29 de março de 2024

Conheça ideias de decoração para o seu novo imóvel

ideias-de-decoração

Está pensando em decorar sua nova casa e não sabe por onde começar? Nós trouxemos algumas ideias de decoração para você se inspirar e transformar o seu lar, confira!

Quando estamos construindo ou se mudando para uma casa nova, sempre visualizamos ela de acordo com nossos gostos pessoais. A partir de nossas próprias ideias de decoração iremos customizar nossa casa, a fim de dar um toque de conforto e estilo para o nosso lar.

Por isso, esse momento é muito importante e requer um certo estudo para você ver qual estilo de decoração e quais ideias podem fazer mais sentido para você. Pensando nisso, nós vamos abordar neste artigo as principais ideias de decoração para seu novo imóvel. 

Qual estilo de decoração faz mais sentido para você?

Em primeiro lugar, você deve ter em mente qual estilo de decoração está mais alinhado com seus gostos e preferências. Existem muitos estilos e pode ser que você ainda não tenha pensado nisso. Se esse for o caso, veja com qual desses estilos você mais se identifica e tire algumas ideias de decoração a partir deles. 

Decoração retrô

decoração-retrô

A decoração retrô utiliza a nostalgia como seu principal motor de ideias. Inspirada na decoração das casas da década de 60,70 e 80, essa decoração tem muito a ver com revistar o passado e estilizar sua casa, mesclando ideias antigas com decoração contemporânea. 

Você não pode confundir decoração retrô com vintage, pois a primeira utiliza representações de móveis de acordo com tendências passadas e a segunda utiliza móveis reais que já fizeram parte de alguma casa das décadas mencionadas.

Esse estilo está muito alinhado com cores vibrantes, papéis de paredes, itens decorativos como telefones, vitrolas e luminárias antigas e estilosas. Ainda, móveis de madeira e tecidos de veludo são uma ótima dica se você se interessar por esse estilo.

Decoração minimalista

ideia-de-decoração-minimalista

A decoração minimalista está intimamente ligada com a ideia de organização e comodidade. É um estilo de vida e até mesmo uma filosofia das pessoas que pregam o desapego por objetos materiais e pelo consumo excessivo, visando sempre a praticidade e a economia de tempo em uma casa.

As cores da decoração minimalista são neutras como o branco, bege e cinza, por exemplo. Móveis com designs retos e geométricos também são parte deste tipo de decoração. Os móveis são projetados para gerar uma sensação de praticidade e conforto. 

Esse estilo preza pela facilidade de limpeza e pela abundante luz natural para iluminar os cômodos e não possui muitos itens decorativos como quadros e objetos. A valorização da área externa e interna é muito importante e é gerada através da noção de espaço e organização. 

Decoração de casa de praia

ideia-de-decoração-praia

Essa decoração é recomendada para aquelas pessoas que gostam de conforto e de se sentirem em um lugar natural e energizante. A decoração de casa de praia proporciona ao morador uma experiência parecida com a de quem mora no litoral, e o melhor de tudo é que você pode tê-la em qualquer lugar do país. 

Esse estilo consiste em móveis rústicos muitas vezes de materiais naturais como madeira, palha e algodão para tecidos. Ainda as cores geralmente giram em torno daquelas neutras como branco e bege e também de cores vibrantes para dar contraste, como o azul, vermelho e amarelo. 

Os itens decorativos são aqueles que fazem referência à brasilidade e ao tropicalismo. Também podem ser incluídos na decoração itens da cultura local litorânea como artesanatos e outros objetos. Lembre-se de utilizar muitas plantas que dão a sensação de litoral nesse estilo decorativo como palmeiras e coqueiros. 

Decoração industrial

decoração-industrial

A decoração industrial surgiu com a necessidade de pessoas utilizarem espaços vazios onde já tinham sido construídas antigas fábricas. Assim, de uma forma estilosa, essa decoração tem um ar rústico e urbano e geralmente muito espaçosos.

São características dessa tendência paredes com tijolos ou concreto à vista que tenham tubulações e rede elétrica aparentes. Vigas de concreto ou de ferro também fazem parte deste estilo decorativo.

As cores mais utilizadas são o cinza, preto e o branco. Além de tons terrosos com o da cor dos tijolos. Geralmente os móveis mesclam madeira e ferro em suas composições dando um ar de rusticidade em um ambiente mais urbano. 

Por se tratarem de ambientes que já foram fábricas, a presença de grandes janelas faz com que exista muita luz natural iluminando os cômodos. Por isso utilize isso a seu favor. 

Decoração rústica

A decoração rústica faz referência àquela decoração de casas do campo e zonas rurais. Ela preza muito por conforto, elegância e ligação com o campo. Os principais materiais utilizados nessa decoração são aqueles feitos de madeira. 

A decoração rústica, como já foi dito, é intimamente ligada aos elementos da natureza. Assim, é possível dizer que tanto os móveis quanto os objetos desse estilo seguem uma aparência menos comercializada e mais original. 

Dessa forma, a decoração rústica conta com algumas características específicas. Móveis de madeira, objetos feitos ou revestidos de cobre, objetos artesanais, revestimentos de tijolos ou madeira e plantas no interior da casa são algumas delas. A principal característica deste estilo é a falta ou pouco acabamento nos móveis. 

decoração-rústica

Principais ideias de decoração

Agora que você já ficou por dentro de quais são os principais estilos de decoração, vamos falar de algumas ideias de decoração para você colocar em prática em qualquer estilo. 

Estátuas e estatuetas

Esses itens decorativos são uma boa forma de você dar um toque de estilo e personalidade em sua casa. Elas podem estar presentes em qualquer cômodo e também possuírem qualquer forma. Ainda, as cores de estátuas e estatuetas podem variar muito, fazendo com que você possa combinar com qualquer cômodo ou estilo de decoração.

São Infinitas as possibilidades de sentido que uma estátua pode ter. Os principais estilos desses itens são as estatuetas étnicas, temáticas, miniaturas, abstratas e até mesmo em formato de animais. Todos esses diferentes formatos são muito acessíveis e podem ser encontrados em lojas de decoração ou até mesmo em mercados. 

Para que você tenha uma decoração harmoniosa ligada ao estilo de sua casa, pesquise muito bem antes de adquirir esses objetos. Tenham em mente o espaço em que você deseja colocá-la e qual o sentido que você quer passar para o determinado cômodo. 

Quadros

Assim como a estátua, o conteúdo de um quadro pode ter inúmeros sentidos, estilos e possibilidades. Por isso, antes de adquirir esse item decorativo pesquise muito. O que pode fazer sentido na hora de comprar um quadro é seu conteúdo, suas cores, seu estilo e até mesmo sua moldura, analisando o material e a forma. 

Se você quer dar um toque pessoal para sua casa, você pode fazer seus próprios quadros! Dependendo do estilo não é necessário que você saiba realmente como pintar, pode apenas aplicar algumas técnicas e voilá, seu quadro personalizado está pronto para decorar sua parede.

Quadro são muito versáteis pois podem ter qualquer tamanho e ficam bem em todos os cômodos. Ainda, se você pensar fora da caixa, pode encontrar quadros que não são pinturas mas sim montagens com objetos dentro de uma moldura e até mesmo fotografias. 

Velas e abajures

velas-decorativas

Se sua intenção é trazer uma energia diferenciada para casa, podendo até ser aromatizada, invista em velas. Elas são ótimos pontos de luz e ainda por cima tem um custo muito baixo. Quando estão apagadas podem ser parte da decoração já que existem velas de todos os formatos, cores e estilos. 

As velas decorativas podem ser utilizadas em diversos locais como em superfícies, suspensas, em gaiolas, em vasos, na parede e até mesmo no chão. Você pode utilizá-las em conjunto com outras ou sozinhas. Esses objetos de decoração são indicados, também, por não consumirem nenhum tipo de energia elétrica, levando sustentabilidade para sua casa. 

Se tratando de abajures, a iluminação é elevada para outro patamar. Existem muitos tipos de abajures, de todas as cores e tamanhos. Além de ser uma ótima peça decorativa, você pode trazer luminosidade para o ambiente. Uma dica é você investir em lâmpadas diferentes para seu abajur em relação a utilizada no teto.

Por exemplo, se a lâmpada do teto é branca, utilize uma amarela em seu abajur para causar outro efeito nos cômodos e novas sensações para você. Abajures são encontrados em casas decorativas e mercados. Uma ótima dica é você pesquisar abajures em lojas de móveis usados, você pode se surpreender com a variabilidade de tipos de abajures disponíveis.

Você pode conferir no vídeo DIY decoração – ideias de decoração simples do canal da Dressa Caroline, mais ideias para você mesmo fazer sua própria decoração. Assista o vídeo disponível no YouTube:

Qual dessas ideias de decoração você mais gostou?

Deixe nos comentários se você gostou desse conteúdo e qual ideia te chamou mais atenção. Você ainda pode entrar no Blog da Arbo para conferir inúmeras ideias de decoração que podem fazer sentido para você. Acesse Decoração para casa: tudo o que você precisa saber para transformar seu imóvel.

Você também pode acessar a Central de Ajuda da Arbo, que conta com muitos conteúdos sobre questões cotidianas. 

E se você estiver procurando um imóvel, não deixe de entrar no site da Arbo. A plataforma conta com várias ferramentas de busca que podem encontrar o melhor imóvel para você. Confira! 

autor danilo brandão
Danilo Brandão

Danilo Brandão é jornalista com mais de 5 anos de experiência em produção de conteúdo para o mercado imobiliário. É redator, revisor e editor do Blog da Arbo, além de ser responsável por outras frentes dentro da empresa.

Postagens relacionadas

Saiba como calcular o valor do aluguel ideal

Saiba como calcular o valor do aluguel ideal

Em muitos casos, a locação de um imóvel se apresenta como a melhor opção. Assim, é importante que você saiba como calcular o valor do aluguel ideal para sua realidade Morar em um bom imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para isso, é necessário avaliar diversas questões, como: a localização da casa ou do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *