27 de setembro de 2021

5 motivos para investir em um imóvel de alto padrão

imovel-de-alto-padrao

Optar por um imóvel de alto padrão ser uma boa ideia para quem está em busca de bons investimentos imobiliários

A decisão de comprar um imóvel não é simples. Exige muito planejamento e atenção aos detalhes. Isso porque, um imóvel, independente da sua condição financeira, é sempre um bem de alto valor e que pode (ou não) ser muito valorizado durante os anos. Justamente por conta desse fator, um imóvel de alto padrão ser uma boa opção para quem está em busca de valorização de bens. 

Neste texto do Blog da Arbo, vamos te mostrar 5 motivos para você investir em imóveis de alto padrão. Confira abaixo todas as dicas. 

Imóveis de alto padrão: quais são as principais características? 

imóvel de alto padrão

Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade para definir um imóvel de padrão. Afinal, o que caracteriza se um imóvel pertence ou não a essa característica? Abaixo, descrevemos alguns fatores que vão te ajudar a responder essa questão. 

A questão é qualidade, não quantidade

É comum as pessoas propagarem a ideia de que um imóvel de alto padrão é aquele que necessariamente tem muitos metros quadrados. Mas, essa premissa é falsa. Uma vez que esse tipo de imóvel tem por característica principal uma combinação de fatores como localização, preço e diferenciais do projeto arquitetônico. E tudo isso pode incluir, com certeza, apartamentos menores, por exemplo. 

Localização privilegiada 

Imóveis de alto padrão, na grande maioria das vezes, tem uma localização privilegiada na cidade. Isso quer dizer que o imóvel está localizado em uma região com grande potencial de crescimento, que tenha fácil acesso a centros comerciais, shoppings, hospitais, áreas de lazer, restaurantes, etc. 

A localização é um dos fatores mais importantes neste tipo de imóvel. Uma vez que é um dos diferenciais que mais faz a diferença para atrair grandes investidores ou pessoas que estão dispostas a pagar pelo valor do imóvel. 

Projetos de decoração e acabamentos requintados

Um imóvel de alto padrão preza pela qualidade em todas as etapas do projeto. Desde os materiais que são utilizados para a construção até os detalhes da decoração. Tudo é pensado por profissionais da área que cuidam para dar um toque de modernidade e exclusividade ao imóvel. Tornando-o, dessa forma, muito mais valorizado. 

Segurança de qualidade 

Justamente por ser um imóvel de alto valor, a segurança é sempre uma das prioridades para quem pensa nesse tipo de projeto. Por isso, no geral, os interessados têm à sua disposição equipamentos e estruturas de segurança para garantir tranquilidade e qualidade de vida no dia a dia.  

Tecnologia 

A tecnologia, cada vez mais, faz parte da nossa vida, não é? Por isso mesmo que as casas inteligentes são tendências cada vez mais fortes em projetos de imóveis de alto padrão. 

A conectividade é um desses fatores. Integrar objetos e móveis a partir de apenas um dispositivo que comande tudo é uma das tendências para as casas inteligentes do futuro. Ainda mais se tudo estiver conectado pela rede wifi, como por exemplo cortinas, luzes e alarmes e sejam acionadas pelo smartphone. 

Imóveis de alto padrão: 5 motivos para investir 

imóvel de alto padrão

Agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam para um imóvel ser considerado de alto padrão, vamos conversar sobre os motivos que podem te incentivar a investir em um nos próximos anos. 

Alguns já citamos no tópico anterior, mas, mesmo assim, vale a pena reforçar. Vamos lá? 

Alta rentabilidade

Dentro do universo dos imóveis, os de alto padrão são os melhores quando o assunto é rentabilidade. Por conta de sua localização, estrutura e bens agregados. 

E, já que a formação de um patrimônio é o objetivo de muitos brasileiros. E o investimento em imóveis é uma das principais formas de iniciar ou de aumentar o número de propriedades em seu nome. 

Por serem tradicionais, os imóveis são vistos como prioridade pelos investidores, que consideram, também, a segurança e a estabilidade do investimento.

Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de reformar o imóvel, o que pode aumentar o valor de venda e de locação da propriedade. Esse fator, por sua vez, fomenta o aumento dos lucros com o imóvel.

Infraestrutura de qualidade

Comprar um imóvel de alto padrão é ter a certeza de qualidade na estrutura. 

Apesar dos preços serem maiores, o custo benefício compensa pelo fato do imóvel ser de alta qualidade nesse quesito. É valorização na certa para o seu investimento. 

Facilidade na locação

Se você for um investidor e pretender alugar o imóvel, saiba que os de alto padrão são, surpreendente, mais fáceis de alugar. Isso porque existem muitas pessoas que procuram esse tipo de imóvel para morar, mas não tem condições de comprar um próprio. É um público restrito, mas que está sempre em busca de novas oportunidades. O que torna um mercado muito interessante para os investidores. 

Potencial de valorização

Ao contrário do que ocorre com outros tipos de investimentos, os de imóveis de alto padrão tem um comportamento de valorização com o passar dos anos. A mescla entre as características modernas e benefícios oferecidos para um público interessado nesta categoria de imóvel faz com eles sejam sempre valorizados pelo mercado. 

Dicas para não errar na compra do imóvel de alto padrão 

imóvel de alto padrão

Após optar pela compra de um imóvel de alto padrão, é necessário ficar atento a alguns pontos, com o objetivo de não errar na aquisição seja assertiva. Para isso, o Blog da Arbo selecionou algumas dicas importantes. Confira:

Imóvel novo ou usado?

Depois de selecionar quais são as prioridades dos moradores, é necessário decidir se seu primeiro imóvel será novo ou usado. Se você optar por uma casa ou por um apartamento usado, não se preocupe: existem inúmeras boas opções no mercado.

Mesmo assim, a recomendação é que o primeiro imóvel seja adquirido ainda na planta. Isso porque o comprador pode negociar um valor melhor diretamente com a construtora. Nesse caso, o ponto negativo é a espera pela entrega.

Verifique quais são as formas de pagamento

Após escolher e visitar seu primeiro imóvel, você precisa verificar quais são as possíveis formas de pagamento. Existem inúmeras maneiras de pagar por uma casa ou por apartamento, o que depende do contrato firmado entre o proprietário e o comprador.

É claro que a alternativa mais recomendada é o pagamento à vista, mas, como essa possibilidade não está ao alcance de todos, existem outras opções, como o financiamento imobiliário e o consórcio imobiliário.

Nesses casos, o ideal é que o comprador pesquise a fundo todas as condições dos bancos e das demais instituições envolvidas. Isso porque arcar com um financiamento ou com consórcio consiste em uma grande responsabilidade.

Tenha um corretor de imóveis de confiança

Um bom corretor de imóveis é parte essencial da compra do primeiro imóvel. Isso porque o profissional, que é devidamente certificado para auxiliar em transações imobiliárias, conhece o mercado e pode auxiliar nas decisões dos compradores.

É função do corretor sanar todas as dúvidas dos clientes, bem como aconselhar sobre boas ou más decisões. Não se esqueça: um bom corretor de imóveis, que deve ser confiável, pode te livrar de muitos problemas nesse processo.

O mercado imobiliário na atualidade

Como informado acima, o mercado imobiliário é um dos mais tradicionais e, também, um dos mais procurados por investidores experientes e por investidores iniciantes. Isso porque apresenta vantagens importantes, como segurança e estabilidade.

Esses fatores dependem, no entanto, do momento do setor, que está relacionado com a saúde econômica do país. Em 2020, ao contrário do que muitos especialistas pensavam, a pandemia de covid-19 foi benéfica para o mercado de imóveis.

Segundo dados do estudo Indicadores Imobiliários Nacionais do 3º trimestre de 2020, quase 129 mil novos apartamentos foram vendidos no Brasil no período de janeiro a setembro do último ano. O levantamento foi realizado pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Senai Nacional (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.

O resultado representa um aumento de, aproximadamente, 8,4% em relação ao que foi registrado no mesmo período de 2019. Os bons números apresentados pelo setor no último ano se devem, especialmente, a fatores e a acontecimentos ligados à pandemia.

Uma das razões para a conquista dos resultados é a mudança de comportamento do consumidor, que se viu diante de novas necessidades. Com as medidas de distanciamento e de isolamento social, as pessoas precisaram passar mais tempo em casa e, por isso, viram o imóvel como um verdadeiro refúgio.

Desse modo, muitos indivíduos buscaram casas e apartamentos maiores, que pudessem conferir aos moradores mais conforto e mais qualidade de vida. Além disso, a procura por imóveis no interior disparou, especialmente devido à possibilidade de trabalho em home office.

Além disso, ao longo de 2020, o Brasil atingiu níveis históricos de redução de taxas de juros. Durante o ano, a taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) esteve em 2%, o que facilitou o acesso da população aos financiamentos imobiliários.

Em março deste ano, o Copom (Comitê de Política Monetária), que se reúne a cada 45 dias para determinar se a Selic aumenta, diminui ou se mantém estável, alterou o valor da taxa para 2,75% ao ano. Apesar do aumento, o acesso aos créditos continua facilitado, o que não deve trazer prejuízos ao setor imobiliário.

Para aproveitar esse momento e encontrar o imóvel de alto padrão ideal, a indicação é visitar o Portal da Arbo, que reúne as melhores casas e os melhores apartamentos nas principais cidades de todo o Brasil.

Postagens relacionadas

Hygge: saiba tudo sobre esse estilo decorativo

Você já ouviu falar do hygge e sobre como ele é aplicado na decoração das casas? Trouxemos um conteúdo especial para você ficar por dentro dessa tendência Se você quer decorar sua casa e está pensando em um estilo que preza pelo conforto e pela comodidade, a tendência de decoração hygge é para você. Esse […]

fundo-de-investimento-imobiliário

Fundo de investimento imobiliário: como investir

O fundo de investimento imobiliário é uma das possibilidades para quem deseja investir. Nesse texto você confere as vantagens desse investimento e, também, como ingressar no setor O FII (Fundo de Investimento Imobiliário) é uma das principais formas de investir recursos financeiros atualmente. Com essa modalidade, é possível obter lucros por meio da locação de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *