24 de maio de 2022

Lâmpada inteligente: saiba por que investir na peça

lâmpada-inteligente

Com a lâmpada inteligente, seu imóvel fica com uma decoração de mais destaque. Confira nossas dicas para ter uma iluminação mais moderna, segura e prática

Quer ter uma decoração estilosa e mais prática? Investir em lâmpadas modernas para deixar o seu dia mais produtivo pode ser tudo que você precisa. O mercado oferece modelos com diversas cores que oferecem muito requinte e praticidade, como é o caso da lâmpada inteligente.   

Conhecida também como lâmpada smart, a lâmpada inteligente pode ser uma peça importante em casas e residências. Além disso, é um tipo de lâmpada que vem com a tecnologia LED, que traz vantagens como a economia de energia e uma maior vida útil.

No entanto, você sabe o que é uma lâmpada inteligente? De maneira geral, é uma lâmpada que funciona conectada por meio de rede Wi-Fi ou via Bluetooth. Isso permite que a peça seja controlada remotamente com aplicativos instalados em smartphones, tablets ou até mesmo em computadores. 

Esse tipo de lâmpada realiza funções como ligar ou desligar e cria tipos de harmonização mediante aos recursos de alteração de coloração e de temperatura de luz. Sem dúvida, ter uma lâmpada desse tipo valoriza seu imóvel. Isso sem falar que esta pode conferir um toque especial para os ambientes da sua casa.

Lâmpada inteligente: qual devo escolher?

Modelos de lâmpadas inteligentes ainda não são encontrados facilmente no Brasil. Existem poucas opções no país e os preços são mais altos do que das lâmpadas comuns.

Contudo, existem marcas que comercializam esse tipo de lâmpada. Por exemplo, a Elgin conta com um grande portfólio de iluminação e investe nesse tipo de lâmpada. Um dos modelos de lâmpada inteligente da empresa é a Smart Color.

A lâmpada é compatível com Wi-Fi por meio do aplicativo Elgin Smart. Com ela, você cria seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo para relaxar.

Com a lâmpada Smart Color, a iluminação da sua casa fica mais prática

Funções e vantagens

Conforme apontado anteriormente, as lâmpadas inteligentes possuem diversas opções de cores para que você possa fazer a melhor escolha.

A lâmpada conta com alguns dispositivos que possuem funções adicionais, tais como: câmeras de monitoramento incorporadas que enviam as imagens para smartphones, saídas de áudio e muito mais.

Esse tipo de produto vem para lhe conferir uma melhor qualidade de vida, já que traz segurança e pode até deixar a conta de luz de sua casa mais barata. A possibilidade de acender e apagar as luzes remotamente evita o desperdício de energia e, sobretudo, diminui os gastos com o pagamento da conta.

A lâmpada inteligente oferece compatibilidade com as principais assistentes virtuais, o que possibilita a realização de comandos de voz. Entretanto, sem dúvida, a principal vantagem se refere à sua economia de energia. Isso ocorre, principalmente, pelo fato de a peça contar com a tecnologia LED.

Por que usar lâmpada de LED?

A lâmpada de LED traz diversas vantagens para você. Ser mais eficiente do que outros modelos de lâmpada é uma delas.

Por exemplo, você sabia que a lâmpada de LED pode chegar a 25 mil horas de vida útil? Dessa forma, a peça oferece alta durabilidade e pode chegar a mais de 17 anos de uso, se considerada uma utilização de oito horas por dia. 

E se as lâmpadas incandescentes e fluorescentes precisam de um descarte especial, uma vez que contam com metais pesados como chumbo e mercúrio, o mesmo não ocorre com a lâmpada de LED. Isso porque ela não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause malefícios ao meio ambiente.

lâmpada-inteligente
Lâmpada de LED é garantia de redução de energia no seu imóvel

Como funcionam as lâmpadas inteligentes? 

É importante que você saiba que as funções de uma lâmpada inteligente podem ser controladas por meio de aplicativos em seu telefone, tablet ou sistema on-line. Isso significa que você pode controlar as lâmpadas inteligentes por meio do seu celular com seu próprio aplicativo. Inclusive, muitas lâmpadas trazem, também, compatibilidade com o Google Assistente e com a Alexa.

Entretanto, como é feito o processo de configuração? Este funciona de maneira prática. O aplicativo deve pedir uma senha do Wi-Fi (a senha deve ser 2.4 GHz) e, dessa forma, você conecta o acessório à Internet de forma permanente.

Cada lâmpada tem a sua própria maneira de funcionar. Então, é importante seguir o manual de instruções para fazer o uso correto.

Por que devo usar lâmpadas inteligentes?

Antes de tudo, saiba que o principal diferencial da lâmpada inteligente é oferecimento de diversidade para o ambiente. Isso só é possível por conta de suas diversas funcionalidades, principalmente relacionadas às configurações por meio de aplicativos.

Além de utilizar uma tecnologia de LED, que ilumina mais gastando menos energia, a lâmpada inteligente faz todo o trabalho de desligar as luzes da sua casa caso você tenha esquecido. Ou seja, traz uma maior praticidade para o seu dia a dia.

Como instalar uma lâmpada inteligente?

A instalação de uma lâmpada inteligente é algo simples. Primeiramente, basta rosquear e ligar o interruptor. Depois, o usuário faz o pareamento do seu smartphone com a lâmpada na rede, escolhe o ambiente, a cor da lâmpada, e agenda horários para ligar e desligar.

Antes de parear com a rede, o usuário precisa ligar e desligar o interruptor da lâmpada três vezes, lembrando, também, que o processo de instalação pode variar de acordo com cada fabricante. 

Embora possa parecer simples, a configuração da lâmpada inteligente tem algumas ressalvas que devem ser destacadas, tais como: o smartphone e a lâmpada precisam estar na mesma rede Wi-Fi da casa e o Wi-Fi precisa estar na frequência 2.4 GHz.

Entretanto, também é válido se orientar com um profissional antes da instalação para evitar qualquer tipo de problema.

Onde usar e como usar lâmpadas inteligentes

Para utilizar as lâmpadas inteligentes, seu imóvel deve ter um ambiente de rede que tenha conexão via Wi-Fi. Caso o sinal não seja acessível a todos os dispositivos, é necessário realizar algumas adaptações no seu imóvel. 

Assim, do que você vai precisar? De maneira geral, de um smartphone, tablet ou desktop para que o sistema possa ser configurado e ser o meio pelo qual todos os dispositivos estejam conectados corretamente.

A lâmpada inteligente se conecta por meio de smartphones

Dicas de uso

Antes de adquirir a lâmpada inteligente, é essencial conferir se ela é compatível com a plataforma de sua preferência. Sendo assim, os diversos dispositivos inteligentes espalhados pela casa podem ser integrados e automatizados com mais facilidade.

Assim como acontece com as lâmpadas convencionais, as lâmpadas inteligentes também possuem cores principais: branca e amarela. 

Temperatura de cor

A lâmpada mais amarelada ou quente é a peça ideal para lhe fornecer um ambiente de mais tranquilidade. 

Já para ambientes que necessitam de uma ampla iluminação, a lâmpada com temperatura de cor que vai lhe trazer mais destaque na sua decoração é aquela de um tom branco-azulado, conhecida também como fria.

Vale destacar que a temperatura de cor não traz impacto no consumo da lâmpada. Isso quer dizer que é a tonalidade de cor que a lâmpada fornece ao ambiente é que determina se ela é quente ou fria.

Equivalência de cor

Para saber se a lâmpada corresponde à cor que você deseja, verifique o intervalo de temperatura que ela atinge. Até 3 mil K (Kelvin), a lâmpada emite uma cor mais quente e, de 3.5 mil K a 4.1 mil K, a lâmpada emite um tom branco e neutro.

Há, ainda, a faixa de 5 mil K a 6.5 mil K, que corresponde ao chamado branco frio. Essas peças são, na maioria dos casos, indicadas para locais externos ou para quem trabalha com imagem.

lâmpada-inteligente
A lâmpada inteligente é uma das principais peças de uma smart house

Conclusão: iluminar com lâmpada inteligente é trazer mais praticidade para o seu imóvel

A lâmpada inteligente é, sem dúvida, um dos itens que incrementam e decoram sua casa, de modo muito mais prático.

A peça funciona conectada à rede Wi-Fi e conta com funções como ligar ou desligar, além de ser capaz de criar tipos de harmonização, devido aos recursos de alteração de coloração e temperatura de luz. Mas como isso acontece? 

A lâmpada possibilita controlar a luz por meio dos assistentes de voz, como Google Assistente e Amazon Alexa, apagando-a ou diminuindo a intensidade sem precisar estar com o aparelho em mãos.

Além disso, também possui dispositivos com funções adicionais, como câmeras de monitoramento incorporadas que enviam imagens para smartphones, saídas de áudio, entre outras.

Esse tipo de lâmpada é um produto que traz muitas vantagens. Afinal, ele conta com tecnologia LED, que oferece economia de energia e apresenta praticidade no modo desligar e ligar as luzes até mesmo quando você não está em casa. 

Na hora de criar um ambiente inovador, a iluminação dos ambientes desempenha um papel fundamental na decoração e na comodidade no dia a dia. Torne seu imóvel mais moderno e conectado com uma lâmpada inteligente. 

Postagens relacionadas

home office

Home office: saiba como preparar sua casa

A chegada do home office trouxe o desafio de adaptar a rotina do escritório a um novo espaço. Entenda como transformar sua casa em um ambiente produtivo. A tecnologia proporcionou novas maneiras de trabalhar e o home office é o maior reflexo disso na atualidade. Muitas funções dispensam a presença constante em um escritório e […]

decoração-classica

Decoração clássica: saiba tudo sobre esse estilo

Se você está pensando em renovar o visual do seu lar, precisa conhecer o estilo de decoração clássica. Leia esse texto para conhecer os detalhes.  É quase unanimidade entre os profissionais da decoração que o primeiro passo para quem deseja renovar o visual do lar é pesquisar qual o estilo de decoração que mais combina […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *