propriedades que podem tirar o estresse do ambiente e, assim, podem deixar sua casa com ares mais tranquilos e calmos. 

Sem contar que, se você escolher as plantas certas, elas podem contrastar com as cores dos interiores de sua casa e você pode conseguir um efeito muito estiloso e bonito. 

E ainda por cima é possível investir em vasos de madeira ou de outros materiais, como o vime, que dialoguem com a decoração de sua casa. 

Invista em vasos com uma pegada mais moderna e minimalista com cores como o branco, o preto e o bege. Plantas podem ser um coringa para sua decoração hygge. 

Não esqueça dos quadros, que podem vir em diversas formas. Pense em quadros abstratos com cores sóbrias e com tons pastéis na sala. Ou, ainda, fotos de paisagens e pessoas em preto e branco podem dialogar muito com sua decoração. Investir em itens decorativos que misturam o moderno e o vintage pode dar um estilo único à sua decoração. 

Você também pode investir em papéis de parede ou em adesivos decorativos, sempre mantendo a sobriedade do ambiente. 

Aromas do ambiente

Para fechar as dicas de decoração para o estilo hygge, é importante que você saiba como aromatizar o ambiente para deixá-lo mais aconchegante. Existem madeiras com um aroma inconfundível que nos trazem o sentimento de conforto. Invista em velas aromáticas, em incensos e até mesmo em óleos essenciais.

Você com certeza já sentiu um cheiro que transmitia a sensação de conforto e de bem-estar. É justamente isso que você deve fazer em sua decoração. Os aromas estão conectados com nossas memórias e podem despertar a sensação de nostalgia. Quer algo mais aconchegante que rememorar bons momentos do passado?

Se você quiser saber mais sobre o estilo hygge, assista ao vídeo do canal Dyicore com Karla Amadori, disponível no YouTube.

E aí, o que você achou deste conteúdo?

Deixe nos comentários quais dessas dicas mais te chamaram atenção para utilizar o estilo hygge em sua decoração. Você também pode deixar críticas e sugestões de conteúdos. 

No Blog da Arbo você encontra vários conteúdos sobre dicas sobre decoração e outros assuntos. Você pode acessar Decoração para casa: tudo que você precisa saber para renovar o imóvel e também o passo a passo para realizar uma mudança residencial.

Você também pode entrar na Central de Ajuda da Arbo e ficar por dentro de diversos conteúdos sobre o cotidiano, como, por exemplo, Quando e onde eu pego as chaves do imóvel?

E no Portal da Arbo estão disponíveis imóveis para alugar ou para comprar em todo o Brasil. Se você estiver à procura da casa dos seus sonhos, entre em nossa plataforma e utilize as ferramentas de localização disponíveis, assim, você pode encontrar o imóvel ideal para você!

Postagens relacionadas

casa-do-futuro

Casa do futuro: 5 tecnologias que você precisa conhecer

Você já ouviu falar de como será a casa do futuro? Nós trouxemos 5 tecnologias que podem transformar seu lar em uma casa inteligente em um futuro próximo. Você já passou pela experiência de assistir filmes ou séries de ficção científica que mostram na casa do futuro de personagens certas tecnologias que hoje são normais […]

arquitetura brasil

Retrofit: conheça a mais nova tendência da arquitetura

A tendência retrofit é essencial para revitalizar edifícios históricos de forma sustentável e responsável. Saiba mais sobre o tema neste artigo do Blog da Arbo Você já ouviu falar em retrofit? Essa é a maior tendência de arquitetura dos últimos tempos, uma vez que consiste em um nicho que tem mostrado cada vez mais potencial. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *