28 de maio de 2022

Inovação tecnológica para casas: saiba tudo!

Os imóveis inteligentes já são uma realidade. Desse modo, incluir a inovação tecnológica para casas em seu dia a dia não é mais uma tarefa complexa

Se você nasceu antes de 1990, com certeza assistiu a vários filmes futuristas que mostravam o novo século repleto de facilidades proporcionadas pela tecnologia. Atualmente, esse cenário já é uma realidade, especialmente quando o assunto é inovação tecnológica para casas.

Os imóveis inteligentes estão atrelados ao conceito de automação, que, embora muitos pensem ser algo recente, surgiu na década de 1970, quando os primeiros sistemas de controle automatizados foram criados nos Estados Unidos.

O objetivo inicial da automação de controles estava direcionado às empresas, mas, com o passar do tempo, adquiriu novas dimensões e chegou até casas e apartamentos, inclusive no Brasil. 

A inovação tecnológica para casas já é uma realidade possível e, por meio de controles, é possível administrar o imóvel por meio de comando de voz ou até mesmo com o uso de um smartphone a distância.

Para que você conheça mais sobre o conceito, o Blog da Arbo preparou um artigo especial. Nesse texto você irá conhecer o cenário atual da inovação tecnológica para casas, bem como irá conferir dicas para iniciar a automação do seu imóvel.

O que é automação de imóveis e como funciona?

Conforme mencionado acima, muitas das tecnologias mostradas em filmes de ficção científica já são uma realidade nos dias atuais. O principal objetivo dessas ferramentas, quando inseridas em imóveis, é facilitar o dia a dia dos moradores.

De maneira geral, a automação de casas e de apartamentos pode ser definida como a aplicação de inovação tecnológica no imóvel, com aparelhos e dispositivos que têm o poder de desempenhar atividades que antes eram desempenhadas apenas por seres humanos.

A inovação tecnológica para casas envolve inúmeras ferramentas, que devem estar integradas para que os moradores possuam controle total das atividades. Com os imóveis inteligentes, os indivíduos podem, inclusive, gerir as tarefas a distância.

Desse modo, quando os moradores optam por automatizar sua casa ou seu apartamento, podem monitorar, gerenciar e programar inúmeros eventos e atividades de forma remota e/ou por meio de comandos de voz.

Esses atributos permitem que todos tenham, além de mais segurança, mais praticidade e, é claro, comodidade e qualidade de vida.

O requisito básico para que a inovação tecnológica para casas esteja presente em seu imóvel é a integração total dos equipamentos tecnológicos, que devem, obrigatoriamente, estar conectados a um dispositivo controlador, chamado de central hub.

Não se esqueça de que todos os equipamentos, incluindo o central hub, devem possuir conexão com a internet. Atualmente, os planos disponibilizados já são suficientes para que a tecnologia seja aplicada em imóveis. 

O central hub, ou seja, o aparelho que irá controlar todas as tecnologias da casa, pode ser administrado de diversas formas. Contudo, as maneiras mais comuns são por meio de teclados integrados e por meio de smartphones.

Inovação tecnológica para casas: quais são as principais ferramentas?

O cenário atual da inovação tecnológica para casas envolve diversas ferramentas que podem facilitar o dia a dia dos moradores. Abaixo você conhece algumas das principais:

Assistentes pessoais

Os assistentes pessoais são inovações recentes e, de forma quase que abrupta, passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros. Aparelhos como Alexa e Google Nest já são uma realidade e estão disponíveis no mercado por um preço acessível.

De maneira geral, os assistentes pessoais comandados por voz podem ser definidos como tecnologias inteligentes que compreendem perguntas e afirmações proferidas pelos moradores do imóvel. 

Além de auxiliar na concretização de atividades domésticas, os assistentes pessoais são grandes aliados da rotina diária dos moradores, já que podem tocar músicas e alarmes, avisá-los sobre compromissos marcados na agenda, comunicar a previsão do tempo e muitas outras tarefas.

A principal expectativa é que, em um futuro próximo, os aparelhos de assistência pessoal estejam totalmente integrados à inovação tecnológica para casas, para se tornarem verdadeiros administradores do imóvel.

inovação-tecnológica-para-casas

Combinação de conforto e de tecnologia

A segurança não é o único objetivo da inovação tecnológica para casas. Isso porque, no futuro, é esperado que as tecnologias transformem banheiros e quartos em verdadeiros spas domésticos. 

Por meio da inteligência artificial, o ambiente será preparado para que seu momento de relaxar seja uma experiência completa. Isso significa, por exemplo, que banheiras inteligentes irão ajustar a temperatura da água, bem como a luminosidade e o som do ambiente.

Automação e autonomia

A automação de casas envolve, como o próprio nome sugere, a administração do imóvel por meio da tecnologia. Os equipamentos permitem, entre outras atividades, que os moradores controlem a luminosidade e temperatura de ambientes, por exemplo.

Essa inovação tecnológica para casas já está presente em diversos países do mundo, como a China e os Estados Unidos. No entanto, para funcionar, é necessário que a tecnologia do 5G já esteja implementada.

A tecnologia 5G é a próxima geração de redes móveis e, desde 2018, está sendo implementada ao redor do mundo. De acordo com especialistas, é possível que o 5G chegue ao Brasil ainda em 2021.

Dicas para automatizar sua casa ou apartamento

Como você pôde perceber, existem tecnologias que já podem ser adquiridas no Brasil, enquanto outras são uma promessa para um futuro próximo. Entretanto, se você deseja automatizar sua casa ou seu apartamento na atualidade, é possível seguir algumas orientações.

Aposte nos assistentes virtuais

Já disponíveis nos smartphones há alguns anos, como a Siri, nos dispositivos da Apple, os assistentes virtuais estão, atualmente, presentes em pequenas caixas de som, que podem ser instaladas em qualquer cômodo do imóvel.

Os modelos mais conhecidos no mercado são da linha Amazon Eco, que contam com a assistente virtual chamada Alexa. Por outro lado, o Google lançou, há algum tempo, o Google Nest, que oferece serviços semelhantes.

As funções básicas dos aparelhos Google Nest são similares às da Alexa e sua principal vantagem é a capacidade de conexão com outros dispositivos da marca.

Limpeza? Deixe com um robô

Se a limpeza é um problema para você, é possível contar com o auxílio de robôs. Isso mesmo, robôs! Entretanto, não são robôs como os vistos em filmes de ficção científica. Nesse caso, consiste em um aspirador de pó inteligente que pode circular de forma autônoma pelos cômodos da casa ou do apartamento.

O aparelho é inteligente porque os moradores podem programar seu funcionamento para determinados horários e, também, controlar as funções a distância ou por meio de comandos de voz.

Modelos modernos do aspirador de pó inteligente podem, inclusive, identificar baixa porcentagem de bateria e, de forma autônoma, voltar para a base para realizar o recarregamento.

inovação-tecnológica-para-casas

Luzes e interruptores inteligentes

A iluminação do imóvel também pode ser automatizada com o uso de lâmpadas inteligentes. Disponíveis em diversos tons diferentes, as luzes em LED podem ser acionadas com comados de voz ou por meio de ações a distância com o uso do smartphone.

A instalação não é complexa, uma vez que basta inserir a lâmpada inteligente no bocal onde as lâmpadas comuns são instaladas. Entretanto, a principal recomendação é contratar um especialista para a elaboração do projeto de automação de sua casa.

Contrate um especialista

O trabalho de um profissional será determinante para o sucesso e para a viabilidade da construção de sua casa. Desse modo, antes de comprar equipamentos, elabore um projeto de automação em conjunto com o especialista.

Mesmo após a elaboração do planejamento, é importante que você esteja presente não só na compra dos dispositivos, mas também em sua instalação. Isso significa que você deve supervisionar o trabalho dos profissionais, para que, ao final do projeto, tenha resultados satisfatórios.

Além disso, verifique a reputação da empresa contratada. É importante que os profissionais da corporação sejam especialistas na automação de casas. Para isso, verifique comentários e resenhas na internet.

Outro ponto importante é conversar com amigos e/ou com conhecidos que já tenham implantado um projeto de inovação tecnológica para casas no imóvel. 

A indicação é conversar antes e durante a instalação dos dispositivos, pois, além de pedir recomendações sobre a empresa, é preciso se certificar de que as decisões tomadas são as corretas.

Se você deseja automatizar sua casa ou seu apartamento e não sabe por onde começar, assista ao vídeo Passo a passo: como automatizar sua casa (sem gastar muito), publicado no canal Matheus Kise, no YouTube. Veja:

O que você achou desse conteúdo?

Agora que você já conhece os principais pontos da inovação tecnológica para casas, chegou o momento de nos contar sua opinião sobre esse conteúdo. O que você achou das tecnologias apresentadas? Você acha que essas ferramentas podem facilitar sua rotina? Deixe suas impressões na caixa de comentários abaixo e, em caso de dúvidas, não hesite em nos perguntar.

Se você deseja conferir artigos semelhantes, continue a navegar pelo Blog da Arbo. Acesse todos os conteúdos sobre tecnologia. Aqui você encontra, por exemplo, o que é o conceito de automação de casas e suas principais vantagens, além de informações sobre os assistentes de voz.

Conheça, também, a Central de Ajuda da Arbo, que pode te auxiliar em diversas questões do dia a dia, como a emissão da segunda via de faturas de energia elétrica e de água. Lá é possível, também, conferir orientações sobre o boleto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Por fim, não deixe de visitar o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis em centenas de cidades brasileiras. Utilize nossos mecanismos de busca para encontrar a casa ou o apartamento ideal para você e para sua família. Acesse!

Postagens relacionadas

cha-de-casa-nova

Chá de casa nova: veja dicas de como fazer!

Uma das primeiras coisas que as pessoas pensam em fazer em seu apartamento após a entrega das chaves é o chá de casa nova. Também chamado de open house, é apenas um motivo para reunir amigos e família e mostrar o mais novo lar! Afinal de contas, uma casa nova, no fundo, é muito mais […]

animais em condomínio

Animais em condomínio: quais são as regras?

Está de mudança para um condomínio ou pensando em adotar um pet? Saiba como evitar problemas com animais de estimação nesses ambientes! Ter animais em condomínio pode causar bastante confusão quando não existem regras básicas de convívio. Os bichinhos podem virar motivo de briga entre os vizinhos e tornar o dia a dia bastante turbulento. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *