27 de setembro de 2021

Infiltração na parede e imprevistos: como lidar?

infiltração-na-parede

Imprevistos são comuns em reformas de casas e de apartamentos. A infiltração na parede é somente um dos problemas que podem aparecer. Nesse texto você vai aprender a lidar com essas situações

Quando o assunto é obra ou reforma, sabemos que planejar os custos da construção é um dos pontos fundamentais. Afinal, entender qual o valor disponível para investimento no projeto é essencial para garantir a entrega da obra dentro dos prazos e do orçamento disponível. Entretanto, muitas vezes, há imprevistos, como infiltração na parede, que podem atrasar as datas.

Você certamente já deve ter escutado de alguém que a obra demorou o dobro do tempo planejado e custou mais do que o previsto inicialmente. O fato é que alguns problemas fazem parte do dia a dia no canteiro de obras e, na grande maioria das vezes, são eles os responsáveis por atrasos e pelo superfaturamento na reforma ou na construção. 

Para evitar que isso aconteça com você, listamos abaixo os principais imprevistos que podem atrapalhar a conclusão da obra e, claro, como resolvê-los da forma mais assertiva possível. Boa leitura! 

No caso de infiltração na parede

A infiltração na parede é um dos maiores pesadelos quando o assunto é uma obra ou reforma de um apartamento e uma casa. E, no caso desse imprevisto, os locais úmidos como banheiros e cozinhas são os que mais sofrem com esse problema. 

O grande problema com as infiltrações na parede é que, além de trazerem danos significativos ao imóvel em termos estéticos e estruturais, possuem grande impacto no orçamento da obra. Por isso, a grande dica aqui é focar em prevenir essa situação da melhor forma possível! A seguir você confere como:

O que é a infiltração? 

De forma simplificada, a infiltração na parede é um processo pelo qual a água (que pode ser proveniente tanto de chuvas quanto de algum vazamento hidráulico) permeia pelos espaços vazios de algum corpo sólido, como as lajes e as alvenarias.

Em geral, isso acontece quando a estrutura da superfície não foi impermeabilizada de maneira correta, o que facilita o escoamento da água por todos os espaços vazios da edificação, até sair em algum lugar. 

É por isso que, muitas vezes, um vazamento que tem origem no teto pode apresentar sinais próximo ao rodapé, por exemplo. Em razão disso, descobrir a origem da infiltração na parede pode ser uma tarefa complicada. 

infiltração-na-parede

Como descobrir a infiltração na parede? 

É importante lembrar que nem sempre os sinais de que existe infiltração na estrutura aparecem de forma instantânea. Por isso, especialmente no caso de quem está em busca de um imóvel para alugar ou comprar, é importante estar atento aos sinais de alerta. São eles: 

  • Manchas;
  • Rachaduras;
  • Danos na pintura da parede; 
  • Deterioração dos revestimentos;
  • Vazamentos e poças de água sob pias;
  • Odores diferentes;
  • Trincas em paredes;
  • Estufamento em paredes;
  • Bolor e mofo.

Principais causas

Agora que você já sabe quais os sinais aos quais deve ficar de olho, é hora de conhecer algumas das possíveis causas para a infiltração na parede. Vale ressaltar que a busca pela causa do problema nem sempre é tão simples e, por isso, muitas vezes é necessário agir por exclusão. 

Impermeabilização das lajes e fundação

Essa é uma das maiores causas de infiltração na parede. Como os materiais utilizados na obra – como o concreto, os tijolos, a argamassa, entre outros – são materiais naturalmente porosos, invariavelmente, permitem a penetração da umidade. 

Sendo assim, a impermeabilização das estruturas é o que garante a qualidade, a durabilidade, o conforto e a salubridade do imóvel. 

No entanto, quando a estrutura da casa ou do apartamento não recebe o tratamento adequado, a água pode percorrer essas estruturas. O resultado disso são paredes com mofo e bolor e, também, paredes com aquela pintura “descascada” e com aspecto desagradável. 

No caso das fundações, provavelmente o problema será mais visível em épocas de chuva, uma vez que o solo fica mais encharcado. Esse é o pior de todos os cenários. 

Chuvas

A infiltração de paredes pode ocorrer tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Por conta da ação do tempo nas estruturas do imóvel, as paredes podem sofrer com rachaduras e fissuras que normalmente estão associadas à variação climática e a outros fenômenos naturais. 

Nesse sentido, no caso de chuvas fortes, essas fissuras podem acabar se tornando pontos de infiltração na parede. 

Vazamentos 

Por fim, há, também, a infiltração de paredes causada pelos vazamentos de tubos de água e de esgoto. Isso acontece quando as conexões entre os tubos apresentam falhas que causam o vazamento da água diretamente na parede.

Por exemplo: você já deve ter visto algum caso no qual um apartamento apresenta sinais de infiltração de paredes, resultado de um problema no apartamento de cima. Nesses casos, é recomendável agir por exclusão para identificar qual a peça responsável pela situação (lavatório, vaso sanitário ou chuveiro). 

infiltração-na-parede

Como solucionar o problema?

Até aqui você já aprendeu o que é uma infiltração na parede e, principalmente, como identificá-las. Afinal, quanto antes for possível detectar o problema, menores serão os efeitos colaterais do mesmo. Contudo, o que fazer quando o problema de infiltração de paredes for detectado? 

A melhor solução vai variar de acordo com cada caso. Por exemplo, no caso de infiltrações causadas por vazamentos, o primeiro passo é reparar a tubulação e os canos nos quais foram identificados o problema para, então, fazer os reparos estéticos necessários. 

Agora, nos casos em que o problema é proveniente de muros e até de paredes que separam o seu imóvel do do vizinho, o ideal é conversar com o outro morador e garantir que ele também irá tomar as ações necessárias para solucionar o problema – que muitas vezes está relacionado, também, à impermeabilização das estruturas. 

Como posso prevenir as infiltrações? 

Tão importante quanto identificar e solucionar o problema de infiltração na parede é também prevenir que elas ocorram novamente. Por isso, a maior dica aqui é investir em bons produtos e em profissionais qualificados na hora de realizar a impermeabilização das estruturas do imóvel. 

No caso das paredes externas, uma boa dica é investir na pintura impermeável ou nas tintas de base acrílica, pois ajudam a compor uma camada extra de proteção na estrutura. 

Existem, também, os chamados aditivos, que são compostos que podem ser adicionados no momento do preparo da argamassa, contribuindo assim para uma impermeabilização mais eficiente das estruturas.

Materiais que não são entregues no prazo 

Além da infiltração na parede, existem outros imprevistos de obra que podem causar atrasos e custos extras para quem constrói. Um deles é o atraso na entrega dos materiais necessários para a execução do projeto. 

O atraso na entrega dos materiais pode se tornar uma grande dor de cabeça, pois acaba por impedir que as atividades planejadas previamente sejam executadas nas datas previstas pelo cronograma da obra. 

Para evitar que isso aconteça, uma boa dica é planejar a compra e a entrega dos insumos da obra com antecedência, sempre considerando uma margem de erro nos prazos utilizados.

Se a ideia é evitar que a obra fique parada, uma outra alternativa é fazer pedidos com urgência em lojas de construção próximas ao local da obra. 

No entanto, lembre-se de que esse tipo de pedido pode incorrer em custos extras. Afinal, não será possível pesquisar e nem negociar preços com fornecedores. 

Mão de obra no canteiro de obras

Infelizmente, uma das grandes enfermidades do setor da construção civil no Brasil é a mão de obra informal e não qualificada. Justamente por isso, é de extrema importância que o contratante esteja ciente de todos os seus deveres e direitos com relação a mão de obra contratada. 

Isso ajuda tanto na prevenção contra eventuais problemas trabalhistas quanto na manutenção e no resguardo da relação entre contratante e contratado.  

Orçamento estourado

Outro imprevisto de obra que pode impactar diretamente nos prazos é a falta de recursos financeiros para seguir com a obra até a sua conclusão.

Às vezes o planejamento é feito com base em preços sazonais, ignorando as oscilações do mercado e até mesmo a inflação. Esse é um problema grave, pois, além de impactar no preço final da obra, pode implicar na falta de recursos no meio do caminho. 

Algumas boas dicas para evitar custos extras durante o processo de obra são: 

  • Tenha a sua cotação de insumos sempre atualizada;
  • Analise os custos de mão de obra da região;
  • Tenha uma reserva de caixa para cobrir eventuais imprevistos;
  • Não esqueça de considerar custos como frete e entregas;
  • Considere um acréscimo de pelo menos 15% no orçamento geral da obra. 

Se você chegou até aqui, então já entendeu que planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é reformar ou construir. Até mesmo os piores imprevistos no canteiro de obras – como é o caso da infiltração na parede – podem ser resolvidos de forma não traumática quando considerados na etapa de planejamento da obra. 

O mais importante é entender que, para minimizar os riscos e danos, é preciso identificar os desvios de rota no canteiro de obras de forma rápida e, principalmente, criar um plano de ação efetivo para corrigir o problema. Para isso, é extremamente importante contar com a ajuda de profissionais qualificados!

No entanto, como você também deve ter reparado, as variáveis a serem controladas são muitas! 

É por isso que cada vez mais os softwares de gestão de obras como o VEJA OBRA ganham espaço no mercado de construção, já que oferecem ferramentas indispensáveis para ajudar você na etapa de levantamento de custos e no controle da execução da obra, tornando todo o processo de construção mais transparente e assertivo. 

Esse artigo foi produzido pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras. 

Postagens relacionadas

dicas para organizar banheiro

5 dicas para organizar banheiro

Organizar banheiro é uma das tarefas mais complexas da limpeza da casa. Para que essa atividade fique mais simples, confira as dicas que o Blog da Arbo separou especialmente para você Um cômodo importante e que diz muito sobre o dono da casa é o banheiro. Por isso, melhor do que ter um ambiente lindo, […]

Aluguel sem fiador: confira as possibilidades

O aluguel sem fiador já é uma realidade cada vez mais utilizada no mercado imobiliário. Afinal, as novas alternativas de garantia de locação oferecem mais agilidade, facilidade e até economia.  Os novos sistemas de garantia de aluguel sem fiador surgiram para solucionar este que é um dos principais problemas de locação. Isso porque a exigência […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *