25 de setembro de 2021

Descubra o que é ilha gourmet e como inseri-la

Ilha Gourmet

A ilha gourmet é um dos elementos mais úteis que você pode ter em sua cozinha. Saiba como escolher o melhor modelo para cada necessidade.

A ilha gourmet está entre as principais tendências de decoração da atualidade. Bonitas e versáteis, elas deixam sua cozinha muito mais elegante e agrega uma série de benefícios em termos de funcionalidade. 

O objetivo deste artigo é mostrar como implementar uma ilha gourmet no seu imóvel. Além de explicar as características que a fazem tão interessante, vamos abordar alguns cuidados essenciais para escolher o modelo mais adequado. Por fim, destacamos alguns estilos de decoração em que esse elemento se encaixa com perfeição. Confira!

O que é uma ilha gourmet

A ilha gourmet é uma bancada que fica posicionada no centro da cozinha ou em uma varanda gourmet. Ela serve para servir refeições e, em alguns casos, é equipada com cooktops, pias, gavetas e nichos. 

Isso nos leva à maior vantagem da ilha gourmet: a praticidade. Como você verá ao longo deste artigo, ela proporciona um bom aproveitamento dos espaços. Além disso, você pode explorar todas essas possibilidades de um móvel multifuncional e com alto grau de personalização, que se adapta a necessidades específicas.  

Com uma grande variedade de materiais à disposição no mercado, a ilha gourmet pode se encaixar perfeitamente em diversos estilos de decoração. Entre os mais utilizados, podemos destacar a madeira, o granito e o mármore.

Como planejar uma cozinha com ilhas gourmet

Se você quer inserir uma ilha gourmet em sua casa, é interessante considerar uma série de elementos antes de escolher o melhor modelo. Neste tópico, vamos abordar esses pontos em detalhes:

Funcionalidades

Como mencionamos anteriormente, a ilha gourmet pode unir vários elementos em um único ponto, agregando versatilidade e funcionalidade em um ponto específico da cozinha. Escolha o modelo ideal considerando os outros elementos que farão parte do cômodo e as rotinas de quem mora na casa.

Dependendo da situação, você pode adicionar cadeiras ou banquetas para que a ilha substitua as mesas de jantar tradicionais. Um espaço reservado para cooktop vai liberar espaços em outros pontos, mas vai exigir um cuidado especial na elaboração das instalações de água, energia elétrica e gás.. 

Em ambientes integrados, a ilha atua até como demarcação da cozinha, separando-a da sala. Dependendo do layout da casa e do fluxo de circulação dos moradores, você pode optar pelas chamadas penínsulas, ilhas que ficam coladas na parede e, às vezes, compõem um único móvel com os armários.

Medidas

A questão sobre uso de ilhas ou penínsulas também está fortemente ligada ao tamanho do móvel em relação ao cômodo. Uma ilha pode não funcionar muito bem em ambientes pequenos e acabar atrapalhando mais do que ajudando. A distância recomendada entre a ilha e a parede deve ser de, pelo menos, 70 centímetros. 

Em termos de altura, você precisará considerar outros elementos. Modelos mais baixos, com até 75 cm, podem ser utilizados com cadeiras. Se a ilha for mais alta, chegando a cerca de 110 cm, o ideal é utilizar banquetas. Se você optar por uma pia separada da ilha, o ideal é que ambos tenham a mesma altura. 

Revestimento

O revestimento da ilha gourmet faz toda a diferença, pois é a parte mais visível dela e contribui para compor o visual geral do espaço. Um dos materiais preferidos de arquitetos e designer de interiores é o dekton, uma mescla de materiais como vidro, porcelana e quartzo que se destaca pela resistência.

O quartzo também é aplicado com frequência, mas depende da função que a ilha vai desempenhar. Ele é um material mais suscetível a alterações por conta da temperatura, então, pode não ser uma boa opção para colocar panelas quentes. Opções como granito e lâminas de porcelana não trazem esse inconveniente, pois são mais resistentes ao calor.

Quanto às cores, os tons escuros se encaixam bem em ambientes tradicionais, mas mantém uma estética moderna, além de reduzirem o risco de manchas. Tons claros dão um toque clássico que cai bem em um ambiente com toques minimalistas. Trabalhar com os contrastes também renderá excelentes resultados.

Conformidade com o projeto

Evidentemente, todos os aspectos citados até aqui dependem muito do projeto da sua cozinha. Desde a questão da infraestrutura do imóvel, passando pelo tipo de material, até a escolha das cores, é fundamental que a ilha gourmet ajude a construir um visual harmonioso.

A iluminação é outro ponto de atenção muito importante, pois dá um toque especial ao ambiente. Uma ideia vista com muita frequência é o uso de luminárias pendentes, posicionadas exatamente sobre a bancada e combinando com o visual dela. Para quem gosta de uma pegada mais futurista, uma fita de led em torno dará um destaque muito interessante.

Estilos de decoração com ilha gourmet

Você vai encontrar ilhas gourmet que se enquadram em diversos estilos. Aqui, vamos destacar alguns deles e citar seus elementos básicos. Veja qual deles se encaixa melhor ao seu gosto:

Decoração Rústica

Ilha gourmet rústica

A decoração rústica carrega elementos que remetem à vida no campo e utilizam móveis com texturas ásperas e aspecto desgastado. Totalmente inspirado pelo contato com a natureza, esse estilo preza pela simplicidade, por isso, acabamentos imperfeitos são integrados aos ambientes de forma intencional.

Em uma cozinha rústica, você verá bastante os móveis de madeira escura, que funcionam em conjunto com paredes de tijolos aparentes, utensílios de ferro e talheres com visual artesanal. Para incrementar esse visual, dá até para colocar um suspensório para pendurar as panelas. 

As cores costumam ser mais voltadas ao marrom, ao bege e ao branco, sempre dando maior destaque às tonalidades terrosas. Uma iluminação suave, mais amarelada, ajuda a transmitir a noção de um ambiente aconchegante. As plantas decorativas também são bem-vindas, afinal, não há maneira melhor de trazer a natureza para dentro de casa. 

Decoração Moderna

Ilha gourmet moderna

Funcionalidade é a palavra de ordem quando falamos em decoração moderna. Derivado de um movimento artístico e filosófico do início do século XX, esse estilo se destaca pelos designs com formas retas. Materiais como aço escovado, ferro crômio e fibra de vidro estão entre os mais utilizados.

Sempre prezando pela sobriedade, o estilo moderno dá prioridade a cores neutras, como branco, preto e cinza, e trabalha muito com o contraste entre elas. Cores mais vibrantes aparecem de forma pontual, em um eletrodoméstico ou utensílios de cozinha.

Os ambientes integrados também estão entre as características mais marcantes, por isso, a ilha gourmet se encaixa muito bem como o móvel que estabelece a divisão entre a cozinha e a sala de estar. Ela também atende perfeitamente a outro pilar da decoração moderna, a ideia de praticidade. 

Decoração Minimalista

Ilha gourmet minimalista

Com uma proposta derivada do modernismo em vários aspectos, a decoração minimalista se concentra apenas no que é essencial. Essa é uma concepção cada vez mais popular e que é vista até como um estilo de vida. O minimalista sempre quer se livrar dos excessos, ter ambientes bem abertos e com aspecto clean.

Por isso, uma cozinha com design minimalista terá elementos com visual sóbrio, tanto nas formas quanto nas cores. A ilha gourmet, assim como os demais móveis, terá linhas retas e cores como preto, branco e cinza. E como a palavra de ordem é organização, a ideia é que haja pouquíssimos itens à mostra. Lembre-se: o foco é só no essencial.

Decoração contemporânea

cozinha contemporânea

A decoração contemporânea é um estilo que reúne características consagradas de outras vertentes que estão em alta no momento. Por esse motivo, ela acaba puxando muita coisa dos estilos moderno e minimalista, principalmente. Entretanto, esses conceitos sempre vem acompanhados de um toque especial.

Você é livre para combinar elementos diversos para compor um visual altamente personalizado. Você encontrará ambientes contemporâneos muito baseados em cores neutras, mas sempre com um ou outro elemento que quebra o padrão. Pode ser um adesivo decorativo na parede ou um móvel com cores contrastantes, por exemplo.

Por valorizar a amplitude dos espaços, a decoração contemporânea também aposta em cômodos integrados, onde a ilha gourmet cumpre o papel de divisória. Como um móvel multifuncional, ela ajuda a manter o campo visual sempre limpo, com poucas distrações. A iluminação também segue essa linha, seja com luzes embutidas no teto ou com luminárias.

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Agora você já deve ter várias ideias para implementar uma ilha gourmet na sua casa e deixá-la mais funcional e cheia de estilo. Aproveite para conferir mais conteúdos sobre decoração no Blog da Arbo. Nós temos um artigo especial para explicar tudo que você precisa saber para decorar seu imóvel.

Visite também a Central de Ajuda da Arbo. Lá você vai encontrar respostas para aquelas questões que surgem quando precisamos resolver algum problema no dia a dia. São informações diversas, como os documentos necessários para comprovar renda ao financiar um imóvel.

E se você tem interesse em comprar ou alugar um imóvel, acesse o Portal da Arbo. Nossa ferramenta de busca facilita sua vida e mostra as melhores opções em centenas de cidades. É rápido e fácil.

Postagens relacionadas

primeira visita imóvel

Primeira visita ao imóvel: o que observar?

A visita a um imóvel é essencial para que você decida comprá-lo (ou alugá-lo) ou não. Neste texto você vai conferir tudo que precisa observar para verificar se o imóvel é, de fato, o ideal para suas necessidades e preferências Antes de comprar ou alugar um imóvel, é necessário conhecer todas as características da propriedade. […]

cinze e amarelo

Cinza e amarelo: conheça uma tendência de 2021

Quer saber mais sobre como você pode usar o cinza e amarelo para decorar sua casa? Confira no texto a seguir.  Todos os anos, a Pantone, empresa de consultoria de cores, define as cores que serão tendência nos próximos 12 meses. Para 2021, as escolhidas foram cinza e amarelo. Com isso, as duas cores estão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *