24 de maio de 2022

Conheça os principais erros da iluminação residencial

A iluminação residencial é um ponto importante para a estética e para a funcionalidade dos ambientes. Por isso, é importante estar atento aos detalhes

A iluminação residencial necessita de um planejamento de sistemas de iluminação, que, quando não realizado, resulta em uma falta da elaboração de uma iluminação secundária ou complementar. Nesse artigo você vai conhecer os principais erros de iluminação residencial e como é importante se atentar a eles.

Outro ponto indispensável no projeto de iluminação residencial é garantir que os fios não estejam desencapados, verificar a tensão e tudo isso contratando um serviço especializado.

Isso tudo tendo em vista que erros relacionados ao escapamento de eletricidade podem causar acidentes e comprometer o funcionamento das lâmpadas. Dessa forma, é preciso ficar atento para que sua residência esteja bem iluminada e, ao mesmo tempo, segura.

Como acertar na iluminação de sua residência usando a iluminação secundária

Quando for realizar o planejamento de iluminação do seu cômodo, por exemplo, é importante que se considere a iluminação secundária ou complementar, oferecendo, assim, para o cliente a possibilidade de trabalhar com maior customização. 

Se tratando de um banheiro, por exemplo, a iluminação é mais variável decorrente das ações que serão realizadas em seu espaço e de forma momentânea.

A sala de estar, como ambiente de socialização, requer um sistema de iluminação principal que pode cair muito bem para reuniões familiares, encontros entre amigos, e se faz necessário uma maior quantidade de luz. Neste caso uma iluminação secundária faz o mesmo ambiente se tornar um ótimo espaço de descanso enquanto se assiste televisão, por exemplo.

Utilizar uma fonte de iluminação principal para o ambiente e focos de luz apenas para destacar algumas áreas é o recomendado, pois uma única fonte de iluminação se torna insuficiente, deixando algumas regiões do cômodo escuras.

Quando se fala da sala de jantar, tem a opção de sair de um local intimista e romântico, com o auxílio da iluminação secundária. Para um local aberto e perfeito para um jantar em família, utilize um sistema de iluminação principal.

5 erros na iluminação residencial e como evitá-los

O uso de luminárias de diferentes estilos em um ambiente integrado

O planejamento feito para ambientes integrados deve manter uma identidade visual e uma linguagem em harmonia. Por exemplo, na utilização de luminárias seguindo uma linha e respeitando o ambiente em questão. Em espaços como esses é importante manter o equilíbrio ao máximo nos estilos das luminárias a serem colocadas.

Se for feita a opção de colocar um pendente redondo sobre a mesa de jantar da sua casa, por exemplo, é importante se atentar em manter o padrão por luminárias desse mesmo formato na cozinha ou na copa, caso sejam integradas. É extremamente importante para balancear a linguagem visual do local e para manter uma linearidade. 

O uso de spot em excesso dentro de casa pode aumentar a conta de luz e não proporcionar uma iluminação com qualidade, pois essa luminária tem o intuito de direcionar a iluminação, dando destaque a algum objetivo, tornando-a inapropriada para se iluminar todo o ambiente.

Quanto ao uso de fitas de LED, o ideal é que sejam colocadas atrás de móveis e de escadas e até mesmo posicionadas na frente das prateleiras. Escolham as fitas por sua qualidade, evitando que as mesmas mudem de cor ou percam a luminosidade com o tempo.

iluminação-residencial

Desconsiderar emissão de calor das lâmpadas

Checar a emissão de calor das lâmpadas é fundamental, além da luz emitida por elas. Lembrando que, quanto menor for a emissão ou não tiver, melhor. 

Cada lâmpada possui suas particularidades, sendo assim, é necessário checar a emissão de calor de cada uma delas que não sejam do mesmo fabricante ou da mesma linha. Individualmente, analise, também, como e onde ela será instalada.

As lâmpadas com maior emissão de calor, além de serem pouco eficientes, ainda consomem muito mais energia do que as outras. Em determinados ambientes, devido ao alto grau de calor, pode ocasionar em pessoas suando devido ao calor. Neste caso procure sempre obter lâmpadas de LED em que a emissão de calor seja praticamente nula, sendo assim uma forma econômica e funcional.

Optar pelo uso e instalação de luminárias pendentes em ambientes abertos ou de passagem 

Se a intenção é otimizar um ambiente da melhor forma, independente do tamanho, a dica é nunca utilizar pendentes grandes em lugares abertos ou de passagem. A utilização de pendentes nestes locais pode ocasionar acidentes e ser um empecilho no caminho de quem transita. Além disso, o vento pode danificar as peças ou quebrá-las.

A melhor maneira de usar o pendente é em lugar fechado, para iluminar uma mesa ou pontos específicos da sua casa.

Temperatura de cor inadequada para a funcionalidade do ambiente

Dentre as perguntas a se fazer em um projeto de iluminação, a mais importante é sobre qual luz deve-se usar entre amarela ou branca. Existem dois tipos de temperatura de cor das lâmpadas, sendo cada uma com sua função específica.

  • Lâmpadas quentes: o tom produzido por elas é mais alaranjado, sendo ideal para deixar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, que convidam para um descanso, como sala e quartos, por exemplo;
  • Lâmpadas frias: o tom produzido é mais azulado, dessa forma se torna perfeita para lugares que precisam de maior iluminação, como a cozinha, o banheiro ou o escritório.

Observação: em casos de lustres de cristais, não é recomendado a instalação de lâmpadas frias, porque o tipo de material do lustre impede a refração da luz.

Lembrando que ambas as  lâmpadas apresentam seus malefícios e benefícios, com isso se tornam perfeitas para diferentes ambientes e espaços.

iluminação-residencial

Procurar um produto pelo preço com intuito de economizar

Um dos maiores enganos que você pode cometer, com relação às lâmpadas que serão utilizadas para a iluminação de sua residência é escolhê-las por seu preço baixo e a falsa economia que você terá. 

Optar por produtos baratos não garante a eficácia e a durabilidade deles, comprometendo a eficiência do item. As lâmpadas de LED, por sua vez, apresentam um bom custo-benefício, sendo bem mais vantajosas, garantindo a qualidade e eficácia do produto, além de economia na conta de luz.

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a equipe da Empório Luz Design.

Postagens relacionadas

taxas-de-juros-de-financiamento-imobiliário

Taxas de juros de financiamento imobiliário: conheça!

Se você está na fase de buscar um novo imóvel e está pensando em contratar um financiamento, precisa conhecer as taxas de juros de financiamento imobiliário. Confira nesse texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.  Um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, essa não é uma tarefa fácil, […]

entrega do imóvel

Tudo o que você precisa fazer antes da entrega do imóvel

Está prestes a se mudar de uma casa alugada? Veja os procedimentos necessários para garantir sua tranquilidade na entrega do imóvel! A entrega do imóvel é o momento de encerramento de um acordo de locação. Cabe ao inquilino devolver o local nas mesmas condições de habitabilidade em que o encontrou. Para garantir que tudo transcorra […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *