29 de novembro de 2021

Imóveis on-line: Como comprar e vender?

imoveis-online

Você sabe como funciona a compra e venda de imóveis on-line? Descubra o passo a passo neste texto do Blog da Arbo. 

Com o avanço de novas tecnologias, o mercado imobiliário tem ficado cada vez mais digital. É possível notar isso tanto na interação entre empresas e clientes quanto nos novos serviços de compra e venda de imóveis on-line que têm surgido nos últimos anos. 

A cada ano que passa, são criadas novas facilidades para que o usuário consiga realizar a compra de seu imóvel com menos burocracias, mais rápido e de forma mais assertiva. Apesar de ainda ter a desconfiança de uma parte mais tradicional do mercado imobiliário, a verdade é que as alternativas online têm ganhado cada vez mais espaço entre os clientes. 

E o que ajudou a impulsionar ainda mais esse avanço foi a pandemia causada pela COVID-19 em 2020. Como em todos os setores, o mercado imobiliário precisou se adaptar a uma nova realidade. E a tecnologia se mostrou a forma mais eficaz de realizar essa tarefa com eficiência. 

Você está interessado em comprar ou vender imóveis online? Então, continue neste texto que, aqui, vamos te passar todas as etapas e tudo que você deve prestar atenção para não errar no processo. Confira:

Compra e venda on-line: como funciona? 

imoveis-on-line

A venda e compra online é uma alternativa muito vantajosa para as duas partes. Já que, nesse tipo de locação, ambas as partes não precisam de idas à imobiliária ou cartórios, tudo é feito diretamente do computador ou smartphone, desde o envio da documentação até a assinatura dos contratos.

E o que muita gente não sabe é que esse tipo de transação é totalmente legal, sendo, inclusive, muito mais rápida do que uma transação convencional. Ou seja, é muito menos tempo de imóvel parado + mais lucro para o proprietário e mais rapidez para quem deseja comprar.

O processo funciona da seguinte maneira: um proprietário anuncia seu imóvel em plataformas que trabalham com transação online, como a Arbo Imóveis. E a plataforma tem um sistema de busca e filtros eficiente que faz com que o imóvel chegue muito mais fácil aos interessados com maior potencial de compra. Com isso, as chances de locar seu imóvel aumentam muito. 

No Portal, você terá todas as informações relevantes sobre o imóvel: localização, estrutura, número de cômodos, fotos, vídeos, descrição completa, valor, etc. Depois de feito o contato, começa a negociação entre proprietário e interessado. É possível dar uma nova proposta, negociar condições de pagamento e dar andamento com o processo. 

Caso o negócio seja fechado, toda a parte burocrática pode ser substituída por um processo 100% online. Desde o envio dos documentos necessários até a assinatura do contrato. Dessa forma, se você for de outra cidade, por exemplo, poderá fazer os procedimentos sem necessidade de deslocamento. Tudo para facilitar a sua vida. Somente na hora da entrega de chaves que será necessário a sua presença no local. Demais, né? 

E tudo isso com uma equipe de suporte que estará à disposição de ambas as partes para garantir que tudo saia como o planejado e sem problemas. Caso algo ocorra, você pode entrar em contato com o suporte e relatar o problema. 

Compra e venda de imóveis on-line: como não errar na escolha? 

imoveis-online

Para não errar na escolha e comprar seu imóvel online da maneira correta, é necessário que você tome alguns cuidados. O primeiro deles é em relação ao tipo de portal que você vai escolher para realizar a sua compra ou até mesmo, neste caso, vai anunciar o seu imóvel. 

É necessário que seja uma empresa com experiência no mercado e tenha um histórico de bons negócios feitos dessa maneira. Existem algumas diferentes disponíveis nos dias de hoje. Basta pesquisar na internet que você as encontra. Conheça uma delas aqui. 

Agora, vamos para algumas dicas mais práticas para você acertar na compra do seu imóvel online. 

Casa ou apartamento: qual o ideal para comprar imóvel?  

O primeiro passo para você não errar na compra do seu imóvel é pensar qual tipo de habitação é a ideal para você: casa ou apartamento. É claro que, para essa pergunta, não existe uma verdade absoluta. Depende muito do estilo de vida e das suas expectativas no novo lar. 

Na prática, tanto uma casa quanto um apartamento apresentam vantagens e desvantagens para os moradores. Por isso, veja abaixo uma lista de características desses dois tipos de habitação. 

Escolha quais são as suas prioridades 

O planejamento de vida vem antes do financeiro. Uma vez que, sem ele, não é possível definir quais as escolhas fazem mais sentido para o seu momento atual. 

Acompanhe as novidades do Blog da Arbo!


Cadastre-se e receba por e-mail nossa newsletter com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

É aqui que, além do tipo de habitação, você define qual o tamanho ideal do imóvel você deve ter, o número de quartos, bem como verificar se possui área de lazer e a melhor região da cidade que mais se encaixa ao seu estilo de vida. 

Comprar imóvel: novo ou usado? 

Essa é uma dúvida muito comum de surgir na cabeça das pessoas que estão pensando em comprar um imóvel novo. 

Em relação aos imóveis usados, a primeira vantagem que se apresenta é em relação ao preço. É possível comprar imóveis maiores e em regiões mais bem localizadas da cidade a preços bem menores. 

Principalmente apartamentos, tinham mais espaços internos antigamente. O que, para muitos, pode ser uma grande vantagem. Por outro lado, caso opte por apartamentos que já tenham mais de 10 anos, prepare-se para gastar com manutenção e limpeza. Muito provavelmente, você terá que fazer algumas mini-reformas para deixar o lugar do jeito ideal para você. 

Já em relação aos imóveis novos, apesar de você gastar um pouco mais, eles tendem a se valorizar muito mais no futuro. Seja pela sua estrutura mais moderna ou pelo simples fato de ainda não ter sido usado. 

Além disso, caso o seu desejo seja comprar para alugar o imóvel mais para frente, os novos devem ser o seu foco. Já que é muito mais fácil alugar um imóvel deste tipo em detrimento aos usados. 

As desvantagens de se comprar um apartamento novo ficam por conta do preço mais elevado para efetuar a compra. 

Avalie como irá fazer o pagamento

Saiba que existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador.

O ideal, claro, é sempre efetuar o pagamento à vista, mas, sabemos como essa realidade não está ao alcance de todos. Então, caso não consiga pagar à vista, pesquise bastante outras opções de pagamento, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

Como anunciar imóveis on-line? 

imoveis-online

Se você já passou da fase de comprar o imóvel e agora está na etapa de vendê-lo, nós separamos algumas dicas de como anunciar seu imóvel corretamente.

Antes de tudo você deve estabelecer um preço adequado. Leve em consideração a localização, a infraestrutura e o IPTU. Sempre se lembre de que na hora da negociação, possíveis compradores podem sugerir um valor mais baixo do que o que está no anúncio. Por isso, defina o máximo de dinheiro que você está disposto a baixar.

Outra boa dica é procurar por plataformas confiáveis e que tenham autoridade no mercado. Sempre pesquise muito bem antes de anunciar seu imóvel em uma plataforma. Veja como o trabalho é feito, os valores e se os imóveis disponíveis na plataforma estão com a documentação regularizada.

Ainda, você deve lembrar de tirar ótimas fotos e fazer vídeos com qualidade para evidenciar ao máximo as características de seu imóvel. E para complementar as fotos, capriche na descrição de seu imóvel, descreva detalhadamente o que ele oferece, além de não esquecer de abusar da criatividade. 

E aí, aprendeu sobre compra e venda de imóveis online? 

No Blog da Arbo você encontra vários conteúdos sobre o mercado imobiliário. Desde posts mais voltados à relação de locação entre inquilinos e proprietários, até aqueles que abordam dicas de como iniciar no mercado imobiliário. 

Postagens relacionadas

13 objetos de decoração que você precisa conhecer

Se você quer renovar os cômodos de sua casa de forma simples, rápida e barata esses objetos de decoração podem ser a solução perfeita Mudar faz parte da vida. Homens e mulheres são, por natureza, seres adaptáveis, que se adequam às alterações e às inovações. Nesse contexto, fica fácil de entender por que tantas pessoas […]

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *