15 de maio de 2022

Imóvel de luxo: tudo o que você precisa saber

imóvel-de-luxo

Quer investir em um imóvel de luxo, mas não detém todas as informações necessárias para a negociação? Nesse texto você confere tudo que precisa saber para comprar ou para alugar uma casa ou um apartamento de alto padrão

O setor de imóveis de alto padrão é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), as vendas do segmento têm alcançado os melhores resultados em seis anos, entre 2020 e 2021. Dessa forma, não é incomum encontrar indivíduos que queiram investir em um imóvel de luxo.

A compra de um imóvel de alto padrão ocorre da mesma forma que a aquisição de outras casas e apartamentos. A negociação e os contratos são idênticos, mas é necessário considerar que, por se tratar de um investimento muito maior, o comprador precisa estar atento a uma série de detalhes.

O Secovi (Sindicato de Habitação) aponta que, em média, o setor de imóveis de luxo cresce 20% ao ano. E, se você deseja investir em uma casa ou em um apartamento de alto padrão, precisa conhecer suas principais características, bem como os aspectos que devem ser avaliados e muitas outras variáveis.

Para que você tenha à disposição todas as informações que precisa para comprar um imóvel de luxo, o Blog da Arbo elaborou esse artigo, no qual você vai conferir:

O que é imóvel de luxo?

Ao contrário do que muitos pensam, um imóvel de luxo não é definido, exclusivamente, por seu valor financeiro. Existem imóveis antigos, localizados em bairros tradicionais, que custam mais do que um imóvel de alto padrão, por exemplo, e, por isso, o preço não é o único fator que caracteriza um imóvel de luxo.

Outro aspecto que não determina, necessariamente, um imóvel de alto padrão é sua metragem. Isso porque existem casas de luxo, apartamentos de luxo, lofts e até mesmo studios de luxo.

De fato, os imóveis de alto padrão possuem custos elevados. Entretanto, isso ocorre porque os diferenciais da casa ou do apartamento são mais caros. Na maioria dos casos, o valor se deve, principalmente, à localização do imóvel e, também, às suas características, que serão apresentadas no tópico abaixo.

Quais são as características de um imóvel de alto padrão?

Para avaliar se um imóvel de luxo é um bom investimento, é importante que você saiba quais características são essenciais à propriedade. Apesar de não existir uma regra para a construção de imóveis de alto padrão, é importante estar atento a cada um dos diferenciais.

Localização

O primeiro aspecto que você deve considerar antes de investir em um imóvel de luxo se refere à sua localização. A qualidade de vida e o status são pontos importantes para os compradores e, por isso, é importante que a casa ou que um apartamento esteja situado em um bairro nobre e seguro.

A principal indicação para quem deseja comprar um imóvel de alto padrão é buscar unidades situadas em bairros nobres localizados nas proximidades de praias e/ou de parques. Esse aspecto é relevante porque está diretamente ligado à questão do lazer e da comodidade.

Além disso, é importante que você esteja atento à questão da segurança. É raro encontrar imóveis de luxo em bairros perigosos e com alta taxa de criminalidade, uma vez que estes fatores diminuem consideravelmente o valor da propriedade.

Por fim, mas não menos importante, você deve verificar em qual cidade o imóvel está localizado. Comprar um imóvel de luxo na cidade de São Paulo não configura a mesma negociação da compra de uma propriedade em um município do interior.

Serviços

Conforme citado anteriormente, os moradores de imóveis de luxo estão em busca de conforto e de qualidade de vida. Por isso, é comum que os condomínios invistam em serviços diferenciados, que tem o objetivo de oferecer o máximo de comodidade possível aos indivíduos.

Dessa forma, antes de investir em um imóvel de luxo – seja para residência própria ou para rentabilizá-lo posteriormente –, é necessário verificar quais serviços são oferecidos pela administração do empreendimento.

É comum, por exemplo, que os condomínios abriguem spas, salões de beleza, saunas e muito mais. De fato, o principal objetivo é garantir que os moradores se sintam especiais e tenham suas necessidades atendidas nas proximidades de sua residência.

Acabamentos

A qualidade dos acabamentos é uma das principais características de um imóvel de luxo. Nesse caso, o comprador deve estar atento não somente à estética dos produtos, mas também à qualidade.

Os pisos e os revestimentos de um imóvel de alto padrão são os principais pontos de atenção durante a visita à casa ou ao apartamento. Entretanto, é necessário avaliar mais do que o interior da residência.

Antes de optar pela compra do imóvel, você deve verificar os acabamentos das áreas de lazer. Por se tratar de uma propriedade de luxo, todos os ambientes precisam ser diferenciados e impressionantes.

imóvel-de-luxo

Arquitetura

A arquitetura diferenciada é, também, uma das características de um imóvel de luxo. Isso porque, na maioria dos casos, os compradores estão em busca de uma propriedade única e exclusiva.

E é exatamente por isso que empreendimentos com arquiteturas modernas e totalmente fora do convencional atraem esse público.

Dessa forma, se você deseja investir em um bom imóvel de alto padrão, procure por unidades localizadas em condomínios que tiveram seus projetos arquitetônicos assinados por profissionais famosos e renomados.

Tecnologia

A tecnologia tem como objetivo facilitar ao máximo a vida dos indivíduos. E é claro que, nos imóveis de luxo, esta característica deve estar presente.

Atualmente, existem casas e apartamentos inteligentes, que podem ser totalmente administrados a distância por meio de um smartphone, de um tablet ou de um computador.

Diante disso, é comum que condomínios de alto padrão desenvolvam aplicativos exclusivos, que podem ser utilizados pelos moradores para a gestão de seu imóvel e, também, de outros aspectos do condomínio.

Por que investir em um imóvel de luxo?

Para ser considerado um imóvel de luxo, a casa ou o apartamento em questão precisa apresentar algumas das características citadas acima. Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em uma propriedade de alto padrão, deve conhecer as vantagens da negociação:

Mercado em constante crescimento

O mercado imobiliário apresentou crescimento exponencial em 2020, mesmo com a pandemia de covid-19. Mesmo assim, um setor se destacou: o de imóveis de luxo.

Por isso, você deve considerar que, ao investir em uma propriedade de alto padrão, estará lidando com um mercado que está em constante ascensão e que, praticamente, não experimenta crises.

Alta rentabilidade

Se o seu objetivo é obter lucro, essa é a principal vantagem de investir em um imóvel de luxo. Isso porque essas casas e apartamentos são altamente rentáveis e, com o passar do tempo, passam por uma valorização muito mais expressiva do que imóveis populares e de médio padrão.

imóvel-de-luxo

Conforto, comodidade e praticidade

Entretanto, se o seu objetivo principal é investir em um imóvel de alto padrão para torná-lo sua residência, precisa saber que terá o máximo de conforto, de comodidade e de praticidade em seu dia a dia.

Isso se deve, principalmente, aos serviços oferecidos e, também, à tecnologia encontrada nos imóveis e nos condomínios em questão.

O que fazer antes de comprar um imóvel de alto padrão?

Apesar de ser um excelente negócio, o investimento em imóveis de alto padrão deve ser realizado com cautela. Dessa forma, é importante que você, primeiramente, avalie a viabilidade financeira da negociação.

Se você deseja investir R$ 1 milhão em uma casa ou em um apartamento, não deve buscar opções com valores maiores. Além disso, é importante que você verifique como o pagamento será efetuado.

Caso não possa pagar a negociação à vista, é possível contratar um financiamento imobiliário. Mesmo assim, você vai ter que pagar um valor de entrada e, por isso, deve ter recursos disponíveis.

Outro aspecto importante a ser considerado é a viabilidade dos pagamentos das parcelas do financiamento. Dessa forma, antes de assinar o contrato, você precisa verificar o número e o valor das parcelas.

Lembre-se de que, durante o período de pagamento do financiamento, o imóvel é do banco e, no caso de inadimplência, a instituição financeira pode tomar a propriedade de você

Para que esse problema não aconteça, é essencial ter um bom planejamento financeiro e, principalmente, uma boa reserva de emergência.

Dessa forma, antes de contratar o financiamento, você precisa verificar se possui recursos suficientes para pagar não somente a entrada, mas também o valor referente a seis parcelas da negociação.

Esse aspecto é essencial porque a reserva de emergência é uma precaução para que você não perca o imóvel caso passe por um período de instabilidade financeira.

Quer saber mais sobre como comprar um imóvel de luxo? Então assista ao vídeo Como comprar um imóvel de R$ 500 mil, disponível no canal Caminho para Riqueza, no YouTube:

Agora que você já sabe o que fazer para não errar na compra de seu imóvel de luxo, não se esqueça de conferir os demais conteúdos do Blog da Arbo. Aqui você encontra informações sobre o processo de compra, bem como ideias de como rentabilizar suas propriedades.

Não se esqueça de comentar sua opinião sobre esse conteúdo na caixa de comentários abaixo e continue a nos acompanhar para conferir artigos semelhantes, que são postados todos os dias.

Receba nossos novos conteúdos por e-mail!


Cadastre-se na newsletter semanal do Blog da Arbo, com tudo que você quer saber sobre imóveis. É grátis!

Postagens relacionadas

Financiamento-imobiliário

O que é e como funciona o financiamento imobiliário?

Está pensando em fazer financiamento imobiliário para comprar o seu primeiro imóvel? Então, confira os detalhes sobre essa modalidade de compra no texto abaixo  Adquirir um novo imóvel é um grande passo na vida. Mas seja qual for a sua situação financeira, é sempre importante realizar um bom planejamento antes de tomar uma decisão tão […]

material de construção

Tipos de material de construção: 5 itens essenciais

Vai construir ou reformar sua casa ou apartamento? Saiba mais sobre o material de construção que vai fazer parte da sua obra!  O material de construção pode ser dividido quanto a sua função, por exemplo: existem os que são responsáveis pela vedação, ou seja, fechar ambientes – como tijolos, portas e janelas. A qualidade e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *